As paredes texturizadas são uma ótima maneira de criar ambientes personalizados e que, por isso, geram identificação e maior aconchego.
Elas podem aparecer dentro e fora de casa, em ambientes comerciais ou residenciais. Banheiros, quartos, salas, cozinhas, recepções e outros espaços podem receber paredes texturizadas para diferenciar, destacar, aumentar ou integrar, por exemplo.
Cores, relevos e estampas também variam bastante. Isso significa que dá para ter paredes texturizadas em decorações de todos os estilos.
Há ainda infinitas possibilidades na hora de definir a paginação dos revestimentos em paredes texturizadas.
Ou seja, um prato cheio para deixar a criatividade fluir em projetos cheios de personalidade. Nas linhas a seguir, entenda mais sobre esse tema, conheça a linha Loom, ideal para paredes personalizadas, e confira inspirações.
O que são paredes texturizadas?
As paredes texturizadas são aquelas com algum tipo de relevo. Para isso, é possível usar diferentes materiais.
Pedra e madeira estão entre os mais tradicionais. No entanto, também é possível usar gesso ou mesmo revestimentos cerâmicos.
O interessante da cerâmica é que é versátil e permite a aplicação em diferentes superfícies e ambientes, desde residenciais até comerciais. Indo de áreas internas até externas, por exemplo.
Afinal, ela é resistente à umidade, à variação de temperatura e ao sol. Além disso, é fácil de limpar e tem manutenção simples.
Sem falar na variedade de padrões, cores e formatos disponíveis. Por isso, geralmente a cerâmica é a escolha para paredes texturizadas.
Contudo, independentemente do material que você escolher, vale a pena ficar de olho em alguns detalhes. Um deles é o local da parede texturizada.
Dependendo do material e da cor, pode ser que suje com facilidade ou que ela danifique por causa do contato com móveis ou a passagem constante de pessoas.
Além disso, vale pensar em um projeto de iluminação que valorize os relevos. Uma ideia é usar spots com luzes direcionadas para as paredes texturizadas.
Onde mais usar revestimento texturizado?
As paredes texturizadas chegam como uma alternativa para deixar o projeto mais personalizado, com mais requinte, ou ainda para destacar ou integrar espaços.
Há várias formas de obter paredes texturizadas. A escolha costuma depender de fatores como o local e o objetivo. Contudo, como mencionamos, a cerâmica é democrática e versátil.
Além das paredes em si, dá para usar revestimento texturizado de outras maneiras. Entre as mais comuns, estão:
- Para criar painéis de televisão ou cabeceira de porcelanato;
- No revestimento de bancadas;
- Em lareiras de porcelanato;
- Na fachada de um casa;
- Em boiserie e lambris;
- Para formar nichos.
Conheça a linha Loom, ideal para paredes texturizadas
No quinto ciclo de lançamentos da Portobello em 2022, a coleção be.you.ty chega cheia de boas opções para paredes texturizadas.
Uma delas é a linha Loom. O produto surgiu da combinação de listras e bordados, que resgata processos manuais.
Isso porque traz a matéria-prima em forma pura e colorida. O porcelanato técnico é feito mais manualmente, em um processo de esculpir a argila.
O resultado é um produto mais rústico, com detalhes bordados impressos. Uma mistura de texturas na mesma superfície que confere personalidade às paredes.
As combinações complexas de elementos, formas e tamanhos chegam em peças no formato 14x70 cm. São quatro opções de cores:
- Loom Cotton, para paredes texturizadas e claras;
- Loom Carbon, opção mais escura;
- Loom Madder, em tom terroso;
- Loom Dust, que é acinzentado.
Com aplicação em ambientes internos e externos, Loom traz a essência da mãe de todas as matérias quando o assunto é revestimento cerâmico. A argila mostra seu potencial na linha, que potencializa a capacidade do homem em moldar o material.
As peças são versáteis não só pela variedade de cores e possibilidades de aplicação, como também por permitir diferentes paginações. Vertical, horizontal, inclinada ou mesmo para dar vida a formas orgânicas.
3 formas de usar a linha Loom para paredes texturizadas
Agora que você já sabe mais sobre as paredes texturizadas e conhece a linha Loom, que tal conferir algumas inspirações de aplicação nos ambientes? Acompanhe!
1. Destaque decoração tom sobre tom com paredes texturizadas
As paredes texturizadas tendem a se destacar até mesmo em uma decoração toda na mesma cor. Nesse caso, além do relevo, é possível apostar em tons diferentes, para que ela se sobressaia ainda mais.
Versátil, a cerâmica pode ser aplicada em paredes dentro do ambiente, como salas, quartos e corredores, por exemplo, e áreas externas, como as paredes das fachadas.
O projeto em destaque traz uma parede revestida em cerâmica que acompanha o desenho da superfície. Assim, dá a ideia de integração e continuidade, que ajuda a ampliar o espaço.
2. Combine diferentes texturas
O interessante de usar revestimentos texturizados nos projetos é que eles podem aparecer em diferentes formatos, com diversos relevos e cores.
Além disso, é possível combinar com outras texturas e estampas para conquistar uma decoração ainda mais personalizada.
O relevo da linha Loom, por exemplo, pode aparecer junto de uma bancada ou painel ripado, que por sua vez pode ter diversas cores.
Mármore, madeira, concreto e até revestimento decorado também entram para a lista de possíveis combinações.
Essa combinação entre texturas, inclusive, é uma tendência de decoração que apareceu na Cersaie em 2022. Trata-se da maior feira de revestimentos e acabamentos, que acontece em Bolonha, na Itália.
3. Paredes texturizadas in and out
A possibilidade de usar a linha Loom dentro e fora de casa amplia o leque de opções na hora de decorar com paredes texturizadas.
Dá para caprichar em muros e fachadas de casas, ou ainda aproveitar o mesmo revestimento para ambientes internos e externos.
Além de criar uma unidade visual na arquitetura e na decoração, esse recurso é interessante também por outros aspectos.
Afinal, é capaz de proporcionar continuidade, que tende a deixar os espaços mais fluidos e parecendo maiores.
Melhor ainda se a opção for por cores claras, que ampliam ainda mais os espaços. Uma ótima dica para quem mora em casa ou apartamento pequeno!
Como vimos, as paredes texturizadas muitas vezes aparecem em combinação com outros materiais e texturas. Por isso, continue com a gente e descubra como misturar revestimentos com equilíbrio!