23.12.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Tipos de janela: diversas possibilidades para os seus projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.12.2020
Os diferentes tipos de janela podem ser classificados de acordo com formatos e materiais. Leia o artigo e conheça as opções!
minutos de leitura

Conhecer os diferentes tipos de janela é importante para os arquitetos e também para quem reforma a sua casa ou empresa. Afinal, são essas aberturas que garantem a entrada de ar puro e luz natural nos ambientes, além de proporcionarem a visão do lado de fora.

Existem diversos modelos de janelas que podem ser escolhidos. Eles se diferenciam pelo formato ou quanto aos materiais. Apresentaremos os principais deles, para que você possa escolher os mais adequados para o seu projeto. Acompanhe!

Principais tipos de janela quanto ao formato

A escolha das janelas quanto ao formato varia, de acordo com a utilidade que se pretende dar ao ambiente. Observe os principais exemplos e entenda!

Janela veneziana

Tipos de janela
Por proporcionarem bastante privacidade, as janelas venezianas são ideais para as residências (Projeto: Márcio José de Oliveira)

As janelas venezianas são aquelas que têm duas camadas, uma de vidro e outra feita de outro material, como a madeira ou o alumínio.

Geralmente, a parte de fora tem pequenas frestas, que possibilitam a entrada de ar. Esse tipo de janela é muito bom para ser usado ambientes em que se pretende ter mais privacidade, como quartos.

Assim, se o morador quiser fechar a parte de fora e deixar o vidro aberto, poderá receber certa luminosidade e ar, sem deixar o ambiente exposto para quem passa pela rua.

O fechamento duplo também é bom porque evita que barulhos e ruídos da rua, como conversas de pessoas e motores de carros, entrem no ambiente.

Logo, é uma boa opção para quem precisa trabalhar em home office e ficar sempre concentrado, por exemplo.

Janelas de correr

Tipos de janela
Entre os tipos de janela mais indicados para quem quer uma boa iluminação está o modelo de correr (Projeto: Espaço Livre Arquitetura)

As janelas de correr são aquelas que têm duas folhas de vidro que deslizam no sentido horizontal. Elas são excelentes para ambientes que necessitam de bastante iluminação, como cozinhas e salas de estar. 

Para conferir mais segurança aos ambientes, é possível fazer a instalação de grades pelo lado de fora. Assim, se evita a entrada de ladrões que por ventura pensem em pular a janela.

Isso é muito importante, principalmente para os andares mais baixos de prédios e casas.

Janelas guilhotina

Tipos de janela
Os tipos de janela no formato guilhotina são mais comuns em residências antigas (Foto: Jonathan Borba)

As janelas no formato de guilhotina são bem comuns em casas antigas, embora ainda sejam utilizadas quando se deseja criar um ambiente mais rústico.

Elas são bem similares às de correr —a única diferença é o fechamento na vertical. A desvantagem das janelas desse tipo é que, às vezes, é preciso fazer um pouco de força para abri-las.

Janelas projetantes

Tipos de janela
As janelas projetantes são indicadas para ambientes pequenos (Foto: João Jesus)

Esse tipo de janela é aquele em que a abertura é feita para fora, com a folha tendo que ser empurrada. Ela ocupa menos espaço que outros modelos, sendo ideal para ambientes pequenos por conta da sua versatilidade.

É bem comum ver as janelas projetantes em banheiros, áreas de serviço, lavanderias e depósitos, entre outros espaços que geralmente não são muito grandes.

Elas também podem ser encontradas em diferentes formatos, com diversos tamanhos e larguras.

Janelas basculantes

Tipos de janela
As janelas basculantes têm uma alavanca interna, que permite a abertura dos vidros em diferentes ângulos (Projeto: Greice Albuquerque)

As janelas basculantes são bem comuns em banheiros, áreas de serviço e cozinhas, entre outros ambientes similares. Geralmente feitas de ferro, elas têm uma alavanca que serve para controlar o grau de abertura.

Assim, em um dia de muito vento, por exemplo, é possível garantir uma passagem de ar menor, sem ter que fechar totalmente e deixar o espaço sem ventilação.

Janelas de abrir

Tipos de janela
Entre os tipos de janela mais comuns está o modelo de abrir, que combina com vários estilos (Projeto: Sidnei Machado)

As janelas de abrir, como o próprio nome sugere, são aquelas que têm abertura para fora e tendem a ser fixas apenas pelas laterais.

Certamente, esse é um dos modelos mais comuns, pois combina com praticamente todos os estilos arquitetônicos.

Prática de limpar e fácil de abrir e fechar, esse tipo de janela é ideal para ambientes em que se pode deixar os vidros abertos em alguns momentos durante o dia, mas se deseja ter mais privacidade em outros.

As janelas desse tipo também são fáceis de instalar e permitem a instalação de telas de proteção, que são muito necessárias quando se tem crianças pequenas em casa.

Janelas sanfonadas

Tipos de janela
As janelas sanfonadas também são conhecidas pelo nome camarão (Projeto: Cíntia Cristine Brand)

Também conhecidas como camarão, as janelas sanfonadas são dobradas conforme elas se abrem. Elas são ideais para ambientes onde se pretende otimizar o espaço.

Por permitirem uma abertura total, proporcionam ao ambiente uma iluminação excelente e uma boa entrada de ar.

A limpeza requer mais cuidado, principalmente nos andares mais altos das edificações.

Principais tipos de janela quanto aos materiais

Os diferentes tipos de janela também podem ser classificados quanto aos materiais. Na sequência, explicaremos sobre as características dos principais deles.

Janelas de alumínio

Tipos de janela
A principal vantagem das janelas de alumínio é a durabilidade do material (Projeto: Grupo ANS)

As janelas de alumínio ganham pontos pelo fato de que esse material é muito resistente, proporcionando uma boa durabilidade.

Logo, as janelas de alumínio são ideais para as casas e os prédios em locais muito vulneráveis às intempéries, como regiões muito úmidas.

Janelas de madeira

Tipos de janela
Nas casas interioranas, os tipos de janela mais comuns são os de madeira (Projeto: Sidney Quintela)

As janelas de madeira casam muito bem com casas de diversos estilos, principalmente em cidades pequenas ou bairros com ares mais interioranos.

Elas também são bem bonitas e contam com a vantagem de poderem ser pintadas de diferentes cores.

É preciso sempre manter a janela muito bem envernizada e ficar atento para que ela não seja atacada por cupins.

Janelas de ferro

Tipos de janela
Os tipos de janela de ferro são bonitos e resistentes. Porém, é preciso ter cuidado com a oxidação (Foto: Achim Scholty)

As janelas de ferro são ideais para quem procura beleza e resistência na mesma peça, tendo em vista que ela pode ter formatos diversos e se adaptar a diferentes estilos.

Apesar de a manutenção ser simples, é necessário cuidado para que o ferro não oxide, estragando a pintura e até mesmo a usabilidade da janela.

Janela de blindex

Tipos de janela
O blindex é um material semelhante ao vidro, porém mais resistente (Projeto: Melissa de Angelis)

Finalmente, a janela de blindex é feita de um material semelhante ao vidro, que possibilita a total entrada de luz no ambiente. Além disso, é muito resistente e tem manutenção relativamente simples.

Deve-se ter cuidado apenas ao escolher os produtos de limpeza, que devem ser específicos para o blindex. Caso contrário, a janela pode manchar.

Conhecendo os principais tipos de janela, basta que você avalie quais deles se encaixam mais com a proposta do seu projeto.

Também avalie combinações com outros materiais, como o uso de peças de porcelanato para revestir paredes inteiras, fazer molduras e outros detalhes. Assim, você garantirá uma boa escolha.

E por falar em porcelanato, que tal agora conferir o nosso artigo que mostra como esse tipo de revestimento é bom para a limpeza dos lares? Com certeza você gostará dessa leitura!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tipos de janela: diversas possibilidades para...

Tipos de janela: diversas possibilidades para os seus projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies