18.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de um apartamento com tonalidades neutras, serenas e leves.
Sala minimalista com tonalidades neutras que transmitem leveza (Projeto: Arquitetare por: Elaine Zanon e Claudia Machado)

Sala minimalista: 10 dicas e projetos para te inspirar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.01.2023
O minimalismo preza por manter apenas o essencial no ambiente e oferece uma sensação de tranquilidade para os moradores. Descubra como explorar a estética na sua casa
minutos de leitura

A estética minimalista é caracterizada por toques modernos com essência simples. É o famoso "menos é mais" na decoração. Esse estilo pode ser empregado em todos os ambientes da casa como quarto, salas de jantar e estar, lavanderia, cozinha, banheiro e área de lazer.

Uma sala minimalista é composta por itens que são essenciais ao local e trazem conforto aos moradores da casa. A paleta neutra é a base dessa decoração, mas se você quer aderir a esse estilo, mas gosta de cores, é possível empregar o toque da madeira, do azul-petróleo ou do preto de forma sutil, mantendo a simplicidade.

Confira dicas e propostas inspiradoras para você deixar sua sala minimalista linda:

O que é uma sala minimalista

Uma sala minimalista prioriza uma decoração simples, com itens que deixam o ambiente convidativo e aconchegante. Tudo é bem pensado para otimizar e organizar o espaço. Móveis funcionais, cores neutras em paredes, cortina, sofá e uma boa iluminação são as principais características de uma sala que explora este estilo.

Leia também:

Se você quer saber mais sobre o minimalismo e como ele pode ser aplicado em outros ambientes da sua casa, confira o post "Arquitetura minimalista: saiba o que é e como aplicar".

Sala de estar com sofá modular com uma árvore incorporada, poltronas, mesas de apoio. Paredes e nicho com tijolinho Chelsea Off White e piso de porcelanato.
Sala minimalista com uma paleta monocromática (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

Como montar e decorar uma sala minimalista?

Escolher bem os móveis, deixar espaço livre e não exagerar nos detalhes decorativos ajudam a trazer um ar mais limpo e organizado para o ambiente. Para te ajudar, separamos algumas dicas simples para decorar uma sala minimalista. Veja abaixo:

Inclua os revestimentos minimalistas

Explorar revestimentos de uma só cor com texturas diferentes é uma ótima aposta para decorar uma sala monocromática. Como exemplo, a linha de revestimentos Ms. Barcelona da Portobello pode ser instalado tanto no chão quanto na parede.

Tons acinzentados inspirados em pedras naturais e cimento compõem a superfície com relevos discretos que vão ajudar a compor ambientes marcantes com estilo e personalidade.

Sala de estar com sacada integrada, piso de porcelanato, sofás e cadeiras da sala em cores cinzas, decoração em tons neutros cinzas e preto. decoração de plantas.
Projeto com revestimentos e decoração minimalista (Projeto: Leonardo Tulli)

Escolha uma paleta de cores simples

A base para criar uma sala minimalista é a escolha das cores. Uma paleta neutra é a dica principal para esse estilo de decoração.

O branco é recomendado para as paredes, principalmente para um espaço pequeno, pois fornece a sensação de amplitude. Além dele, bege, cinza e off-white também são indicados.

Para não deixar tudo sem graça, tons pastel podem ser explorados em pontos da decoração. Se quiser inserir cores mais intensas, deixe para detalhes menores, como as almofadas.

Sala de estar com revestimento imitando madeira no piso, poltrona cinza e sofá off-white.
O minimalismo tem paleta de cores simples que levam sensação de aconchego e acolhimento (Projeto: Diniz e Ayub Arquitetura)

Dê espaço para móveis com linhas retas e funcionais

Os móveis, além de fazerem parte da decoração, são úteis para o convívio na sala. Saber escolher o modelo e tamanho certo é essencial para a sala minimalista. Portanto, invista nas opções funcionais, que otimizem a metragem disponível.

A exemplo, vale pensar em adquirir um sofá confortável retrátil e um rack multiuso para a TV. Além disso, pufes com baú podem servir de assentos adicionais e ainda guardar objetos e mantas, por exemplo.

Dê preferência por móveis simples, com linhas retas e poucas texturas. Lembre-se de priorizar a fluidez do espaço com o mínimo de mobília possível.

Sala minimalista, detalhes el milhas retas, cores neutros, e prateleiras com diferentes tipos de vasos.
Ambiente minimalista que destaca decoração com linhas retas e algumas texturas (Projeto: Eliane Ventura)

Escolha decorações marcantes

A sala de estar minimalista deve contar com objetos de decoração que expressem a personalidade dos moradores.

Um vaso pequeno na bancada, quadros na parede ou uma escultura na mesa lateral são algumas opções para deixar o ambiente com a sua cara.

O estilo minimalista também explora elementos do estilo escandinavo e industrial, assim é possível inserir a presença de materiais naturais como a cerâmica ou madeira em alguns itens decorativos.

Sala com dois sofás juntos off-white, com decoração em tons terrosos e azul.
A variedade de texturas conferem estilo escandinavo e minimalista para sala (Projeto: Portoneves Arquitetura)

Tudo em seu lugar: o ambiente precisa ser organizado

Organização também é uma das principais características de uma sala minimalista. Além da dica dos móveis funcionais, que vão ajudar a manter tudo no lugar, tente não acumular objetos que não serão utilizados.

Living integrado em um apartamento com bancadas de porcelanato e piso imitando cimento queimado também de porcelanato.
Uma sala minimalista organizada traz a sensação de relaxamento, paz e tranquilidade (Projeto: Gabriella Gochinski)

Projetos de salas minimalistas para se inspirar

Confira algumas inspirações de salas minimalistas com espaços e objetos diferentes:

Sala minimalista simples

Um sofá retrátil e uma bancada de apoio para a TV podem ser móveis suficientes para o local. Optar por um tapete liso, em uma só cor, cria um ponto de contraste entre o branco das paredes e tons neutros do mobiliário.

Sala minimalista pequena

Numa decoração minimalista em um espaço pequeno, opte por poucos objetos. Uma prateleira ao lado da TV, ambos na parede, pode substituir o volume de uma estante, deixando o espaço mais livre. A cor branca nas paredes e na cortina vai deixar o ambiente mais iluminado, trazendo mais amplitude e leveza.

Sala com decoração e moveis na paleta de cores neutros e amadeirados.
O espaço de uma sala minimalista confere personalidade e funcionalidade (Projeto: TAU Arquitetos)

Sala minimalista moderna

Para um toque moderno na sala minimalista, aposte no uso do preto nos pequenos detalhes, como em uma mesa de centro de ferro e um abajur. O cinza-claro nos móveis, no sofá e no tapete absorvem o impacto visual da cor escura no ambiente.

Sala com revestimento amadeirado na parede que combina com a mesa de jantar. Luzes de bolhas brancas no teto.
Projeto que busca seu equilíbrio através de uma arquitetura e decoração que transborda conforto e calmaria (Projeto: Beatriz Vonsovicz Zeglin)

Sala minimalista monocromática

Ambientes monocromáticos estão entre as tendências no mundo da decoração. Opte por tonalidades que lembrem os pigmentos naturais como madeira, mármore, pedra e areia. A dica é explorar diferentes texturas nos revestimentos, nos móveis e objetos de decoração.

Sala minimalista monocromática cinza.
Projeto funcional e elegante, com traço minimalista e monocromático, mas ao mesmo tempo, afetivo (Projeto: Archi [lab] Karen Felix e Maira Rossi)

Sala minimalista colorida

Se você quer a discrição do estilo minimalista, mas adora cores, uma ótima opção é utilizar quadros na parede e um tapete geométrico colorido. Mantenha o restante da sala em tom mais claro, como as paredes brancas e um sofá cinza, para o equilíbrio.

Uma luminária de chão, por exemplo, também pode incrementar o décor, além de iluminar o ambiente.

Se você gostou do estilo minimalista para salas e quer continuar se aprofundando no assunto, confira o post "Projetos minimalistas ícones da arquitetura contemporânea portuguesa".

Acompanhe o portal Archtrends Portobello para mais dicas de decoração e revestimentos para a sua casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sala minimalista: 10 dicas e projetos para te...

Sala minimalista: 10 dicas e projetos para te inspirar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies