Sala branca: 5 dicas para decorar sem monotonia
Paz, pureza e limpeza são alguns dos significados atribuídos à cor branca. Estudos de psicologia afirmam que o branco é capaz de gerar sensação de bem-estar e tranquilidade.
Com presença marcante nas casas, a sala branca é considerada atemporal. E, como o branco é uma cor versátil, pode ser utilizado de várias formas nesse ambiente.
O importante é manter as suas características aparentes no projeto de interiores, levando equilíbrio e simplicidade, mas sem perder a sofisticação.
Acompanhe algumas dicas na arquitetura com soluções para a composição de uma sala branca sem monotonia!
Leia também:
- Branco com madeira: combinação que não sai de moda na decoração
- Porcelanato branco traz leveza e frescor para a decoração. Saiba usar
- Casa aconchegante: 5 ideias para criar ambientes acolhedores
1. Escolha um estilo arquitetônico para a sala branca
Escolher um estilo arquitetônico é a primeira dica para ter uma sala branca bonita e aconchegante.
Um bom exemplo é o minimalismo, que utiliza linhas e itens de formas simples e retas, com poucos detalhes. Por comunicar clareza e organização, ele é perfeito.
Na sala minimalista, os móveis são escolhidos com cuidado, pois ter espaço livre é um pré-requisito. E os objetos decorativos devem ser selecionados sem exageros.
O boho também é muito bem-vindo por aqui. Ele pode combinar cores, texturas, materiais naturais e estampas orgânicas de forma harmônica na decoração.
Uma forte tendência nesse estilo é a presença de peças artesanais produzidas com folhas de bananeira, palha, sisal etc. A cor natural desses objetos traz uma sensação de tranquilidade.
E, por último, temos o clássico, para quem prefere um visual rebuscado e tradicional. Uma sala clássica propõe uma mistura entre o passado e a contemporaneidade.
Mobiliários e objetos apresentam linhas mais desenhadas, intensificando o conforto e a beleza que este estilo proporciona.
A cor branca evidencia todos os elementos e equilibra o espaço. Revestimentos brancos ou marmorizados podem ser essenciais nessa composição.
2. Adicione cores pontuais na decoração da sala branca
Leve, a sala branca oferece um ambiente interessante para destacar peças singulares, sobretudo se elas forem de outras cores.
Nos tecidos, dá para incluir estampas coloridas e variadas. Um sofá branco ficará divertido e confortável com almofadas e mantas estampadas, por exemplo.
Já para quem prefere um espaço mais discreto e suave, é possível dar preferência a tecidos com cores únicas, evitando o excesso de desenhos. O importante é garantir aconchego com os têxteis.
Tapetes e cortinas em tonalidades que contrastem com as paredes brancas marcam o ambiente de forma especial. Aqui, bem-estar e charme se unem para propor uma sala agradável.
Para espaços mais rebuscados, uma dica é aproveitar tons dourados e prateados por meio de metais, detalhes em louças, quadros e espelhos. Hoje, o rosé está muito presente nos projetos de arquitetura.
3. Ouse nos objetos decorativos da sala branca
Peças rústicas não poderiam faltar como exemplos para a composição de uma sala branca. Por conta dos elementos naturais, elas oferecem ousadia, diversidade e riqueza ao ambiente.
A peculiaridade delas é levar conforto e bem-estar por meio da proximidade com produtos regionais. "Simplicidade" e "leveza" são adjetivos que as caracterizam.
Uma decoração rústica é uma boa pedida para pessoas que buscam espaços com afeto. Por, muitas vezes, apresentar materiais com acabamentos que aparentam não ser finalizados, ela leva história e nostalgia para as casas.
O uso de um revestimento no formato de tijolinho na cor branca é uma ótima forma de ter uma parede diferenciada em uma sala de estar nesse estilo.
Quando acompanhada de artesanatos e quadros de artistas da região, além de tecidos bordados, o resultado é uma sala branca cheia de personalidade.
4. Aposte no design biofílico para a sala branca
A arquitetura biofílica é um modo de reconectar o ser com a natureza. Este conceito apresenta espaços saudáveis e confortáveis. Ou seja: aqui o bem-estar encontra-se em primeiro lugar.
Por meio do uso de espécies de plantas e materiais naturais, entre outros elementos, pode-se montar uma sala branca com muito dinamismo.
Imagine um espaço com todas as paredes em tonalidades claras e vasos espalhados, integrando o meio ambiente com o lugar de moradia?
Essa dica é especialmente interessante para as pessoas que residem em apartamentos e não conseguem ter área externa com jardins.
Então, para aqueles que gostam de ambientes com mais organicidade e movimento, que tal aderir ao uso de vegetação na sala branca?
5. Invista em uma iluminação aconchegante para a sala branca
A iluminação é um dos elementos de um projeto de sala branca que merece cuidado e atenção. A dica para valorizar o ambiente durante o dia é aproveitar a luz natural.
Para controlar a claridade e permitir que ela adentre o espaço de forma confortável, é recomendado o uso de cortinas produzidas em tecidos leves.
Além da luz natural, a iluminação artificial também deve fazer parte da concepção da sala branca. Lâmpadas com temperatura quente deixam o ambiente mais agradável, acolhedor e intimista.
É interessante tomar partido de uma boa iluminação para evidenciar objetos de destaque — inclusive, essa é uma maneira de personalizar o espaço.
Durante a elaboração do projeto de uma sala branca, o importante é buscar soluções que proporcionem conforto, afastem a monotonia e, principalmente, combinem com o perfil dos moradores.
Agora que você já sabe tudo sobre este assunto, veja dicas para decorar sala pequena com beleza e funcionalidade!