25.03.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Onyx Unique: a beleza atemporal da pedra calcária

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.03.2020
Saiba mais sobre a beleza e as curiosidades da pedra calcária ônix, também conhecida como mármore alabastro, além de algumas dicas de decoração com a linha Onyx Unique, da Portobello.
minutos de leitura

Também conhecido como mármore alabastro, o ônix é uma pedra calcária que tem como principal característica combinar uma matéria espessa e densa, bastante opaca, com outra cristalina e translúcida.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

A beleza dessa pedra encanta qualquer pessoa que olha para ela. Inclusive, ela é aplicada na arquitetura desde a época do Egito Antigo. Atualmente, os arquitetos podem contar com a linha Onyx Unique, da Portobello, que reproduz toda a beleza atemporal dessa pedra calcária e oferece as vantagens do porcelanato.

É isso que apresentaremos para você neste artigo! Continue conosco e conheça mais sobre a origem e as variedades do ônix, o seu uso na história e curiosidades, entre outras informações relevantes. Também veja mais detalhes da linha Onyx Unique. Temos a certeza de que você ficará encantado.

A origem e as variedades da pedra calcária ônix

O ônix é uma pedra calcária encontrada em várias regiões do mundo (Foto: Pixabay)
O ônix é uma pedra calcária encontrada em várias regiões do mundo (Foto: Pixabay)

O ônix pode ser encontrado em várias regiões do mundo. Países como o Iêmen, o Uruguai, a Argentina, o Canadá, a Alemanha, a Índia, os Estados Unidos, o Egito e o nosso Brasil têm essa pedra calcária na natureza.

É importante, no entanto, saber distinguir o ônix da ágata, que é uma pedra parecida. Enquanto a primeira tem bandas paralelas, a segunda tem linhas mais curvas, formando um desenho diferenciado.

Também é interessante saber que o ônix pode ser tratado para diferentes finalidades. Algumas variedades são excelentes para a arquitetura, em tons claríssimos, que são pontuados pela transparência e definem desenhos orgânicos.

Mas existem variedades que são mais utilizadas para outras finalidades, como a produção de joias. São diversos os modelos de anéis, pulseiras, brincos, colares e outras peças que são feitos com a pedra. Elas são um pouco diferentes das utilizadas nos projetos arquitetônicos.

O uso do ônix no decorrer da história

Símbolo do modernismo, a Villa Tugendhat, na República Tcheca, é decorada com a pedra ônix (Foto: Lehotsky)
Símbolo do modernismo, a Villa Tugendhat, na República Tcheca, é decorada com a pedra ônix (Foto: Lehotsky)

O ônix é tão antigo que chega a ser citado em algumas passagens bíblicas. Isso porque, no Egito Antigo, a pedra calcária era muito utilizada para fazer tigelas, bacias e outros objetos.

Em Roma e na Grécia Antiga, o ônix também era muito conhecido e utilizado. Plinio, o Velho, reconhecido naturalista do primeiro século, deixou vários registros de técnicas para talhar a pedra.

O Hotel de la Paiva, em Paris, é bastante reconhecido pela sua decoração em ônix amarelo. O local é muito visitado e apreciado por turistas de todo o mundo.

A famosa Villa Tugendhat, localizada em Brno, na República Tcheca, também utiliza o ônix. Criada em 1930 pelo renomado arquiteto Mies van der Rohe, a obra é um dos principais ícones da arquitetura modernista.

No Brasil, uma das variedades mais comuns é o ônix verde. Ele foi muito utilizado entre os anos de 1920 e 1930 pelo escultor alemão Ferdinand Preiss, que fazia esculturas criselefantinas.

Curiosidades sobre o ônix

Muitos acreditam que a pedra ônix tem poderes especiais (Foto: Click Estudante)
Muitos acreditam que a pedra ônix tem poderes especiais (Foto: Click Estudante)

A pedra calcária ônix também é muito conhecida por misticistas, que acreditam que ela tem poderes energéticos. Veja algumas curiosidades e mitos:

  • os antigos romanos entravam em batalha com amuletos de ônix com Marte, o deus da guerra, gravado. Eles pensavam que assim teriam mais coragem para o combate;

  • antigas parteiras inglesas colocavam o ônix próximo aos seios das mulheres grávidas, por acreditarem que a energia da pedra calcária facilitaria o parto;

  • quando aplicada na arquitetura, de acordo com alguns místicos, a pedra transforma a energia negativa do local em positiva;

  • os misticistas também afirmam que, quando uma pessoa é exposta ao ônix, tem uma melhora no sistema circulatório;

  • em algumas culturas, o ônix é visto como uma pedra que equilibra as energias e evoca mestres espirituais;

  • algumas terapias, como a cristaloterapia, utilizam o ônix para realizar curas energéticas;

  • místicos acreditam que o ônix é a pedra da realização pessoal e do poder;

  • uma lenda grega afirma que o ônix protege o namoro ou casamento.

Onyx Unique: veja dicas de decoração com essa linha da Portobello

Sempre de olho nas tendências e oferecendo as mais belas opções para decorar ambientes, a Portobello lançou a linha Onyx Unique, com acabamentos natural e polido, no grande formato 120×120 cm.

Além disso, essa reprodução da pedra calcária ônix também pode ser encontrada em forma de lastras, como explicaremos mais adiante.

Toda a beleza do ônix pode ser utilizada em projetos inovadores, trazendo elegância e requinte a eles, sem deixar de lado a praticidade que só o porcelanato é capaz de oferecer.

Observe, a seguir, alguns projetos inovadores que utilizam a linha Onyx Unique e inspire-se! Confira também dicas para compor os ambientes das obras que você está fazendo ou pretende fazer.

Use em ambientes com iluminação

O ônix é translúcido, sendo ideal para ambientes bastante iluminados (Foto: Portobello)
O ônix é translúcido, sendo ideal para ambientes bastante iluminados (Foto: Portobello)

Conforme explicamos, o ônix é translúcido e, portanto, uma excelente opção para ser aplicado em ambientes com iluminação artificial ou natural, com grandes janelas ou paredes de vidro.

A luz proporciona um brilho que deixa a beleza das peças da linha Onyx Unique ainda mais evidente, como pode ser visto no projeto mostrado acima.

Combine com outros detalhes do espaço

Os detalhes decorativos minimalistas ressaltam a beleza do ônix (Foto: Portobello S.A.)
Os detalhes decorativos minimalistas ressaltam a beleza do ônix (Foto: Portobello S.A.)

Ao usar as peças da linha Onyx Unique, é importante prestar atenção nos detalhes do espaço, pois elas se sobressaem. Assim, para destacar o porcelanato que reproduz fielmente essa pedra, invista em peças simples, minimalistas, como quadros, lustres, objetos decorativos etc.

A simplicidade na decoração é a chave para utilizar a linha Onyx Unique, como mostra a imagem acima, que traz um projeto sem muitos detalhes. No entanto, é bonito pela sua essência, e a reprodução de ônix é uma das responsáveis por isso.

Aplique em cozinhas e banheiros

A lastra Onyx Unique 120x270 reveste pisos de banheiros (Foto: Portobello S.A.)
A lastra Onyx Unique 120x270 reveste pisos de banheiros (Foto: Portobello S.A.)

Também é uma boa ideia utilizar a linha Onyx Unique nos pisos de banheiros, com acabamento natural 120×120 cm, e cozinhas.

É possível revestir cubas, bancadas e pias de banheiros também. De tal modo, além de beleza, as peças de porcelanato garantirão a funcionalidade dos espaços.

A coleção é bastante versátil e dá um toque especial em ambientes variados. Cozinhas, banheiros, salas, quartos… São diversos os cômodos que podem recebê-la, dando um charme para a decoração.

Utilize com texturas e detalhes para dar sofisticação aos ambientes

Ambientes simples ganham sofisticação com a linha Onyx Unique (Foto: Portobello S.A.)
Ambientes simples ganham sofisticação com a linha Onyx Unique (Foto: Portobello S.A.)

A pedra ônix pode ser encontrada em tons pastel e com texturas mais puxadas para um marrom-claro. Portanto, é ideal para quando se quer dar mais sofisticação aos ambientes simples.

Na imagem acima, por exemplo, você vê a decoração de uma sala simples com a linha Onyx Unique (acabamento polido) com cadeiras, uma mesa de centro e algumas plantas.

As peças da coleção, quando aplicadas na sala, podem dar um ar sofisticado a algo relativamente simples. Tudo muito bonito e funcional.

Ganhe amplitude no espaço

O uso estratégico da lastra Onyx Unique dá mais amplitude visual para os ambientes (Foto: Portobello S.A.)
O uso estratégico da lastra Onyx Unique dá mais amplitude visual para os ambientes (Foto: Portobello S.A.)

Pintar as paredes de branco e utilizar espelhos são truques adotados por muitos arquitetos para dar mais amplitude aos espaços. Essas técnicas criam a ilusão de que os cômodos são maiores.

O ônix claro, por ser translúcido, também dá essa sensação, quando é combinado com uma boa iluminação.

Exemplo disso pode ser visto na imagem acima, que mostra um projeto em que os porcelanatos da linha Onyx Unique são aplicados no chão, numa sala com decoração clara e boa iluminação.

Conheça também as lastras Onyx Unique

Pensando em trazer mais versatilidade para os projetos e as obras, a Portobello inovou e passou a produzir lastras da linha Onyx Unique.

Agora, desenvolver projetos utilizando esses belos porcelanatos ficou ainda mais fácil, pois você tem mais opções à disposição.

Entenda o que são as lastras que reproduzem a pedra calcária ônix

As lastras são superfícies de porcelanato que facilitam a aplicação em paredes e pisos inteiros (Projeto: Portobello)
As lastras são superfícies de porcelanato que facilitam a aplicação em paredes e pisos inteiros (Projeto: Portobello)

Damos o nome de lastras às peças gigantes de porcelanato, rementendo às lastras retiradas dos tradicionais blocos de mármore. Esses produtos possibilitam que superfícies inteiras sejam revestidas.

A linha Onyx Unique agora conta com opções nesse formato, para que reformas e construções com a pedra calcária ônix gerem resultados ainda mais deslumbrantes.

Isso porque as lastras são capazes de cobrir pisos e paredes sem que ocorram problemas como o desalinhamento das peças.

Vantagens das lastras da linha Onyx Unique

Ao optar pelo uso das lastras da linha Onyx Unique, você terá muitas vantagens nos seus projetos. Veja, a seguir, algumas das principais.

Menos sujeira na aplicação

Ao usar lastras que reproduzem a pedra calcária ônix, o assentamento é feito de uma única vez, revestindo toda a superfície.

Logo, não é necessário o uso de rejunte em várias peças menores, o que tende a gerar bastantes sujidades nas obras.

Certamente, a limpeza será facilitada e o ambiente em que a aplicação foi realizada poderá ser utilizado em menos tempo.

Aplicação padrão de peças de porcelanato

A aplicação das maiores lastras  Portobello (160x320) é feita praticamente da mesma forma que os porcelanatos comuns (Projeto: Portobello)
A aplicação das maiores lastras  Portobello (160x320) é feita praticamente da mesma forma que os porcelanatos comuns (Projeto: Portobello)

Apesar de terem dimensões maiores, as técnicas de assentamento para lastras são praticamente as mesmas utilizadas em formatos menores de porcelanato. Dessa maneira, os operários que já têm experiência nesse segmento não terão dificuldades para fazer a colagem.

As lastras são instaladas com a mesma técnica dos formatos menores, ou seja, argamassa colante para porcelanatos sendo aplicada na peça e na base (dupla camada) com uma desempenadeira de 10mm. 

Possibilidade do uso em fachadas

As lastras da linha Onyx Unique poderão trazer uma beleza única para as fachadas de suas obras. Em espaços comerciais, como lojas e empresas, essa aplicação servirá para chamar a atenção de clientes e pessoas que passarem na frente.

Para usar lastras de maneira inovadora, deve-se utilizar uma técnica chamada de fachada ventilada. Nesse tipo de aplicação, é deixada uma espécie de vão entre a parede e o revestimento. De tal maneira, se garante a ventilação e a boa acústica no interior da construção.

Diversidade de tamanhos

As lastras que reproduzem a pedra calcária ônix são disponibilizadas em diversos tamanhos para os seus projetos (Projeto: Portobello S.A.)
As lastras que reproduzem a pedra calcária ônix são disponibilizadas em diversos tamanhos para os seus projetos (Projeto: Portobello S.A.)

A principal vantagem das lastras é a diversidade de tamanhos, o que possibilita a aplicação em ambientes variados. As dimensões das novas lastras disponibilizadas pela Portobello na linha Onyx Unique são as seguintes: 120×270 cm e 160×320 cm.

Gostou das nossas dicas para a aplicação da linha Onyx Unique? Então, converse com o seu arquiteto ou decorador e veja como aplicá-la em sua casa e trazer toda a beleza atemporal da pedra calcária ônix para os seus ambientes.

Acesse o site da Portobello e veja mais informações sobre a bela linha Onyx Unique. Você ficará encantado!

Foto de destaque: A linha Onyx Unique reproduz toda a beleza da pedra calcária ônix e, recentemente, ganhou produtos em formatos de lastras (Foto: Portobello)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Onyx Unique: a beleza atemporal da pedra calc...

Onyx Unique: a beleza atemporal da pedra calcária

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies