13.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato ripado permite a combinação com diferentes materiais em diversos ambientes (Projeto: Ulli Almeida Arquitetos Associados / Foto: Hélio Holanda)

Porcelanato ripado: conheça essa alternativa e suas possibilidades

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.11.2022
Resistente e sustentável, o porcelanato ripado é uma opção para adicionar textura à decoração, além de contribuir para um ambiente mais acolhedor
minutos de leitura

A cerâmica é uma opção inteligente para revestir e decorar. Afinal, é resistente, fácil de limpar e ainda pode reproduzir outros materiais de um jeito bastante natural. É o que acontece com o porcelanato ripado.

Além do aspecto clássico da madeira, esse tipo de revestimento cerâmico é capaz de recriar concreto, pedras e até mármore. Dessa maneira, é possível seguir o estilo decorativo que você escolheu para o ambiente, adicionando textura e aconchego.

Saiba mais sobre essa alternativa!

O que é o porcelanato ripado?

Cerâmica que reproduz ripas é opção para destacar paredes e compor a decoração
Cerâmica que reproduz ripas é opção para destacar paredes e compor a decoração (Projeto: Amanda Miranda / Foto: MCA Estúdio)

O porcelanato ripado nada mais é do que a reprodução da aplicação de ripas em uma superfície.

Geralmente, usa-se madeira para ter esse efeito. No entanto, com o tempo ela deteriora, principalmente se tiver contato com a umidade.

Nesse sentido, o porcelanato ripado apresenta uma grande vantagem: a resistência. O material é bem mais durável.

Ainda permite a interpretação de espécies raras e até em extinção, de um jeito prático e bonito, sem causar danos ao meio ambiente.

Além disso, com porcelanato é possível ter o aspecto de ripas, mas com a reprodução de outros materiais, como pedra, mármore, concreto e cimento.

O espaçamento também varia, conferindo um visual diferenciado. Ele costuma ser de 3 cm, mas dá para encontrar produtos com mais ou menos espaço.

Outro ponto interessante é que sua aplicação pode acontecer tanto na vertical quanto na horizontal, dando o efeito que você desejar para o décor. Assim, faz o ambiente parecer largo ou profundo, por exemplo.

Como usar o porcelanato ripado?

Versátil, o porcelanato ripado aparece em diferentes ambientes da casa. São diversas possibilidades de aplicação, como veremos a seguir.

Nas paredes

A aplicação nas paredes é uma das principais quando falamos em porcelanato ripado. Ele pode aparecer tanto na superfície inteira quanto apenas em meia parede. No geral, o uso tem o intuito de dar destaque ou criar contraste a uma área específica.

Em balcões e bancadas

Porcelanato ripado, comercial, madeira
Porcelanato ripado é versátil e pode ser usado até em projetos comerciais (Projeto: Portobello S.A.)

Uma opção de revestimento para balcões e bancadas é o porcelanato ripado, que adiciona textura à decoração.

A aplicação pode acontecer em bancadas de cozinhas, banheiros, bares e por aí vai.

Também é interessante observar que é possível usá-lo em projetos residenciais ou comerciais. Esse é o caso de um balcão de atendimento, por exemplo.

Como decoração

O porcelanato ripado também pode aparecer como parte da decoração dos ambientes. Com ele, dá para formar um painel de televisão ou uma cabeceira de cerâmica, por exemplo.

Sem falar na possibilidade de complementar o décor da recepção de um consultório ou escritório, entre outras opções de uso.

Como combinar o porcelanato ripado?

É fácil inserir o porcelanato ripado na decoração. No entanto, é interessante considerar alguns pontos antes — por exemplo, onde será a aplicação.

Além disso, é fundamental entender qual o efeito esperado. Pode ser apenas para adicionar textura, para destacar uma parede ou parte dela, para criar profundidade e por aí vai.

Confira as dicas que reunimos.

Defina o estilo da decoração

A combinação do ripado com outros elementos decorativos vai depender muito do estilo que você escolher para o ambiente.

Por exemplo, se a ideia for seguir o rústico, o ideal é preferir um porcelanato amadeirado, combinando com materiais em tons terrosos ou mais escuros.

Já se o objetivo é ter uma decoração industrial, dá para optar por um revestimento tipo concreto e usar cimento queimado no piso e em outras paredes.

Agora, para uma arquitetura clássica, o porcelanato marmorizado pode ser ideal. Sobretudo quando combinado com outra cerâmica com aspecto semelhante.

E para quem prefere um décor moderno, a combinação com vidro e aço cai superbem.

Escolha as cores certas

Porcelanato ripado, lavabo, cimento
Tonalidades claras ajudam a ampliar os ambientes (Projeto: Nadyne Bamondes)

Quando o painel ripado reproduz madeira, é comum variar entre tonalidades de marrom.

No entanto, como ele também pode ter aspecto de outros materiais, abre-se um leque de possibilidades para o décor.

Então, além da escolha da cor do porcelanato ripado, você precisa pensar nos tons que vão compor o ambiente.

Os mais escuros são ótimos para proporcionar aconchego, para quem quer criar uma casa-refúgio. Eles podem deixar o espaço moderno e serem bons na decoração rústica ou industrial.

Só é preciso tomar cuidado com ambientes muito pequenos, que tendem a parecer menores. Nesses casos, combine o porcelanato ripado com cores claras, criando um equilíbrio visual.

Ainda dá para dar a sensação de amplitude usando cerâmica ripada em tons claros. Ótima saída para espaços ou apartamentos reduzidos, por exemplo.

Coordene com elementos naturais

De maneira geral, o porcelanato ripado tem aspecto de elementos naturais, como madeira, pedra e mármore.

Portanto, a combinação com outros materiais que remetem à natureza pode ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e relaxante.

Dá para seguir uma decoração orgânica, com elementos que lembrem ondas e plantas, por exemplo. Também é possível optar por móveis de madeira e têxteis em algodão, linho ou couro.

Outra alternativa é incluir plantas no décor. Atualmente, há diversas opções, como o jardim preservado, que exige pouca manutenção.

Móveis em fibras naturais ou sua reprodução também ajudam a aumentar a sensação de aconchego.

Inclua a iluminação no projeto

Outro detalhe que ajuda a deixar o ambiente mais acolhedor é a iluminação. Ela tende a fazer toda a diferença, principalmente quando se usa porcelanato ripado no décor.

Afinal, a luz é capaz de realçar a textura da cerâmica, convidando ao toque em uma decoração sensorial e intimista.

Fitas de LED podem ser usadas para criar uma iluminação difusa e suave, o que é ideal para espaços como quartos.

Como se inspirar com o porcelanato ripado?

Ainda está em dúvida sobre como usar o porcelanato ripado na decoração? Confira algumas inspirações que utilizam a cerâmica com diferentes aspectos.

Aspecto de mármore escuro é pura elegância

Porcelanato ripado, banheiro, mármore
Reprodução de mármore é opção para banheiro requintado (Projeto: Capponi Arquitetura / Foto: Fabio Severo)

Os tons escuros e o mármore são ótimos para quem quer um ambiente requintado.

Se é o que você procura em um projeto, o porcelanato ripado Mos Ripa Nero Venato & Graphite pode ser uma ótima aposta.

O produto é inspirado no mármore paquistanês Nero Venato, encontrado na cordilheira do Himalaia, onde fica o pico mais alto do mundo: o Everest.

Seu aspecto é preto e brilhoso, com veios dourados que se destacam e revelam toda a sofisticação desse material.

O interessante é que há uma Lastra com o mesmo padrão. No formato 90x180 cm, Nero Venato pode ser usado em combinação com as ripas, para uma decoração all black.

Porcelanato que reproduz cimento completa aconchego

Porcelanato ripado, cozinha, cimento
Ripas em cores claras combinam com diferentes estilos de decoração (Projeto: Gabriela Ordahy / Foto: Cristiano Bauce)

A mistura entre elementos naturais aparece na cozinha em destaque, que tem paredes com Mos Ripa Dansk Cement White. A cerâmica reproduz cimento e contribui para um ambiente claro e aconchegante.

Perto da janela, uma pequena horta propõe uma nova experiência na hora de preparar os alimentos.

Coordenada com outros detalhes da decoração, ela aproxima da natureza e torna o espaço ideal para criar memórias afetivas.

Entre os demais elementos, podemos citar as vigas no teto e as cadeiras em madeira. Sem falar nas luminárias em formas orgânicas e na mesa com tampo de mármore.

Ripas com aspecto de madeira levam aconchego e sustentabilidade

Cerâmicas que reproduzem materiais naturais constribuem para um clima aconhedor
Cerâmicas que reproduzem materiais naturais contribuem para um clima acolhedor (Projeto: Cristiana Prata)

Para quem prefere o visual clássico de paredes, painéis ou bancadas ripadas, Mos Ripa ou Mos Ripa Sequoia podem ser as melhores opções.

Mos Ripa Sequoia reproduz a madeira da árvore conhecida como sequoia sempre verde, que tem casca que varia entre as tonalidades de castanho-avermelhado e castanho-canela.

Assim como a matéria-prima original, o porcelanato com aspecto de madeira é capaz de deixar o ambiente mais aconchegante. Isso, claro, de um jeito sustentável, já que não requer o desmatamento da espécie.

Para quem quer um espaçamento maior entre as ripas, vale a pena conferir as duas versões de Mos Ripa!

Porcelanato ripado adiciona textura à decoração monocromática

Porcelanato ripado, quarto, cimento
Detalhes ganham destaque, apesar da decoração monocromática (Projeto: Portobello S.A.)

Por fim, para quem gosta do estilo minimalista ou prefere uma decoração monocromática, uma dica interessante é usar o porcelanato ripado para adicionar textura.

Dessa maneira, é possível criar um ambiente sofisticado, levando diferentes informações, mas sem variar muito na tonalidade escolhida.

No projeto em destaque, por exemplo, há a mistura dos cobogós, do piso marmorizado e da parede atrás da cama em cerâmica que reproduz cimento.

Tudo isso ganha o complemento do painel ao fundo, em Mos Ripa Dansk Cement Rope.

Como vimos, o porcelanato ripado é bastante versátil e adiciona personalidade, além de proporcionar acolhimento. (Confira todos os porcelanatos ripados da Portobello aqui)

Mas há ainda outros elementos que podem ser usados com esta finalidade. Saiba como ter uma decoração de quarto aconchegante!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato ripado: conheça essa alternativa...

Porcelanato ripado: conheça essa alternativa e suas possibilidades

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies