30.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cozinha cor de rosa
Cozinha recebeu revestimentos cor-de-rosa em equilíbrio com a base neutra (Projeto: Amanda Miranda) Arquitetura

4 dicas de como decorar com cores

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.12.2022
Arquiteta fluminense Amanda Miranda ensina truques para deixar a casa com mais cor
minutos de leitura

Decorar com cores pode ser um grande desafio. Além do medo de enjoar das tonalidades escolhidas, um projeto colorido pode envolver investimentos altos em tintas, revestimentos, mobiliário e objetos. No entanto, o uso de uma paleta de cores rica pode dar mais personalidade ao seu imóvel, como defende a arquiteta fluminense Amanda Miranda. 

“Eu acho que a cor traz alegria para casa, não vivemos em um mundo estático ou aquela coisa escandinava, com o uso da madeira, do branco e bege”, disse. “A vida no Brasil não é assim, ela é dinâmica, colorida, diferente. O nosso lar reflete muito mais identidade quando você tem essa mistura”. 

Para alcançar bons resultados, a profissional segue algumas regras, que ensina a seguir: 

Retrato da arquiteta Amanda Miranda
Arquiteta Amanda Miranda ensina técnicas para projetar com cores (Foto: Paola Gama)

EQUILÍBRIO

Após escolher as cores de preferência, as que agradam ao morador, analise o ambiente. É preciso estudá-lo, observar os elementos do entorno, como as entradas de luz e a arquitetura que constitui a decoração. 

“Eu acho que para funcionar é preciso justamente ter consciência desse equilíbrio, da proporção, da volumetria, de onde eu vou ter o maior impacto e onde eu quero, de fato, esse destaque”, disse. “Às vezes, nem é sobre a quantidade de cor, mas em qual parede, por exemplo, eu vou colocá-la”. 

Cozinha colorida com detalhes vermelhos e laranjas
Cozinha tem detalhes em laranja e vermelho, além de jardim vertical (Projeto: Amanda Miranda Arquitetura)

MOODBOARD

O moodboard é um quadro de referências. Ele pode ser uma pastinha no seu computador, recortes de revistas, imagens de filmes, de objetos de decoração e amostras de cores e tecidos, por exemplo, que são de seu interesse. Quando você une esses elementos e referências, consegue vislumbrar um caminho para a sua decoração. Em relação às cores, o moodboard permite, inclusive, ver se elas combinam entre si. 

“Montar o moodboard, como fazemos na Portobello Shop Niterói, já é um estudo”, disse. “Fora o 3D, obviamente, que ajuda muito, mas você pegar os materiais, as paletas de cores, colocar sobre a mesa e visualizar com a luz adequada, facilita o processo”. 

sala com parede preta e poltrona preta
Ambiente conta com tapete estampado, revestimento escuro na parede e mobiliário preto, em harmonia (Projeto: Amanda Miranda Arquitetura

COR FIXA X COR MÓVEL 

“Quando o cliente quer cor no espaço, assumimos isso e colocamos em elementos fixos, como revestimentos e paredes. Escolhemos os pontos que visualmente vão impactar mais, porque a cor será o elemento chamativo”, disse Amanda. 

“Agora, quando ele não quer cor, mas algo mais básico, eu a introduzo em elementos volantes, como tapete, adorno, nas plantas, pois, se em algum momento ele cansar daquilo, pode trocar”. 

Sala de estar com painel de madeira ripada e tapete azul
Sala de estar tem base neutra e cores vibrantes nas plantas e tapete (Projeto: Amanda Miranda Arquitetura)

REVESTIMENTO

A escolha de revestimentos ocorre durante o preparo do moodboard, junto a outros elementos, como tecidos, paleta de cores para paredes e mobiliário. No entanto, o segredo para a fluidez na aplicação dessas cores tem a ver com ligação entre objetos, revestimentos e outros aspectos do décor.

“Se eu entrar com um revestimento cor-de-rosa, eu vou ter que jogar essa cor em outro lugar, para que faça sentido”, explica Amanda. “O que dá essa sensação de equilíbrio e harmonia nos projetos é que, quando eu uso cor, eu não a uso solta em um ponto, mas ela fica ligada a um detalhe, nem que seja o adorno em outra parede ou do outro lado da sala”. 

cozinha cinza com revestimento interpretando mármore
Cozinha tem armários acinzentados e revestimento na parede com detalhes também em cinza (Projeto: Amanda Miranda Arquitetura

Em seu escritório, Amanda Miranda Arquitetura, a arquiteta diz preferir desafios, inclusive, os que envolvem uso de cores. 

“Eu sempre gostei de trabalhar com cor, sou uma pessoa extremamente colorida. Óbvio que trabalhamos com a cartela dos clientes, as cores que os agradam”, disse. “Buscamos não repetir fórmulas, fazer sempre o diferente”. 

sala de estar com cadeiras coloridas
Sala tem cadeiras de diferentes cores vibrantes, em destaque  (Projeto: Amanda Miranda Arquitetura)

Baseado em Niterói, seu escritório faz projetos residenciais, em maioria, e alguns comerciais, como lojas, restaurantes e clínicas. Hoje, atua também em Búzios, Angra dos Reis, na cidade do Rio de Janeiro, e tem expandido seus trabalhos para lugares como Fernando de Noronha. 

“Eu sempre pensei em fazer Arquitetura, nunca quis ser outra coisa na vida. Quando criança, meu lazer era desenhar plantas”, relembra. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

4 dicas de como decorar com cores...

4 dicas de como decorar com cores

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies