05.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Madeira, ferro e tijolinho estão entre elementos essenciais para uma cozinha rústica (Projeto: Ana Wolf Arquitetura e Interiores)

Dicas para montar uma cozinha rústica

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.10.2023
Materiais, cores e outros elementos podem ser usados para montar uma cozinha rústica. Entenda como aderir a esse estilo com dicas simples
minutos de leitura

A cozinha rústica está em alta. Afinal, ela foca no conforto e no aconchego, que é uma das tendências de decoração.

O estilo remete à vida no campo. Combina elementos que são, ao mesmo tempo, charmosos e funcionais.

Portanto, a cozinha rústica é perfeita para quem gosta de ambientes interioranos e procura por uma decoração diferenciada. Entenda melhor na sequência!

O que é uma cozinha rústica?

A cozinha rústica é aquela que se caracteriza como um ambiente acolhedor e convidativo. Está frequentemente associada às casas de campo.

Por isso, do ponto de vista do design e da arquitetura, essas cozinhas costumam ter uma estética natural e orgânica.

Assim, usam materiais como madeira, tijolinhos de argila, ferro e fibras. As cores são suaves e terrosas, como marrons, verdes, cremes e tons pastel.

No entanto, a cozinha rústica também pode ser criada em zonas urbanas. Dessa maneira, oferece um contraste charmoso aos edifícios modernos e minimalistas.

Materiais

Cozinha gourmet de casa de campo com parede de tijolinhos e cestos de vime
Elementos naturais são ideais para uma cozinha rústica e aconchegante (Projeto: Victoria)

De forma geral, em uma cozinha rústica, os materiais mais usados são aqueles naturais, bem como as reproduções deles.

Eles podem ser utilizados em pisos, paredes, móveis e outros itens para criar um ambiente natural. Entre os principais, estão:

  • metais como cobre, ferro e aço inox;
  • cimento queimado;
  • tijolinhos;
  • concreto;
  • madeira;
  • pedra;
  • sisal.

Cores

As cores mais adequadas para uma decoração rústica são aquelas que evocam uma sensação de naturalidade.

Nesse caso, tons terrosos e neutros são ideais para criar uma atmosfera campestre. Portanto, lembre-se de escolhê-los, em vez de tonalidades vibrantes e brilhantes.

Aqui estão algumas opções para uma cozinha rústica:

  • amarelos que não sejam brilhantes. Ou seja, mostarda, dourado e cremoso;
  • marrons, como chocolate, bege, caramelo e bronze;
  • rosas, em tons como antigo, queimado e pálido;
  • verdes, como musgo, oliva, escuro e azulado;
  • cinzas, também em diferentes tonalidades;
  • azuis, como acinzentado e esverdeado;
  • brancos, incluindo gelo e off-white.

Você pode criar pontos focais com as tonalidades mais marcantes, como amarelos, rosas, verdes e azuis. Dessa forma, é possível dar vida à cozinha rústica.

Como construir uma cozinha rústica?

Considerando que a cozinha é um dos ambientes mais frequentados do lar, merece mesmo uma decoração especial. Afinal, é a grande responsável por reunir a família e criar memórias afetivas.

Se você planeja construir uma casa rústica, acompanhe os tópicos a seguir para conferir dicas para decorar esse espaço!

Eletrodomésticos de cozinha rústica

Fogão a lenha esmaltado em cozinha rústica
Forno a lenha tem tudo a ver com cozinha rústica, mas também é possível usar eletrodomésticos modernos (Projeto: Natalia Lemos Arquitetura)

Quando se pensa em uma cozinha rústica, que remeta a um sítio ou a uma fazenda, muita gente pode imaginar logo um fogão a lenha e outros recursos mais simples.

No entanto, esse ambiente não precisa deixar de lado as facilidades que temos disponíveis hoje. Os eletrodomésticos podem ser modernos e práticos, desde que conversem com o estilo do espaço.

Por exemplo, é possível contar com fogão a lenha e forno elétrico. Assim, dá para escolher em qual se deseja cozinhar, dependendo da disponibilidade ou das necessidades do dia.

O mais bacana do estilo rústico é que ele dialoga com o moderno. Dessa forma, você pode inserir elementos campestres na decoração, ao mesmo tempo em que mantém um cooktop ou uma coifa.

Cubas rústicas

Cozinha em tons de branco e madeira com ar campestre
Farm Sink é estilo de cuba para cozinha perfeito para um ambiente rústico (Projeto: Jessica Castro / Foto: PicCompany)

A cuba é essencial em uma cozinha rústica. Afinal, é bastante útil no dia a dia e pode trazer o estilo campestre para o ambiente.

O inox é o material mais interessante. Contudo, também dá para investir em uma cuba esculpida em porcelanato. Isso porque ele ainda é bacteriostático, resistente e fácil de limpar.

Uma dica de ouro para a cuba de uma cozinha rústica é a Farm Sink. Essa é uma peça de semiencaixe, em que a parte frontal se projeta para fora da marcenaria.

O estilo começou a ser usado em casas de campo dos Estados Unidos e da Europa e agora está em alta, justamente por evocar a sensação de aconchego desse tipo de construção.

Leia também:

Móveis rústicos

ladrilho cerãmico no piso
Ideal em cozinha rústica é preferir móveis em madeira (Projeto: Victor Romansini)

Existem alguns elementos que não podem ficar de fora de uma cozinha rústica. E os móveis estão entre eles.

Os dois materiais mais presentes nas cozinhas rústicas são a madeira e o ferro. Eles são capazes de compor um armário, com o corpo em madeira e os acabamentos em ferro.

Além disso, é interessante usar madeira em outros itens do mobiliário, como mesas, cadeiras e banquetas.

Até mesmo o balcão e a bancada da cozinha podem ser em madeira, reforçando a estética campestre do espaço.

Já se a área for pequena, dá para usar alguns truques para não deixar de lado a vontade de ter um ambiente em estilo rústico.

Por exemplo, para suavizar a cozinha, você pode optar por móveis em madeira pintada de branco. Dessa maneira, o espaço não fica escurecido, o que tende a fazer com que ele pareça ainda menor.

Revestimentos rústicos

Cozinha em tons de branco, azul e madeira com atmosfera de casa de campo
Tijolinho é revestimento interessante para cozinha rústica (Projeto: Doma Arquitetura)

A cerâmica é a queridinha das cozinhas. Afinal, é resistente à água e ao calor, sem falar que não mancha, é fácil de limpar e de manter.

Outra característica muito interessante é que dá para encontrar produtos em diferentes estilos. Inclusive, eles podem reproduzir materiais naturais com fidelidade.

Nesse caso, prefira o porcelanato, que é ainda mais resistente e bonito. Melhor se tiver bordas retificadas.

Afinal, elas permitem o uso de juntas mais finas e, consequentemente, menos rejunte. Portanto, há pouco espaço para o acúmulo de sujeira e limo, por exemplo.

A cozinha rústica pode se beneficiar de porcelanatos que reproduzem diferentes materiais, como os que destacamos na sequência:

  • amadeirado: é tradicional na decoração rústica. A reprodução dessa matéria-prima natural em cerâmica garante a resistência à água, a facilidade de limpeza e a baixa manutenção. Sem falar que há modelos que variam em tonalidades, formatos e outros detalhes;
  • concreto e cimento queimado: também são opções interessantes para um ambiente rústico. No entanto, você não precisa aderir a esses materiais, uma vez que existem revestimentos que fazem uma interpretação fiel. Portanto, facilitam o dia a dia;
  • pedra: essa é outra matéria-prima que cai muito bem em uma cozinha rústica e pode ser encontrada em cerâmica. Dessa forma, a obra tende a sair mais em conta, além de ser mais sustentável;
  • tijolinho: também existem revestimentos cerâmicos que recriam essa textura, que tem tudo a ver com ambientes rústicos.

Materiais rústicos

Cozinha rústica com mesa de madeira e panelas de ferro
Além de revestimentos e móveis, materiais rústicos podem ser usados em outros detalhes (Projeto: Ângela Villar Nogueira Paes Cambraia / Foto: Edgard César)

Mencionamos anteriormente os principais materiais presentes em uma cozinha rústica. Agora, vamos ajudar você a entender como usá-los.

Eles podem aparecer nas superfícies, nos móveis e em outros detalhes, como portas, janelas, fogão e até nas tradicionais panelas de ferro penduradas.

No entanto, é importante lembrar que a cozinha é um ambiente que pode conter bastante umidade, que surge a partir do preparo dos alimentos. 

Ou seja, a madeira precisa ser tratada para não apodrecer. Já o ferro deve ser evitado em locais com água constante, pois corre o risco de enferrujar.

Outros materiais interessantes para combinar com esses são pedras naturais, cimento queimado, vidro ou aço inox. Este último pode surgir, inclusive, nos eletrodomésticos.

Decoração rústica

Cozinha rústica clara com fogão a lenha e forno de pizza
Elementos como panelas penduradas e objetos de metal compõem cozinha rústica (Projeto: Ana Wolf Arquitetura e Interiores)

Uma cozinha rústica também precisa receber uma decoração que traga os materiais essenciais nesse estilo. Portanto, invista em objetos em madeira e ferro.

E como a proposta é remeter à natureza, você ainda pode optar por outros elementos. 

Entre eles estão plantas, sisal, palha, couro, cerâmica, estampas de chita, peças decorativas com padrões de flores, folhas e animais, xadrez, poá e por aí vai.

Uma ideia interessante é montar uma mini-horta de temperos. Para tanto, basta escolher vasos pequenos.

De forma geral, a cozinha rústica é simples, mas isso não quer dizer que seja sem graça ou “mal acabada”. 

A simplicidade está diretamente ligada aos materiais, que não passam por grandes processos de refinamento.

Por isso, a dica é usar madeira de demolição, tijolinhos aparentes ou outros produtos modernos e tecnológicos que reproduzam essas texturas.

Também é comum utilizar os próprios objetos domésticos como itens de decoração. Por exemplo, as panelas penduradas e as louças em prateleiras.

Até mesmo as “cortininhas” de tecido, substituindo as portas dos armários, são alternativas interessantes.

Agora que você já sabe como decorar a sua cozinha rústica, descubra como ter uma casa simples e bonita!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Dicas para montar uma cozinha rústica...

Dicas para montar uma cozinha rústica

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies