Tipos de janela: diversas possibilidades para os seus projetos
Conhecer os diferentes tipos de janela é importante para os arquitetos e também para quem reforma a sua casa ou empresa. Afinal, são essas aberturas que garantem a entrada de ar puro e luz natural nos ambientes, além de proporcionarem a visão do lado de fora.
Existem diversos modelos de janelas que podem ser escolhidos. Eles se diferenciam pelo formato ou material. Apresentaremos os principais deles, para que você possa escolher os mais adequados para o seu projeto.
E mais: acompanhe a leitura e se inspire com 6 projetos incríveis que utilizaram as janelas como destaque no ambiente!
Principais tipos de janela quanto ao formato
A escolha das janelas quanto ao formato varia de acordo com a utilidade que se pretende dar ao ambiente. Observe os principais exemplos e entenda!
Janela veneziana
As janelas venezianas têm em sua estrutura frestas inclinadas que permitem a circulação do ar e iluminação do ambiente, sem necessariamente abrir a janela. Esse tipo de janela é muito bom para ser usado em ambientes onde se pretende ter mais privacidade, como quartos.
Elas podem apresentar duas camadas, uma de vidro e outra feita de outro material, como a madeira ou o alumínio. Geralmente, a parte de fora permanece com as pequenas frestas, que possibilitam a entrada de ar.
Assim, se o morador quiser fechar a parte de fora e deixar o vidro aberto, poderá receber certa luminosidade e ventilação, sem deixar o ambiente exposto para quem passa pela rua.
O fechamento duplo também é favorável porque evita que os barulhos e ruídos da rua, como conversas de pessoas e motores de carros, entrem no ambiente.
Logo, é uma boa opção para quem precisa trabalhar em home office e ficar sempre concentrado, por exemplo.
Janelas de correr
As janelas de correr são aquelas que têm duas folhas que deslizam no sentido horizontal. Quando utilizadas com vidro, são excelentes para ambientes que necessitam de bastante iluminação, como cozinhas e salas de estar.
Para conferir mais segurança aos ambientes, é possível fazer a instalação de grades pelo lado de fora. Assim, evita-se a entrada de pessoas mal intecionadas que porventura pensem em pular a janela.
Isso é muito importante, principalmente para os andares mais baixos de prédios e casas.
O uso de cortinas também auxilia no controle da luminosidade, além de conferir charme ao ambiente.
Janelas guilhotina
As janelas no formato de guilhotina são bem comuns em casas antigas, embora ainda sejam utilizadas quando se deseja criar um ambiente mais rústico e interiorano.
Elas são bem similares às de correr —a única diferença é o fechamento na vertical. A desvantagem das janelas desse tipo é que, às vezes, é preciso fazer um pouco de força para abri-las.
Janelas projetantes
Esse tipo de janela é aquele em que a abertura é feita para fora, com a folha tendo que ser empurrada. Ela ocupa menos espaço que outros modelos, sendo ideal para ambientes pequenos por conta da sua versatilidade.
É bem comum ver as janelas projetantes em banheiros, áreas de serviço, lavanderias e depósitos, entre outros espaços que geralmente não são muito grandes.
Elas também podem ser encontradas em diferentes formatos, com diversos tamanhos e larguras.
Janelas basculantes
As janelas basculantes são bem comuns em banheiros, áreas de serviço e cozinhas, entre outros ambientes similares. Geralmente feitas de ferro, elas têm uma alavanca que serve para controlar o grau de abertura.
Assim, em um dia de muito vento, por exemplo, é possível garantir uma passagem de ar menor, sem ter que fechar totalmente e deixar o espaço sem ventilação.
Janelas de abrir
As janelas de abrir, como o próprio nome sugere, são aquelas que têm abertura para fora e tendem a ser fixas apenas pelas laterais.
Certamente, esse é um dos modelos mais comuns, pois combina com praticamente todos os estilos arquitetônicos.
Prática de limpar e fácil de abrir e fechar, esse tipo de janela é ideal para ambientes em que se pode deixar os vidros abertos em alguns momentos durante o dia, mas se deseja ter mais privacidade em outros.
As janelas desse tipo também são fáceis de instalar e permitem incluir telas de proteção, que são muito necessárias quando se tem crianças pequenas em casa.
Janelas sanfonadas
Também conhecidas como camarão, as janelas sanfonadas são dobradas conforme elas se abrem. Elas são ideais para ambientes onde se pretende otimizar o espaço.
Por permitirem uma abertura total, proporcionam ao ambiente uma iluminação excelente e uma boa entrada de ar.
A limpeza requer mais cuidado, principalmente nos andares mais altos das edificações.
Janelas acústicas
Para quem mora em avenidas movimentadas ou próximo de empreendimentos que produzem sons mais altos, a janela acústica é uma ótima opção.
Por ter uma vedação melhor, evita frestas entre a estrutura e cria barreiras para que o som externo não entre no espaço interno da edificação.
Uma janela acústica deve possuir um valor de isolamento acústico maior que as janelas comuns. Com isso, os vidros usados variam de acordo com a frequência do ruído que precisará ser isolado.
Os vidros da janela acústica podem ser duplos, triplos ou quádruplos. Além disso, possuem uma câmera de ar que funciona como isolante térmico. Assim, oferece mais conforto e controle de temperatura para os ambientes.
Principais tipos de janela quanto aos materiais
Os diferentes tipos de janela também podem ser classificados quanto aos materiais. Na sequência, explicaremos sobre as características dos principais deles.
Janelas de alumínio
As janelas de alumínio ganham pontos pelo fato de que esse material é muito resistente, proporcionando uma boa durabilidade.
Logo, as janelas de alumínio são ideais para as casas e os prédios em locais mais vulneráveis às intempéries, como regiões muito úmidas.
Janelas de PVC
Muito parecidas com a aparência do alumínio, as janelas de policloreto de vinila (PVC) tem um material durável, resistente às intempéries e fácil de moldar.
Uma boa opção para quem busca um isolamento térmico e acústico, com um melhor custo benefício, devido à sua baixa manutenção.
Ainda há opção de utilizar sua versão que reproduz madeira, para substituir o uso da matéria-prima.
Janelas de madeira
As janelas de madeira casam muito bem com casas de diversos estilos, principalmente em cidades pequenas ou bairros com ares mais interioranos.
Elas também são bem bonitas e contam com a vantagem de poderem ser pintadas de diferentes cores.
É preciso sempre manter a janela muito bem envernizada e ficar atento para que ela não seja atacada por cupins.
Janelas de ferro
As janelas de ferro são ideais para quem procura beleza e resistência na mesma peça, tendo em vista que ela pode ter formatos diversos e se adaptar a diferentes estilos.
Apesar de a manutenção ser simples, é necessário cuidado para que o ferro não oxide, estragando a pintura e até mesmo a usabilidade da janela.
Locais próximos de praias devem evitar esse material, por causa das ações da maresia.
Janelas de blindex
Finalmente, a janela de blindex é feita de um material semelhante ao vidro, que possibilita a total entrada de luz no ambiente. Além disso, é muito resistente e tem manutenção relativamente simples.
Deve-se ter cuidado apenas ao escolher os produtos de limpeza, que devem ser específicos para o blindex. Caso contrário, a janela pode manchar.
6 projetos em que as janelas são destaque
Conhecer projetos de arquitetura é uma boa forma de se aproximar daquilo que desejamos. Como foi visto, existe uma diversidade de tipos de janelas e materiais que podem ser utilizados na sua composição.
Diante dessa gama de opções, veja alguns projetos que usaram as janelas como um ponto forte na hora de projetar!
1. Janelas de madeira em cozinha com tons neutros e cor ciano
Uma cozinha que recebe luz natural e se conecta com o ambiente externo carrega leveza e harmoniza o ambiente.
Uma forma de tornar atividades mais prazerosas é utilizar janelas próximo às bancadas. Desse modo, lavar pratos ou preparar uma refeição pode virar um momento sem monotonia.
A opção por paredes com revestimento na cor branca destacou as janelas de madeira e os armários inferiores na cor ciano.
2. Janela com vista para paisagem natural
Uma das vantagens do uso de vidro na janela é aproveitar a vista da paisagem. Quando a edificação está em um espaço com vegetação ao redor, é o momento de conectar esses ambientes.
No projeto acima, a parede revestida com material amadeirado também lembra a natureza. E foi descontinuada com a abertura da janela, que traz o elemento natural do jardim. Isso possibilitou um movimento de conexão para as pessoas que frequentam o local.
3. Janela possibilita integração com jardim e leva bem-estar
O banheiro mudou com o passar do tempo. Anteriormente, não era valorizado nos projetos. Hoje isso se ressignificou, e há uma diversidade de possibilidades de equipamentos, peças de design, revestimentos sofisticados, e claro, as janelas.
Tudo para gerar conforto e elegância, num ambiente tão importante na edificação. Nesse projeto, a janela se destaca por seu tamanho e transparência. Com a janela de correr com vidro, automaticamente o jardim se integra a um banho relaxante.
4. Janelas em forma de arco se destacam no espaço
Sair do padrão ortogonal já é um diferencial nos projetos de arquitetura. Investir numa janela com linhas curvas causa sensações novas no lugar.
O projeto acima utilizou revestimentos retangulares, mas apostou em mobiliários orgânicos que se comunicam com as janelas de arcos no topo do vão.
A estrutura do material da janela também revelou leveza, dando mais relevância à transparência dos vidros para mostrar a área externa.
5. Janelas valoriza projeto contemporâneo e inovador
Este projeto com tons neutros, arte e texturas conversa com a natureza apresentada pelas janelas. Por prevalecer a cor branca no ambiente, a estrutura metálica da janela e o detalhe do tapete, em tons mais escuros, fazem com que a cor verde vinda da área externa ganhe vida dentro do espaço.
Um verdadeiro cenário contemporâneo, valorizado com as aberturas com grande formato e muita transparência das janelas.
6. Janelas proporcionam movimento e dinamismo para fachada
E por fim, uma casa que aposta em tipos de janelas com tamanhos e aberturas diferentes, resultando em um projeto com uma linguagem dinâmica e diferenciada. Além de conseguir comunicar todo o interior da residência com a área de lazer.
Conhecendo os principais tipos de janela e materiais, basta que você avalie quais deles se encaixam mais com a proposta do seu projeto e com sua personalidade.
Também avalie combinações com outros materiais, como o uso de peças de porcelanato para revestir paredes inteiras, fazer molduras e outros detalhes. Assim, você garantirá uma boa escolha.
E por falar em porcelanato, que tal agora conferir o nosso artigo que mostra como esse tipo de revestimento é bom para a limpeza dos lares? Com certeza você gostará dessa leitura!