08.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Revestimento para piscina, Sunset Rio
O revestimento para piscina tem a função de proteger, estancar a água e também decorar. Na imagem, piscina com Sunset Rio (Projeto: Portobello S.A.)

Revestimento para piscina: 7 opções para o seu projeto de área externa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.07.2022
Não sabe como escolher o revestimento para piscina? Conheça as principais opções, além dos lançamentos da Portobello para essa área!
minutos de leitura

Escolher o revestimento para piscina é algo que merece muita atenção. Afinal, além das questões estéticas, é preciso pensar em termos técnicos, avaliando segurança, durabilidade e custo-benefício.

Parece complexo? Veja as dicas e informações que reunimos e encontre o produto ideal para transformar sua área externa!

Principais opções de revestimento para piscina 

Basicamente, existem sete opções de revestimento para piscina, cada um com seus prós e contras. Vamos ver em detalhes todos eles?

1. Fibra de vidro

Revestimento para piscina, fibra de vidro
A piscina de fibra de vidro é pré-fabricada, ajudando a economizar tempo na hora da construção
(Projeto: Bibiana Menegaz)

A piscina de fibra de vidro é pré-fabricada. Assim, você não precisará investir em revestimentos ou em impermeabilização. A construção exige apenas a retirada de terra do local e a instalação.

Isso faz com que a duração da obra seja menor. Além disso, o material é resistente, não acumula micro-organismos e dificilmente oferece risco de vazamentos. 

Contudo, para assegurar a durabilidade, é imprescindível que a instalação seja feita por profissionais especializados, evitando a formação de bolhas. 

A manutenção e a limpeza desse tipo de piscina são simplificadas, pois não existe rejunte, sendo uma superfície lisa que não acumula tanta sujeira. 

É possível encontrar essa alternativa em diferentes formatos: retangular, oval, redondo, quadrado e até com opções como hidromassagem. 

Em relação ao design, contudo, é mais difícil de personalizar, uma vez que você não terá como escolher um revestimento para criar efeitos cênicos.

2. Vinílico

Revestimento para piscina, piscina de vinil
A piscina de vinil dispensa a necessidade de impermeabilização, ajudando a economizar (Foto: Roberto Nickson)

Normalmente, esse tipo de piscina tem uma estrutura construída em alvenaria. Então, ela é coberta pelo vinil. 

Por isso, o tempo para a finalização da obra é maior que o da de fibra de vidro, sendo necessário, em média, um mês. Não é preciso usar nenhum impermeabilizante, porque o vinil já faz esse trabalho. 

É possível encontrar uma grande variedade de cores e estampas para a cobertura, o que ajuda a dar um pouco mais de personalidade aos projetos. 

A manutenção também é simplificada. Contudo, é necessário ter atenção redobrada com produtos com cloro, que podem provocar o desbotamento do vinil. 

Além disso, tende a ser preciso contratar uma empresa especializada para a manutenção com periodicidade.

Outra questão é que, uma vez cheia, a piscina de vinil não pode ser esvaziada. Em caso de quedas de objetos ou furos, será necessário substitui-la, pois não há como fazer reparos.

Por fim, as cores do vinil tendem a perder a intensidade com o tempo.

3. Tela armada 

A tela armada é uma trama de poliéster de 1,5 mm bastante durável e adaptável. Trata-se de um revestimento para piscina muito usado na América do Norte e na Europa. 

A instalação acontece no próprio local de execução da obra por profissionais especializados, que realizam a termosoldagem do material. Como a união é feita com solda, o resultado é quase imperceptível. 

Como essa tela é produzida em PVC, ela proporciona solução para os problemas mais comuns do uso do vinil, tendo uma resistência elevada e sem desbotar tanto ao longo dos anos. 

Por outro lado, suas estampas e cores não oferecem o efeito da pedra natural, que torna a piscina esteticamente mais bonita e contemporânea - o projeto dos sonhos de qualquer pessoa.

4. Pedras naturais

Revestimento para piscina, pedras naturais
As piscinas de pedras naturais ganham um ar mais rústico e mantêm a água mais gelada (Projeto: Heignne Jardim)

As pedras naturais podem ser usadas tanto nas laterais quanto no fundo da piscina. Elas conferem um ar orgânico e rústico, mantendo a temperatura da água mais baixa, o que é ideal para regiões muito quentes. Além disso, são um revestimento pouco escorregadio. 

No entanto, como essas matérias-primas são porosas, elas acumulam bastante sujeira. Por isso, pode ser necessário esvaziar o tanque várias vezes ao longo do ano para fazer uma limpeza completa, com lavadoras de alta pressão. 

5. Pastilhas de vidro 

Revestimento para piscina, Plural Mix Azul Escuro
As pastilhas de vidro são boas opções de revestimentos, já que conseguem se adequar facilmente ao formato da piscina
(Projeto: Mario Lauris Junior

As pastilhas de vidro têm como vantagem o fato de se adaptarem facilmente a qualquer formato de piscina. Elas podem, inclusive, acompanhar as curvas do tanque, já que são pequenas e contam com ótima mobilidade. 

Portanto, são opções perfeitas para piscinas personalizadas, especialmente as com formatos que fogem do tradicional. Além disso, é possível encontrar uma grande variedade de cores e estampas. Também são muito fáceis de limpar e de manter. 

Entretanto, elas têm um custo elevado e seu assentamento exige mão de obra especializada. 

6. Azulejo 

Revestimento para piscina, Sunset Ibiza
Ao invés dos azulejos, opte por revestimentos cerâmicos que trazem beleza e praticidade na limpeza, como essa piscina com Sunset Ibiza (Projeto: Portobello S.A.

O azulejo é um revestimento para piscina mais tradicional, com ótimo custo-benefício e grande durabilidade. 

Ele deve ser assentado da mesma forma que os azulejos de paredes de banheiros ou cozinhas, por exemplo. 

A principal vantagem é a personalização que você poderá ter na sua piscina, já que existem inúmeras opções de cores e estampas. 

Além disso, dependendo da tonalidade escolhida para o azulejo, você será capaz de produzir efeitos na cor da água, criando uma decoração cênica. 

Contudo, esse revestimento é mais suscetível à criação de limo, que se acumula na área do rejunte. Para a limpeza, é preciso usar escova e sabão. 

7. Cerâmicos 

Revestimento para piscina, Ms. Barcelona Antracita
Quem deseja uma piscina diferenciada pode investir nos revestimentos cerâmicos, que permitem transformar as cores e a decoração (Projeto: Portobello S.A.

Se você está em busca de beleza, certamente os cerâmicos são as melhores opções de revestimentos para piscina. 

Afinal, há uma grande variedade de cores, estampas, formatos e acabamentos. Existem, inclusive, versões que recriam - perfeitamente! - pedras e outros materiais naturais, o que torna o material sustentável e esteticamente bonito e contemporâneo.

Também são revestimentos duráveis, com bom custo-benefício. 

Ao contrário dos azulejos, as cerâmicas com acabamento retificado precisam de uma área pequena de rejunte, o que reduz a formação de limo e traz mais facilidade na hora da limpeza e da manutenção. 

É possível combinar os revestimentos cerâmicos de dentro da piscina com as bordas e as áreas externas, deixando seus projetos personalizados.

Nessa categoria é que se encontram os porcelanatos e as lastras, que proporcionam beleza, conforto térmico, facilidade de limpeza e uma grande variedade de alternativas.

Na hora de escolher o seu, atente-se às normas técnicas do setor. Para piscinas com profundidade superior a 60 cm, é possível usar qualquer tipo, ou seja, polidos, naturais ou EXT.

Já para as piscinas com profundidades menores que 60 cm e com inclinação máxima de fundo de 8%, a recomendação é optar por cerâmicos com atrito igual ou superior a 0,4. 

Os produtos da Portobello recomendados são os com indicação de uso FA, sempre com acabamento NAT ou EXT.

Produtos Portobello para transformar sua área externa 

A Portobello conta com várias opções de revestimento para piscina, que podem ser usados tanto no tanque quanto em bordas, decks e demais detalhes da sua área externa. Que tal conhecer algumas das nossas linhas? 

Sunset 

Revestimento para piscina, Sunset Fairbanks
Sunset Fairbanks é a novidade da Portobello para piscinas cheias de personalidade (Projeto: Portobello S.A.

Sunset é uma representação do pôr do sol em diferentes partes do mundo. Esse espetáculo natural fascinante nunca se repete da mesma forma. Foi essa a inspiração para a criação dessa linha, que traz uma superfície desenvolvida especialmente para a aplicação em piscinas. 

O movimento do desenho e a variação da tonalidade do produto se destacam no encontro com a água e revelam um efeito surpreendente. 

São seis cores disponíveis em formato 14,5x14,5 cm, com destaque especial para o lançamento Sunset Fairbanks, em sintonia com a tendência das piscinas escuras. 

É uma alternativa contemporânea e cheia de personalidade. A cor foi inspirada no Alaska — região na qual o sol nunca se põe em determinada época do ano. 

Assim como as outras cores, a novidade tem um acabamento EXT, que alia boa limpabilidade e segurança necessária para as áreas de lazer, bordas e tanques de piscinas. 

Malibu 

Revestimento para piscina, Malibu Lake
Malibu Lake é a novidade da linha Malibu, da Portobello, com um azul cobalto profundo e diferenciado
(Projeto: Portobello S.A.

A diversidade das rochas multicoloridas de Malibu, criadas a partir da dinâmica de bilhões de anos de movimentos tectônicos, é a inspiração da linha de mesmo nome da Portobello. 

A região é um verdadeiro celeiro de slates e sandstones, que inspiraram a criação de cinco cores incríveis, com destaque para Malibu Lake, a novidade da Portobello. 

O lançamento é um azul-cobalto profundo, capaz de deixar as piscinas bonitas e diferenciadas. A tonalidade se destaca dentro da água. 

Verano 

Revestimento para piscina, Verano Esmeralda
Verano é a nova linha da Portobello, com produtos versáteis para áreas externas e piscinas que traduzem o clima do verão (Projeto: Portobello S.A.

Verano é uma linha nova da Portobello, com produtos versáteis para as áreas externas. 

Trata-se de uma superfície com desenho suave, no formato 15x15 cm e com quatro cores bastante contemporâneas: Brisa, Cielo, Esmeralda e Fresco. 

A pedra com variações de desenhos e nuances frescas traduz o clima e a luminosidade do verão, com tons que são acentuados com o efeito da água e da luz solar. 

A limpeza é facilitada, podendo ser feita com os próprios produtos usados na higienização da água, bastando apenas escovar o revestimento. 

Depois de todas essas dicas, já sabe qual revestimento para piscina escolher? Acesse o site da Portobello e conheça a coleção 2022 na íntegra!

Foto de destaque: O revestimento para piscina tem a função de proteger, estancar a água e também decorar. Na imagem, piscina com Sunset Rio (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento para piscina: 7 opções para o ...

Revestimento para piscina: 7 opções para o seu projeto de área externa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou precisando revestir a parte de baixo da minha piscina pois os alguns azulejos quebraram, as laterais tem uma faixa de azulejo imitando pastilha e outra faixa com azulejos 10x10 cm de um azul mais escuro o fundo da piscina é de um azul mais claro!
    Estou pensando em trocar o tipo de revestimento do fundo e colocar pastilhas no fundo!

    1. Olá, Simone,

      Recomendamos você falar com um de nossos consultores para te ajudar a escolher o melhor revestimento para sua piscina.

      Clique aqui e digite sua cidade para ver os contatos.

      Sugerimos também pesquisar projetos de piscina como referência, com produtos Portobello, clique na categoria Piscinas, no Archtrends.

      Grande abraço,
      Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies