07.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
hall de entrada simples
Detalhes fazem a diferença no hall de entrada (Projeto: Juliana Loffi Arquitetura)

Inspirações de hall de entrada: dicas para seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.06.2022
O hall de entrada é o cartão de visitas de uma casa. Veja as dicas e saiba quais pontos se atentar na hora de projetar o seu
minutos de leitura

Um projeto residencial é composto por diversos detalhes e o hall de entrada é um daqueles que não se pode deixar para segundo plano, afinal, é por ele que as pessoas têm o primeiro contato com a casa. Mesmo assim, muita gente tem dúvida de como planejar esse ambiente da melhor maneira possível.

Para explicar quais os principais pontos a se considerar no momento de realizar o projeto, o Archtrends Portobello trouxe uma lista com o que é indispensável. Por fim, veja também inspirações de projetos de hall de entrada.

Fatores importantes para acertar no projeto de hall de entrada

Mesmo que você não acredite que "a primeira impressão é a que fica", é essencial planejar corretamente para que o projeto do seu hall de entrada corresponda com o que esse ambiente precisa e com o que você deseja para seu lar.

Veja agora quais os pontos a considerar quando começar a montar seu hall:

Iluminação

Quem não quer chegar em casa e se deparar com um ambiente aconchegante e receptivo? Para proporcionar essa sensação já no hall de entrada, as luzes amareladas são as melhores escolhas por serem mais confortáveis e trazerem um visual quente ao espaço.

E mesmo que esse local não seja o principal da casa, é importante tomar cuidado para posicionar as fontes de luz de maneira correta e na quantidade adequada, evitando que o ambiente fique mal iluminado ou sobrecarregue o olhar de quem está chegando.

Hall de entrada de uma casa com iluminação nas paredes em linhas verticais e uma planta e espelho do lado da porta.
Hall de entrada com iluminação e visual diferente (Projeto: Andrea Carminate)

Para quem possui uma casa com uma ampla janela na entrada ou ainda quem deseja fazer um hall de entrada externo, o segredo é aproveitar a luz natural durante o dia. Para a noite, busque adicionar pequenos spots de iluminação, o que irá deixar o local ainda mais charmoso e cativante sem comprometer a funcionalidade.

Paleta de cores

Outra escolha de máxima relevância é a paleta de cores. Para contribuir com a boa iluminação e trazer uma sensação de amplitude, a melhor escolha é a cor branca – não é à toa que essa opção é a mais utilizada há muitos anos.

Além de trazer luminosidade para o espaço, a cor é facilmente combinada com outros tons, sejam eles neutros, neons e pastel. Isso permite que você solte a criatividade e traga elementos com diferentes tonalidades para seu hall, sempre pensando em manter a harmonia com o restante da casa.

Hall de entrada de um apartamento bem iluminado com tons brancos e terra.
A boa iluminação outorga um efeito de amplitude (Projeto: Nathália Montans)

Para quem deseja adicionar partes coloridas, é possível manter as paredes brancas e adicionar peças decorativas com tons diferentes, ou então transformar uma das paredes do local no foco estético, sem abrir mão das demais paredes em cores claras.

Uma tendência que está em alta são locais com paredes brancas e pinturas com formas orgânicas em diferentes cores. Esse estilo combina muito com projetos em que a estética é criativa e alegre.

Móveis que permitem funcionalidade

Além de ser o cartão de visita da casa, o hall de entrada, seja ele simples ou super elaborado, é um ambiente funcional. Por isso, os móveis que você escolher para esse local devem ser pensados para aproveitar ao máximo cada canto disponível e cumprir sua função como recepção da residência.

É comum que os moradores cheguem e deixem os calçados, as chaves ou até blusas de frio no hall para logo se sentirem confortáveis dentro de casa. Por isso, aparadores, cabideiros e assentos são elementos quase que obrigatórios para garantir a praticidade para seus convidados.

Living de um apartamento de veraneio com bancadas de porcelanato e piso imitando cimento queimado também de porcelanato, um movei para deixar calçados na entrada junto com plantas decorativas e espelho.
Hall de entrada aconchegante com móveis funcionais (Projeto: Gabriella Gochinski)

No entanto, não se esqueça que o hall é um local de passagem e nenhuma peça deve comprometer o trânsito das pessoas. Se tiver isso em mente no momento de escolher os móveis, certamente você conseguirá encontrar opções que combinam com a proposta estética de seu projeto sem que o ambiente fique perigoso ou com pouca funcionalidade.

Organização

Ainda pensando na funcionalidade do hall de entrada, é preciso incluir elementos que contribuam para a organização do ambiente. Os cestos organizadores, por exemplo, são peças que podem agregar visualmente ao espaço, juntando os pertences de uso diário em um único local.

Gaveteiros e armários embutidos nas paredes também são opções que otimizam o espaço, permitem que os moradores guardem seus sapatos ou casacos rapidamente e não deixam nenhuma bagunça à vista.

Além disso, eles podem ser a solução para aqueles itens que nunca sabemos onde colocar em casa, mas que também não podemos nos desfazer.

Hall feito de paredes com ladrilhos hidráulicos brancos. Tem um cactus como planta decorativa e iluminação nos cantos do teto.
Pode pendurar algum acessório no final do corredor (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

Para ampliar ainda mais a organização e funcionalidade do hall, pense em montar uma chapelaria em casa com as dicas de nosso conteúdo completo sobre o assunto.

Revestimentos ideais

Ao planejar o hall de entrada de seu projeto, você não pode ignorar o fato que é uma área com alto trânsito diário, por isso, o revestimento do piso precisa ser ainda mais resistente ao desgaste. Por esse motivo, a melhor opção – e queridinha entre os arquitetos –, é o porcelanato.

Esse revestimento cerâmico é durável, pode entrar em contato com a água, é fácil de limpar e de ser aplicado. Tais características somadas ao fato dessas peças terem uma variedade de cores, desenhos ou texturas permitem que o porcelanato combine com todos os tipos de projetos sem destoar do estilo escolhido.

Hall de entrada amplo com uma mesa comprida com dois vasos, uma planta e um quadro.
Hall de entrada em porcelanato, ideal para esta área (Projeto: Deisy Rigotto)

Vale ressaltar que não há nenhum tipo de porcelanato recomendado especificamente para o hall interno, então você tem liberdade para escolher entre peças polidas ou naturais. Em regiões litorâneas, o acabamento natural acaba sendo mais indicado, pois o polido pode riscar em contato com a areia dos sapatos. No entanto, para o hall de entrada externo é necessário a aplicação do porcelanato EXT que é próprio para aguentar as intempéries climáticas e não é escorregadio, o que evita acidentes quando o piso estiver molhado.

Para entender melhor sobre essa opção veja o conteúdo "Porcelanato: um guia completo sobre esse revestimento".

5 inspirações de hall de entrada

Após saber mais sobre como planejar o hall de entrada de sua casa, que tal ver inspirações de projetos ? Veja abaixo:

1. Hall de entrada simples

Um hall de entrada simples não é sinônimo de um espaço sem beleza. Essa opção é ótima para projetos com pouco espaço disponível, pois ao adicionar apenas o mobiliário básico, não se ocupam metros que poderiam ser aproveitados na sala, por exemplo.

Hall de entrada minimalista, em tons cinzas e dois vasos pretos com plantas.
Hall de entrada simples, funcional e elegante (Projeto: Archi Lab Karen Felix e Maira Rossi)

A dica para esse tipo de hall é apostar em peças com tons neutros, design simples, objetos que sejam funcionais e visualmente agradáveis, para compor uma decoração básica. E como terá poucos móveis, os armários e gaveteiros são excelentes alternativas por oferecerem espaço de armazenamento sem adicionar elementos visuais que carregam o ambiente.

Caso seu hall seja pequeno, adicione uma decoração com espelhos para dar o aspecto de amplitude ao local.

2. Hall de entrada sofisticado

Num hall de entrada sofisticado, harmonia e atenção aos detalhes são as palavras-chave. Esse tipo de ambiente precisa ter os elementos que citamos anteriormente para garantir sua organização e praticidade, como cabideiros e armários. No entanto, ele vai um pouco além quando o assunto é decoração.

Invista em peças com designs detalhados – não precisa ser nada maximalista, mas partes que mostrem algum diferencial do design básico. Molduras, lustres e espelhos são bem-vindos para trazer elementos mais requintados ao ambiente.

Para manter ainda mais o visual sofisticado, busque combinar peças em cores neutras com complementos em metais como prata, dourado ou bronze.

3. Hall de entrada minimalista

O minimalismo é uma das tendências que vieram para ficar e montar um hall de entrada minimalista é a maneira de trazer essa proposta desde o momento que alguém entrar em sua residência. Você deve buscar peças com linhas retas e harmônicas, a funcionalidade também deve ser sua prioridade para não adicionar nada além do essencial no ambiente.

hall de entrada pequeno, com iluminaçao e decoraçao minimalista em tons neutros.
Hall de entrada minimalista e harmônico (Projeto: Bruno Brandini)

A máxima do "menos é mais" deve ser seguida também nas cores do ambiente. Tons como cinza, branco e preto podem ser combinados para formar uma paleta equilibrada e visualmente leve. Caso deseje adicionar um ponto de cor, aposte em um vaso com plantas, por exemplo.

4. Hall de entrada branco

O hall de entrada branco é uma opção muito buscada, pois deixa como primeira impressão para os visitantes um ambiente com aspecto limpo e iluminado. É possível montar um ambiente simples ou com muitos elementos dentro dessa proposta de cor, sua criatividade que irá decidir.

Você pode escolher se deseja manter o tom do piso ao teto, variando nas texturas de acessórios para trazer uma composição mais interessante. Ou então, adicione pequenos elementos com outras cores, mas sempre em uma paleta clara.

hall de entrada branco, bem iluminado com detalhes em cor dourado
Hall de entrada branco, iluminado e elegante (Projeto: Ana Paula Ferreira)

Nesse tipo de hall de entrada, escolher um revestimento adequado para o piso será ainda mais importante, pois a praticidade no momento da limpeza facilitará o dia-a-dia. Não se esqueça de cuidar dos pontos de iluminação do ambiente, para que a luz fique difusa e confortável para as vistas.

5. Hall de entrada externo

Uma opção menos conhecida, mas que pode ser considerada, é o hall de entrada externo. Ele não possui o mobiliário característico que já citamos antes, mas mantém a função de dar aos moradores e visitantes a primeira impressão do local. Essa é uma possibilidade para projetos de casas e, para compor esse ambiente, você pode adicionar um caminho de pedras, detalhes verdes e até um revestimento com relevo.

Hall de entrada em área externa
Hall de entrada externo com um ótimo revestimento (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves)

Um detalhe muito importante é utilizar o revestimento certo para esse ambiente, que pode ficar molhado uma vez que está exposto a intempéries como a chuva. Invista em um porcelanato externo que combine com a proposta de seu projeto para trazer segurança e beleza ao hall de entrada, além de ser um material com alta durabilidade e resistência.

Sabendo todas essas informações sobre como montar um hall de entrada, você já pode começar a pensar em como deseja o seu. Aproveite outras dicas sobre arquitetura disponíveis nos conteúdos do Archtrends e descubra possibilidades para sua casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Inspirações de hall de entrada: dicas para ...

Inspirações de hall de entrada: dicas para seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies