Uma alternativa bonita e supermoderna para personalizar os ambientes, a parede geométrica também é muito versátil.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
A depender da escolha de material, cor e formato, pode contribuir com a decoração de espaços em diferentes estilos. Desde o minimalista até o contemporâneo, por exemplo.
Apesar de haver diferentes maneiras de ter uma parede geométrica, o uso de revestimentos como o porcelanato costuma ser a melhor opção.
Para entender o porquê, acompanhe a leitura e descubra ainda 7 projetos com parede geométrica que servem de inspiração.
Como ter uma parede geométrica?
Se você já se convenceu de que vai incluir uma parede geométrica no seu projeto, é a hora de entender como isso pode ser feito.
Afinal, são diversas as possibilidades de materiais e técnicas para obter esse efeito na decoração de áreas internas e externas. Confira a seguir as principais alternativas.
Revestimento
O porcelanato é a melhor opção para ter uma parede geométrica. Isso porque o material é resistente e sustentável, além de oferecer infinitas possibilidades.
Além das diferentes linhas geométricas, ainda dá para encontrar porcelanatos em diversos formatos. Eles vão dos tradicionais triângulos e retângulos até pentágonos e hexágonos, por exemplo.
O que aumenta as possibilidades de personalização é a paginação. Basicamente, é possível criar diferentes desenhos no assentamento. Escama de peixe, chevron, transpasse… São muitas as opções!
Sem falar que dá para combinar diferentes cores e formatos, para uma superfície única, que combine com a personalidade dos moradores ou do negócio, no caso de projetos comerciais.
Vale destacar ainda que o revestimento pode ser instalado em praticamente todas as partes da casa, desde o piso até paredes decoradas.
Isso vale tanto para áreas externas quanto para áreas internas e molhadas, como o box do banheiro ou o frontão da cozinha.
Pintura geométrica
Uma das maneiras de ter uma parede geométrica é por meio da pintura. Inclusive, esse estilo ficou bastante popular nos últimos anos.
Basicamente, você vai precisar de tinta e fita crepe para criar os desenhos e dividir as diferentes cores da parede geométrica.
Dá para criar diferentes formas como triângulos, retângulos, quadrados, círculos e semicírculos, por exemplo. Sendo assim, é uma forma democrática para personalizar as superfícies.
Papel de parede
Também dá para comprar um papel de parede com estampa geométrica para personalizar uma ou mais paredes.
É um material que apresenta boa variedade. Dá para encontrar diferentes padrões, combinação de cores e até opções monocromáticas e discretas.
Entretanto, não pode ser aplicado em todas as partes da casa, uma vez que não é resistente à umidade, por exemplo.
Gesso
Outra maneira de obter uma parede geométrica é por meio de placas de gesso com diferentes texturas e relevos.
Uma das desvantagens é que o gesso não é muito resistente. Sendo assim, pequenas pancadas podem danificar o material com o passar do tempo.
Cobogós
Usar cobogós na construção de uma parede geométrica também é uma ideia interessante, principalmente quando se quer dividir espaços de um jeito prático.
Como eles já costumam ter formato geométrico, eles servem também como complemento à decoração, indo além da função da parede em si.
Parede curva
Também é possível ter uma parede geométrica que aposta na curvatura da superfície. Ela pode ser mais ou menos acentuada, a depender do projeto e do espaço disponível.
O interessante de usar esse recurso é que pode melhorar a circulação de pessoas, eliminar quinas que podem causar acidentes, além de proporcionar um visual mais orgânico, que tende a aumentar o bem-estar.
Principais dicas para ter uma parede geométrica
Agora que você já conhece as maneiras mais práticas de ter uma parede geométrica, chegou a hora de conferir algumas dicas do que você precisa ficar de olho na hora de planejar a sua. Confira:
- Pense em como a decoração vai conversar com a parede geométrica. Se a superfície for branca, aposte em um móvel colorido para se destacar. Ou prefira um de cor escura para seguir um estilo contemporâneo;
- Planeje a paginação ou a pintura. Idealize como vai ser o desenho, se vai ser só em uma parte ou uma parede geométrica inteira, por exemplo;
- Defina uma paleta de cores. Afinal, a parede geométrica pode ser toda em uma cor, ou combinar diferentes tonalidades;
- Combine o desenho da parede geométrica com o de elementos presos à parede, como nichos, vasos e quadros;
- Tenha cuidado com o excesso de elementos e cores para não sobrecarregar o visual do ambiente;
- A geometria também pode aparecer apenas em detalhes da decoração, como na rodabanca, no fundo de uma estante de alvenaria, em uma cabeceira de porcelanato ou painel de televisão, por exemplo;
- Invista em um projeto de iluminação que seja capaz de dar destaque ao relevo da parede;
- Aposte em uma parede geométrica de destaque, que chame a atenção na decoração.
7 ideias de parede geométrica com revestimentos
Revestimentos, principalmente porcelanato e lastras, são certamente, a melhor alternativa para ter uma parede geométrica. As vantagens são aquelas que citamos anteriormente, como a resistência, a versatilidade e a variedade de produtos disponíveis.
Para te ajudar a entender como essa aplicação funciona na prática, separamos alguns projetos inspiradores. Acompanhe!
1. Parede geométrica se destaca em fachada
Até em fachadas de casas é possível ter uma parede geométrica. Nesse caso, o produto foi inspirado nos voos de asa delta que partem da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro.
O formato triangular tem textura tridimensional, adicionando ainda mais informação às superfícies verticais.
O projeto acima usa esse revestimento cimentício em uma das paredes da fachada, personalizando o cartão de visita da casa.
A fachada moderna ganha ainda mais charme com a combinação com o revestimento marmorizado, as janelas de vidro e porta pivotante de madeira.
2. Revestimento geométrico compõe ambiente neutro
Para quem quer apostar em uma decoração monocromática, a parede geométrica é uma forma de adicionar mais informação.
No projeto acima, a superfície atrás da cama traz revestimento com design criado em uma parceria da Portobello com Nadezhda e seu pai, Paulo Mendes da Rocha, mestre da arquitetura moderna brasileira.
Reproduzindo concreto, o revestimento geométrico tem dois tons e formato 30x80, que permite formar diferentes desenhos. O resultado é um ambiente personalizado e muito moderno.
3. Parede geométrica pode ter paginação que inclui outros acabamentos
O interessante de revestimentos em formatos menores é que facilitam a paginação desconstruída e permitem brincar ainda mais com a paginação.
Isso é mais comum em produtos com formato retangular. No entanto, o projeto em destaque mostra como é possível ousar também com revestimento hexagonal.
O assentamento desconstruído permitiu a mistura com uma parede somente com pintura, e outra com desenhos de folhas, que tornam o ambiente mais acolhedor.
Para complementar a decoração, o vaso e o suporte de parede para as plantas também traz formato hexagonal, incrementando o visual geométrico do ambiente.
4. Profundidade à parede geométrica
Usar revestimento de parede 3D é uma alternativa para quebrar a monotonia e levar mais personalidade às superfícies.
O volume pode dar a sensação de movimento e adicionar profundidade ao espaço, em um design que supera os limites da matéria.
Uma dica interessante é planejar a iluminação em uma parede geométrica tridimensional. Assim, é possível dar ainda mais destaque aos relevos.
5. Relevo também carrega informação decorativa
O banheiro branco é um verdadeiro clássico. Principal escolha de quem gosta de uma decoração básica e atemporal, também contribui para quem prefere o estilo minimalista.
Apesar de coringa, o uso da cor não precisa deixar o ambiente monótono e sem graça. Uma das formas de incrementar a decoração é adicionando informação com uma (ou mais) parede geométrica.
A escolha do revestimento em porcelanato é ideal nesse caso, já que o produto é muito resistente e pode ser instalado em áreas molhadas, incluindo o box do banheiro.
Para dar ainda mais personalidade à decoração, é possível combinar a parede geométrica com revestimentos que reproduzem outros materiais na mesma tonalidade, como mármore.
6. Parede geométrica destaca a copa
A minicozinha pensada para um ambiente corporativo é mais uma inspiração de como usar a parede geométrica para destacar certos espaços.
O uso da cerâmica com textura tridimensional leva um ar moderno e consegue delimitar os espaços, já que é aplicada somente nas paredes da copa.
A inspiração pode ser replicada também em projetos residenciais, como no caso de um cantinho do café ou um bar em casa, por exemplo.
7. Parede geométrica que combina com a bancada
Uma decoração moderna e sem muitas cores pode ganhar um charme a mais com uma parede geométrica.
É o que acontece no projeto acima, que tem uma mistura de revestimentos para criar uma parede geométrica atrás da televisão.
A unidade visual do projeto fica evidente pelo uso da mesma paginação na bancada da cozinha. Assim, os dois ambientes integrados conversam e tornam a decoração ainda mais elegante.
Inclusive, o uso de tons neutros contribui para a sofisticação do projeto, que traz informação por meio da geometria, dispensando o uso de cores chamativas.
Além de conferir texturas e formas geométricas, os revestimentos também podem adicionar detalhes à decoração. Conheça as multipossibilidades dos filetes e saiba como usar!
Parede com painel idealizado por Nadezhda e Paulo Mendes da Rocha ganha destaque na decoração (Projeto: Martin Corullon)