27.09.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Reforma de motorhome transformou ônibus da década de 1980 em chalé (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)
Reforma de motorhome transformou ônibus da década de 1980 em chalé (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Motorhome: como a Doma Arquitetura transformou um ônibus em chalé

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.09.2022
Pensado para ficar em uma pousada, o motorhome de 27 metros quadrados foi totalmente reformado, com direito a minicopa, banheiro e cama de casal
minutos de leitura

A Doma Arquitetura recebeu o desafio de transformar um ônibus de 1986 em um chalé sobre rodas, com um total de 27 metros quadrados. Desde a compra do veículo até a conclusão do projeto do motorhome, foram 18 meses de bastante trabalho.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Afinal, todos os revestimentos foram trocados, o que exigiu o trabalho de uma equipe multidisciplinar. Isso porque estamos falando de um ônibus, mas que também serve como uma casa.

O pedido veio de Mariana Orsi, renomada fotógrafa de arquitetura e decoração, que também é arquiteta.

A ideia é que o motorhome fique estacionado em meio à natureza de um bosque. A reforma foi para a pousada Pinho Bravo, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Como o local é frio, também foi necessário pensar em outros detalhes. Por exemplo, incluir uma manta térmica e acústica antes dos revestimentos.

Este foi um projeto tão especial que o motorhome ganhou até nome: Outro Chão. Quer conferir todos os detalhes desse chalé? Acompanhe as linhas a seguir!

Projeto do motorhome incluiu profissionais de diferentes áreas

Para viabilizar o projeto, foi necessário unir esforços de duas equipes: de uma oficina mecânica e de construção civil. Portanto, esse foi o maior desafio da reforma desse motorhome.

No primeiro caso, os profissionais da oficina mecânica ajudaram na restauração da estrutura do ônibus, como sua lateral, que estava enferrujada.

Contudo, os profissionais da construção civil também foram essenciais para levar aconchego e beleza ao motorhome. Todo tipo de acabamento, forro, piso, construção hidráulica e elétrica precisava ser como em uma casa, não como em um veículo tradicional.

exterior do projeto de motorhome da doma arquitetura
Do lado de fora, motorhome parece um ônibus comum (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Trocar o piso, por exemplo, não era trivial como na reforma de uma casa ou apartamento. Ao tirar o revestimento original, havia uma estrutura de aço, com poltronas no mesmo material. Só que tudo bem enferrujado e desgastado.

Sendo assim, foi necessário contar primeiro com um serralheiro, depois com a oficina mecânica e, enfim, com a mão de obra especializada em construção civil.

Como é de se imaginar, entre a demolição e o acabamento, houve muito trabalho e surpresas. Mas no fim, deu tudo certo!

Entrada cheia de charme preserva características do ônibus

Superado o primeiro grande desafio da reforma desse motorhome, é a hora de conhecer cada detalhe.

Logo que a porta do motorhome se abre, é possível se deparar com os degraus em revestimento metálico original do veículo. Esse elemento dá um ar vintage ao motorhome, que teve o piso interno totalmente substituído.

Alguns detalhes também fazem toda a diferença nessa espécie de hall do motorhome. Um cesto para deixar os sapatos ajuda também a manter o interior limpo.

Isso porque a ideia é que o ônibus fique em meio à natureza, o que poderia fazer com que os hóspedes levassem terra e outros detritos para dentro do motorhome.

Plantas no cantinho, perto do painel do motorista, também fazem a diferença nesse motorhome. Afinal, trazer a natureza para perto aumenta o bem-estar.

área do motorista dentro de um motor home
Área do motorista preserva estrutura original do ônibus (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Subindo as escadas, tem o painel e o banco do motorista. Câmbio, direção e até mesmo a poltrona foram mantidos originais, dando charme ao motorhome. Apenas o tecido do banco foi substituído por um material mais novo e acabamento matelassê.

O que também é original é a peça que divide o restante do motorhome da área da frente do ônibus, por onde as pessoas entram e onde fica o motorista.

E sabe aquela barra de segurança presa ao teto, em que as pessoas que viajam em pé se seguram? Elas também são originais nesse motorhome.

As duas primeiras poltronas ao lado da porta também foram restauradas, ganhando forro idêntico ao banco do motorista. Contudo, as poltronas de passageiros também são originais.

Logo ao lado desses bancos, a chapelaria permite armazenar peças de roupa que são muito usadas, como casacos e até mesmo bolsas e malas.

Banheiro do motorhome traz revestimento Portobello

banheiro de motor home com porcelanato portobello
Revestimento cerâmico deixa banheiro aconchegante e bonito (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

O aconchego nesse motorhome é completo. Com direito a banheiro e minicopa (que veremos mais à frente)! E o revestimento é como o usado em casas – ou, nesse caso, chalés.

Atrás das poltronas de passageiro, um pequeno banheiro tem tudo o que os hóspedes precisam para viajar tranquilos.

Sanitário, pia e um pequeno box. A circulação é um pouco apertada, mas é importante lembrar que estamos falando de um motorhome.

Ainda assim, o projeto aproveitou muito bem o espaço. Ele é bastante organizado, com direito a prateleiras para guardar itens de higiene pessoal, toalhas e outros objetos.

Para dar um charme ao espaço, as paredes foram revestidas com New York, cerâmica da linha Horizontes.

O formato retangular (6,5×23 cm) permitiu criar paredes curvas, sobretudo no box. Esse recurso foi usado também em outros detalhes do motorhome para melhorar a circulação.

Outro ponto interessante no banheiro é que ele é um pouco mais baixo do que o restante do piso do motorhome.

Isso foi necessário para que pessoas altas conseguissem tomar banho sem encostar no chuveiro. Para viabilizar esse rebaixamento, foi aproveitado o espaço do maleiro.

Motorhome ganhou revestimento térmico e acústico

projeto de motor home
Manta que reveste motorhome também é antichamas, evitando acidentes (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Antes da inclusão do revestimento do banheiro e do restante do motorhome, houve a preocupação em incluir uma manta capaz de proteger do frio.

Ela também é acústica, conferindo mais conforto aos hóspedes. Pensando ainda na segurança, a manta é antichamas.

O recurso está tanto no piso quanto no revestimento das paredes e do teto do motorhome. Uma curiosidade é que a lateral do ônibus foi totalmente reformada. Ela estava bastante enferrujada, apodrecendo. Portanto, todo o acabamento interno foi substituído.

No piso e no teto, a escolha foi por um revestimento com reprodução de madeira em cor original. Isso ajuda ainda a deixar o motorhome mais aconchegante.

Já nas paredes, todo o revestimento foi removido. Depois de incluir a manta, foi a vez de instalar a marcenaria, que é em ripas de madeira pintada de branco.

Além disso, o piso interno recebeu um sistema de aquecimento, dando mais conforto nos dias de frio. Vale destacar que até mesmo o piso do banheiro conta com essa tecnologia. Ah, e o termostato fica no painel do motorista, pertinho da porta!

Janelas foram restauradas e ganharam cortinas

Outro detalhe desse motorhome que é original são as janelas. Contudo, elas foram restauradas para seguir o visual do restante do projeto.

E para dar mais conforto e privacidade aos hóspedes, o motorhome conta com cortinas em todas as janelas.

Elas também podem ficar abertas, deixando a luz natural entrar e permitindo ainda apreciar o visual do lado de fora.

Fundo do motorhome traz copa e área de descanso

copa de um motor home
Apesar do espaço pequeno, copa permite preparar todas as refeições (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Caminhando para o fundo do motorhome, a minicopa. Ela é completa e oferece tudo o que é necessário para passar dias no motorhome sem passar aperto. Frigobar, cafeteira, uma pia e armários para guardar utensílios fazem parte da estrutura.

Como o motorhome foi planejado para ficar em uma pousada, é possível incluir quitutes e bebidas no frigobar, para dar maior conforto aos hóspedes.

No entanto, eles também podem preparar refeições mais elaboradas. Afinal, no armário há um cooktop por indução portátil. Ele é elétrico e cabe em cima da bancada planejada.

Pertinho da minicopa tem um sofá-cama, pensado para dar mais conforto aos proprietários e a eventuais visitantes.

projeto de motorhome desenvolvido pela doma arquitetura
Patricia Pomerantzeff, à frente do Doma Arquitetura, mostra como o sofá-cama, a cama de casal e até a cama do pet tornam o motorhome aconchegante
(Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Ao lado, uma cama de casal estilo tatame está sobre o ressalto das duas rodas traseiras do veículo. No espaço que fica no meio, foi instalada uma gaveta, que ajuda a manter o espaço organizado.

Um detalhe especial é quanto ao colchão da cama: é o mesmo usado na rede de hotéis de luxo Fasano!

E logo após a cama, um banco permite relaxar e descansar em diferentes momentos da viagem. Como fica colado na janela, dá até para admirar e apreciar a vista.

Área externa completa projeto do motorhome

Apesar do foco da reforma ter sido o interior do motorhome, a ideia é que ele tenha uma área externa aconchegante quando estiver parado na pousada.

Por lá, o mobiliário para área externa vai proporcionar momentos agradáveis. A inclusão de uma lareira também foi pensada para deixar o clima mais quentinho. E para as refeições, uma mesa de piquenique.

Outro ponto interessante é o ofurô. A ideia original era ter uma banheira de imersão, mas o espaço apertado no interior do ônibus fez com que houvesse uma mudança de planos. E para melhor!

Contudo, o projeto desse motorhome certamente tem o interior como protagonista. Se você quer entender um pouco mais sobre esse universo, continue no Archtrends e descubra tudo sobre design de interiores!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Motorhome: como a Doma Arquitetura transformo...

Motorhome: como a Doma Arquitetura transformou um ônibus em chalé

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies