25.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Spa externo abre
Criar um spa externo na cobertura é uma ótima alternativa para ampliar sua área de lazer (Projeto: Amanda Miranda)

Spa externo: projetos para inspirar a área de relaxamento

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.03.2024
Seja em coberturas, terraços ou no pátio de casa, investir em um spa externo é uma ótima alternativa para ampliar sua área de lazer. Veja ideias
minutos de leitura

Depois de um dia corrido no trabalho, quem não gostaria de chegar em casa e ter um espaço pensado especialmente para relaxar? Em alta na arquitetura de interiores, áreas como o spa externo vêm conquistando novos adeptos e se transformam em protagonistas nos projetos.

Engana-se quem pensa que apenas pessoas que moram em casas podem ter um ambiente ao ar livre para tomar aquele banho revitalizante e curtir um momento de autocuidado. 

Com as devidas adaptações, é possível incluir um spa externo em varandas, terraços, coberturas e até sacadas de apartamento. 

O que vale é criar seu oásis particular para recarregar as energias e descansar o corpo e a mente. Por isso, a dica é pesquisar referências para descobrir como montar o seu recanto dos sonhos.

Ficou com vontade de ter um spa externo na sua morada? Selecionamos projetos de diferentes estilos para você se inspirar e colocar em prática essa ideia para aproveitar ainda mais a sua casa. 

Siga a leitura e saiba os principais elementos para compor o espaço, além de ideias para decorá-lo e deixá-lo ainda mais confortável e acolhedor. 

Aposte na vibe natural para decorar seu spa externo

Spa externo com parede em madeira, banheira e folhagens em vasos
Plantas são essenciais para trazer tranquilidade ao seu spa externo (Projeto: Tadu Arquitetura)

Que tal ter um pouco da natureza no seu refúgio relaxante em casa? Além de decorar seu espaço, as plantas transmitem uma deliciosa sensação de tranquilidade. O contato com o verde ajuda a se desconectar e pode contribuir para aliviar as tensões do dia a dia.

Para compor seu spa, você pode usar tanto plantas em vasos quanto jardins verticais. A escolha das espécies será determinada pelo tamanho do ambiente e a incidência solar. 

Se você tem espaço para plantas maiores, as palmeiras e pacovás adicionam um toque de exuberância e exalam frescor. Quer mais cor? O croton tem tons vibrantes que alegram e trazem energia. 

E já que a pedida é relaxar, um vaso com lavandas perfuma seu recanto com um aroma leve e envolvente - e suas flores roxas são delicadas para decorar.

Aproveite o apelo natural das madeiras para integrar o projeto. Vale também revestimentos que reproduzem o efeito, mais duráveis e adequados para áreas úmidas.

Que tal um spa integrado com a piscina?

Área externa com piscina e hidromassagem integrada, plantas, sombrelone e mesa com cadeiras
Quem faz questão de ter piscina pode aproveitar para incluir uma hidromassagem integrada (Projeto: Eveli Balen Forcelini)

Você não abre mão de ter uma piscina em casa, mas acha que não há espaço para incluir também um spa? A solução pode ser uma piscina com spa integrado, que torna o projeto ainda mais completo.

Aqui, a banheira com jatos de água fica em uma área praticamente independente da piscina, aproveitando o mesmo deque. Com isso, é possível curtir o momento de relaxamento enquanto interage com quem está nadando ou tomando sol. 

Mas também é possível encontrar no mercado modelos de piscina com a hidromassagem incluída - além da prainha, que possibilita colocar a espreguiçadeira na água.

Ao optar pelo spa integrado com a piscina, você ainda multiplica as opções de lazer na área externa da casa, mesmo com pouco espaço.

Cobertura com spa externo é garantia de relaxamento

Spa externo em cobertura com jacuzzi, plantas e almofadas
Elementos como plantas, almofadas e velas complementam a vibe de seu spa externo (Projeto: Amanda Miranda)

Engana-se quem pensa que apenas casas com pátio grande podem abrigar um spa externo. Neste projeto, a banheira ganhou um cantinho especial na cobertura do apartamento.

Integrado ao espaço gourmet e área de estar externa, o spa fica elevado em relação ao piso, ótima solução para quem mora em apartamentos. 

Para decorar, um nicho na parede, abrigando itens que remetem ao relaxamento, como velas e aromatizadores. O charme extra fica por conta das plantas, dos acessórios em bambu e do revestimento que reproduz madeira nas paredes, que dá um ar rústico e natural.

Leia também

Pergolado multiplica possibilidades de uso do seu spa

Área de spa externo com banheira de hidromassagem, um pergolado em madeira e um jardim vertical na parede ao fundo
Rústico e charmoso, pergolado permite que o spa externo seja usado em dias de chuva ou sol forte (Projeto: Daniele Costa)

Imagina curtir aquela chuva de verão enquanto você está na banheira de hidromassagem. Ou aproveitar uma tarde de sol no seu ofurô, mas sem ficar sob os raios solares por horas? 

Para minimizar os efeitos do clima no seu spa externo, uma solução charmosa é apostar no pergolado.

Charmosa, a estrutura adiciona um toque acolhedor e intimista para o seu espaço. No mercado, a opção mais buscada é o pergolado de madeira, mas também há versões em ferro, vidro e até plástico.

A decoração depende do estilo e também do tamanho da estrutura. Plantas colaboram para o efeito tropical, seja em vasos ou até em um jardim vertical no muro, como no projeto acima. Se o pergolado for maior, dá para incluir também bancos ou uma poltrona - para acomodar bem e seguir a conversa com quem não está na banheira.

Academia com sauna sem sair de casa

Academia com aparelhos de ginástica, uma bancada com televisão e, ao fundo, a área da sauna
Área fitness da casa também pode incluir uma área com sauna para relaxar (Projeto: Cardoso Chouza Arquitetos)

Que tal curtir uma sauna depois de terminar seu treino do dia - e o melhor, sem sair de casa? Neste projeto, uma área da academia residencial foi destinada para criar uma pequena sauna para relaxar e recuperar as energias.

Com acesso pela suíte master da casa, o spa externo com área fitness ganhou grandes janelas de vidro para valorizar a paisagem verde. Inspiração de projeto para quem leva uma vida saudável e quer aproveitar ao máximo o espaço externo.

Transforme seu spa externo em um espaço zen

Spa externo com banheira, pergolado em madeira, velas e estátua em posição de yoga
Acabamentos em madeira e acessórios como velas deixam o clima do seu spa zen mais intimista (Projeto: Camila Leite)

Um spa é o local perfeito para relaxar, mas também pode ser o seu refúgio particular para se reconectar consigo mesmo. Essa é a proposta deste \"spa zen\", que eleva o potencial da área de descanso.

Para deixar tudo mais acolhedor, a madeira aparece tanto no pergolado quanto nos revestimentos do piso. interpretado em porcelanato. Velas e luminárias reforçam o estilo intimista e ajudam a entrar no clima - antes de curtir a hidromassagem ou uma sessão de yoga.

As plantas também marcam presença para trazer leveza e tranquilidade. Aqui, a parede verde ao fundo ganha destaque e deixa o espaço de estar com almofadas mais convidativo. Vasos suspensos completam a decoração.

Incremente a suíte do casal com um spa externo

Suíte com revestimento em madeira, cama com lençóis claros e, na varanda, há uma jacuzzi com revestimento em madeira nas bordas
Eleve o status da suíte do casal com uma jacuzzi na varanda (Projeto: Oficina Conceito Arquitetura)

E se você nem precisasse sair do quarto para curtir um momento relaxante na jacuzzi? Nesta suíte, a varanda se transformou em um spa externo particular. Basta abrir as portas e se deliciar com a paisagem diretamente da banheira.

Neste projeto, foi aproveitado o desnível no terreno para dar a sensação de altitude, mas a dica vale também para casas térreas, de mais de um pavimento ou apartamentos com varanda grande. 

Incluir a jacuzzi é um ótimo jeito de aproveitar ainda mais a área externa e garantir um local de relaxamento mais intimista. 

Deixe tudo ainda mais acolhedor com elementos em madeira, como o revestimento das bordas e o detalhe de ripados que ajuda a delimitar o espaço.

Terraço com vista para curtir ainda mais seu spa

Spa em terraço com uma jacuzzi em destaque, plantas e espreguiçadeiras em madeira
Vista privilegiada de um terraço alto é o local perfeito para instalar sua jacuzzi (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

Quem mora em cobertura sabe bem: o espaço externo faz toda a diferença e traz a vibe de casa para quem mora em apartamento. E que tal aproveitar o espaço do terraço para criar seu paraíso particular?

Neste projeto, a jacuzzi vira a protagonista do spa externo ao ser instalada no alto, com um deck de madeira. O desnível só melhora a vista de quem vai curtir a massagem na água, com direito a vista privilegiada do por do sol.

Espreguiçadeiras em madeira completam o charme boho do ambiente, que ainda conta com uma aconchegante área de estar com poltronas. O charme extra para aproveitar o espaço à noite fica por conta do varal de luzes, que transmite um clima intimista.

Integre o espaço gourmet ao spa externo

Vista externa da área gourmet, com sofá e mesa com cadeiras na rua. Também temos uma estrutura metálica que abriga o spa externo, com deck em madeira e uma jacuzzi
Área gourmet ganha charme com o spa externo integrado, com direito a jacuzzi (Projeto: Camila Feriato/Foto: Matheus Kaplun)

Para quem gosta de receber, o espaço gourmet torna-se o coração da casa. Mas que tal aproveitar ainda mais as múltiplas possibilidades do ambiente e incluir um spa?

Com pegada moderna, este projeto integra as áreas interna e externa a partir de grandes esquadrias, que compõem a construção com estrutura metálica.

Instalada em um deck de madeira, a jacuzzi ganha cobertura, mas o ambiente do spa não perde a ligação com o resto da área de estar. Além do revestimento que reproduz madeira araucária no piso, as luminárias estilo spot na parede colaboram para o clima aconchegante.

Dossel protege do sol e empresta clima praiano para o spa

Cobertura com piscina, mesa com cadeiras e cortinas brancas estilo dossel
Cortinas estilo dossel são alternativa para cobrir seu spa externo (Projeto: Capponi Arquitetura)

Já ouviu falar em dossel? Multifuncionais, essas grandes cortinas funcionam tanto para proteger do sol quanto para decorar.

Para essa cobertura, o dossel também permite dar privacidade aos moradores caso desejem, já que isola o spa externo do resto da casa. 

Além disso, é inegável que as cortinas trazem uma vibe praiana para o espaço. Versáteis, estão disponíveis em diferentes opções de cores e tamanhos, e podem ser personalizadas para o seu ambiente.

Ficou com vontade de ter um spa em casa? Não é preciso ter área externa: veja o guia que preparamos com inspirações para criar o seu espaço relax em outros ambientes.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Spa externo: projetos para inspirar a área d...

Spa externo: projetos para inspirar a área de relaxamento

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies