15.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
decoração de lavanderia clara
Confira as melhores dicas para renovar o visual da lavanderia (Projeto: Gabriella Gochinski / Foto: Lio Simas)

Decoração de lavanderia: dicas para um espaço funcional mais bonito

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.07.2022
A decoração de lavanderia deve ser bonita e funcional. Para tanto, confira nossas dicas e descubra como criar um ambiente único e prático!
minutos de leitura

A decoração de lavanderia é tão importante quanto a decoração dos outros ambientes da casa. Quanto mais prática, funcional e bem decorada, mais fácil será o processo de lavar e passar roupas. Por esse motivo, vamos te mostrar como montar esse espaço vital do lar!

Como decorar a lavanderia?

A lavanderia costuma ser um dos últimos ambientes a ser planejado. Por isso, é muito comum que os donos da casa não deem a atenção que esse ambiente de fato merece. Porém, é muito importante que os móveis fiquem bem organizados, assim como todos os acessórios usados no dia a dia. Só assim é possível otimizar tempo na lavanderia e se dedicar a tarefas do lar.

paredes coloridas em lavanderia
Investir em paredes coloridas é outra forma de deixar a lavanderia mais bonita (Fonte: Westwing)

Para tanto, é preciso investir na decoração de lavanderia.

1. Verifique o tamanho do ambiente

O primeiro passo para decorar o cantinho da maneira certa é medir o espaço disponível. Assim, fica mais fácil decidir como os móveis serão dispostos, sem atrapalhar a área de circulação.

2. Considere a decoração de casa

A decoração da lavanderia deve combinar com a decoração de casa. Portanto, se o lar é industrial, dê preferência a uma lavanderia com o mesmo estilo, por exemplo. Dessa forma, toda a casa fica harmônica e unificada.

3. Invista em itens funcionais

Na lavanderia, a palavra de ordem é funcionalidade. Por isso, dê preferência aos acessórios e móveis que cumpram esse papel.

 organização na lavanderia
Quanto mais armários, mais organização no ambiente (Fonte: Westwing)

Armários multiuso, por exemplo, são ótimas pedidas para organizar produtos e utensílios usados no dia a dia. Eles geralmente possuem compartimentos para guardar vassouras, rodos, aspirador e outros acessórios.

Em espaços pequenos, nichos e prateleiras são sempre bem-vindos, pois mantêm a organização e decoração em ordem, sem afetar a circulação.

4. Dê preferência aos móveis planejados

A lavanderia planejada é a melhor escolha para casas pequenas. Isso porque todos os móveis são feitos sob medida, para caber no espaço e aproveitar todos os cantinhos, sem te atrapalhar no dia a dia.

 lavanderia planejada
A lavanderia planejada ajuda a manter a organização sempre em dia (Projeto: Deisy Rigotto / Foto: Fábio Grison)

Nesse ambiente, é possível ter armários de chão e suspensos, prateleiras e bancadas amplas: a combinação ideal entre praticidade e funcionalidade.

5. Aposte nas cores claras

Na decoração de lavanderia, cores claras e neutras são as mais indicadas. Como são suaves, não cansam o olhar conforme o passar do tempo. Além disso, elas passam a sensação de limpeza e aconchego.

Nesse caso, tonalidades como branco, off-white e cinza são ótimas pedidas.

Acessórios para completar a decoração de lavanderia

Agora que você já sabe os principais pontos de atenção na hora de decorar a lavanderia, é importante saber quais acessórios não podem faltar nesse ambiente.

itens personalizados para lavanderia
Para decorar, aposte em itens personalizados para lavanderia (Fonte: Westwing)

Organizadores de lavanderia

Os organizadores são indispensáveis, sobretudo na área de serviço. Nesse espaço, tudo deve ficar sempre bem organizado, para você não perder tempo no cotidiano. Mantenha produtos de limpeza em ordem, longe das crianças, pregadores em pontos estratégicos, vassouras a postos e assim por diante.

Cesto de roupa

Quando o assunto é decoração de lavanderia, o cesto de roupa não pode faltar. Além de manter roupas sujas separadas, ele também completa a decoração do cômodo, sabia? Veja algumas opções:

  • Cesto de roupa embutido: esse modelo é ideal para ambientes pequenos. Você pode ter um para roupas brancas e outro para as coloridas. Eles são muito práticos e fáceis de usar.
  • Cesto dobrável: para economizar espaço, outra opção é o cesto dobrável. Como o nome sugere, após o uso, basta dobrá-lo e guardar onde quiser.
  • Cesto triplo: esse modelo possui três compartimentos para roupas brancas, coloridas e pretas.

Cestos e caixas organizadoras

Quanto mais organização melhor! Por isso, as caixas e cestos organizadores são essenciais. Eles podem ser usados sobre a bancada ou dentro dos armários, para manter todos os utensílios dispostos de maneira funcional.

O melhor é que os cestos podem ser posicionados em qualquer cantinho da lavanderia, desde que seja funcional para você (Fonte: Westwing)

Quadros decorativos

Quadros nunca são demais na decoração de casa - e na lavanderia não é diferente. Você pode apostar em modelos personalizados, com dicas de lavagem, instruções e frases divertidas.

Letras decorativas na lavanderia
Letras decorativas também agregam beleza à decoração (Fonte: Westwing)

Revestimento para lavanderia

Até mesmo o revestimento para lavanderia faz parte da decoração do cômodo, sabia? Aposte nos fáceis de limpar e com baixa absorção de água - revestimentos cerâmicos são perfeitos para piso e paredes.

Há diversas opções decorativas, com estampas geométricas, de tijolinhos, 3D… Escolha o que mais combina com você!

Plantas

Flores e folhagens são complementares! Elas vão trazer mais charme ao ambiente, de maneira prática e sofisticada.

Folhagens com efeito cascata ficam lindos sobre armários e prateleiras. Já os vasinhos de flores mais tradicionais podem ser posicionados sobre a bancada. Invista nas suas espécies favoritas e garanta as condições necessárias para todas crescerem com vigor.

Iluminação

A iluminação também faz parte da decoração da lavanderia. Ela é muito importante, pois garante que você realize todas as funções com praticidade. Por isso, ao invés de só investir em lâmpadas, que tal um pendente diferente para renovar o espaço?

Escolha o modelo de luminária que mais combina com o seu estilo e instale lâmpadas brancas. Elas são as mais recomendadas para esse ambiente, pois geram atenção.

Viu só como a decoração de lavanderia é fácil de fazer? Com as dicas da Westwing, montar um ambiente funcional, sofisticado e único vai ser muito mais simples!

Foto de destaque: Projeto de Gabriella Gochinski / Foto: Lio Simas)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de lavanderia: dicas para um espa...

Decoração de lavanderia: dicas para um espaço funcional mais bonito

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies