Residência FF: o encontro entre o moderno e o clássico no Prêmio Projeto
Da Interni Arquitetura, a Residência FF é uma das oito finalistas na categoria Design de Interiores do Prêmio PROJETO 2024.
O ponto alto do projeto é a junção dos estilos de um casal. De um lado, uma pessoa moderna. Do outro, uma clássica. Com base nesse encontro, foram escolhidos os elementos da Residência FF.
Os vencedores do Prêmio PROJETO serão conhecidos no dia 5 de setembro. Enquanto isso, conheça mais um entre os finalistas.
Leia também:
- Oskar Metsavaht: quando arte, moda, sustentabilidade e porcelanataria se encontram
- Modernismo brasileiro: conheça características e arquitetos principais
Residência FF é atemporal e funcional
A categoria Design de Interiores do Prêmio PROJETO, que tem patrocínio da Portobello, reúne ambientes que usam produtos da marca. No caso da Residência FF, eles foram adquiridos na Portobello Shop Gabriel, em São Paulo.
Três principais revestimentos foram escolhidos, incluindo o do piso, que permeia praticamente toda a Residência FF.
“Sempre trabalhamos com os materiais da Portobello em nossos projetos, gostamos muito do atendimento, da qualidade e estética dos materiais”, contam os arquitetos responsáveis.
Nas linhas a seguir, confira os detalhes do projeto, idealizado por Gabriela Rocha Terni, Carolina Kfouri e Shine Braga, com a colaboração de Camila Tahan, Giovanna Migliari e Ariane Jacintho.
Projeto une estilos clássico e moderno
Um jovem casal com dois filhos pequenos, mas com preferências por estilos de decoração diferentes. Esse foi o desafio inicial da Residência FF.
A reforma da cobertura de 550 m², em Paraíso (São Paulo), precisou conciliar elementos clássicos e modernos para agradar os dois moradores e proporcionar uma boa experiência.
Criação de novo espaço também foi desafio
Com crianças em casa, nada melhor do que pensar na funcionalidade dos espaços. Por isso, na Residência FF, essa foi uma das prioridades. Pensando nisso, foi criado um novo ambiente.
Isso foi possível por meio de uma nova laje, adicionada ao antigo pé direito duplo da cobertura. O vão agora é a grande brinquedoteca para os filhos do casal, que podem desfrutar de um espaço exclusivo e pensado para eles se divertirem e se desenvolverem.
Atemporalidade que conversa com filosofia da Interni Arquitetura
Apesar de conciliar dois estilos de decoração diferentes, um dos objetivos do projeto da Residência FF foi tornar os espaços atemporais.
Essa é uma maneira de fazer com que o design perdure ao longo do tempo, evitando novas reformas ou intervenções mais complexas nos próximos anos.
Pensando nisso, foram usados materiais que são clássicos e não saem de moda. Nesse sentido, os elementos naturais são ótimas pedidas. Isso inclui pedras, madeira e mármores com diferentes veios e acabamentos.
Ao escolher os produtos e materiais certos, é possível obter uma linguagem sofisticada. Inclusive, é importante ressaltar que o porcelanato pode ser usado perfeitamente nesses casos. Afinal, ele reproduz materiais naturais com fidelidade, é muito resistente e prático, além de ser mais sustentável.
Além dos materiais, as cores neutras e sóbrias contribuem para a atemporalidade da Residência FF. Tons como bege, cinza claro e off-white podem ser vistos com abundância nos ambientes.
Para levar personalidade, é possível brincar com texturas e formatos, como acontece com os tecidos de almofadas e tapetes, por exemplo.
Os revestimentos também podem adicionar autenticidade. Um exemplo é o revestimento escolhido para a parede do banheiro. Bonbon Adesia é cinza e neutro, mas em formas orgânicas que criam mosaicos.
Piso confere amplitude e sustentabilidade
Como mencionamos, o pavimento inferior da Residência FF traz como grande destaque o piso Posto 10, no formato 120x120 e com acabamento natural.
Dessa forma, “trazendo amplitude, otimização na instalação na obra e um resultado de um projeto sustentável pela sua característica atemporal”, explicam os arquitetos responsáveis pela reforma.
O piso da Portobello foi instalado na sala de estar, no living, na área gourmet, na sala de jantar, na cozinha e também na copa.
Reforma trouxe modernização à Residência FF
Ainda falando sobre funcionalidade, a Residência FF ganhou instalações modernas, que acompanham a lista de equipamentos de alta tecnologia que o casal queria usar no apartamento.
Eletros, novos sistemas de hidráulica e elétrica e automação residencial foram incluídos no projeto, que agora oferece mais praticidade aos moradores.
Vale destacar ainda outra modernização da Residência FF: o sistema completo de acústica projetado para o estúdio de bateria no piso superior.
Marcenaria exclusiva e mobiliário selecionado para a Residência FF
Para adicionar sofisticação à Residência FF, toda a marcenaria e demais detalhes foram idealizados e desenhados pela Interni Arquitetura. Assim, os clientes podem contar com um design único.
O mobiliário também foi escolhido com cuidado. Uma curadoria de produtos nacionais foi feita pelo escritório de arquitetura para que as peças se encaixassem perfeitamente nos ambientes.
Entre as peças, estão móveis assinados por Jader Almeida e Guilherme Wentz, além de obras de arte nacionais e internacionais, com destaque para a luminária Melt, de Tom Dixon, que também é uma escultura.
Área de lazer tem piscina e jardim
Completa, a Residência FF ainda reúne uma área de lazer com piscina. Considerada uma das grandes joias dessa cobertura, ela tem vista privilegiada do skyline de São Paulo.
A piscina, inclusive, é revestida com outro produto da Portobello: Barlavento Caribbean, que adiciona um toque natural ao espaço.
Para realçar ainda mais essa beleza, um paisagismo delicado leva vida à cobertura. Jardineiras feitas sob medida foram incluídas, mas sem deixar de lado a modernidade. Afinal, há sistemas de irrigação e iluminação elaborados com exclusividade para o espaço.
Pensando em renovar algum espaço também? Confira as nossas dicas para organizar a reforma da casa!