02.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
piscina e sauna divididos por uma parede de vidro e paredes com pedras
Conceito urbano contemporâneo com caraterísticas únicas (Projeto: Fernando Pherpa)

Sauna residencial: vantagens, tipos e recomendações para seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.06.2022
A sauna residencial é uma opção que vem ganhando o coração e os projetos por aí. Descubra as principais vantagens de se ter um ambiente como esse em casa e quais os cuidados para montar o seu.
minutos de leitura

Você já viu uma sauna residencial e ficou pensando em ter uma em sua casa? Saiba que isso é possível! A sauna nada mais é que uma sala com alta temperatura onde os usuários permanecem por um tempo quando querem um momento de relaxamento, quando vão ao clube ou estão em um spa.

No entanto, cada vez mais podemos observar esse tipo de espaço em projetos residenciais dos mais diversos estilos, o que traz benefícios para os usuários e um grande diferencial arquitetônico a qualquer imóvel.

O Archtrends separou as principais informações sobre os tipos, benefícios e particularidades de uma sauna residencial que você precisa saber antes de ter a sua. Por isso, acompanhe a leitura e descubra tudo o que precisa para seu projeto!

uma piscina com sauna incluso no patio de uma casa. o Piso em Ecowood Canela e Piscina e sauna em Barlavento Caribbean
Você poderá relaxar com tranquilidade, privacidade e liberdade quando quiser (Projeto: Tatiane Fonseca)

As vantagens de se ter uma sauna residencial

Como dissemos antes, as saunas trazem diversos benefícios para a saúde, entre eles podemos citar:

  • ajuda a aliviar as dores musculares;
  • retira as impurezas e toxinas de nosso organismo;
  • contribui para um sono regulado;
  • ajuda a cuidar de doenças respiratórias como bronquite, rinite ou asma;
  • melhora a hidratação da pele do corpo e do rosto;
  • previne a hipertensão arterial;
  • reduz o estresse.

No entanto, também existem as vantagens em se ter um ambiente como esse em sua casa. O primeiro deles é o custo-benefício: muitas vezes é preciso ser associado a um clube para poder usufruir de uma sauna e as mensalidades acabam saindo mais caro do que se construir e utilizar esse espaço em sua própria residência.

Também precisamos considerar que a estrutura para uma sauna é muito simples de ser feita: basta um ambiente com um ponto de água, gás e conexão com a rede de saneamento básico que já poderá aproveitar sua própria área de relaxamento. Sendo assim, o valor de construção e manutenção do ambiente é baixo.

Além dessas vantagens para a economia em seu projeto, não dá para deixar de lado que ter uma sauna particular, com total privacidade e liberdade, sem precisar dividir o ambiente com outras pessoas é um excelente argumento para querer ter uma dessas. Assim você poderá relaxar com tranquilidade quando quiser.

Caso os moradores de seu lar tenham dificuldade de locomoção, uma sauna em casa irá garantir que essa pessoa poderá utilizar desse ambiente, pois seu projeto pode ser pensado para garantir acessibilidade na arquitetura.

Outra vantagem é que esse local não tem um formato ou tamanho obrigatório, por isso pode se adaptar facilmente em espaços de diferentes formas. Ou seja, você não terá que renunciar a algum outro ambiente de sua casa para construir a sauna que deseja, basta adaptar o design dessa área para que se encaixe no canto disponível para a sauna.

Tudo isso pode ser conseguido em qualquer um dos tipos de sauna residencial que existe, conheça quais são eles!

Os 2 tipos de sauna:

Se você buscar por projetos de sauna, irá se deparar com construções que funcionam de duas maneiras: a sauna a vapor e a seca. Entenda como é cada uma delas:

Sauna a vapor ou úmida

Como o nome sugere, esse tipo de sauna funciona a partir de um gerador de vapor que fica instalado na parte externa desse ambiente e que fica submerso. Ele aquece a água e o que acaba sendo condensado é levado para a parte de dentro desse espaço, fazendo com que o interior dessa sala fique em altas temperaturas, levando o usuário a relaxar seus músculos e eliminar as toxinas de seu corpo pela transpiração.

sauna com revestimento azul
A sauna a vapor é um ótimo ambiente para relaxar (Projeto: Ariadne Pimentel de Caux)

Normalmente esse tipo de sauna utiliza gás como sua fonte de combustão para criar o vapor, no entanto, existem outros modelos que possuem resistências assim como os chuveiros elétricos tão conhecidos no Brasil.

Em uma sauna úmida é necessário uma saída de vapor de, no mínimo, 30cm para que os usuários possam liberar o ar condensado ali e evitem queimaduras. Também é importante que não permaneçam mais que 20 minutos por dia nesse ambiente, independente do tipo de sauna que estiver.

Sauna seca

O funcionamento da sauna seca é diferente do tipo anterior, pois nesse caso o vapor é retirado do processo e outras formas de aquecimento são empregadas. Como aqui o ar quente não pode ser úmido, esquentam-se pedras ou utilizam-se equipamentos de calor próprios para elevar a temperatura da sala e gerar todos os benefícios que esse local deve proporcionar.

Normalmente esses ambientes são revestidos completamente por madeira, uma vez que sem vapor, esse material não corre risco de estufar por conta da umidade.

Recomendações para quem vai projetar uma sauna residencial

Como esse ambiente não é um dos essenciais em uma residência, é normal que surjam dúvidas do que é ou não necessário tomar cuidado quando planejar uma sauna em sua casa. E para te responder essas perguntas, separamos as principais recomendações para prestar atenção:

Tamanho necessário para a sauna

Como dissemos anteriormente, o tamanho da sauna residencial é muito variável e pode se adaptar ao espaço que possui disponível ou até ao formato livre para esse ambiente. No entanto, existem algumas medidas recomendadas para se fazer esse local quando desejar utilizá-lo com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Quantidade de usuáriosComprimentoLarguraAltura
41,5m2m2,2m
62m2m2,2m
92m3m2,2m

Caso seu projeto não comporte um ambiente com essas medidas, converse com o profissional responsável pela construção para chegar a um tamanho melhor para sua sauna residencial sem abdicar do conforto dos usuários.

Revestimentos para a sauna

Os revestimentos escolhidos para sua sauna serão um ponto de atenção no projeto: eles garantirão durabilidade, segurança e beleza a esse local. No caso das saunas secas, a madeira mais usada e recomendada para as paredes é o Pinho. Já para o piso, escolha um revestimento cerâmico como o porcelanato natural que é menos escorregadio, suporta altas temperaturas e ainda pode ser encontrado em diversos visuais.

Para as saunas úmidas, o porcelanato natural e as pastilhas são as melhores escolhas. Como esse ambiente é repleto de umidade por conta do vapor, a baixa absorção desses materiais é essencial para que nenhuma peça estufe com o tempo e estrague. O mesmo vale para o piso, pois essas opções não são escorregadias, o que poderia levar alguém a sofrer um acidente.

Sauna com paredes e teto revestidos em porcelanato. Piso e paredes em mármore branco.
Sauna com revestimento ideal de porcelanato e mármore branco (Projeto: Márcia Carvalhaes)

Nas saunas a vapor até mesmo o teto deve receber um revestimento mais resistente, caso contrário poderá ocorrer emboloramento, infiltração entre outros problemas na construção. O processo correto é a aplicação uma camada de isolamento térmico antes do revestimento e depois assentar essas peças normalmente. Isso irá garantir que o ambiente segurará a temperatura como deve, mas sem deixar toda a residência super aquecida.

Para saber mais sobre os revestimentos para paredes com umidade, veja nosso conteúdo sobre o assunto!

Design da sauna residencial

O design da sauna residencial pode variar muito de projeto para projeto. Caso você siga as especificações sobre revestimentos, poderá montar um ambiente da maneira que desejar. Há quem prefira saunas redondas e também quem inclua espaços retangulares em seus projetos; da mesma forma, há usuários que desejam um visual rústico com madeira em porcelanato e outros que trazem um toque mais natural ao local com porcelanatos de pedras naturais.

Você pode também apostar em um design que integre o banheiro de sua residência à sauna. Assim, estará economizando espaço e otimizando o uso desses ambientes.

Para saber como montar um banheiro moderno, veja nosso conteúdo sobre o tema.

Inspiração: projetos de sauna residencial com fotos

Nada melhor do que ter referências visuais para ter novas ideias para seu projeto. Por isso, veja agora algumas inspirações que estão no Archtrends Portobello:

Sauna residencial rústica

A ideia de uma sauna rústica é perfeita para uma sauna seca, uma vez que essa deve ser coberta por madeira em suas paredes. Você ainda pode incrementar o ambiente com algumas banquetas para apoiar tolhas ou qualquer outro objeto, adicione também um cabideiro para o roupão e uma pequena sapateira para deixar os chinelos.

Sauna residencial rústica para relaxar (Projeto: Portobello Shop Anápolis)

Sauna residencial com pedras naturais

As pedras naturais trazem um visual aconchegante e relaxante para o ambiente, por isso, são muito recomendadas para as saunas residenciais. No entanto, como a extração desse material gera um grande prejuízo para o meio ambiente e tem um alto custo, a melhor opção são os revestimentos cerâmicos que representam pedra natural como o porcelanato.

Sauna com paredes de piedra tipo pietra lombarda grigio.
A Sauna de pietra lombarda grigio traz um visual aconchegante (Projeto: Daiane Melo)

Decoração de sauna residencial com pastilhas

As pastilhas são opções clássicas tanto para banheiros quanto para saunas e podem ser aplicadas de diversas maneiras: num tom único em todo o ambiente, meia parede ou até formando um mosaico. Solte sua imaginação para criar a composição que mais lhe agradar sem se esquecer de combinar esse local com o restante do projeto.

Utilize todas as especificações e inspirações de sauna residencial que trouxemos hoje para montar o projeto de seus sonhos da maneira mais adequada possível. Aproveite para aprender mais sobre os tipos de porcelanato para os diferentes locais de um projeto.

Navegue nos outros conteúdos do Archtrends para aprender muito mais e ver dicas para todos os ambientes de seu lar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sauna residencial: vantagens, tipos e recomen...

Sauna residencial: vantagens, tipos e recomendações para seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Posso fazer o teto da sauna seca em revestimento cerâmico? E todas as paredes laterais em madeira ipê?
    Desde jah obrigado

    1. Olá, Junior,

      Se o teto da sauna for em alvenaria/ concreto, sem problemas assentar o porcelanato com argamassa ultra Bicomponente Portobello.

      Se a base for madeira, não recomendamos, pois as peças podem soltar, por conta da dilatação.

      Grande abraço,
      Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies