01.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha preta imprime sofisticação e aconchego ao projeto (Projeto: Bethania Spies Campos)

Cozinha preta: 10 inspirações para apostar nessa tendência

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.12.2023
Ter uma cozinha preta é sinônimo de sofisticação e aconchego. Veja as dicas para conquistar esse efeito sem deixar o ambiente escuro
minutos de leitura

A cozinha preta é tendência. Moderna, cheia de atitude e personalidade, ela ainda é capaz de proporcionar o aconchego ideal para o lugar da casa em que criamos muitas memórias afetivas.

Também chamada de Black Kitchen, a cozinha preta forma um lugar perfeito para preparar e fazer as refeições com todo o bem-estar e satisfação que esse momento pede. E ela ainda é prática, com limpeza mais simples do que a decoração branca ou em tons pastéis.

Gostou dessa tendência cheia de charme e quer reproduzir em seu projeto? Nas linhas a seguir, a gente te conta sobre as vantagens, dá dicas para montar uma cozinha preta e ainda mostra exemplos inspiradores. Confira!

Por que ter uma cozinha preta?

Além de ser uma tendência de decoração, a cozinha preta ainda é capaz de trazer charme e sofisticação ao ambiente. Os elementos em tons escuros também proporcionam aconchego e bem-estar, transformando esse cantinho da casa em um verdadeiro refúgio.

Sem falar que o preto é bastante versátil. A cor neutra se adapta facilmente a diferentes estilos, como decoração minimalista, industrial, clássica, moderna e por aí vai!

Basicamente, o estilo vai depender dos tipos de móveis, revestimentos e objetos que você escolher para a cozinha preta.

Outro ponto interessante de escolher o preto para a cozinha é que essa cor não fica encardida, além de não evidenciar a sujeira. Isso é ótimo para áreas gourmet que ficam na parte externa da casa, por exemplo.

cozinha com revestimento preto
Decoração preta na cozinha, além de ser uma tendência, é bastante versátil (Projeto: Una Design)

Observe a luminosidade do ambiente

Em ambientes amplos e com bastante entrada de luz natural, é possível usar o preto em diversas partes da cozinha. Paredes, piso, bancada, móveis e outros detalhes formam um ambiente ideal para receber bem.

Agora, como a cozinha é um espaço em que precisamos de iluminação para trabalhar no dia a dia, tenha atenção também às lâmpadas e luminárias que você vai escolher.

Para a área da bancada em que você vai apoiar os alimentos e também perto do fogão, o ideal é ter lâmpadas brancas e potentes, para se sobressair ao preto. Mas não é uma regra geral, há quem prefira a luz amarela.

Tenha cuidado com o uso do preto em espaços pequenos

Já se o espaço for pequeno, uma cozinha totalmente preta pode não ser a melhor indicação. Isso porque a tonalidade escura preenche o ambiente, não reflete luz e, assim, faz o ambiente parecer ainda menor.

Mas também dá para ter uma cozinha preta e pequena! Nesse caso, é só apostar em detalhes como uma parede com revestimento preto, ou ainda a aplicação de cerâmica ou pastilhas no frontão. Outra ideia é a aplicação do revestimento atrás do fogão ou para realçar uma bancada, por exemplo.

cozinha preta pequena
Cozinha pequena também pode ganhar toque de sofisticação com detalhes em preto (Projeto: Brenda Costa)

As diferentes formas de ter uma cozinha preta

Ao ouvir o termo “cozinha preta”, muita gente pode imaginar um ambiente totalmente escuro e sem vida. Mas essa não é a proposta dessa tendência. A gente te conta a seguir quais são os truques para uma décor sofisticada e equilibrada.

Armários escuros ajudam a obter efeito elegante

Os armários estão entre as grandes apostas para conseguir uma cozinha preta. São capazes de deixar o ambiente elegante e sofisticado, mesmo se outros elementos forem em tons claros.

Combinar eletrodomésticos e marcenaria da mesma cor é uma boa aposta para manter a discrição na geladeira, fogão, micro-ondas e por aí vai. Principalmente se eles estiverem embutidos, formando uma superfície uniforme.

Em tom escuro, a marcenaria também não fica encardida, e as marcas de uso demoram mais a aparecer. Assim, fica mais fácil e prático manter a limpeza da cozinha.

Use revestimentos para uma cozinha preta

Para quem está planejando uma obra ou reforma, o revestimento é um dos jeitos mais práticos de obter o efeito elegante da cozinha preta.

Afinal, você já vai ter que colocar piso e revestimento na parede. Então, basta escolher peças em tons escuros e pronto: você vai ter um ambiente sofisticado.

No caso da cozinha, a cerâmica com acabamento natural (fosco) pode ser ideal para evitar escorregões e outros acidentes caso caia líquido ou alimentos no chão.

E a boa notícia é que há muitas opções de revestimento para uma cozinha preta. Eles podem ser brilhosos, foscos e ainda reproduzir materiais naturais, como mármore.

cozinha com mármore preto
Revestimento é uma das principais alternativas para uma decoração preta na cozinha (Projeto: Tomas João)

Além disso, você pode optar por uma cerâmica decorada, texturizada ou um revestimento tridimensional. Inclusive, essa é uma ótima pedida para cozinhas pretas com projetos de iluminação direcionada. Assim, realça a tonalidade escura e também o relevo das peças.

Forme um contraste visual na cozinha preta

Mesclar cores escuras e claras é uma das formas de fazer o espaço parecer maior do que realmente é.

O contraste pode ser obtido de diferentes formas, por exemplo, por meio do piso branco ou bege. Também dá para combinar armários escuros com revestimento de parede claro, ou ainda apostar em cadeiras, toalhas de mesa e outros itens clarinhos na cozinha preta.

cozinha com parede preta
Combinação entre preto e branco deixa espaço ainda mais elegante (Projeto: Carolina Viafora)

E você sabia que plantas também podem ter papel importante nesse contraste? Elas ainda deixam a cozinha mais acolhedora e cheia de vida. Uma dica é cultivar vasos com temperos para ter sempre à mão e ainda enfeitar.

Mantenha o equilíbrio com a mistura de cores

Você também pode equilibrar o visual “quebrando” um pouco do preto com outras cores. Vermelho, amarelo, verde ou azul são boas opções.

Usar eletroportáteis coloridos é outra forma de trazer mais vida para a decoração da cozinha preta. O mesmo acontece com móveis e outros itens.

Outros elementos também podem ser combinados para trazer suavidade à decoração da cozinha preta. É o caso da marcenaria cinza ou branca, piso de madeira, entre outras tantas combinações possíveis.

cozinha preta com objetos coloridos
Objetos e eletroportáteis coloridos ajudam a dar vida à cozinha preta (Projeto: Renata Munhoz)

Eletrodomésticos pretos são opção prática para aderir à tendência

Para quem não pretende construir ou reformar, uma dica interessante para obter uma cozinha preta é por meio dos eletrodomésticos nessa cor. São geladeiras, fogões, cooktops, micro-ondas, lava-louças, entre outras possibilidades para deixar o ambiente mais moderno.

Há também diferentes opções de acabamento para você escolher, como fosco, com mais ou menos brilho, e ainda em tom mais puxado para o prateado. Para essa decisão, leve em conta a combinação com os móveis e os revestimentos.

Leia também:

Confira 10 inspirações para a sua cozinha preta

Depois de conhecer as vantagens e descobrir algumas dicas, nada como conhecer alguns projetos de cozinha preta para se inspirar! Veja algumas opções a seguir.

1. Cozinha em preto e branco

cozinha em preto e branco
Contraste entre preto e branco ajuda a dar amplitude ao espaço (Projeto: José Ricardo Basiches)

Neste projeto, o preto foi escolhido como a cor da parede de destaque. O tom escuro fica por conta do revestimento Loom Carbon, que faz um resgate dos trabalhos manuais. Assim, um eventual peso da cor é quebrado pela leveza dos traços finos que formam o revestimento.

A presença de texturas diferentes na parede e na bancada, bem como o contraste de preto e branco predominante no ambiente, dão o charme final. 

2. Detalhes em madeira para uma decoração rústica

cozinha preta com madeira
Uso da madeira ajuda a formar estilo rústico da cozinha preta (Projeto: Bethania Spies Campos)

Já quem tem mais espaço pode usar mais os elementos escuros na cozinha preta. Neste projeto, uma área ampla integra sala de jantar e cozinha.

Justamente por causa dessa amplitude, a área destinada à preparação dos alimentos não parece escurecida, apesar de ser praticamente toda em preto, incluindo pia e torneira.

O toque rústico aparece no uso da madeira nas paredes e no teto. Aliás, a parede em que fica a porta é em revestimento que reproduz uma ripa de madeira.

Já a mesa na matéria-prima ganha protagonismo e combina com as cadeiras com estofado preto que conversa com o restante da decoração.

3. Cozinha preta clean e minimalista

cozinha com bancada preta
A linha Salt Lake confere personalidade marcante ao aspecto final da cozinha (Projeto: Portobello)

Este projeto de cozinha preta conta com peças da linha Salt Lake aplicadas na parede. Inspirado nas lagoas de sal, ele se destaca pelo contraste de tons, além da fluidez dos detalhes de coloração oxidada. 

A bancada totalmente preta dialoga com os tons escuros e destonalizados da parede, imprimindo uma combinação de cores única à cozinha.

4. Elementos naturais para dar mais aconchego

cozinha preta com materiais naturais
Materiais naturais ou que reproduzem matéria-prima ajudam a dar sensação de bem-estar (Projeto: Doma Arquitetura/Patricia Pomerantzeff)

Uma das formas de criar espaços acolhedores é apostando em materiais e elementos naturais. Nesta cozinha preta, a escolha foi pelo revestimento que reproduz mármore e pela madeira.

As prateleiras vazadas são boas opções para dar a sensação de amplitude, além de contrastar com o revestimento escuro. O revestimento que reproduz o mármore também foi utilizado na moderna porta camarão, que serve como divisória de ambientes.

5. Cozinha contemporânea preta e cinza

cozinha preta e cinza
Cinza forma contraste mais suave em cozinha preta (Projeto: Portobello)

Além do branco e do bege, o cinza também é opção interessante para contrastar com bancadas, armários e eletrodomésticos pretos.

Neste caso, o contraste é mais suave, ideal para descansar os olhos e aproveitar o aconchego do lar.

O preto é mesmo uma boa escolha para ambientes sofisticados e acolhedores. Mas esse efeito pode ainda ser obtido por meio de tons terrosos, que também estão em alta. Conheça a linha Terralma da Portobello e saiba como combinar as cores quentes!

6. Cozinha preta pequena

cozinha preta pequena
Uso do preto apenas em detalhes é recurso inteligente para uma cozinha menor (Projeto: Monise Rosa)

Nesse conceito, com um espaço reduzido, cada cantinho é aproveitado, para tornar o ambiente mais acolhedor, sem abrir mão da elegância.

Com mesclas de branco e cinza em meio ao preto, temos um visual cheio de nuances. Além disso, o revestimento preto da parede traz um ar mais despojado a um projeto com pegada mais séria.

7. Cozinha moderna

cozinha preta moderna
Elementos naturais, como a madeira e as plantas, fazem contraste harmônico com o preto (Projeto: Jessica Fernanda Rodrigues)

O preto predomina nesta cozinha, ao mesmo tempo em que divide o espaço com elementos capazes de tornar o ambiente mais aberto e acolhedor.

As linhas mais retas e misturas de preto e cromado trazem um ar de modernismo e minimalismo ao projeto.

O revestimento estampado da parede, com cores mais claras e formas, traz mais personalidade e alegria. As banquetas acolchoadas em branco também são capazes de deixar o ambiente mais intimista e dar um ar de conforto e relaxamento ao espaço como um todo.

Por fim, temos os elementos naturais, como a madeira e as plantas. Esse truque dá um charme todo especial ao ambiente, trazendo uma maior sensação de bem estar para a cozinha.

8. Cozinha preta integrada à sala

cozinha preta integrada
Combinação única de formas geométricas se destaca na cozinha (Projeto: Luciano Eduardo Maciel Ramos)

Nesta opção, a cozinha é totalmente integrada com a sala de jantar, unida por um jardim entre ambas. O principal intuito do projeto é a sustentabilidade, onde a madeira de demolição foi usada na mesa de jantar e bancada de apoio da cozinha, e também no aparador.

O forro e as paredes não possuem revestimento e são feitas em concreto, com isso você evita o gasto com tintas e materiais como gesso. O único ambiente que possui revestimento é a cozinha, nas paredes.

Além do armário, o preto aparece nas formas geométricas de Soma Concreto, criação de Paulo Mendes da Rocha e Nadezhda Mendes da Rocha para a Portobello, em combinações únicas.

9. Cozinha preta compacta

cozinha preta compacta
A paleta de cores sóbrias alinha conforto, funcionalidade e atemporalidade. (Projeto: Lana)

Já esta outra inspiração é ideal para quem tem um apartamento compacto. O projeto alinha conforto, funcionalidade e atemporalidade, apostando em cores sóbrias.

A decoração foi incrementada com obras de arte e fotos, para trazer personalidade ao ambiente.

A mistura de cores e o branco do sofá traz uma sensação de paz e relaxamento, perfeito para quem deseja fugir da rotina corrida nas grandes cidades.

10. Cozinha preta com personalidade

cozinha com mármore preto
A iluminação mais quente e os elementos em cobre equilibram o peso do revestimento das paredes (Projeto: Vanessa Kimye / Foto: Marina Scalon)

Para quem quer fugir do óbvio e imprimir ideias diferentes no mesmo ambiente, essa inspiração é perfeita.

Tanto o revestimento das paredes quanto o piso trazem um peso maior ao ambiente. O que é sutilmente equilibrado com a iluminação mais quente e os elementos em cobre.

Além disso, os armários em linha reta e sem maçanetas dão um charme a mais ao ambiente. Assim, você traz modernidade e conforto para o ambiente, sem pesar nos detalhes.

Para que a cozinha fique mais acolhedora, você também pode implementar elementos naturais, que podem ser plantas, madeira, palha, entre outros.

A cozinha não é o único cômodo da casa que pode receber o preto como cor de destaque da decoração. Conheça estas inspirações de quarto preto.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cozinha preta: 10 inspirações para apostar ...

Cozinha preta: 10 inspirações para apostar nessa tendência

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha casa é toda feita com revestimento Porto Belo, já faz 15 anos. Está perfeita.
    Os banheiros são de um piso antiderrapante excelente.
    Já já começarei a obra da minha nova casa, está também será toda no revestimento Porto Belo.

  2. Tenho um espaço em minha residência e queria integrar cozinha e sala utilizar as cores grafite e cinza.

  3. Olá, Kelson,

    Recomendamos falar com nossos consultores. Digite sua cidade neste link para ver os contatos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies