09.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato antiderrapante
"Porcelanato antiderrapante" é o termo popularmente usado para produtos com propriedades que ajudam a evitar o escorregamento (Projeto: Hr Arc Arquitetura e Interiores)

Porcelanato antiderrapante: será que este produto existe mesmo?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.01.2024
Já ouviu falar em porcelanato antiderrapante? Muita gente se pergunta se ele existe e se é mesmo eficiente. Tire suas dúvidas e saiba como escolher
minutos de leitura

Na hora de escolher os acabamentos, podem surgir diversas dúvidas, como o tipo de revestimento ideal para cada ambiente. É aí que você pode se deparar com o porcelanato antiderrapante.

Muitas marcas vendem produtos usando esse termo para se referir àqueles que são ideais para áreas molhadas e externas.

Mas será que isso realmente existe? Afinal, muita gente conhece o porcelanato polido, que é aquele bem brilhoso e escorregadio.

Para tirar esta e outras dúvidas, acompanhe a leitura deste artigo e saiba tudo sobre revestimentos com propriedades antiderrapantes!

Afinal, existe porcelanato antiderrapante?

Porcelanato antiderrapante, banheiro
Com acabamento natural, porcelanato marmorizado pode ser usado até no banheiro (Projeto: Portoneves Arquitetura / Foto: Walter Dias)

Na verdade, existem porcelanatos que ajudam a evitar o escorregamento! 

No entanto, é importante destacar que “porcelanato antiderrapante” não é o termo tecnicamente correto para esse tipo de produto.

Muitas empresas, brasileiras e estrangeiras, além de vendedores de lojas, costumam empregar essa expressão.

Portanto, esse acabou se tornando um termo bastante difundido para dizer que um produto tem propriedades que evitam o escorregamento.

Contudo, não está certo afirmar que um porcelanato é antiderrapante, pois esta palavra significa que não há qualquer possibilidade de a pessoa cair, o que não é verdade.

Apesar de ajudar a evitar que isso aconteça, ainda pode ser que alguém escorregue em um piso desse tipo, assim como em outras superfícies.

É que derrapar e cair nem sempre tem relação com o revestimento. Por exemplo, pode ser por causa de um produto aplicado sobre ele, que o deixe escorregadio.

Além disso, pode ser que haja líquido no piso, que a pessoa esteja com um calçado que escorrega ou que tenha mobilidade reduzida, entre outras possibilidades.

Então, por que se fala em \"porcelanato antiderrapante\"?

Você pode se perguntar: \"se falar que um porcelanato é antiderrapante não é correto, por que ainda vejo esse termo no mercado?\".

Bom, ele é usado de forma comercial, para facilitar o entendimento das pessoas sobre as características do produto.

E, de fato, esse é um revestimento que tem propriedades que ajudam a evitar o escorregamento. É seguro e, portanto, pode ser aplicado em ambientes molhados.

Isso inclui o box do banheiro e até mesmo as áreas externas, como a borda da piscina e o espaço do chuveirão.

Quais são as características do porcelanato antiderrapante?

Porcelanato antiderrapante, escada
Em escadas, ideal é usar porcelanato com propriedades antiderrapantes (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

Basicamente, o porcelanato antiderrapante é aquele com propriedades anti-escorregamento. 

Para que um produto entre nessa categoria, é preciso atender a exigências e normas próprias para revestimentos cerâmicos.

No Brasil, o teste de atrito é diferente do que é feito em outros países. Por aqui, usamos um aparelho que mede essa resistência em uma escala que vai de 0 a 1.

Para ser considerado um porcelanato antiderrapante, o revestimento precisa ter resistência igual ou superior a 0,4.

Quanto mais perto do zero ele está, mais escorregadio é. 

Consequentemente, quanto mais próxima do 1 é a classificação, mais atrito é capaz de gerar, tornando o produto mais seguro em relação ao escorregamento.

Quais são os tipos de porcelanato considerados antiderrapantes?

Na hora de comprar um revestimento cerâmico, é importante observar suas especificações. Entre elas, o tipo de acabamento.

É isso que vai determinar se o produto é considerado um porcelanato antiderrapante ou não. Basicamente, há duas opções indicadas nesse sentido: natural (NAT) e externo (EXT).

Porcelanato natural

Porcelanato antiderrapante, porcelanato natural, cozinha
Mesmo com propriedades antiderrapantes, porcelanato pode reproduzir outros materiais, como madeira (Projeto: Renata Faria Scherer / Foto: Lari Cohen)

O porcelanato natural é aquele com resistência ao escorregamento, de acordo com a norma para revestimentos deste tipo.

Isso acontece porque, até o fim da sua produção, ele não recebe um acabamento superficial como o polimento. O resultado é um revestimento fosco.

Sendo assim, pode ser usado em ambientes que precisam de maior segurança, de modo a evitar quedas e tombos.

O ideal é usar o porcelanato natural em espaços internos, como banheiros, lavabos, cozinhas, lavanderias, escadas e varandas cobertas.

Por norma, ele pode ser usado até mesmo na borda de uma piscina. Contudo, por mais que haja essa liberação, a Portobello não recomenda o uso nesse local, e nem no piso de nenhuma área externa.

Afinal, é um ambiente onde há muitas chances de haver escorregamento. Portanto, a indicação da marca nesses casos é o acabamento EXT, que veremos na sequência.

Porcelanato externo

Porcelanato antiderrapante, porcelanato externo, área externa
Piscinas e bordas podem receber porcelanato, desde que tenha acabamento EXT (Projeto: Natássia Cruz | Modullus Studio de Arquitetura / Foto: Leonardo Vieira e Helio Holanda)

Do ponto de vista técnico, a diferença entre o porcelanato natural e o externo é que o primeiro tem atrito em torno de 0,4. Já o segundo tem de 0,6 a 0,8, a depender do produto.

Portanto, este último conta com uma resistência ao escorregamento maior. Isso acontece porque ele é um pouco mais áspero.

Sendo assim, é o mais recomendável para áreas externas, inclusive em bordas de piscina e até como revestimento para o interior de piscinas de alvenaria. 

Contudo, não é indicado para rampas expostas às intempéries, somente as internas e cobertas.

O que fazer para evitar escorregar em áreas molhadas?

Porcelanato antiderrapante, área de serviço
Além da escolha do piso, outros cuidados evitam o escorregamento (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

Como vimos ao longo do artigo, evitar o escorregamento depende de diversos fatores, que vão além da escolha de um porcelanato antiderrapante.

No entanto, o primeiro ponto é escolher o produto certo, de acordo com o ambiente que vai receber o acabamento.

Em relação ao projeto, é importante se atentar ao caimento correto da água. Isso evita que ela crie poças e fique sobre o revestimento por muito tempo.

Além disso, é fundamental limpar o porcelanato da maneira correta. Evitar produtos de limpeza que o deixem liso e sabão em excesso, por exemplo, pode impedir derrapadas.

Por fim, tomar cuidado com o tipo de calçado que se usa é outra orientação importante. O couro tende a ser mais escorregadio. Então, se for para uma área molhada, prefira sapatos de borracha pura.

Quer conhecer diferentes opções de porcelanato antiderrapante? Formatos, cores, estampas e texturas variam bastante para combinar com todos os projetos. 

Acesse o site da Portobello e encontre o produto ideal!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato antiderrapante: será que este pr...

Porcelanato antiderrapante: será que este produto existe mesmo?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies