28.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Piscina preta, tendência
Revestimento Sunset Fairbanks foi pensado para áreas externas de casas dos sonhos (Projeto: Portobello S.A.)

Piscina preta: uma tendência ousada para projetos contemporâneos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.04.2022
Que tal fugir do óbvio para conquistar uma área de lazer sofisticada e luxuosa? A piscina preta ou com tonalidades escuras pode ser uma boa opção; entenda
minutos de leitura

Variar entre diferentes cores é uma tendência que torna a área de lazer moderna e personalizada. Uma das possibilidades é a piscina preta ou com tonalidades escuras. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Diversos hotéis e resorts do Brasil e ao redor do mundo já deixaram de lado o tradicional “azul piscina” e ganharam fama, como a piscina black pool das suítes presidenciais do Copacabana Palace.

Celebridades como o apresentador André Marques e a cantora Ludmilla também chamaram a atenção com suas piscinas coloridas.

No caso deles, a opção foi pelo vermelho. Mas o fato é que é possível deixar a casa com um ar luxuoso e sofisticado com uma piscina preta, afinal, eles estão virando tendência.

Nas linhas a seguir, você confere mais sobre as características e vantagens da piscina preta e conhece o revestimento ideal para conquistar esse efeito. Continue a leitura!

Por que ter uma piscina colorida? 

Piscina preta, piscina colorida
Fugir do azul é opção para deixar área externa mais sofisticada (Projeto: Portobello S.A.

Embora os tons de azul ainda sejam os preferidos para os tanques, ter uma piscina colorida dá mais sofisticação e personalidade à área de lazer

Além disso, é possível escolher entre diferentes tonalidades, o que é ideal para adequar ao gosto dos moradores e ao restante da decoração. 

O vermelho é uma das cores preferidas daqueles que aderem à tendência da piscina colorida. Trata-se de uma opção bem ousada, afinal, a coloração remete ao sangue. 

Mas, claro, isso é apenas ilusão de ótica causada pelo contato entre sol, água e revestimento, porque o líquido continua translúcido.

No entanto, outras opções também aparecem com frequência, como é o caso do branco, do verde e do cinza.

Aliás, é uma forma de reproduzir a natureza, já que rios e cachoeiras contam com água em tons de verde e marrom. Geralmente, esse efeito se deve aos minerais presentes. 

E dá para ter uma piscina preta, que é pura elegância. Se você quer uma inspiração, saiba que uma das mais famosas do Brasil fica no lendário hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. 

Quais são as principais características da piscina preta?

Piscina preta, área externa
Piscinas escuras contam com vantagens como a absorção de luz solar, que deixa a água mais quente (Projeto: Portobello S.A.

Além de conferir luxo e sofisticação a um projeto, a escolha dessa tonalidade chega trazendo diversas vantagens. Isso porque ela tem algumas características que veremos a seguir.

Mantém a temperatura da água mais quente 

Tanques claros refletem a luz solar e, por isso, deixam a água fria. 

Mas quando você opta pela piscina preta, a tonalidade escura absorve os raios solares, o que eleva a temperatura da água. Ela pode chegar a até 3ºC a mais. 

Além de aquecer a água, ela consegue conservar a temperatura por um bom tempo. Isso torna o banho mais agradável e relaxante. 

Forma um espelho d’água diferenciado 

Piscina preta, clube, resort
Piscina preta reflete paisagem do entorno (Foto: Kelly Sikkema

A piscina preta forma uma superfície muito bonita, capaz de refletir a vegetação ou os objetos ao seu redor. Esse fator deve ser considerado nos projetos, já que consegue potencializar a decoração da área externa

Dá maior sensação de profundidade 

Também por ser escuro, o tanque parece mais fundo do que os de piscinas claras. Por isso, é importante tomar cuidado. 

Como o reflexo da paisagem em volta é acentuado, é possível que a aparência da profundidade não seja a real, o que pode resultar em acidentes. 

Portanto, principalmente para quem tem crianças em casa, uma dica é criar espaços como uma prainha ou apostar nas clássicas escadas. 

Torna o projeto mais original 

Quem está em busca de um projeto diferenciado, que chame a atenção e fuja do óbvio, pode encontrar na piscina preta a alternativa certa. 

Dá para combinar com uma borda clara, que realce o tanque, ou incorporar tons terrosos e mais escuros na decoração, para um décor tropical. 

Deixa menos sujeira à mostra 

Essa é, sem dúvida, uma das maiores vantagens. Quanto mais claro for o tanque, mais sujidades vão ficar evidentes, o que requer cuidados redobrados para manter a limpeza. 

Já no caso da piscina preta, as sujeiras aparecem bem menos, mesmo que estejam concentradas no fundo. 

Como ter uma piscina preta? 

Esse não é mesmo um tom muito comum para piscinas!

Mas quem quer um tanque preto ou de nuances escuras pode encontrar os recursos necessários com certa facilidade. Afinal, o mercado está cheio de possibilidades para revestir esses espaços. 

O ideal é que a piscina preta seja de alvenaria, revestida com pastilhas ou cerâmicas próprias para essa finalidade. Assim, fica mais fácil achar os materiais.

Vale lembrar que você pode dar preferência a revestimentos com acabamento EXT, que ajudam a evitar escorregamentos e acidentes.

Uma dica é revestir o entorno da piscina com piso em cor clara. Dessa maneira, o tanque ganha destaque no projeto. 

Linha Sunset traz opção ideal para uma piscina preta 

A linha Sunset, da Portobello, é voltada para piscinas e áreas externas. Espaços que contribuem para momentos de lazer e descanso.

Ela traz relevos e movimentos no desenho, que se unem a tonalidades incríveis, como verde, azul e cinza. 

Assim, forma-se uma piscina moderna, com um efeito surpreendente no encontro entre a água e o revestimento. Todas as cores da linha Sunset estão disponíveis no formato 14,5x14,5 cm. 

Os produtos são uma alternativa às pedras. Cada cor tem inspiração no pôr do sol de um lugar ao redor do mundo. 

Afinal, esse fenômeno da natureza nunca se repete da mesma forma. Em cada local ele cria uma atmosfera particular. 

Piscina preta, Sunset Fairbanks
Revestimentos da linha Sunset podem ser usados dentro e fora de piscinas, em áreas externas (Projeto: Portobello S.A.

Sunset Fairbanks compõe área externa dos sonhos

Piscina preta, Fairbanks, Alasca
Cidade de Fairbanks no Alasca, tem "sol da meia noite" que inspira revestimento para piscina (Foto: FairbanksMike)

Para completar a linha Sunset, chega uma nova opção, mais escura: Sunset Fairbanks. Neste caso, a inspiração é no chamado “sol da meia da noite”, que acontece no Alasca, Estados Unidos. 

Na cidade de Fairbanks, o sol se põe por um curto período em uma determinada época do ano, proporcionando um espetáculo natural fascinante. 

A superfície do produto foi desenvolvida especialmente para a aplicação do revestimento em piscinas, inclusive em seu interior, assim como os demais da linha Sunset. 

Portanto, tem acabamento externo, ajudando a compor uma área de lazer digna de uma casa dos sonhos. Um espaço para relaxar e socializar.

Piscina preta, tendência
Sunset Fairbanks é um revestimento em nuances de preto para projetos atemporais (Projeto: Portobello S.A.)

Além da novidade na linha Sunset, a Portobello trouxe muitos outros produtos em sua coleção de 2022. Acesse o site para conhecer nossos novos revestimentos

Foto de destaque: Revestimento Sunset Fairbanks foi pensado para áreas externas de casas dos sonhos (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Piscina preta: uma tendência ousada para pro...

Piscina preta: uma tendência ousada para projetos contemporâneos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies