21.03.2022
Avaliação
()
Bordas de piscina, Sunset Honolulu
O porcelanato para bordas de piscina dá um toque sofisticado ao espaço, ao mesmo tempo que oferece mais segurança e facilidade de manutenção (Projeto: Portobello S.A.)
0

Bordas de piscina: como assentar porcelanato nessas áreas?

Entenda tudo sobre porcelanato para bordas de piscina e aprenda a escolher e assentar o material certo para o seu ambiente!
minutos de leitura

As bordas de piscina tendem a ficar muito mais bonitas com o uso do porcelanato. Versátil, esse revestimento pode ser usado em diferentes ambientes na área externa, trazendo sofisticação e exclusividade.

Um ponto bem interessante é que existem diversas opções. Você pode escolher versões que recriam pedra, madeira, cimentício e o que mais desejar, dando um toque único a esse espaço, com muita segurança.

Ficou interessado? Saiba tudo sobre o assentamento de porcelanato para bordas de piscina e muitas outras informações neste artigo!

Quais são as vantagens do porcelanato para bordas de piscina?

O porcelanato oferece uma série de benefícios para bordas de piscina. Ainda não sabe quais são eles? Confira os principais abaixo.

Versatilidade

São inúmeras as opções que você tem à disposição para escolher na hora de transformar as bordas da sua piscina.

Afinal, há porcelanatos que reproduzem madeira, pedra, cimentício e inúmeras outras matérias-primas de maneira bem fidedigna.

Manutenção simplificada

Ao contrário de outros materiais, o porcelanato tem uma manutenção muito simples.

A limpeza diária pode ser feita usando apenas água e detergente neutro, sem precisar de procedimentos difíceis e sem exigir mão de obra especializada.

No caso da madeira, por exemplo, é preciso fazer diversos tratamentos, lixar anualmente e realizar uma série de manutenções para que ela permaneça bonita.

Além de trabalhosos, todos esses procedimentos têm custos, que são dispensados com o uso do porcelanato.

Bordas de piscina, porcelanato, madeira
O porcelanato oferece inúmeras vantagens para bordas de piscina, como opções que recriam diferentes materiais, inclusive a madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Conforto

Outro ponto muito interessante ao utilizar o porcelanato é o conforto que ele oferece.

As bordas de piscina são áreas que recebem muita insolação e acabam ficando quentes, o que dificulta o uso.

Embora também aqueça, o porcelanato fica menos quente do que outros materiais, como as pedras naturais.

Sua curva de aquecimento é bem semelhante à de um material natural. Contudo, as temperaturas inicial e final costumam ficar abaixo.

Por exemplo, a comparação entre madeira e porcelanato na mesma cor mostra que a primeira tem um aquecimento superior.

O mesmo ocorre com as pedras naturais. Por isso, ao contar com um porcelanato, você terá mais conforto para o uso dessa área.

Apelo visual

Não podemos deixar de citar a estética como um ponto interessante do uso do porcelanato. Afinal, você consegue dar uma sensação de continuidade do deck até a borda da piscina usando o mesmo material.

Inclusive, se quiser ampliar essa impressão, ainda pode utilizar o mesmo produto no tanque da piscina, de modo a criar algo único.

Qual é o porcelanato mais indicado para bordas de piscina?

Na Portobello, os únicos produtos indicados para bordas de piscina são os com acabamento EXT, que têm coeficiente de atrito superior a 0,6.

Isso significa que eles oferecem mais segurança para o uso nesse ambiente que está em constante contato com a água, evitando acidentes.

Dentro do portfólio de produtos da Portobello, você encontra inúmeras opções com esse tipo de acabamento.

Outra alternativa são as bordas produzidas pela Officina Portobello. Elas são filetadas, desenvolvidas exclusivamente para uso em bordas de piscina.

Nesse caso, você pode criar um deck e as bordas com porcelanatos na mesma cor e estilo, garantindo a sensação de continuidade e integração.

Bordas de piscina, porcelanato EXT, Posto 12
Os porcelanatos com acabamento EXT são os indicados para as bordas de piscina, como essa opção com Posto 12 (Projeto: Oskar Metsavaht / Foto: Max Zambelli)

Quais são as ferramentas e os materiais necessários para o assentamento?

Para assentar o porcelanato em bordas de piscina, você precisará das mesmas ferramentas e materiais que a aplicação tradicional do produto em pisos.

Por exemplo, desempenadeira dentada, colher de pedreiro, nivelador de piso e haste helicoidal para misturar argamassa, entre outros itens básicos.

Qual argamassa usar? E rejunte?

A argamassa dependerá do formato da peça que será usada.

Além disso, é preciso considerar outros pontos, como as características da área externa e se é obra nova ou reforma (sobreposições não são muito indicadas em bordas de piscina), entre outras questões.

Em relação ao rejunte, a indicação é o epóxi. Ele é a melhor opção — inclusive em termos de custo-benefício — para piscinas, tanto nas bordas quanto no tanque.

No deck, existe a possibilidade de uso do rejunte acrílico, que oferece bom desempenho e excelente custo-benefício. Contudo, sua durabilidade não será tão alta quanto a do epóxi.

Sobre a cor do rejunte, isso dependerá do porcelanato que foi escolhido e do efeito desejado para o espaço.

Bordas de piscina, Ms. Barcelona, Antracita
As ferramentas e as técnicas no assentamento das bordas da piscina devem ser as mesmas que na instalação de porcelanato em área interna. Na imagem, borda com Antracita (Projeto: Portobello S.A.)

Como fazer os cortes no porcelanato?

Os cortes deverão ser feitos tanto no deck quanto nas bordas da piscina. O modo de realizá-los é igual aos para assentamento em áreas internas: dependerão das características da peça e do formato desejado.

Por exemplo, um furo deverá ser feito com serra copo; um corte quadrado ou retangular com serra mármore com disco apropriado para porcelanato; um reto com riscador ou com a própria serra mármore; etc.

Como proceder com o assentamento para bordas de piscina?

O assentamento para bordas de piscina deve ser feito da mesma maneira que em áreas internas. O primeiro passo é a aplicação da argamassa colante na base.

Caso a peça seja superior a 30x30 cm, é preciso realizar a dupla colagem, com os cordões em sentido paralelo. Depois, é necessário fazer o arraste da placa para romper o cordão.

A borda, propriamente dita, deverá ser feita com aplicação de argamassa colante no contrapiso, colocação da borda e rejuntamento após a secagem da argamassa colante.

Alguns assentadores aplicam a borda antes do deck e outros fazem o contrário. Tudo dependerá do planejamento da obra e das preferências do profissional.

Na Officina Portobello, a finalização da borda pode ser feita de duas maneiras. O arredondado pode virar para dentro da piscina e ficar alinhado ao revestimento ou por cima dele.

Bordas de piscina, Nord Cement
A manutenção do porcelanato é muito simples e dispensa cuidados extras como outros materiais. Na imagem, borda com Nord Cement (Projeto: Portobello S.A.)

Como fazer a manutenção?

A manutenção do porcelanato para bordas de piscina é a mesma indicada para outros espaços. É claro que, dependendo da região onde o assentamento foi realizado, ela precisará ser mais frequente. Um exemplo são áreas com terra vermelha em sítios e chácaras.

Contudo, a limpeza é igual à de outras partes de casa, usando detergente neutro ou saponáceo cremoso — esse último para sujidades profundas — sempre diluídos em água. A vassoura usada deve ter cerdas duras.

Também é possível usar a lavadora de pressão de água. Mas só ela não será capaz de realizar a higienização necessária: é preciso adicionar um produto de limpeza.

Além dos cuidados com a limpeza, é importante observar se o rejunte não está fissurado, se não existem peças soltas ou outros problemas que exijam correção.

Quais são os melhores produtos Portobello para bordas de piscina?

A Portobello conta com uma grande variedade de produtos, de acordo com as preferências dos consumidores e as características dos espaços. Todos os EXT têm a opção de borda e deck.

Entre os lançamentos, destaque para Antracita, da linha Ms. Barcelona, que remete à máxima “menos é mais”, do arquiteto Mies van der Rohe.

Bordas de piscina, Ms. Barcelona, Antracita
Antracita, da linha Ms. Barcelona, dá um toque clean e contemporâneo para as bordas de piscina (Projeto: Portobello S.A.)

Em Ms. Barcelona, a proposta de design visa expressar o minimalismo de Mies van der Rohe por meio de uma fusão de materiais como limestones, cimentos e basaltinas, que cria superfícies marcantes.

Antracita segue os mesmos elementos sintéticos dos demais produtos da linha, mas adiciona uma nova tonalidade: um cinza mais quente, que proporciona aconchego e amplia o uso.

Quem deseja um amadeirado tem inúmeras opções à disposição, como o Araucaria Clara. Já para um toque cimentício, algumas alternativas são Posto 12 ou Nord Cement.

Enfim, são diversas as possibilidades para transformar as bordas da sua piscina e a sua área externa como um todo!

Agora você já sabe tudo a respeito de porcelanato para bordas de piscina? Aproveite para ver nosso conteúdo sobre cores de piscina e escolher o revestimento certo para o tanque!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies