12.05.2022
Avaliação
()
banheiro de casal todo branco
No banheiro do casal, o revestimento branco constrói a atmosfera luxuosa (Projeto: Greice Albuquerque)
0

Revestimento para banheiro: saiba como escolher os melhores!

Você precisa escolher o revestimento para banheiro de seu projeto? Confira as melhores dicas sobre o que considerar no momento da decisão do piso e da parede e veja inspirações para deixar esse espaço de seu lar ainda mais lindo e funcional!
minutos de leitura

Escolher o revestimento mais adequado para o banheiro é uma tarefa importante na hora de montar o projeto da casa. Apesar desse ambiente exigir um pouco mais de atenção por possuir especificidades, você pode montar um espaço bonito, funcional e com alta durabilidade com as dicas que nós, especialistas do Archtrends Portobello, trouxemos.

Vamos lá?

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Como a estética do banheiro evoluiu nos últimos anos?

O revestimento para banheiro é um detalhe bastante importante para os profissionais de arquitetura na hora de montar um projeto, tanto pelo seu lado estético quando funcional que o ambiente necessita. Isso porque os novos materiais e o olhar aguçado dos arquitetos fizeram com que esse espaço ganhasse tanta personalidade quanto os outros ambientes da casa.

Entre as novidades em revestimentos para banheiro, destacam-se os porcelanatos que interpretam madeira e cimento ou até mesmo pastilhas e azulejos de design diferenciado. Com o crescimento da estética minimalista, os acabamentos cerâmicos que reproduzem o visual do mármore também ganharam os holofotes, principalmente quando combinado com peças de design simples e atemporal.

Qual o porcelanato indicado para usar de revestimento para banheiro?

Por ser um ambiente que tem contato direto com a umidade, o revestimento para banheiro, além de beleza e durabilidade, deve oferecer segurança aos moradores. Nesse sentido, os porcelanatos mais indicados, especialmente para o piso, são aqueles que apresentam superfície natural.

Porcelanato polido

banheiro elegante com revestimento em tons claros
Com revestimentos de tons claros, o banheiro fica bastante elegante (Projeto: Juliana Agner)

Esse tipo de material passa por um processo de polimento e, por isso, tem o brilho intenso que é normalmente associado ao porcelanato. Ele possui uma alta resistência tanto à umidade quanto ao desgaste, porém, é uma superfície muito escorregadia, podendo ser utilizado apenas na parede do banheiro.

As peças desse tipo de porcelanato também podem ser aplicadas em lugares secos como o quarto, a sala, o hall de entrada e os corredores.

Porcelanato natural

Banheiro com porcelanato natural
O porcelanato natural é fosco e dá mais elegância ao ambiente (Projeto: archibox arquitetura)

O porcelanato natural não passa pelo processo de polimento, resultando em uma textura não lisa e sem brilho algum. Essa opção proporciona um acabamento neutro, principalmente se utilizar peças grandes, como as Lastras.

Além disso, ele é bastante resistente e pouco escorregadio, por isso também pode ser usado em pisos e ambientes molhados, como o banheiro. Também pode ser aplicado em paredes, claro. A superfície desse tipo de porcelanato é fosca, o que torna o ambiente ainda mais aconchegante. Normalmente o porcelanato natural representa madeiras, pedras e concretos.

Como combinar revestimento de piso e parede no banheiro?

Banheiro com porcelanato no piso e pastilhas na parede
Parede e pisos criam um contraste harmônico neste banheiro (Projeto: Mariana Lobo)

Para combinar os revestimentos de piso e parede no banheiro você pode optar por utilizar o mesmo material, garantindo harmonia e sensação de continuidade no ambiente. Ou então, é possível compor peças com duas aparências diferentes.

Se desejar seguir pela segunda opção, nossa dica é buscar tons neutros como bege e marrom, ou branco e preto. Para os projetos com identidade visual mais colorida, mantenha uma das superfícies (piso ou parede) com um tom claro e básico, e escolha um tom vibrante para criar um contraste sem perder o equilíbrio na composição.

Outra dúvida comum é como combinar os revestimentos do banheiro com a bancada. Usar uma bancada em porcelanato oferece vantagens funcionais, como resistência e facilidade de limpeza, além de evitar que os acabamentos entrem em conflito visual.

Caso o tom mais chamativo do revestimento desse espaço estiver na parede, você pode escolher também deixar a bancada com a cor neutra do piso. A proposta continua elegante e harmônica.

Como escolher o melhor revestimento para banheiro?

Antes de pensar no modelo de revestimento para banheiro e finalmente realizar a compra, é preciso ficar de olho em aspectos que farão toda a diferença lá na frente.

Separamos abaixo as características que precisam ser observadas durante o processo de escolha.

1. Atenção à cor do revestimento

A cor é um ponto muito importante que não pode ser deixado de lado, já que as opções claras são mais comuns, mas também demonstram mais sujeira. Para decidir esse ponto, é importante considerar com qual frequência estará disponível para fazer uma limpeza nesse local, quais os tons usados no restante no projeto e também a cor dos outros acabamentos.

Mistura de tons

banheiro com paredes revestidas em tom escuro e piso claro
Paredes contrastando com as louças e o piso do banheiro (Projeto: Mariana Lobo)

Uma ideia é mesclar revestimentos. Na área do chuveiro ou banheira, onde cai mais água, escolha um modelo mais escuro que contraste com o claro da cuba e do vaso sanitário. Se o espaço for maior, melhor ainda, pois ambientes pequenos podem acabar provocando sensação de “confusão visual” quando ficam muito carregados.

Também dá para mesclar entre piso e parede do banheiro. Se o piso for escuro, invista em uma parede mais clara ou vice-versa. O resultado será incrível e moderno.

Tons claros

banheiro de alto padrão com tons claros
Charme e sofisticação dominam este banheiro com revestimentos claros (Projeto: Aercio Santiago)

Os tons claros são ótimas alternativas e existem em abundância no mercado. Tenha em mente apenas o fato de que revestimentos para banheiro muito claros podem demandar maior necessidade de limpeza. Se o banheiro recebe uma quantidade grande de pessoas e o cliente não tem tempo de passar um pano com maior frequência, aposte em tons não tão brancos, como o off-white.

Se gostar de um pouco de cor no ambiente, ainda dá para combinar essas tonalidades com peças verde claro ou marrom claro. Além de dar um charme a mais, deixa o espaço mais descontraído.

2. Prefira revestimentos que não absorvam umidade

Outro ponto importante é em relação a umidade. Já sabemos que a produção de vapor nos banheiros é grande, porém, muitas vezes nos esquecemos como um piso ruim afeta a estrutura de todo o espaço. Quando o piso “engole” grande quantidade de água, eventualmente uma infiltração vai acontecer.

Os efeitos desse problema em pisos e paredes do banheiro são sérios e podem provocar as seguintes consequências:

  • infiltração em quartos que fazem divisa com esse ambiente;
  • complicações respiratórias nos moradores;
  • acúmulo de mofo ou bolor;
  • manchas na pintura.

Além disso, o piso pode chegar a trincar e prejudicar toda a estrutura do local. A solução para todos esses problemas não é nada difícil: escolha modelos que sejam resistentes à água e à umidade em geral. O porcelanato é totalmente impermeável, por isso um revestimento ideal para banheiros.

A madeira, por exemplo, não lida muito bem com a umidade e, em contato com ela, pode sofrer danos rapidamente. Uma ótima solução é usar um porcelanato que reproduza esse material com alta fidelidade.

3. Escolha um material fácil de limpar

Cada parte de uma casa necessita de manutenção constante para se manter limpa e propícia para que os moradores aproveitem o lar para relaxar. Por isso, é importante considerar se um material que deseja colocar em seu projeto é ou não é fácil de ser limpo. Afinal, ninguém quer perder o tempo que podia estar com a família, não é?

Revestimentos de pedra são mais difíceis de limpar, muito menos a madeira traz essa facilidade, visto que demanda um ambiente muito bem-ventilado para que não apresente manchas.

O porcelanato, por sua vez, é um dos materiais mais práticos como revestimento para banheiro em questão de limpeza. Com apenas um pouco de água e detergente já é possível deixar toda a peça higienizada e sem manchas. E se quiser saber mais detalhes sobre como limpar porcelanato corretamente, já temos um conteúdo completo sobre o assunto no portal.

Aspectos como o tamanho da peça também são cruciais na hora da limpeza. Quanto maiores forem as placas e menores os rejuntes, mais fácil será de deixar limpo uma vez que essas frestas acumulam pequenas sujeiras que podem causar manchas.

Como exemplo, temos o porcelanato retificado, que pode ser aplicado com até 1,5mm de rejunte. A solução garante juntas menores e traz efeito diferenciado, dando a impressão de que se trata de uma única peça no piso.

4. Confira se o revestimento é escorregadio

cuba e espelho em banheiro de alto padrão
Além de beleza, os revestimentos do banheiro garantem segurança (Projeto: Deisy Rigotto)

Apesar de praticidade para limpar e as cores das peças escolhidas serem importantes, a segurança deve ser sempre colocada em primeiro lugar. O principal ponto em relação ao revestimento para banheiro, em especial aqueles aplicados no piso, é o risco de escorregamento.

Pisos lisos e brilhantes demais costumam ser escorregadios. O ideal é escolher porcelanato natural, que já vêm com essa especificação.

Porém, não é preciso abrir mão completamente de um porcelanato polido. É possível mesclar opções, usando aquelas mais seguras na área onde haverá grande circulação de água, e deixar as peças brilhantes para as paredes ou bancadas.

Ainda, porcelanato polido pode ser aplicado em um lavabo, que não é considerado uma área molhada, por receberem apenas respingos de água decorrentes do seu uso.

Uso de porcelanato como revestimento para banheiro: dúvidas frequentes

Existem muitas dúvidas sobre o uso de porcelanato para revestimento do banheiro e separamos as principais delas a seguir!

1. Posso usar o porcelanato para banheiro em outros ambientes da casa?

Sim, não existe uma contraindicação na aplicação do mesmo material em diferentes espaços. Isso porque nos ambientes molhados, como banheiro, cozinha e área de serviço, a escolha ideal é pelo porcelanato com superfície natural. No entanto, essas duas opções também funcionam bem em outras partes do lar, mesmo que elas não fiquem expostas à umidade.

2. Qual rejunte deve ser usado no banheiro?

Isso depende do tipo e borda do porcelanato escolhido como revestimento para banheiro. Se a peça é bold, deve-se usar o rejunte com 5mm de espessura mínima. Já se é retificada, 1,5mm fica ideal. Independente de qual escolher, não se esqueça de ter um cuidado redobrado com esse detalhe no momento da limpeza.

3. O revestimento do banheiro precisa ser igual o de toda a casa?

Não necessariamente, isso é uma questão de gosto. Basta seguir as recomendações sobre qualidade do material a ser usado em banheiros e lavabos, que você poderá escolher qualquer modelo para compor esse ambiente. Para que o projeto fique mais harmonioso, a única recomendação é que siga as tonalidades e estilo de revestimento usado no restante da casa, mas não precisa ser exatamente igual.

4. O piso e revestimento para parede do banheiro precisam ser o mesmo?

Esse é outro ponto que irá depender única e exclusivamente do visual que deseja para seu ambiente, pois não existe uma necessidade de ambas superfícies serem feitas do mesmo material. O único ponto de atenção é ter o devido cuidado de não usar no piso os revestimentos cerâmicos monoporosas ou semiporosas, pois estas são específicas para uso em paredes.

5. Posso usar revestimentos diferentes em dois banheiros da casa?

Um projeto bem pensado precisa ter uma harmonia visual e conceitual. Se sua casa possui cinco banheiros, por exemplo, e você desejar montar cada um deles com um revestimento diferente, não há problema nisso. Contudo, quanto mais os ambientes estiverem dentro dos mesmos conceitos da linha decorativa adotada, mais harmônico será o resultado final.

6. Existe porcelanato antiderrapante para piso de banheiro?

Existem os revestimentos para banheiro com textura para que o material se torne mais aderente mesmo quando molhado. Para alcançar esse resultado, basta usar o porcelanato com acabamento natural. Ele garante muita segurança e facilitam a limpeza na mesma proporção.

7. Como decorar banheiros pequenos usando porcelanato?

Escolha o revestimento para banheiro que dá a sensação de amplitude, como as superfícies contínuas das Lastras. Isso pode ser feito com a aplicação de tons claros ou com o uso de cortes maiores e com poucas divisórias em rejunte. Peças amadeiradas são outras opções interessantes e, dependendo do sentido das tábuas da madeira — vertical ou horizontal —, o espaço pode parecer mais alto ou largo. Os modelos retangulares também ajudam a conquistar o efeito.

Usar espelhos também contribui para a ampliação de espaços compactos. O ideal é apostar em uma peça única, grande e com borda chanfrada — esse acabamento não exige aplicação de moldura e dá a impressão de que o espelho é integrado à parede.

8. É possível assentar porcelanato sobre azulejo já existente?

Sim, é possível! Não é preciso retirar o piso anterior do banheiro para realizar a reforma. A única recomendação é que antes da sobreposição, a superfície que tem um produto existente precisa ser lavada. É imprescindível que o material esteja limpo, tanto em pisos quanto em paredes, senão a argamassa não vai aderir.

Temos um vídeo que explica melhor esse tópico, vale a pena conferir: Posso aplicar porcelanato por cima do meu piso?

Revestimento para banheiro: como usar com viés decorativo?

O revestimento além de ter o objetivo de proteger as paredes, dar acabamento ao ambiente e proteger espaço molhados, pode ser utilizado como parte da decoração de sua casa. Confira algumas inspirações que comprovam isso!

1. Azulejos com formatos surpreendentes

Os azulejos em formatos inusitados, como o de dimensão 5x40 cm, são uma grande tendência na decoração. Eles imprimem personalidade ao ambiente e garantem que a estética saia do óbvio com modernidade e bom gosto.

banheiro com azulejos em formato 5x40
Neste banheiro, azulejos 5x40cm revestem as paredes (Projeto: Leonardo Tulli)

2. Meia parede

A meia parede no banheiro é outra tendência que vem sendo explorada pelo mundo da arquitetura. Ela é criada utilizando dois revestimentos: um mais resistente, que vai até a altura da torneira, e o outro mais decorativo, que é aplicado na parte de cima.

banheiro com revestimento duplo em meia parede
Dualidade criada com revestimentos decorativos e resistentes em meia parede cada (Projeto: Fernando Pherpa)

3. Cores e paginações

As cores estão sempre presentes na casa de quem adora um ambiente alegre e cheio de energia. A boa notícia para quem gosta de banheiros coloridos é que os tons suaves são uma tendência, e vão aparecer muito nesses espaços nas próximas estações.

É possível colorir o banheiro com azulejos e, ainda, ousar nas paginações, como escama de peixe.

banheiro com parede revestida em tons suaves
Tons suaves são ótimas escolhas para quem quer um banheiro colorido (Projeto: Juliana Abad)

Revestimentos Portobello para compor seu projeto de banheiro

Como falamos, contar um revestimento de alta qualidade para seu banheiro é de suma importância e quando o assunto é durabilidade, resistência e beleza, as melhores opções de porcelanato são da Portobello. Confira algumas inspirações e sugestões de linhas que pode utilizar para montar seu banheiro em diferentes estilos!

1. Revestimento para banheiro no estilo clássico

O estilo clássico preza pelo minimalismo e elegância, também estando associado às peças em tons claros. Essa característica está presente em diversas linhas de porcelanato e você pode decidir quais delas prefere para seu projeto.

Travertini

banheiro de luxo com revestimento Travertini
Suavidade e imponência marcam a linha Travertini (Projeto: Portobello S.A.)

O Travertino é um dos mármores italianos mais tradicionais, e nessa linha de revestimento para banheiro suas melhores qualidades são evidenciadas. A Travertini mostra que esse pedaço italiano pode ser transportado para ambientes que buscam do clássico ao moderno, com a garantia de beleza.

Parte intrínseca desse tema Travertino são as sutis nuances do material extraído de grandes montanhas. Para manter a originalidade do mármore, essa linha conta com duas cores de alto padrão que remetem à pedra natural em temas suave e escuro, ambos ideais para criar ambientes aconchegantes e leves.

Bleu de Savoie

Banheiro revestido com linha Bleu de Savoie Portobello
Uma forma sustentável de reproduzir a pedra nobre francesa (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Bleu de Savoie conta com revestimentos para banheiro e outros ambientes, e foi criada para reproduzir as pedras da cava de Saboie, nos Alpes Franceses. No entanto, essa é uma opção com sustentabilidade, pois é uma reprodução em porcelanato, o que não exige a extração da rara e nobre pedra encontrada na França.

A linha Bleu de Savoie conduz o ambiente a um clima de proteção, com veios bem claros e sutis, além de um tom de pedra. Combinada à peças brancas ou em tons off-white pode gerar um ambiente clássico e confortável.

Calacatta Blanc

banheiro revestido com linha calcatta blanc portobello
Banheiro de visual clássico e aconchegante criado com Calcatta Blanc (Projeto: Portobello S.A.)

O Calacatta Blanc importa com alta fidelidade para banheiros e lavabos a atmosfera de nobres mármores europeus. A peça é dividida em três opções de tamanhos que facilitam a decoração em diferentes padrões.

Esse revestimento esbanja veios bem expressivos de tonalidade clara, em Lastras de 90x270cm, ou nos formatos 90x90cm e 30x90cm. Uma ótima aposta para transformar banheiros pequenos em espaços mais convidativos e amplos, e fazer as grandes metragens mais imponentes sem dar um toque extravagante à área.

2. Porcelanatos para banheiro no estilo arrojado

Muitos projetos optam pelo visual luxuoso e imponente, sem perder a harmonia e equilíbrios nos elementos que compõe o ambiente. Se deseja esse resultado, confira algumas inspirações de revestimentos que pode escolher para seus lavabos e áreas molhadas da casa!

Nord

banheiro revestido com linha nord portobello
Linha Nord com grandes formatos permite mais amplitude no projeto do banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Nord é a linha de revestimentos para banheiros que sintetiza a tendência do Japandi ou Japonismo, a mistura equilibrada dos estilos Wabi-Sabi e Escandinavo. São peças em tom claro, que remetem às geladas áreas naturais nórdicas, com o toque minimalista japonês.

Com as peças da linha Nord o banheiro pode ser revestido com peças em uma infinidade de tamanhos e formatos, dando possibilidades ilimitadas para a decoração do espaço. Essa ainda é uma opção que combina muito com complementos em dourado, trazendo ainda mais o aspecto luxuoso ao projeto.

Quartzites

banheiro revestido com linha quartzites portobello
Desenhos e tons da linha Quartzites dão movimento ao banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

O quartzito é um dos minerais mais abundantes encontrados no Brasil. Nessa linha, ele é explorado ao seu máximo, em seis modelos. E com cada vez mais tecnologias para produzir revestimento de porcelanato que representa essa pedra, ela se revela uma escolha tão nobre quanto materiais consagrados como o mármore e o granito.

Na Quartzites, o revestimento para banheiro ganha mais funcionalidade e adequação técnica para ser usado em ambientes úmidos do que o quartzito original.

Timeless

banheiro revestido com a linha timeless portobello
O visual atemporal também pode ser surpreendente! (Projeto: Portobello S.A.)

Timeless é a linha atemporal desenvolvida pela Portobello, para mostrar que o porcelanato é o revestimento para banheiro que atravessa épocas com as mesmas qualidades. A linha está dividida em mais de 20 temas que remetem ao clássico mármore com veios expressivos em cores, espessuras e quantidades, e também à pedra com ar de caverna.

A Linha Timeless tem inspirações nos grandes artistas da história e pode ser utiliza em pisos, paredes ou em bancadas de porcelanato que compõe um banheiro.

Unique

banheiro revestido com linha unique portobello
A presença marcante dos tons escuros dão uma aparência única ao banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Elegância e forte presença são marcas típicas dos revestimentos para banheiro da linha Unique. Essa foi formatada para remeter aos mais luxuosos designs de interiores, com peças que dizem por si só sobre sua qualidade.

Nero Venato e Black Supreme são dois dos destaques da linha, contrastando em pouco grau na tonalidade. No primeiro modelo, o tom preto é preenchido com veios em dourado, remetendo à pedra paquistanesa na qual é inspirada. Já o segundo modelo se impõe pela forte presença do tom preto, com poucos veios que atravessam cada revestimento.

Tanto nessas como nas outras quatro opções de revestimento para banheiro da linha Unique, as peças prezam pelo alto padrão e boas inspirações para decorar. Complementos em branco são bem vindos nesse espaço para trazer mais contraste e dinamismo à composição.

3. Revestimento para usar em banheiro com estilo contemporâneo

Se deseja um estilo contemporâneo e com elementos que estão se destacando no mercado, o porcelanato também é o revestimento ideal para se escolher. Veja inspirações de peças modernas e que podem transformar projetos inteiros – mas principalmente banheiros e lavabos.

Bonbon

banheiro revestido com a linha bonbon portobello
Formatos irregulares e tons pastéis criam um mosaico sem igual (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Bonbon é assinada pela designer Paola Navone e a parceria com a Portobello rendeu frutos em quatro cores, todas com a mesma premissa: revestir banheiros com muito carisma e vivacidade.

O Bonbon nos tons White, Smoke, Aquamarine e Ardesia fazem reverência ao tradicional mosaico. Mas, o que há de diferente é que esse modelo considera o uso de peças nos mesmos tamanhos, com formatos disformes e ligeiramente distintos nas suas curvas.

Como revestimento para banheiro, o Bonbon garante uma estética que brinca com a simetria de placas de porte pequeno, preenchidas com pedrinhas que provocam ilusão de ótica. Você pode utilizá-lo para combinar com peças lisas, dando um contraste elegante ao espaço.

Gouache

banheiro revestido com linha gouache portobello
Como em uma obra de arte, as paredes revelam as nuances do pincel de um artista (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Gouache brinca com as cores suaves e intensas nos revestimentos para banheiro, lembrando as pinceladas em uma tela.

Para complementar a expressividade das peças dessa linha, usar o rejunte de cor branca destaca cada quadrado na parede. O efeito é de um quadro vivo e pintado na hora, com a vantagem que essa “tela” parece ficar sempre fresca, ressaltando a vida no espaço.

Segments

banheiro revestido com a linha segments portobello
A simplicidade da linha reta cria um impacto visual surpreendente no banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

A partir de uma linha só, espaçada de forma padronizada, a Segments cria diversas possibilidades de decoração para revestir banheiros. Uma aposta que carrega a simplicidade como mote, indo pelo caminho da mistura entre o estilo contemporâneo e o brasileiro.

Essa alternativa possui três cores que ressaltam as tendências de tons terrosos na decoração e podem ser combinadas com as peças de estilo mais atemporal.

Atmosfera

banheiro revestido com linha atmosfera portobello
Reproduza os moveimentos celestes com a linha Atmosfera (Projeto: Portobello S.A.)

Uma das linhas que a Portobello cocriou para diversos ambientes é a Atmosfera. Em parceria com o designer de joias Antonio Bernardo, a linha também tem o seu revestimento para banheiro.

O diferencial da Atmosfera são as joias em metal esculpidas e cravadas no porcelanato. Na Espectro, dedicada para revestir banheiros, as peças buscam um caminho um pouco diferente desse mote, mas nem por isso menos artesanal.

A Espectro traz linhas verticais que brincam com o jogo entre luz e sombra, criando o efeito que dá seu próprio nome.

Como a Portobello te ajuda a escolher o porcelanato para o banheiro?

Mesmo com nosso conteúdo sobre o assunto, é possível que você ainda fique com dúvidas na hora de decorar ou buscar o revestimento ideal para banheiro. Por esse motivo e para orientar melhor a sua decisão, convidamos você a ir até uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.

No site também é possível encontrar um mapa com todas as lojas e escolher aquela que fica mais próxima de onde você estiver. Ainda na página da Portobello, você consegue encontrar todas as peças que mostramos no conteúdo e outros modelos para transformar a decoração.

Aproveite a visita e dê uma olhada na área de projetos do nosso site. O espaço traz trabalhos de diversos profissionais de arquitetura do país, com imagens detalhadas e inspiradoras.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil como ponto de partida para encontrar o melhor revestimento para banheiro. Em todo caso, se você for um arquiteto (a) ou designer de interiores, não deixe de conversar com o cliente para ouvir expectativas e contribuições que possam agregar ainda mais valor ao projeto.

Até a próxima!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. Posso utilizar o mesmo Porcelanato em todos os cômodos da casa, inclusive banheiro? No caso do banheiro devo utilizar igual no piso,parede e Box?

  2. Olá Equipe Portobello,

    Parabéns pelos belíssimos ambientes apresentados!

    Gostaria de orientação sobre o tamanho do piso que devo usar na sala de meu novo apartamento (ainda em construção), que dê a sensação de ampliação do ambiente.
    A sala de estar com a de jantar formam uma área retangular de largura 2,75 m por 5,25 de comprimento, completando com 1,65 m de varanda (na direção do comprimento da sala). Gostaria de usar porcelanato polido de cor bem clara (branco ou nuances). Qual o formato que dá a sensação de amplitude maior, o quadrado ou retangular? Se for o retangular como colocá-lo?

    Desde já agradeço!
    Abraços,
    Fátima Seibel

  3. Olá , estou fazendo um lavabo(1,35x2,40) aqui em casa,as louças são em tom pergamon e a bancada em travertino, já comprei piso MARMORE BIANCO 45X45 BOLD,revestimento MARMORE BIANCO 30X60 BOLD e faixa
    ROSAS BRANCO 15X60, que pretendo colocar num canto da parede ,assim na vertical, está certo ?poderia ainda usar algum tipo de listelo ou pastilhas junto as faixas, só pra dar um toque de cor, ou ficaria demais? tentei achar algumas idéias na net , mas não consegui achar nada, e sugestôes serão bem vindas !abraços ,Eliane.

  4. ola, gostaria de utilizar porcelanatos brancos e polidos na area de serviço e cozinha da linha Aspen 80X80, e nos banheiros, queria utilizar um outro piso, branco, mas nao sei qual. Ja definimos que nas pardes iremos utilizar o Glacier white de 30X60 Retificado na horizontal, com o nicho e uma faixa com o likedrop forest. Vcs poderiam me indicar o piso mais adequado para este ambiente. Obrigado

  5. como faço para decorar meu banheiro como escoler piso e revestimento e cores,um meto e meio de largura e tres metro de comprimento.. obrigada

  6. Estou construindo minha casa e gostaria de saber se o banheiro deve ter a mesma cor do piso da casa? e qual cor seria mais indicada para tornar o ambiente mais alegre e amplo?

  7. Ola!
    Adoro os acabamentos da Portobello, usei em minha casa, porcelanato para as salas e cozinha, ficou lindo.
    Agora no início do próximo ano, vou fazer a reforma da varanda com os ladrilhos higráulicos e de madeira.
    Vou colocar o de madeira também em uma parte da fachada.
    A Portobello está de parabéns, minha casa agradece.
    Obrigado.

  8. Gostaria de saber qual piso de porcelanato uso nas paredes e qual uso no chão do banheiro?
    E na casa toda qual é melhor?

  9. Olá!

    Estou reformando a casa e gostaria de uma sugestão para o banheiro. O piso e de porcelanato acetinado bege claro ( elizabeth acropoli ) e o blindex e fume, puxando para o preto. Qual a sugestão para as paredes, pia e vaso? Quais as cores e pastilhas que combinam? Quero ressaltar que a casa e na praia.
    Obrigada

  10. Olá, gostaria de saber se é uma regra as paredes e o piso do banheiro possuirem o mesmo revestimento. Também peço sugestões de cores claras (bege, crema, etc.) para colocar nesse cômodo. Quero um ambiente aconchegante com estilo luxuoso. Obrigada!

  11. gostaria de saber se posso usar o mesmo detalhe de revestimento pastilha que vou usar no banheiro posso colocar também na cozinha?

  12. Vou reformar meu banheiro e gostaria de saber se posso usar o mesmo porcelanato do piso na parede.

  13. Vislumbrante!
    Quanta beleza, quanta qualidade nos materiais Portobello....
    Observo constantemente nas construções mais simples o descompasso entre o espaço disponível e as dimensões dos materiais piso e revestimento. É um tal de cortar, "completar" com partes, que tira a qualidade e a beleza do material aplicado. Seria correto escolher o material antes antes de determinar o espaço na fase do projeto? Existe algum manual ou dicas com relação a este detalhe?

    Parabéns pela beleza e qualidade Portobello!

    Marden.

  14. BOA NOITE! MINHA SALA TEM NO TOTAL 48 METROS PORÉM 35 METROS PRETENDO COLOCAR DE PORCELANATO BRANCO POLIDO ISSO NA PAREDE SERÀ QUE VAI FICAR LEGAL? È QUAL TIPO DE PORCELANATO VCS MI RECOMENDAN NOS 13 METROS RESTANTE DA PAREDE PRA DESTACAR

  15. Ola , não se usa mais azuleijos em banheiros, correto? o que esta sendo usado hoje dia pra substituir -lo?
    obrigada

  16. Olá gostaria de saber qual portobello seria melhor para meu banheiro? se escorrega ? se posso colocar o mesmo na parede?
    Gostaria de algumas dicas
    Gostaria de um banheiro branco ou bem claro
    obrigado

  17. Vou reformar os banheiros social (4m quadrados) e o da suíte (3,50 m quadrados). Não vou mudar os armários de cor creme clarinho. Que cores e materiais posso usar na parede e piso? Para a bancada pensei em mármore crema marfil; Vou colocar cuba de apoio e vaso brancos. Gosto de cores claras. A bancada mede 0,80 x 0,51. Obrigada

  18. Comprei uma pastilha diferenciada formada por peças alongadas. Minha intenção era usá-la na horizontal mas me dei conta de que a placa não permite dividí-la pois as larguras são irregulares. Tem algum problema usá-la na vertical? Tenho uma foto para ilustrar mas não sei se é possível enviar para vcs. Obrigada!

  19. Olá!
    Estou reformando o banheiro social. O piso será marmore bianco e o revestimento da parede na cor branca. O modulo será na cor bege clarinho gostaria de saber qual a melhor cor para a bancada?

  20. Oi. Comprei um piso p parede do meu banheiro e bege mas e um pouco manchado de marron, coloquei uma faixa com porcelanato de pedra. Uso assim ou nao? Me ajude.!

  21. Olá, que lindos esses projetos. Vi que em alguns deles os azulejos não se alinham... e eu fiquei preocupada com isso no meu banheiro, pois uma parade ganhou um revestimento colorido de 34x64 e as outras ficaram com um revestimento portobello de 30x60 branco acetinado. Ainda não vi o resultado. Fica muito ruim se eles estiverem desalinhados assim?

  22. Olá,
    Tenho um apartamento de 70m². Sala e quartos serão piso laminado na cor clara e nos banheiros e cozinha porcelanato. Meu namorado quer colocar nos banheiros cores claras como bege ou branco e na cozinha a cor preta. Eu acredito que ficará fantasiado por ser um apartamento pequeno. Gostaria de uma opinião: Podemos colocar pisos de cores diferentes na cozinha e nos banheiros? Obrigada.

  23. Boa Tarde
    Gostei muito desses ambientes .Gostaria de uma opinião.
    Estou reformando meu apto e tenho pesquisado muito sobre piso revestimento etc.
    Vi na revista Arquitetura o piso e a pia da cozinha do mesmo porcelanato.. Como estou na fase de comprar os pisos gostaria de saber da durabilidade e da praticidade do porcelanto na pia da cozinha .
    Agradeço e aguardo a resposta
    Maria Irene

  24. Olá equipe Portobello,

    Estou construindo uma casa de tamanho razoável e não tenho noção do que usar no piso e principalmente nos banheiros.

  25. Caros,
    Comprei a pastilha Super Bee Black 31x32 TEL 4,8 diam. para fazer uma faixa decorativa em banheiro que será azulejado com Cetim Bianco 30x60 RET.
    Como devo fazer o acabamento?
    Pois dependendo do sentido do Super Bee vou ter uma borda serrilhada ou uma borda com meio "drops" sobrando.
    Para relizar o corte do "drops" qual ferramenta devo usar já que com a ferramenta usual o "drops" estilhaça.

  26. Gostei muito das sugestões. Parabéns. Tenho dois banheiros no mesmo apartamento e estou pensando em decorá-los um com pastilhas outro de maneira mais tradicional. Será que fica bom ou teria ser ser os dois com a mesma decoração?

  27. oie...
    queria saber se o porcelanato e indicado pra box...Eu tenho a impressao que ele e dificil de limpar e que fica encardido com o tempo...

  28. Parabéns pelo site, muito legal !! Eu gostaria de saber o que está usando mais, colocar azulejos até o teto em todo o banheiro ou colocar azulejos somente no box ou ainda colocar azulejos em todo banheiro mas em meia parede ? O que fica mais bonito?

  29. boa tarde,as idéias que vocês nos fornecem são ótimas,porém tenho uma dúvida...estou construindo um banheiro e gostaria de saber se posso usar nas paredes do box revestimento sem brilho (ou fosco)...não terei problemas do tipo manchas com o tempo?? desde já obrigada!

  30. Olá ! Posso usar no piso de um banheiro pequeno, de 1,20 por 3m , um piso de porcelanato com pastilhas na lateral ou totalmente pastilhas? tenho o piso branco e detestei, suja muito facilmente.
    Obrigada.

  31. estou fazendo um banheiro pequeno e simples queria opcoes de piso e parede pois meu vaso e de caixa acoplada na cor preto queria uma ideia de como faze-lo

  32. Olá, vou me casar e a casa que alugamos, a ceramica da parede do banheiro tem varias emendas horriveis, como posso cobri ?
    Ps : Estamos sem muita grana, e moramos no interior então não temos muitas opções .

  33. luiza helena
    9 de janeiro de 2013
    como Luiza também gostaria de saber se posso usar o mesmo detalhe de revestimento pastilha que vou usar no banheiro posso colocar também na cozinha?

  34. Simplesmente amei! Adorei todas as ideias, na verdade, fiquei até perdida no meio de tanta coisa linda.

  35. Estou construindo minha casa e gostaria de uma opinião sobre o revestimento da parede do lavabo em volta do vaso sanitário, pois entendo que seria melhor que fosse uma superfície lavavel. O lavabo medirá 1,20 x 2,00.

  36. Estou com um porcelanato paglia da marca delta. Quero saber como fazer o banheiro e cozinha azulejados. Que cores usar

  37. Por favor, qual é o revestimento/piso utilizados no 4º banheiro Estilo Tradicional/Clássico? Obrigado!

  38. Boa tarde! Parabéns pelos ambientes, lindos! Gostaria de saber qual é o piso e os revestimentos da quarta imagem no estilo luxo?

  39. Olá!
    Tem algum problema se eu utilizar um piso de um tamanho em uma parede do banheiro como decoração, porém a medida for diferente do resto do banheiro? Porque não ira ficar tudo na mesma linha os rejuntes.

  40. Olá pretendo colocar na cozinha uma faixa apenas da plastilha super bee ice, ficaria legal ou essa pastilha é indicada para banheiros??

  41. Oi, estou reformando meu banheiro e gostaria de usar amadeirado com branco, meu banheiro é pequeno, 2,17x1,02, gostaria de ter dicas de onde usar oque, amadeirado em qual parede? O branco em qual? Usar o amadeirado no chão e na parede da janela e o resto de branco ficaria legal?

  42. Boa noite.

    Qual a medida mais adequada para um piso em um banheiro pequeno, com 1,25 L e 2,70 C? 40x40, 45x45, 60x60, enfim, qual sugestão?

  43. Lindos os banheiros. Gostei do modelo que tem os ladrilhos decorados na parte do banho.
    Quero revitalizar meu banheiro, mas não quero tirar o revestimento que já tem, que material posso usar por cima do revestimento.?

  44. Olá equipe Portobello. Estou construindo uma casa e pesquisando sobre melhores tipos de piso para ambientes como banheiro e cozinha. Estou a procura de um porcelanato resistente em termos de impermeabilidade, seguro (que evite escorregar), que seja estético no sentido de não arranhar nem manchar com facilidade e principalmente: que seja de fácil limpeza! rs Qual produto da marca que mais agrega essas características, qual vocês me indicam? Grata.

  45. Olá! Estou fazendo um banheiro externo na área de piscina. Ele tem medidas muito pequenas, mede 2,64 X 1m. Gostaria de dar personalidade ao espaço com paredes paralelas revestidas de porcelanato amadeirado e as outras duas paredes parelalelas com revestimento em porcelanato branco. Usarei porta de correr na entrada para aproveitar melhor o espaço. Minha dúvida é se devo usar o revestimento branco na parede de frente a entrada que ficará a bancada de 1,60 cm de crema marfil com Cuba branca de semi encaixe 40x40 cm com espelho de 1,60 x 70 com emoldurado de madeira e revestimento branco também na parece em frente ao espelho, que estará a porta de correr? E nas paredes da louça sanitária e fundo de box, usar porcelanato de madeira? obrigada!

  46. Bom dia!!! Estou num grande dilema: usar ou não revestimento polido nos banheiros? Com relação aos pisos, sua página já foi bastante esclarecedora. Devo preferir ao acetinado, pois não escorrega. Mas e em relação às paredes? Posso continuar com o revestimento polido? Minha grande dúvida é na manutenção? A umidade do banheiro não causará danos no revestimento? Desde já, agradeço a atenção.

  47. Posso usar o mesmo piso do banheiro na parede do mesmo? Por que ouvir falar que não é aconselhável colocar piso escorregadio no banheiro. Qual recomenda colocar nos dois? Queria os mesmos para ficar mais parecido

  48. Equipe, boa tarde!!

    Lindos os modelos mostrados. Pura inspiração!
    Vi em algumas revistas e no post de vocês alguns revestimentos de madeira para as paredes de dentro do box. Que material é usado?
    Pois muitos deles não possuem resistência para áreas com muito contato com a água. Procurei em várias fontes e não encontrei nada. Vocês poderiam me dar essa luz? haha

    Obrigada!!!

  49. Meu ex pedreiro ao revestir o banheiro da minha suíte revestiu a parede do box com um decorado e atrás do vaso sanitário com outro. No projeto era pra ser o mesmo, mas ele disse que eram parecidos e se confundiu. Se fosse quebrar a parede para fazer conforme o projeto eu teria que comprar todo o material de novo e seria muito caro. Não tive coragem de cobrar do pedreiro. Todas as vezes que visito a obra me arrependo de não ter sido mais rude com o pedreiro e quebrado tudo. Não ficou feio, mas não ficou como o projeto original. É uma regra o revestimento do box ser o mesmo atrás do vaso sanitário?

  50. Observando os comentários desta pagina pude ver que em banheiros e na cozinha não devemos usar porcelanato polido, até aí tudo bem gostaria de saber se posso usar alto brilho então nas paredes, na loja Portobello sempre que vou me mostram piso e revestimento sem brilho para o banheiro e cozinha aí acabo não comprando nada, .Obrigada.

  51. Minhas filhas querem instalar no banheiro delas o mesmo porcelanato do piso na parede. Imagino que ficará estranho, pois revestimento de parede normalmente é retangular. Ficaria bom?

  52. Qual a tendência de colocação de revestimento na parede do parede de banheiros, de pé ou deitado?

  53. Olá Equipe Porto Bello,

    Comprei porcelanato polido bege 60X60 para o piso e paredes do banheiro. O banheiro é pequeno 2,54 X 1,20. Meu pedreiro disse que não é comum utilizar o mesmo piso na parede e vi em alguns sites que a preferência nas paredes é pelo formato retangular. O que eu faço? Posso utilizar o mesmo piso? Corto as peças pela metade para colocar na parede 30X60? Aplico na vertical ou horizontal?
    O piso polido é mesmo muito escorregadio para banheiro? Já vi muitos banheiros com este piso.

    Obrigado pela ajuda.

  54. Boa tarde,

    Pretendo mudar os azulejos do meu box, e gostaria e saber se é tendência colocar o mesmo azulejo em todas as paredes do box, quero colocar tons claros voltados para o marrom como o modelo ATITUDE mostrado acima.
    Ou a tendência é colocar em uma parede só.
    Obrigado

  55. Prezado

    Estou realizando a construção de imóvel e surgiu dúvida quanto ao revestimento para parede.
    Tenho 2 banheiro, sendo 4x4 e 2x1,60, ambos com pé direito de 3 metros.

    Surgiu a dúvida sobre qual tamanho de revestimento devo utilizar, peças maiores ou menores.

    Se possível informar a tendencia e qual valoriza mais o ambiente.

    Obrigado

  56. Olá!!!

    Estou precisando muito de uma dica quanto a cor de porcelanato que devo colocar na minha cozinha. Tenho a pia e bancada em pedra preta e os armários todos brancos. A cozinha não é grande, pois moro em apartamento. Gostaria de colocar algo não só pela beleza, mas também pela praticidade. Pensei em tons cinzas. O que acham? Lembrando que minha cozinha, sala e área gourmet são integradas.

    Obrigada!!

  57. Ótimas sugestões.
    Meu banheiro pequeno, 2,60 x 2,00 (parede) chão 2,00 x 1,50
    Ganhei porcelanatos branco 50x50, esse tamanho ficará pequeno com muito rejunte?
    Agradecida.
    16/07/17

  58. Equipe da Portobello.
    Visitei o site de vocês e vi revestimentos lindos.
    Qual o melhor revestimento para se colocar em cima dos azulejos já existente nas paredes de um banheiro?
    E dentro do box ?
    O profissional me disse que faria ranhuras no azulejo existente, para sobrepor o novo revestimento. É possível? Qual o tipo de argamassa que deverá ser usada?
    Obrigada. Mara

  59. BOM DIA!

    Por favor, posso usar porcelanato acetinado no chão (banheiro/cozinha) e polido na parede?

    Obrigada.

  60. BOA TARDE, TENHO UMA DUVIDA, PRETENDO COLOCAR LINHA MADEIRA NA SALA E CONZINHA, QUE SAO CONJUGADOS, ASSIM COMO NOS QUARTOS, OPTAMOS PELO "PAU BRASIL NAT"; MAS COM DUVIDA SE O IDEAL SERIA UM PISO NATURAL OU ACETINADO, OLHANDO PELA PRATICIDADE/FLUIDEZ EM "PASSAR PANO, LIMPEZA" NO ACETINADO, OU A DIFERENCA 'E PEQUENA EM RELACAO AO NATURAL, SEM QUE ESTE COMPENSARIA DEVIDO A TEXTURA, E ESCORREGAR MENOS, E COM FACILIDADE DE LIMPEZA SEMELHANTE?

  61. Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelas dicas e pelas peças apresentadas. Vou reformar os meus banheiros (social e suíte) e até o momento só tenho a certeza da marca:P. Os banheiros são pequenos e quadrados com o box em L. Como eu poderia escolher os pisos e revestimentos? Percebi que alguns ambientes estão utilizando a mesma peça no chão e nas paredes, como é o caso das imagens do marmi clássico e les roches nesse post. Essa de fato é uma boa ideia ou seria interessante ter peças diferentes no chão ou nas paredes do box? Os 2 banheiros podem ser exatamente iguais ou seria mais interessante decorações diferentes?
    Desde já, obrigado pela atenção!!

  62. Boa tarde, qual revestimento posso usar no teto do banheiro, pretendo sair do tradicionalismo... tipo colocar um revestimento em 3 d no teto fazendo um rebaixo, porem não sei como. e o quanto o box é tipo sauna qual material usar no teto.?

  63. BOM DIA, TUDO LINDO.

    ESTOU FAZENDO UMA CASA NO SITIO COMO FAZER O ACABAMENO DO BANHEIRO? ELA MEDIRA 140*2,60 AGRADEÇO A ATENÇÃO
    MINHA COZINHA MEDIRA 3,70 * 3,50

  64. Amei as dicas. Tudo perfeito e moderno.
    Encontrei a resposta para as minhas perguntas! Estou reformando o meu banheiro e queria certificar-me de que fiz a escolha certa, na compra do material de revestimento para o piso e para as paredes.
    Espero receber mais novidades pois tenho mais uma obra em vista.

  65. Prezados,
    Posso usar monoporosa na parede dentro do box? Ele aguenta a umidade sem infiltrar água e manchar?
    Agradeço desde já.

  66. boa noite equipe portobello,
    como faço para aplicar caimento (ralo normal sem ser linear) num porcelanato (régua) madeira?
    paginacao que fique boa e o caimento do ralo adequado?
    podem me ajudar?
    obrigada,



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies