11.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Linda sala com pé-direito alto e bastante iluminação natural
Pé direito duplo deixa o ambiente da sua casa mais confortável (Projeto: Fabiana Garcia)

Pé direito duplo: entenda o que é, quais as vantagens e inspire-se

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.05.2022
minutos de leitura

O pé direito duplo é um recurso da arquitetura que traz inúmeros benefícios práticos para uma residência. Além desses benefícios, o pé direito duplo tem um histórico de ser um sinônimo de sofisticação, se fazendo presente em casas luxuosas, dando a sensação de um ambiente amplo.

Preparado para conhecer mais sobre esse método de projetar casas? Hoje iremos entrar nesse universo, entender tudo sobre o pé direito duplo e o que ele pode agregar à arquitetura de sua casa. Confira!

O que é pé direito duplo?

O pé direito é a forma que chamamos a distância que uma construção possui do chão até o teto. A palavra “duplo” que acompanha o pé direito significa que essa medida – cujo padrão geralmente varia entre 2,5m a 2,7m – está duplicada.

O nome se refere a pés de árvore, geralmente retos, que eram utilizados na edificação de residências, por isso hoje são chamados de “direito”. O pé direito é uma medida importante para a arquitetura, pois são reconhecidos como um valor de medida mínimo para o bem-estar de um lar, e para o design de uma casa.

Porém, quanto mais espaço melhor. Por isso mesmo é que existe o pé direito duplo cuja medida, duplicada a partir da usual, vai de 6m até 8m e 9m.

Leia também: Pé direito alto ou duplo: qual o melhor para seu projeto?

Ambiente em aberto com pé-direito duplo e piso revestido com Simplesmente Branco na sala de estar e jantar
O pé direito alto garante um maior destaque e valorização do imóvel (Projeto: Carlos Pardal)

Vantagens do pé direito duplo nos projetos de arquitetura

Esse conceito de pé direito duplicado foi criado para dar mais amplitude para as casas, criando ambientes mais amplos que permitem estratégias de design muito mais dinâmicas e versáteis.

Uma casa com pé direito duplo não ganha apenas em espaço, mas também um jogo de luz diferente e uma decoração mais requintada. Essa técnica de arquitetura melhora o aspecto da casa, deixando-a com ares mais luxuosos, e promovendo mais bem-estar.

Ambiente em aberto com pé-direito duplo sala de jantar e estar com luminária moderna  pendurada
Pé-direito duplo ajuda a economizar energia e diminuição a necessidade de climatização artificial deixando o ambiente mais confortável e aconchegante (Projeto: Oficina de Morar)

Sensação de amplitude

O pé direito duplo traz, em primeiro lugar, mais amplitude para uma casa. Afinal, ele aumenta o espaço do chão ao teto, dando uma sensação de mais conforto. Esse é justamente um dos aspectos buscados por quem adiciona um pé direito duplo em seu projeto.

Já que nós estamos muito mais acostumados com casas com pé direito reto normal, quando entramos em uma residência com pé direito duplo somos imediatamente impactados pelo seu visual. Por isso essa técnica é tão impressionante.

E tudo só melhora quando o lar que conta com essas dimensões as usa de maneira inteligente, apostando em um design ainda mais elegante que harmoniza com o tamanho da residência.

Pé direito duplo alumínio de madeirado  sala de estar, sala de jantar, com uma enorme cortina na janela
Pé direito duplo deixa casa mais elegante e harmônica (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

Dicas e inspirações para te ajudar a projetar o pé direito duplo

Vamos agora dar uma olhada em dicas super úteis e interessantes para você usar em sua casa com pé direito duplo, assim você terá mais opções para decorar um lar com essas dimensões. Confira!

Aumente a sofisticação com revestimento de Lastras

O espaço produzido pelo pé direito duplo é bastante amplo, apenas com um lindo revestimento de Lastras.

As Lastras são grandes peças de porcelanato que dão um ar de sofisticação e elegância ímpar para a casa. Elas se tornam uma excelente forma de preencher o espaço do pé direito duplo, sem causar uma profunda alteração visual. Essas peças também geram um visual mais clean, mais discreto, mas, ao mesmo tempo, luxuoso, o que contribui para trazer um ar de conforto.

Veja também: Lastras: superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas

sala de apartamento iluminada  com  pé direito duplo
Revestimento de lastras excelente para pé direito duplo (Projeto: Daiane Melo)

Dê atenção à iluminação do ambiente

Um dos pontos mais fortes ao optar pelo pé direito duplo é a iluminação. Uma iluminação em uma casa alta pode ser muito mais dinâmica, elegante, bonita e vale apostar em luzes grandes, lustres chamativos e graciosos.

O tamanho do ambiente também permite um jogo de luz muito mais dinâmico e versátil, dando a liberdade para que o dono do imóvel faça algumas brincadeiras e truques com luzes. Vale, inclusive, investir em modos mais dinâmicos e exóticos. .

sala de estar aberta com pé-direito duplo
A iluminação e o ponto mais importante para se ter pé direito duplo (Projeto: Fernando Pherpa)

Aproveite o espaço extra da melhor forma

Não é apenas pelo design que o pé direito duplo se torna atrativo. Lembre-se que falamos também que nesse método de construção há muito valor prático, e realmente tendo mais espaço, mesmo que seja vertical, você também terá mais liberdade para aproveitá-lo melhor.

Casas com pé direito duplo permitem estantes maiores, mais robustas e até mesmo decorações que seriam impossíveis de realizar em um ambiente com pé direito normal. Você pode criar vitrines, pendurar quadros ou até aquários, que são muito mais chamativos e poderosos visualmente.

sala com luz natural com paredes de cimento queimado e painéis de madeira, nas paredes e nos tetos
Aproveita cada espaço traz um ar de elegância (Projeto: Victor Romansini)

Explore elementos verticais

Algo essencial sobre o pé direito duplo é o espaço que a técnica abre para elementos que compõem a decoração, dispostos verticalmente. Visto que, o pé direito se refere às dimensões verticais do imóvel. Essa oportunidade de explorar elementos verticais pode ser bem aproveitada e agregar muito valor à decoração do ambiente.

Uma forma de fazer isso é apostando em usar o espaço vertical de maneira inteligente, com o uso de escalas, por exemplo. Criar um mezanino é comum em casas com essas características, e fica realmente magnífico e muito elegante, quando aliado a escadas caracóis que levam do piso ao pavimento.

A criação de ambientes de trabalho no mezanino em casas com pé direito duplo também é bastante comum. Escritórios, ateliês, ou bibliotecas inteiras, que ficam nesse segundo andar criado com mezanino, além de dar um uso prático para o espaço, também cria um design inteligente e visualmente agradável na disposição da casa.

sala de jantar e sala de estar moderna integradas com pé direito duplo  e escada para segundo andar
Elementos verticais deixa o design do pé direito duplo mais agradável (Projeto: Fernando Farinazzo)

Escolha uma parede para destacar

As casas com pé direito duplo são muito interessantes e praticamente todo o imóvel se beneficia dessa característica. Mas pode ser difícil valorizar cada espaço. Se você pensa em apenas preencher as paredes com itens de decoração, pode se frustrar, já que essa tentativa seria contraproducente, até mesmo da perspectiva estética.

Estética também tem a ver com comedimento e reflexão sobre quais elementos devem ser utilizados para valorizar e garantir uma harmonia em todo ambiente. Por isso, uma recomendação de ouro em casas com essa característica é: escolha apenas uma parede para destacar.

Assim você terá uma parede específica para receber a maior carga de decoração, enquanto as outras se permanecem neutras, compondo o cenário de maneira harmoniosa.

Aproveite para entender quais as cores que ficam harmoniosas juntas no post "Como usar cores complementares em um projeto de interiores".

Quando falamos de decoração, a criatividade é muito bem-vinda, e explorá-la para compor os espaços de sua casa vai garantir que o projeto tenha mais força e autenticidade. Portanto, aproveite o espaço elegante e amplo que o pé direito duplo cria nos ambientes e aposte em peças que transparecem sua personalidade.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pé direito duplo: entenda o que é, quais as...

Pé direito duplo: entenda o que é, quais as vantagens e inspire-se

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies