19.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Portobello acompanhou o Salone del Mobile e identificou macrotendências, como a Comfy & Cozy (Foto: Divulgação - Baxter)

Comfy & Cozy: uma supertendência de decoração para a sua casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.07.2022
Formas orgânicas, cores quentes e texturas chegam para tornar a casa mais acolhedora com a tendência de decoração Comfy & Cozy. Saiba como aderir
minutos de leitura

Depois de dois anos sem o tradicional Salone Internazionale del Mobile di Milano, por causa da pandemia, ele voltou com tudo. Em 2022, a edição foi pautada pela sustentabilidade, mas outras macrotendências ganharam destaque, como a Comfy & Cozy.

O evento, que é referência mundial para quem trabalha com design, decoração e móveis, completou 60 anos e se mostrou mais atual do que nunca.

A tendência Comfy & Cozy, por exemplo, reflete o momento da sociedade. A necessidade de acolhimento, aconchego e bem-estar ganhou força durante o isolamento social. Nesse período, a casa virou nosso refúgio, ganhando protagonismo.

Embora a rotina tenha voltado ao normal para grande parte das pessoas, o lar segue sendo visto como um local importante, onde os indivíduos priorizam tendências de decoração.

Mas você sabe exatamente o que significa um ambiente Comfy & Cozy? É o que a gente explica nas linhas a seguir!

Comfy & Cozy aparece entre macrotendências do novo Trend Book Portobello

Comfy, cozy, tendência
Elementos étnicos, cores quentes e materiais orgânicos tornam projetos Comfy & Cozy
(Projeto: Khantus Arquitetura / Foto: To Home)

Também conhecido como Salone, Salone del Mobile e Milan Design Week, o evento norteia o trabalho de designers e arquitetos em todo o mundo. Por isso, a Portobello não poderia deixar de conferir.

Em 2022, a edição aconteceu em seis dias e reuniu mais de 260 mil pessoas. Quem passou por lá pôde ver cerca de 2.100 marcas.

Entre os visitantes estava o time da Portobello, que acompanhou de perto todas as tendências e novidades.

Durante a viagem, essa equipe identificou três outras macrotendências, além da Comfy & Cozy: Nossa Natureza, Here Comes The Fun e Hide or Slide.

Todas estão reunidas e detalhadas no Trend Report de Milão, um material rico e interessante para quem quer se atualizar sobre as principais tendências de decoração.

Elas são chamadas de “macro” porque devem permanecer por um longo período, ganhando elementos mais esporádicos durante a sua existência.

Tendência reflete mudanças na sociedade

Comfy, cozy, decoração
Decoração da casa ganhou mais atenção durante a pandemia (Projeto: Mariana Vinhal e Kelly Iamamoto / Foto: To Home)

Muitas mudanças aconteceram após o início da pandemia de Covid-19. Elas se refletem no dia a dia e no comportamento das pessoas. E, claro, foram ilustradas no Salone Internazionale del Mobile di Milano.

A própria edição já estava diferente, mais aberta e orgânica. Isso para interpretar um novo momento, em que a casa ganhou um protagonismo inédito.

Afinal, a pandemia fez com que a gente saísse do “modo automático” e passasse a olhar para esse espaço como um verdadeiro santuário. O local onde passamos muitos dias afastados de quem amamos e de atividades que tanto gostamos.

Por outro lado, vimos a tecnologia precisando se atualizar e se humanizar para gerar e manter as conexões entre as pessoas.

Já a natureza chegou para nos conectar com a vida. As plantas ganharam importância em muitas casas, trazendo o frescor do mundo externo.

Esse momento singular da nossa história foi traduzido no Salone por meio de formas, cores, texturas e materiais da macrotendência que a Portobello identificou como Comfy & Cozy.

Em tradução literal, o termo em inglês quer dizer "confortável e aconchegante". Ela é o ser humano em sua essência, focando em bem-estar. 

A partir do jogo de palavras, já é possível ter uma ideia de como essa tendência de decoração pode aparecer nas casas.

No design, ela se traduz em formas orgânicas, tecidos macios, materiais texturizados e cores como branco e off-white em segundo plano, valorizando tons terrosos e quentes.

Maneiras de aplicar a tendência Comfy & Cozy na decoração

Comfy & Cozy é uma macrotendência que já vinha dando o ar da graça nos últimos anos. 

Mas no Salone ela apareceu com força total, norteando designers e arquitetos a continuarem seguindo esse caminho em seus projetos.

Afinal, se antes o evento tinha um ar minimalista, agora traz a importância do toque, do calor humano e da presença de elementos orgânicos.

Para tangibilizar tudo o que dissemos até aqui, reunimos os principais aspectos da tendência de decoração Comfy & Cozy. Confira!

Formas arredondadas

Móveis, sofás e pufes arredondados estão em alta (Projeto: Danilo Noleto Arquitetura / Foto: TO Home / Janelas CASACOR Tocantins)
Comfy, cozy, formas orgânicas
Destaques da tendência Comfy & Cozy são as formas orgânicas
(Projeto: Studio Costa Azevedo / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

As formas orgânicas remetem à natureza. Às ondas do mar, às plantas e às montanhas. Por isso, são capazes de gerar acolhimento nos ambientes e aumentar o bem-estar das pessoas.

Na tendência de decoração Comfy & Cozy, uma das expressões é por meio de móveis arredondados. As curvas que abraçam chegam para desbancar as linhas retas e ortogonais.

Elas aparecem principalmente em mesas, sofás e poltronas, que ainda contam com outras características dessa macrotendência.

Ético e étnico

comfy étnico
Texturas étnicas ganharam destaque no Salão do Móvel de Milão (Foto: B&B ITALIA)
Comfy, cozy, ético, étnico
Elementos étnicos remetem à ancestralidade, conferindo conexão e bem-estar (Projeto: Sabrina Charpinel)

A decoração étnica é uma forma de se conectar com o local de origem, o que tende a gerar a sensação de acolhimento.

Faz parte dessa escolha entender o processo e valorizar o artesanal — resultado da criatividade que trabalha a matéria em suas mais variadas possibilidades e expressões.

Uma das marcas é o grafismo, que remete à ancestralidade, mas com um ar contemporâneo. O aspecto rústico faz apelo à terra, resgatando as origens.

Além disso, é uma tendência de decoração que tem tudo a ver com a sustentabilidade, já que pode reutilizar materiais e apoiar artesãos.

Textura Comfy

Comfy, cozy, textura
Superfícies macias ganham destaque por proporcionar conforto (Foto: Moooi)

O toque macio e as superfícies acolchoadas se estendem nessa manifestação da tendência Comfy & Cozy. 

Esses aspectos aparecem não só em estofados e tapetes, mas também em paredes, por meio de revestimentos.

Relevos, frisos e outros desenhos são responsáveis por uma arquitetura sensorial, que torna os ambientes mais acolhedores a partir das texturas.

Assimetria

A assimetria nos móveis aparece nessa tendência de decoração como uma forma de obter um ambiente acolhedor e personalizado (Projeto: Portobello S.A.)

A beleza do imperfeito se destaca nesse aspecto da tendência Comfy & Cozy. Formas inacabadas, irregularidades e combinações inusitadas aparecem nos ambientes de diversas maneiras.

Pode ser em revestimentos, móveis, objetos de decoração e louças, entre tantas outras possibilidades. Por exemplo, a coordenação de materiais rústicos com peças sofisticadas ou metalizadas.

Cores

Comfy, cozy, tons terrosos
Tons terrosos ganham destaque em decoração com base neutra (Projeto: Patricia Pomerantzeff)

A intensidade das diferentes tonalidades invade os ambientes. Elas são capazes de energizar os dias e animar a rotina. Despertam sensações como otimismo e criatividade.

Em tons terrosos, revelam as infinitas nuances da natureza, trazendo personalidade em uma paleta de cores contemporânea.

Ela vai do ocre ao laranja; do terracota ao marsala; pode ter detalhes em verde e azul. Afinal, a terra é generosa ao colorir o design. 

Inclusive, o marsala é destaque. A cor, que fica entre o vermelho e o roxo, esteve presente em diversas marcas. 

Elas a exploraram de diferentes formas, como em revestimentos, estofados e objetos de decoração. O resultado foram ambientes aquecidos com essa tonalidade violácea.

Para ressaltar essas cores cheias de energia, uma paleta de tons neutros pode servir como base. As nuances de areia, off-white e cinza aquecido também chegam para trazer calmaria.

Materiais

Comfy, cozy, materiais
Tecidos sensoriais são capazes de gerar aconchego mesmo antes do toque (Foto: Cassina)

Já entre os materiais, destaque para os tecidos sensoriais. Mais encorpados ou atoalhados, mesmo sem tocar ou se sentar em um sofá ou uma poltrona, é possível sentir o aconchego que eles transmitem.

Outra forma de revestir estofados é com tramas entrelaçadas. Para isso, são usadas matérias-primas naturais como o couro e a palha, que aumentam o bem-estar.

Fibras recicladas também chegam para compor um ambiente Comfy & Cozy, além de serem sustentáveis. 

Elas são usadas para resgatar a estética dos maxi tricôs, revestindo estofados e fazendo referência aos acabamentos artesanais, que veremos em seguida.

Outro material essencial quando falamos em conforto e bem-estar é a madeira, que chega com tudo nessa tendência de decoração.

Dá para fazer um mix, com tonalidades intensas e veios marcantes. Assim, é possível gerar mais calor e aconchego para os espaços. 

O tom afetivo ganha destaque, sobretudo em cozinhas, locais onde muitas memórias especiais surgem naturalmente.

Handmade

Comfy, cozy, handmade
Itens feitos à mão deixam a decoração mais próxima dos moradores (Projeto: Adriana Fontana / Foto: Carolina Mossin)

Diversos aspectos da tendência Comfy & Cozy que citamos anteriormente são melhor expressos em produtos handmade.

Tecidos e superfícies naturais pedem para ser tocados em artesanatos e outros objetos e móveis feitos à mão. 

Isso tende a acontecer com menos frequência e intensidade com produtos que passam por processos industriais.

Todos esses elementos da tendência Comfy & Cozy podem ser obtidos ou reproduzidos em porcelanato. Para começar, esse é um material sustentável, bonito e resistente. Confira o guia completo sobre ele e escolha a melhor opção para o seu projeto!

Foto de destaque: Portobello acompanhou o Salone del Mobile e identificou macrotendências, como a Comfy & Cozy (Foto: Divulgação - Baxter)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Comfy & Cozy: uma supertendência de dec...

Comfy & Cozy: uma supertendência de decoração para a sua casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies