19.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala ampla e iluminada, com detalhes em mármore e madeira, além de plantas
Alguns dos top 12 projetos do ano no Archtrends chamam a atenção pelo visual diferenciado e inovador (Projeto: IK Studio)

Confira os top 12 projetos do ano no Archtrends

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.12.2023
Um para cada mês! Veja a seleção de projetos do ano no Archtrends que merecem ser destacados para servir como fonte de inspiração
minutos de leitura

Pronto para conhecer os projetos do ano no Archtrends? Este conteúdo traz uma seleção de perfis que se sobressaíram ao longo de 2023.

Então, confira os destaques dos últimos 12 meses no nosso portal e comece a se inspirar para as criações de 2024!

12 projetos do ano no Archtrends

Se você é novo por aqui, saiba que esta é uma plataforma que traz referências e tendências de arquitetura e design. 

Para tanto, reúne criações de profissionais de todo o Brasil. A seguir, confira os principais projetos do ano no Archtrends!

1. Janeiro

Cozinha e sala integradas, com tons neutros e detalhes em madeira
Decoração que combina com a cultura carioca (Projeto: Rafael Ramos Arquitetura)

Entre os projetos do ano no Archtrends, o destaque de janeiro vai para este apartamento no Highlight Botafogo, resultado do trabalho do arquiteto Rafael Ramos.

Com soluções versáteis, é possível perceber não apenas a integração de ambientes, como também da paisagem e do estilo carioca.

Além da ausência de paredes entre os espaços, a conexão pode ser reforçada por meio de elementos estéticos.

Por exemplo, o mesmo revestimento foi usado no piso de todo o apartamento: Via Durini Fog 90x90 cm natural retificado, da linha Via Durini. Isso ajuda a estabelecer uma continuidade visual.

Além disso, o uso da mesma paleta de cores e de formas que dialogam permite criar uma composição harmônica e moderna.

2. Fevereiro

Sala de estar ampla em tons neutros
O uso estratégico das linhas é fundamental para conferir forma ao ambiente (Projeto: Trevi Arquitetura e Engenharia / Foto: Luis Agostinho)

Esta sala de estar chama a atenção pelo visual contemporâneo e pelo bom aproveitamento da área disponível.

Por se tratar de um ambiente amplo, o uso de linhas retas no mobiliário e em outros elementos da decoração ajuda a demarcar o espaço, deixando tudo bem distribuído.

Também vale observar o papel dos materiais e de suas superfícies na expressividade da paleta de cores. Apesar de usar apenas tons neutros, o projeto não ficou monótono.

Pelo contrário: o ambiente esbanja elegância com o porcelanato marmorizado Bianco Covelano no piso e a mescla de móveis de diferentes matérias-primas.

O visual fica ainda mais interessante pelo contraste entre o cinza dos estofados, os tons de marrom da madeira e as cores claras das paredes e do mobiliário.

3. Março

Cozinha integrada à área externa da casa
Cozinha com ilha integrada à área externa com piscina (Projeto: Capponi Arquitetura)

Não é difícil entender por que esta cozinha está entre os projetos do ano no Archtrends. Trata-se de um ótimo exemplo de união entre funcionalidade e beleza.

Em vez de ser apenas um ambiente tradicional, os espaços ao redor foram considerados na hora de idealizar a disposição dela.

Dessa forma, optou-se por uma ilha, na qual estão a pia e o fogão, virada para a área externa. Ou seja, a pessoa que prepara as refeições consegue interagir com quem está do lado de fora.

Por ter cores claras, a cozinha fica bem iluminada. E muito charmosa, com o contraste dos eletrodomésticos e das laterais da ilha pintadas de azul.

4. Abril

Sala ampla e aconchegante integrada à área externa da casa
Quando o ambiente interno conversa com o externo (Projeto: Seferin Arquitetura)

Esta casa de praia contemporânea totalmente integrada foi criada para ser o refúgio de uma família durante os finais de semana.

Isso explica a arquitetura voltada à contemplação da área de preservação do terreno e do horizonte que se estende até chegar ao azul do mar.

E essa integração com a natureza não se restringiu à paisagem. Durante a concepção da casa, outros cuidados foram tomados pensando nos fatores ambientais:

  • escolha de materiais, formas e volumetria;
  • e uso de tecnologias específicas, como painéis solares para o aquecimento da água, placas de energia fotovoltaica e cisterna para o reaproveitamento da chuva.

5. Maio

Cozinha e sala integradas, com base em tons neutros e detalhes em verde
Arquiteta responsável por este projeto recebeu o prêmio Portobello+arquitetura (Projeto: Oficina de Morar)

Pensado para um jovem casal, este projeto de interiores esbanja charme e sofisticação. As áreas sociais estão todas integradas, oferecendo uma bela vista da paisagem da varanda.

O layout, os móveis e as luminárias criam uma atmosfera moderna, mas sem deixar o aconchego de lado. Por meio da iluminação difusa e distribuída, o apartamento confere uma sensação acolhedora.

O projeto foi desenvolvido por Greice Kelly Stange, a arquiteta que está à frente do escritório Oficina de Morar, de Jaraguá do Sul (SC). 

Greice foi uma das profissionais premiadas entre os arquitetos brasileiros de destaque na Festa Portobello+arquitetura.

6. Junho

Cobertura cujo visual expressa a paixão pelo mar (Projeto: IK Studio)

Rodeada pela natureza, em Jurerê Internacional, esta cobertura está entre os projetos do ano no Archtrends. 

Ela foi concebida e desenvolvida pelo IK Studio, em consonância com a identidade do escritório de arquitetura.

Uma das prioridades foi valorizar o estilo contemporâneo por meio de materiais naturais — muitos deles estão presentes nas assinaturas de ícones brasileiros.

A decoração dos ambientes é marcada pelos tons neutros. No entanto, todos contam com alguns elementos de destaque em azul, propondo um diálogo com o mar.

Graças a esse conjunto, a cobertura é o lugar perfeito para receber pessoas queridas e compartilhar momentos memoráveis.

Leia também:

7. Julho

Área externa atrás de casa com piscina e paisagismo
Área da piscina é um convite ao relaxamento (Projeto: Mattos Arquitetura)

Esta casa foi projetada especialmente para proporcionar os melhores momentos de descanso, lazer e diversão junto da família e dos amigos.

E o destaque vai para a área da piscina, que se apresenta como um verdadeiro oásis para quem deseja se banhar em meio ao verde da vegetação. Para isso, o paisagismo foi uma peça-chave.

Com o objetivo de tornar o espaço funcional e, ao mesmo tempo, acolhedor, o piso foi revestido com o porcelanato Araucaria Clara 20x120 cm EXT retificado, da linha Araucaria, que reproduz madeira.

8. Agosto

Sala de estar e jantar ampla em tons neutros, com detalhes em madeira
Valorização da área externa para proporcionar momentos especiais (Projeto: Shinagawa Arquitetura / Foto: Evelyn Muller)

Mais um dos projetos do ano do Archtrends para quem busca fontes de inspiração. Neste caso, o objetivo foi valorizar a iluminação natural e aumentar o aproveitamento da área externa.

Para isso, o escritório Shinagawa Arquitetura buscou integrar os espaços internos e externos da casa, o que demandou mudanças estruturais.

E essas transformações valeram a pena, uma vez que permitiram a entrada de luz natural em todas as áreas comuns do imóvel.

A paleta de tons terrosos, combinada com os materiais naturais, criou um visual atraente, que incentiva a interação entre pessoas.

9. Setembro

Cozinha e sala integradas, com base branca e detalhes em madeira
Leveza para criar ambientes bonitos e funcionais em espaços pequenos (Projeto: Eliane Ventura)

Funcionalidade e estética aliadas é uma das prioridades nos projetos de decoração de apartamentos pequenos.

Portanto, nada melhor do que contar com a ajuda de profissionais que entendem do assunto para planejar os espaços em detalhes.

Neste projeto, a arquiteta Eliane Ventura criou ambientes práticos para o dia a dia e aconchegantes para receber familiares e amigos aos finais de semana.

A junção dos tons claros com a madeira, interagindo com focos de cores vibrantes, foi o segredo para criar um visual leve e, ao mesmo tempo, alegre para o apartamento.

10. Outubro

Área externa com sofá, mesa, cadeiras e piscina
A integração entre ambientes tem o poder de impactar diretamente as relações entre as pessoas (Projeto: Ricardo Macegoza)

O arquiteto Ricardo Macegoza é o responsável pelo projeto desta residência que está entre os projetos do ano no Archtrends.

Com três andares, subsolo e mais dois pavimentos, a casa conta com uma fachada minimalista e contemporânea.

Já no seu interior, os espaços são integrados, de modo a permitir uma melhor interação entre os moradores no dia a dia.

Outro destaque vai para o uso estratégico de materiais. Por meio da combinação de madeira, concreto e porcelanatos da Portobello, os ambientes da casa ficaram bastante acolhedores.

11. Novembro

Sala ampla com diversas peças de arte, artesanato e design
Arte contemporânea agrega personalidade e elegância à decoração (Projeto: BST arquitetura)

O perfil alegre e descontraído dos moradores foi o ponto de partida para a criação de um layout bem despojado para este projeto.

A decoração foi pensada para estar em sintonia com o clima de praia, mas sem cair no clichê ou criar um visual rústico demais.

Pensando nisso, o escritório BST arquitetura apostou na madeira, além de texturas, fibras e peças artesanais. Porém, nada de exageros.

Para alcançar um equilíbrio na composição e um visual simples, mas com certa elegância, o projeto explorou bases neutras, linhas retas e volumes puros.

Também vale destacar o uso de mobiliários brasileiros, obras de arte e iluminação difusa, que deixaram os ambientes confortáveis e sofisticados.

12. Dezembro

Varanda ampla com detalhes em azul e laranja
O uso das cores complementares azul e laranja deixa o visual da varanda com mais personalidade (Projeto: Juliana Lorenção)

O último da lista de projetos do ano do Archtrends é esta casa de praia em Guarapari (ES), da arquiteta Juliana Lorenção.

Cheia de frescor, a residência foi pensada para transmitir um mood praiano e proporcionar momentos descontraídos entre família.

Por isso, as áreas comuns foram integradas. A varanda que dá para a piscina, por exemplo, conta com um canto gourmet e termina em uma sala de TV.

Embora os tons neutros sejam predominantes, os materiais e as cores foram usados de maneira estratégica e criativa.

E então, o que achou dos projetos do ano no Archtrends? Seja qual for o seu preferido, que esta lista tenha inspirado você a pensar em futuras criações para a sua casa ou para os seus clientes.

Aproveite que está por aqui e confira as 20 tendências de arquitetura e decoração para 2024!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Confira os top 12 projetos do ano no Archtren...

Confira os top 12 projetos do ano no Archtrends

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies