19.05.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Imagine ter uma piscina em casa, na área de lazer, para receber amigos e família (Projeto: Portobello)

Como fazer uma piscina gastando pouco

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.05.2021
Saiba como fazer uma piscina em sua casa sem precisar gastar muito, conhecendo materiais e modelos.
minutos de leitura

Quem não sonha em ter uma casa com piscina e uma bela área de lazer para curtir com a família ou receber os amigos? Para tornar esse sonho realidade, descubra como fazer uma piscina sem precisar investir muito dinheiro.

Piscina de alvenaria x Piscina de fibra

A piscina de alvenaria é aquela em que as bases e paredes são produzidas em concreto. A fundação costuma ser feita em radier com uma viga de fechamento, na qual a armadura das paredes é amarrada.

O revestimento para piscina de alvenaria costuma ser de pastilhas ou cerâmicas, enquanto as laterais são construídas em blocos estruturais, preenchidos com concreto. Para a sua borda, neste caso, usa-se um material resistente ao escorregamento.

Embora a construção da piscina de alvenaria seja mais cara do que as demais, o custo-benefício é uma vantagem importante, já que há grande resistência mecânica e uma durabilidade de até 30 anos. Além disso, há diversas opções de acabamentos para personalizar sua piscina.

A piscina de alvenaria oferece um custo-benefício importante, além de poder ser personalizada (Projeto: Marcio Castro)

Já a piscina de fibra de vidro é pré-fabricada, por isso não há necessidade de investir em materiais, como revestimentos, nem em impermeabilização. A construção também é mais simples - basta retirar a terra do local e instalar a piscina que já vem pronta de fábrica.

A vantagem também está no valor, pois ela costuma ser mais barata, comparada à de alvenaria, além da versatilidade de modelos, facilmente encontrando versões redondas, quadradas e em vários outros formatos e tamanhos.

Em resumo, se você deseja uma piscina mais resistente e personalizada, a de alvenaria é a melhor escolha. Mas caso esteja procurando uma prática, montada em pouco tempo, a de fibra é a mais indicada.

Modelos

Tanto a piscina de alvenaria quanto a de fibra de vidro podem ser produzidas em diferentes formatos, como, por exemplo, redonda, quadrada e retangular.

Para definir o modelo ideal, é preciso atentar-se ao local onde ela ficará, já que isso indicará também se você deverá fazer uma piscina pequena ou uma grande, além da possibilidade de construir um modelo com deck.

A recomendação, em geral, é que haja, no mínimo, 30 m² livres para a construção e que ela fique no local mais alto do terreno, proporcionando uma visão panorâmica privilegiada.

como fazer uma piscina
O ideal é que a piscina fique em uma posição privilegiada, no alto do terreno (Projeto: Lab 88)

Se o seu terreno não dispõe de aclives acentuados, escolha a localização da piscina de acordo com o sol - caso ela fique a oeste, por exemplo, vocês poderão apreciar o pôr-do-sol.

Para fazer a escolha, considere necessidades e desejos dos moradores. Para uma piscina personalizada, com revestimentos diferenciados, opte pela de alvenaria; mas, se deseja praticidade e facilidade de manutenção e limpeza, a de fibra de vidro é a melhor opção.

Tenha sempre em mente o seu orçamento, já que o preço da piscina varia de acordo com o tamanho dela e os detalhes, como revestimentos, piso para piscina, iluminação, acessórios (cascata, escadas), entre outros.

Por fim, considere o estilo da piscina. Avalie as características do terreno para escolher, por exemplo, entre uma com borda infinita ou com cores, acabamentos e materiais que ajudem a complementar e valorizar a paisagem.

como fazer uma piscina
A piscina é um dos principais elementos da área de lazer, por isso deve ser destaque (Crédito: Portobello Shop Ribeirão Preto)

Dicas para fazer uma piscina

Você sonha em ter uma bela área de lazer com piscina, mas o orçamento está baixo? Não se preocupe: separamos algumas dicas de como fazer uma gastando pouco e com um resultado incrível.

O primeiro passo é avaliar a necessidade de autorização ou documentação específica para a construção e de contratação de um profissional capacitado para abrir o espaço e fazer o nivelamento do solo.

Você também precisará de um encanador, que realizará o sistema de encanamentos e filtração.

Para definir a localização perfeita, escolha um local em que haja espaço nas laterais e incidência de sol. Inclusive, é o local que definirá se você terá uma piscina 1000 litros, uma de 2000 litros ou uma de 5000 litros.

Avalie ainda as necessidades dos usuários e entenda qual a profundidade ideal - se as crianças vão usar a piscina, opte por uma versão mais rasa e segura.

No caso da piscina de alvenaria, é importante avaliar as condições do solo, para entender quais paredes precisarão de reforços. Somente após essa análise é que os trabalhos de escavação podem ser iniciados.

Lembre-se de que a a do tipo alvenaria precisará de impermeabilização, processo realizado com manta asfáltica ou pintura impermeabilizante, que evita vazamentos e infiltrações.

O tamanho da piscina influencia bastante no preço final, já que, quanto maior ela for, maior será o investimento em mão de obra e materiais.

Os revestimentos são pontos-chave para deixá-la bonita e funcional. Na escolha, considere não só a estética mas também a manutenção e a durabilidade. 

Além das tradicionais pastilhas, o porcelanato é um dos materiais mais usados, devido à versatilidade. Vale ressaltar que é preciso optar por um modelo que possa ser usado em piscinas, que não escorregue e que apresente alta durabilidade e baixa manutenção.

O porcelanato pode ser usado tanto na parte interna, quanto em bordas e decks, inclusive em versões que recriam madeira, para o deck, por exemplo, dispensando todo o trabalho de manutenção que a madeira demanda.

como fazer uma piscina
O deck em porcelanato que reproduz madeira é ótimo em custo-benefício, além de super estiloso (Projeto: Tomas João)

Você também poderá investir em porcelanatos que reproduzem concreto, tanto para as bordas quanto para o deck, trazendo um ar rústico e industrial para a sua área de lazer.

O porcelanato possui vantagens interessantes como o design moderno, a grande durabilidade, a facilidade de limpeza e a baixa necessidade de manutenção.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil saber como fazer uma piscina sem gastar muito, né? Ajude seus amigos a realizarem esse sonho: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como fazer uma piscina gastando pouco...

Como fazer uma piscina gastando pouco

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. quero fazer um piscina e tenho o espaço bem grande e quero ela na cerâmica por ser mais em conta e com led e cascata é possível?

  2. Olá, José,

    Temos algumas dicas neste artigo. Sobre revestimentos para piscina, você pode falar com nossos consultores. Digite a cidade neste link para conferir os contatos.

    Abraços,
    Equipe Archtrends Portobello

  3. Olá, Betânia,

    O tamanho da piscina vai do gosto de cada um, existem piscinas de 2x3. O que tem que lembrar é de fazer uma área em volta dessa piscina, para que possa fazer a manuntenção mais facilmente e não colocá-la muito próxima ao muro. Se o tamanho ficar muito pequeno, também sugerimos colocar ofurô.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  4. quero fazer uma piscina e tenho o espaço bem grande porém quero ela na cerâmica por sair mais em conta e com led cascata e com aquecedor é possível?

  5. Olá, Michelle,

    Recomendamos falar com o arquiteto da sua obra para falar das possibilidades.

    Sobre as cerâmicas, você pode conhecer nosso portfólio e tirar todas as dúvidas falando com nosso consultor de loja.

    Clique aqui e digite sua cidade para ver os contatos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies