14.06.2022
Avaliação
()
Os revestimentos são excelentes ideias para deixar os muros modernos, como Marea, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)
0

9 ideias imperdíveis para ter muros modernos na sua casa

minutos de leitura
Conheça opções de muros modernos e veja dicas para transformar a fachada da sua casa com revestimentos cerâmicos e muito mais
minutos de leitura

As fachadas deixaram de ser apenas o fechamento da casa. Os muros modernos e os demais elementos ajudam a dar mais personalidade aos imóveis, reforçando o estilo e a decoração deles.

Se você quer transformar o exterior do seu lar, que tal conferir algumas ideias e inspirações? Veja as sugestões que reunimos!

Quais as melhores ideias para ter muros modernos?

Diz o ditado que "a primeira impressão é a que fica". Então, que tal criar uma fachada marcante e ousada? 

Além de embelezarem a entrada da sua casa, os muros modernos também contribuem para a valorização do imóvel, diferenciando-o da vizinhança.

Confira algumas opções de materiais!

1. Vidro

Muros modernos, vidro
Os muros de vidro estão em alta, trazendo um aspecto clean e leve às fachadas (Projeto: Cíntia Cristine Brand)

O muro de vidro é um dos mais lembrados quando o assunto é fachada moderna. Afinal, ele tem um visual arrojado e autêntico. A principal vantagem é que adiciona uma estética clean e suave.

Muitas pessoas acreditam que ele não é seguro. Contudo, é válido destacar que o vidro usado para essa construção é o temperado, que é até cinco vezes mais resistente que o comum.

Mas é claro que a privacidade fica um pouco comprometida, já que todo mundo que passar na calçada poderá ver o interior da sua propriedade.

Uma dica é investir na mescla de vidro com pedras ou outras tendências, deixando a parte translúcida apenas para pontos específicos que você queira destacar.

Para se manter bonito, esse tipo de muro precisa de limpeza constante. Além disso, o preço costuma ser mais elevado que o tradicional de alvenaria.

2. Mármore

Muros modernos, mármore
Os porcelanatos que recriam mármore são ótimas opções para as fachadas, adicionando requinte e facilitando a manutenção (Projeto: Joana Medeiros)

Que tal um muro cheio de personalidade? O mármore é uma opção nobre que pode ser usada para transformar a fachada da sua casa.

Caso esteja em busca de uma solução mais economicamente acessível, de fácil manutenção e que respeita o meio ambiente, a dica é o porcelanato que recria esse material. 

Afinal, ele não exige nenhum tratamento adicional, como o mármore natural, e é resistente às intempéries, como chuva, sol e ventos.

Atualmente, você encontra diversas opções que reproduzem até mármores raros de maneira bastante fidedigna. 

Os porcelanatos de grandes formatos e as Lastras são os mais indicados, porque reduzem a necessidade de rejunte, tornando o aspecto visual interessante e ajudando na limpeza.

3. Grades

Muros modernos, grade
As grades trazem um visual moderno e industrial, ao mesmo tempo em que não pesam visualmente
(Projeto: Gobbi Arquitetos Associados)

Os muros com grades são verdadeiras tendências, garantindo visibilidade, iluminação e ventilação para o interior dos imóveis.

Nesse caso, a estrutura de alvenaria costuma ter uma altura máxima de 50 cm e o restante é completado pelas grades. 

Se a ideia é reforçar a estética moderna, opte por grades em linhas retas, com design minimalista e cores que conversem com a sua fachada.

Ainda é possível brincar com os desenhos das grades, adicionando movimento ou delicadeza. Como complemento, os portões devem seguir o mesmo estilo.

No entanto, assim como os muros de vidro, o uso das grades faz com que você perca um pouco de privacidade. A alternativa, nesse caso, também é mesclá-las com outros materiais.

4. Concreto

Muros modernos, concreto
O concreto é bastante moderno e arrojado e pode ser usado em composição com o muro de alvenaria tradicional (Projeto: Agda Daniella Rêgo Vaz)

O concreto é um material que traz em si muita modernidade, sendo bastante usado em decorações contemporâneas e industriais.

Se você adora esses estilos e quer que sua fachada reflita essa pegada, que tal os revestimentos que o interpretam?

Os porcelanatos e as Lastras que recriam esse produto são opções excelentes, porque são fáceis de manter, sustentáveis e muito resistentes. 

Você pode usá-los em toda a extensão ou mesclar com alvenaria, vidro, grades ou outro material que desejar, até mesmo com um muro verde, brincando com o natural e o urbano.

5. Pedras naturais

Muros modernos, pedra naturais
Os revestimentos cerâmicos que recriam pedras naturais estão em alta, como esta ideia com Folk Desert
(Projeto: Portobello S.A.)

Quer um aspecto ousado e exclusivo para a sua fachada? As pedras naturais são excelentes para isso. 

E quem deseja ainda mais praticidade, é claro, pode investir nos revestimentos que reproduzem esses materiais.

Um exemplo muito interessante é o lançamento da Portobello, a linha Folk, um limestone apresentado em formato de Lastras, com cores neutras que ajudam a criar uma fachada contemporânea.

7. Cobogó

Muros modernos, cobogó
O cobogó é um elemento vazado tipicamente nacional, que adiciona charme às fachadas e permite a entrada de luz e ventilação (Projeto: Portobello Shop Mogi Mirim)

O cobogó é um elemento tipicamente nacional que voltou a ser destaque nos projetos arquitetônicos modernos.

Como ele é um material vazado, tem a vantagem de deixar passar luz e ventilação para o interior do imóvel. 

Entretanto, suas tramas são "fechadinhas", trazendo mais privacidade do que o muro de vidro ou de grades, por exemplo.

Atualmente, existem cobogós de diversos materiais. Você pode mesclar criando composições com muros de outros revestimentos, adicionando alguns desses elementos como um "respiro".

8. Tijolinhos

Muros modernos, tijolinho
Os tijolinhos são atemporais e podem compor detalhes do seu muro com outras ideias modernas
(Projeto: Portobello S.A.)

Os tijolinhos são considerados revestimentos clássicos para os muros. Contudo, hoje em dia, é possível encontrar uma infinidade de alternativas. Desde as tradicionais até as coloridas.

Revestir uma parede inteira e mesclar com outras opções diferenciadas, como as Lastras que recriam as pedras naturais ou o cobogó, ajuda a criar uma fachada com mais personalidade para a sua casa.

9. Madeira

Muros modernos, madeira
A madeira adiciona um toque de aconchego e fica incrível quando combinada com materiais mais arrojados, sendo perfeita para os muros tanto fora quanto dentro da casa também (Projeto: Cristiana Prata)

A madeira é uma matéria-prima atemporal e fácil de combinar. Por isso, também pode aparecer compondo muros modernos.

Uma ideia que está em alta é o painel ripado, mas é possível investir em dezenas de alternativas. No entanto, se for usar madeira natural, lembre-se de que ela precisa de tratamento e manutenção.

O ideal é utilizar revestimentos cerâmicos que interpretam a madeira, que são mais resistentes e facilitam a manutenção.

No muro, você pode mesclar a madeira e outros elementos, como serralheria, vidro, mármore etc.

Como valorizar ainda mais os muros da sua casa?

Muros modernos, iluminação, paisagismo
Valorize seus muros modernos com a iluminação certa e um toque de paisagismo (Projeto: Mirela Gerbasi)

Após escolher o material certo para o muro da sua casa, é hora de valorizá-lo. Existem alguns truques que você pode usar para conseguir isso, como:

  • criar um projeto de paisagismo, usando vasos, floreiras, jardineiras, canteiros e até trepadeiras, mesclando com os demais detalhes arquitetônicos da fachada;
  • instalar pontos de luz indireta nos lados externo e interno do muro. Assim, você aumenta a segurança e valoriza o material usado;
  • não exagerar. Caso a fachada já esteja bastante carregada, prefira um muro mais simples, com apenas alguns detalhes;
  • procurar garantir uma unidade entre o estilo da sua fachada e do seu muro.

Uma dica final é sempre se atentar ao material que você usará para criar seus muros modernos. Tenha certeza de que o escolhido suportará as condições climáticas e não precisará de manutenção frequentemente.

Nesse ponto, os revestimentos cerâmicos, como os porcelanatos e as lastras, indicados para fachadas são as melhores opções, já que conseguem suportar sol, ventos e chuva, sem desbotar e nem descolar da parede — desde que bem assentados, é claro.

Gostou das nossas ideias para ter muros modernos? Aproveite para ver dicas de manutenção para fachadas com revestimentos cerâmicos e confira como é simples manter esse material bonito!

Foto de destaque: Os revestimentos são excelentes ideias para deixar os muros modernos, como Marea, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom gostaria de ver mais fachadas de muros , quero fazer um em minha casa , sou pedreiro



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2023- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies