14.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Maria Fernanda Paes de Barros em sua casa repleta de artesanato
Maria Fernanda Paes de Barros em sua casa repleta de artesanato (Foto: Lufe Gomes)

Decoração com artesanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.11.2023
O fotógrafo Lufe Gomes visitou uma casa povoada por objetos feitos à mão, que materializam o patrimônio cultural brasileiro
minutos de leitura

A casa se relaciona com o ambiente que nos cerca.

Essa foi a sensação real que tive ao visitar a designer Maria Fernanda Paes de Barros em sua casa em Jundiaí, interior de São Paulo.

Com arquitetura de Diego Revollo, a casa tem forte conexão entre áreas externa e interna (Foto: Lufe Gomes)

A arquitetura da casa, de autoria do arquiteto Diego Revollo, criou uma enorme conexão do interior com o exterior, trazendo o verde para dentro e levando os moradores a sentirem-se abraçados pela natureza e pela intensa luz natural que vem de fora.

A luz natural invade os ambientes internos (Foto: Lufe Gomes)

Como me disse Maria Fernanda durante a visita, a arquitetura da casa a fez ver o céu como não via há anos. Isso é tão poético, não é? Mas é ainda mais que isso. É poesia na prática.

A decoração valoriza objetos feitos à mão, que resgatam ancestralidade e tradições (Foto: Lufe Gomes)

Essa casa representa uma mudança de vida e uma forma linda de ver o mundo. Maria Fernanda é designer de produtos e explora a multidisciplinaridade. Ela não se limita e expande sua pesquisa para outros campos da criação, buscando sempre a valorização e o resgate da ancestralidade, tradições e manualidades. 

Objetos que a moradora colecionou ao longo dos anos, em imersões em aldeias indígenas e encontros com artesãos (Foto: Lufe Gomes)

De tanto fazer imersões em aldeias indígenas, de passar longas temporadas no sertão de Minas Gerais co-criando ao lado de artesãs e artesãos, de participar de festividades dos povos originários, aprendendo e valorizando os saberes e os produtos feitos à mão com tradições seculares, ela se conectou com a energia da natureza de uma forma tão pura e verdadeira que deixou um apartamento na capital paulista e se mudou com a filha para o interior, em busca de mais conexão com essa força no seu cotidiano.

E encontrou.

O contato com o artesanato é uma forma de conexão com o povo brasileiro e a natureza (Foto: Lufe Gomes)

Para além da belíssima arquitetura da casa, encontrou essa conexão principalmente na decoração, que compôs com a mais pura essência dos aprendizados que ela tem tido pela vida. A casa ganha uma presença da natureza não apenas pelo verde, montanhas, céu, canto dos pássaros ou água da piscina azul à sua frente, mas pela alma pulsante do povo brasileiro, representada pelos trabalhos manuais de intensa harmonia com o planeta e expostos em todos os cantos.  

A decoração é composta por objetos de diferentes origens, mas todos feitos à mão por povos brasileiros (Foto: Lufe Gomes)

Maria Fernanda conseguiu, através da decoração, mostrar como sua jornada pessoal é feita de encontros com a mente aberta e a vontade de criar junto. Os inúmeros objetos do artesanato brasileiro são resultados de encontros de co-criação para sua marca Yankatu, que une design, cultura e impacto social. Os produtos criados tem como propósito abrir portas, conectar pessoas, apresentar inúmeras possibilidades de valorização de vidas, técnicas, materiais e lugares que mantêm vivos o patrimônio cultural e imaterial brasileiro. 

A casa é prática, graças ao piso de porcelanato Portobello (Foto: Lufe Gomes)

Uma casa, além de linda, precisa ser prática. E nesse caso, com tantos cachorros, piscina, ambientes muito amplos e um gramado que convida à liberdade, ter o piso resistente, fácil e prático de manter era uma prioridade e sinônimo de viver mais leve. Por isso, porcelanato Portobello.

A sala é o coração e a cozinha é o palco da casa (Foto: Lufe Gomes)

A sala toda aberta é o coração da casa, com a cozinha que parece um palco no centro do ambiente, cercado por imensas portas de vidro. Como deixar a casa mais aconchegante?

Com uma decoração que emociona, que conta histórias, nos ensina, nos faz pensar e evoluir. Os diversos objetos de barro, palha, madeira e tecidos trazem calor e aconchego ao ambiente de piso frio.

Quer assistir o vídeo completo da minha visita à essa casa?

Clique aqui:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração com artesanato...

Decoração com artesanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies