31.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato escuro reveste paredes, pisos e fachadas com sofisticação (Projeto: CUBO3 arquitetura / Foto: @ronaldtpimentel)

Como usar o porcelanato escuro na decoração?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.01.2024
Descubra como usar o porcelanato escuro na decoração da sua casa e veja como torná-la ainda mais sofisticada e moderna
minutos de leitura

O porcelanato escuro traz um ar sofisticado e moderno para qualquer ambiente. Independentemente do estilo, os revestimentos podem transitar pelo chão ou paredes, valorizando o espaço. 

Se a intenção é deixar a sua casa com cara de capa de revista, aposte nesse produto, sem medo de errar. Ele será o protagonista e possibilita diversas combinações no seu projeto.

O porcelanato escuro na decoração

Esse tipo de porcelanato é ideal para ambientes amplos. Mas se seu espaço é pequeno, investir em espelhos e em um bom projeto de iluminação pode contribuir para dar sensação de amplitude. O resultado será uma proposta muito mais bonita, para vestir a casa com elegância.

Já quando usado com elementos mais claros, por exemplo, o porcelanato gera aconchego e contemporaneidade ao décor. 

Uma dica ao optar pelo porcelanato escuro é combinar com componentes neutros para a decoração ficar harmônica. Isso vale também se a ideia é evitar que o ambiente fique muito sóbrio.

Prestar atenção em todas as características do produto também é muito importante. Considere se ele é neutro ou tem veios e estampas, bem como as dimensões. Verifique também o tamanho do ambiente e se haverá composição com outro material.

Opções de porcelanato escuro da Portobello

Confira a seguir a seleção de produtos Portobello e dicas para decorar a sua casa com porcelanato escuro:

Sunset Fairbanks

porcelanato escuro portobello
Sunset Fairbanks é inspirado no fenômeno do sol da meia-noite e pode ser usado em piscinas, pisos e paredes (Projeto: Jéssica Campos / Foto: Felipe Araújo)

O novo Sunset Fairbanks é inspirado no fenômeno do sol da meia-noite, que ocorre principalmente na cidade de Fairbanks, no Alaska. Ele traz uma tonalidade escura surpreendente ao ambiente em formato 14,5 cm x 14,5 cm.

Você pode usá-lo para a decoração de paredes internas, por exemplo, cozinha ou no banheiro. 

Brinque com a tonalidade escura, encaixando um tom oposto no chão, por exemplo. Assim você destaca as cores e detalhes da peça de modo moderno.

Como Sunset Fairbanks foi desenvolvido para a aplicação em áreas molhadas, uma opção certeira é usar o porcelanato nas paredes internas da piscina e/ou criar detalhes com a tonalidade escura em toda área molhada.

Loom Carbon

porcelanato escuro portobello
Loom Carbon cria linhas e texturas em paredes e pode ser decorado com peças nos tons desse moodboard (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Loom resgata o visual dos processos manuais, utilizando desenhos que combinam listras e bordados em um mix de texturas na mesma superfície.

As peças em tamanho 14 cm x 70 cm permitem a criação de complexas combinações de diferentes elementos, formas e tamanhos. Loom pode revestir paredes externas e fachadas, mas nada impede que sejam usadas em ambientes internos, criando um efeito único.

Se a sua intenção é tornar o ambiente mais escuro através de porcelanato, Loom Carbon é perfeita para isso. O revestimento enriquece o cenário através de suas listras e texturas diagonais, além de permitir criar combinações variadas e supermodernas.

Uma dica para este revestimento é usar em paredes de salas de estar e lavabos, sempre combinando com o mobiliário do ambiente. 

Outra opção é usar em portarias ou entradas de estabelecimentos onde o tema mais escuro é predominante. 

Segments Small Plus Coal

porcelanato escuro portobello
Segments Small Plus Coal é um porcelanato escuro em relevo que personaliza o ambiente (Projeto: Portobello)

Segments Small Plus Coal possui uma tonalidade escura que remete ao carvão, criando um visual escuro e moderno. 

Este porcelanato escuro se caracteriza pela repetição de um único elemento geométrico, a linha, que através de sua simplicidade consegue dar elegância ao ambiente e causar um impacto muito mais profundo a quem não se limita apenas ao olhar.

Em formato 14 cm x 14 cm, a peça é extremamente versátil, podendo ser rejuntada de maneira convencional ou ainda com rejunte aplicado sobre outro relevo. Pode ser usada em paredes externas e fachadas.

As opções de aplicação desse revestimento são diversas. Por exemplo, ele pode cobrir a parede de um quarto, intercalando a direção das linhas de cada peça, fazendo um imenso xadrez em 3D. 

Outra aplicação pode ser em banheiros e cozinhas, sempre brincando com a disposição das linhas e utilizando filetes metálicos iluminados e embutidos para criar um visual único e moderno.

Nero Venato

porcelanato escuro portobello
Porcelanato escuro Nero Venato traz contrastes entre a superfície escura e os veios brancos e dourados (Projeto: Portobello)

Os mármores negros são raríssimos e reproduzi-los em porcelanato é um desafio técnico e de design. 

De origem Paquistanesa, Nero Venato traz contrastes entre a superfície escura e os veios brancos e dourados, que revelam a origem nobre desse mármore.

As peças desse porcelanato são extremamente versáteis, podendo ser encontrados nos tamanhos: 90 cm x 180 cm, 120 cm x 120 cm e 60 cm X 120 cm. São perfeitas para uso residencial e fachadas.

Em casa, Nero Venato pode revestir do chão às paredes, e também estar presente nos detalhes. 

O charme do mármore negro pode dar o tom do piso de uma sala de jantar e da parede do banheiro, ou ser o ponto de destaque na bancada da cozinha ou no painel da sala.

Kit Janeiro Black

Kit Janeiro Black permite formar mosaicos para criar efeito único (Projeto: Portobello)

Kit Janeiro Black, assinada pelo artista Oskar Metsavaht, é uma peça diferenciada de mosaico que brinca com a tonalidade escura do preto sobre o branco.

A pura geometria do quadrado com as sinuosidades do mosaico tem um potencial de ampliar e trazer a beleza das famosas calçadas cariocas para dentro do ambiente.

Este porcelanato escuro tem formatos variados. As peças podem ser intercaladas, à maneira de um mosaico, para formar o desenho esperado. 

A dica é usar em cozinhas, salas e áreas externas, onde o clima tende a ser mais descontraído e convidativo para receber em casa.

Black Supreme

porcelanato escuro portobello
Black Supreme tem veios tímidos de brancos se destacam no negro polido da pedra (Projeto: Portobello)

Black Supreme é um tipo de porcelanato escuro que reproduz o mármore negro, trazendo uma peça com veios brancos tímidos que se destacam no negro polido da pedra.

No formato 60 cm x 120 cm, é uma escolha de porcelanato para tornar o seu ambiente ainda mais charmoso e elegante.

Black Supreme por revestir paredes de banheiros, pisos de salas de estar e cozinhas. Também pode estar ao redor de ilhas, exaltando o brilho da pedra polida.

Horizontes New York Downtown

porcelanato escuro portobello
Horizontes New York é versátil, podendo ser aplicado na horizontal ou na vertical (Projeto: Portobello)

A linha de acessórios Horizontes foi inspirada nas cores, texturas, paisagens, sabores e povos de cinco cidades distintas (Jaipur, Santorini, Tulum, Zanzibar e Nova York), vividas pelo jornalista e entusiasta da arquitetura Pedro Andrade.

Através de sua experiência, foram criadas peças para expressar um pouco de suas aventuras físicas e emocionais nos ambientes diversos.

Horizontes New York Downtown tem formato 6,5 cm x 23 cm. Com detalhes em relevo ao longo da peça, ela pode ser encaixada tanto na vertical quanto na horizontal. 

Você usar este acessório da Portobello para revestir as paredes de uma sala, combinando-o com tons de cinza dos móveis e do revestimento no piso. Ou ainda revestir a parede de uma portaria ou entrada de um prédio.

Se a ideia for ousar, use as peças envoltas de porcelanatos mais claros, utilizando Horizontes New York apenas como um leve detalhe.

Como limpar porcelanato escuro?

É importante ressaltar que porcelanatos escuros precisam de cuidados especiais para não ficarem desbotados ou com tom esbranquiçado. 

Jamais utilize sabão em pó, ceras e produtos para realçar o brilho, escovas abrasivas, soda cáustica, qualquer espécie de ácido, produtos multiuso e detergentes fortes que tenham ácidos em sua composição.

Para manter seu piso de porcelanato escuro impecável, uma limpeza simples, feita com água e detergente neutro, já é o bastante. É importante cuidar para não deixar resíduos para não manchar o porcelanato.

Quer mais inspirações de decoração? Veja ideias para usar o viva magenta, a cor do ano 2023.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como usar o porcelanato escuro na decoração...

Como usar o porcelanato escuro na decoração?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies