18.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
ambiente casacor mg 2022
CASACOR Minas Gerais 2022 traz ambientes com produtos Portobello (Projeto: Ana Bahia / Foto: Natasha Pirfo- CASACOR)

5 ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022 com produtos da Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.08.2022
Mais de 50 projetos estão na CASACOR Minas Gerais 2022, em um espaço importante da capital. Confira ambientes com produtos Portobello e inspire-se
minutos de leitura

A CASACOR Minas Gerais 2022 chega à sua 27ª edição com o que o estado representa: hospitalidade, natureza, arte e boa mesa. Tudo isso com um sotaque característico e irresistível.

Usando como tema central o “Infinito Particular”, 70 profissionais criaram 50 espaços que fazem referência a casas biográficas.

O resultado são ambientes aconchegantes, que priorizam o conforto e elevam o bem-estar físico, mental e espiritual, além da harmonia e do equilíbrio.

Como este é um dos eventos de arquitetura e decoração mais importantes, a Portobello está presente, levando seus revestimentos para compor diferentes espaços.

Saiba mais sobre a CASACOR Minas Gerais 2022 e confira ambientes com nossos produtos nas linhas a seguir!

Local da CASACOR Minas Gerais 2022 reúne história e cultura

De 9 de agosto a 25 de setembro, a CASACOR Minas Gerais 2022 acontece no Palácio das Mangabeiras.

Inaugurado em 1955, o projeto do edifício foi pensado para ser a residência oficial dos governadores do estado.

O local é uma soma de toda a tradição mineira com o rico patrimônio histórico, paisagístico e arquitetônico.

Para começar, ele conta com mais de 12 mil m² de área externa, onde está a maior parte dos ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022.

O projeto inicial do palácio é de autoria do arquiteto modernista Oscar Niemeyer. Já os jardins são assinados por Roberto Burle Marx, grande nome do paisagismo.

A escolha do local não foi à toa. Desde 1995, quando aconteceu a primeira CASACOR Minas Gerais, diversas edições aconteceram em prédios tombados, cheios de história.

O propósito é jogar luz sobre a importância desses espaços, já que eles contribuem para a memória e a identidade cultural do estado.

Sem falar que a CASACOR Minas Gerais ajuda a tornar esses locais acessíveis ao público e contribui para a preservação das estruturas.

Para visitar todos os ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022, é necessário agendar dia e horário.

Ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022 com produtos Portobello

Produtos da Portobello aparecem em diferentes ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022, mostrando uma parte do portfólio rico e inovador da marca. A seguir, confira esses espaços e descubra quais revestimentos foram usados em cada um.

1. Varanda do Encontro

(Projeto: Flávia Roscoe / Foto: Jomar Bragança / CASACOR MG 2022)

No projeto de Flávia Roscoe, a inspiração foi a letra de Vinícius de Moraes, que diz que “a alegria é a melhor coisa que existe”.

E para levar essa sensação à Varanda do Encontro foram usadas cores, como no sofá e na obra de arte na parede.

Já o conforto e o bem-estar aparecem em outros elementos do projeto. O teto de madeira maciça, as texturas do mobiliário e o verde das plantas são só alguns exemplos.

O que também torna o espaço relaxante e ótimo para gerar bons encontros é a iluminação indireta, tanto no teto quanto pelo abajur na mesa de centro.

O projeto ganha um toque especial com os produtos produzidos em parceria entre a Portobello e um dos mestres da arquitetura brasileira, Ruy Ohtake.

Reproduzindo concreto, Oh!take Forest tem cor atemporal e suave. No entanto, é marcante pela força da sua escala. 

Para esse ambiente da CASACOR Minas Gerais 2022, foram usados o formato 120×120 cm no piso e a Lastra 120×270 cm na bancada e parede, ambos com acabamento natural.

Outro revestimento com a mesma pegada também aparece no projeto. Berliner Zement chega na dimensão 120×120 cm e com acabamento EXT.

2. Pátio do Palácio

casacor mg pátio do palácio
Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022 se integra à natureza do Parque das Mangabeiras
(Projeto: Patricia Abreu / Foto: Natasha Pirfo / CASACOR MG 2022)

Dos 50 ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022, 11 se integram à paisagem do parque. São construções projetadas exclusivamente para a mostra, que permitem uma visitação fluida.

Uma delas é o Pátio do Palácio, projeto de Patricia Abreu que mergulha no universo mineiro. Detalhes como cores, materiais, revestimentos e mobiliário levam aconchego e bem-estar.

Entre os exemplos está a presença de muita madeira. A matéria-prima harmoniza com a reprodução de uma das pedras mais raras do mundo, encontrada nos alpes franceses.

O porcelanato Bleu de Savoie aparece na CASACOR Minas Gerais 2022 no formato 120×120 cm. Porém, o acabamento varia de acordo com o local de aplicação, podendo ser natural ou externo. Portanto, é um produto ideal para projetos in and out.

Para completar o aconchego do espaço e criar uma atmosfera de “casa de vó”, foram usados elementos como pedra sabão, chafariz de cidade colonial e luminárias que lembram bateias. Eles surgem em harmonia com móveis modernos com corda verde e pés palito.

A presença da água no projeto também tem um significado forte e especial. Afinal, ela corre, escorre, limpa e renova a alma.

3. Ninho

Folk Ice reveste parede da área externa com cortes orgânicos
(Projeto: Melo e Ker Arquitetura e Design / Foto: Jomar Bragança / CASACOR MG 2022)

O nome do projeto de Melo e Ker Arquitetura e Design entrega a intenção dos profissionais para esse ambiente da CASACOR Minas Gerais 2022.

Ninho é um espaço pensado para aguçar os sentidos por meio de uma arquitetura sensorial que proporciona proteção.

O ambiente aberto como uma varanda se integra ao entorno e conta com elementos especiais que contribuem para o aconchego, além de levarem personalidade.

Um exemplo é o mobiliário com toque macio e formas orgânicas. Já a lareira tem desenho autoral e marcante.

Além disso, o piso em pedra São Tomé orgânica e o porcelanato são aquecidos, proporcionando conforto térmico. Dessa maneira, é possível usar o espaço o ano inteiro.

Por falar nisso, o projeto traz três revestimentos Portobello. Dois deles são Dansk Cement Rope, que reproduz cimento e tem acabamento natural. Ele aparece nos formatos 120×120 cm e 120×270 cm.

Folk Ice é outra Lastra presente na CASACOR Minas Gerais 2022. Com formato 120×280 cm, ela recria Limestone e conta com acabamento natural.

Os revestimentos se coordenam com a arte pintada na parede externa, visível por um corte orgânico que forma um banco.

4. Living Sinestesia

(Projeto: Laura Baltazar / Foto: Natasha Pirfo / CASACOR MG 2022)

Se a CASACOR Minas Gerais 2022 fala sobre aconchego e bem-estar, não poderia faltar um ambiente que tem tudo a ver com sensações: o Living Sinestesia.

A proposta da arquiteta foi criar um ambiente convidativo que explorasse os planos sensoriais no lar. Para Laura Baltazar, o tom laranja predominante é visualmente estimulante e revigorante, trazendo aconchego e acolhimento.

Um mix de texturas e materiais foi aplicado no ambiente para explorar o tato. Já o olfato está presente no cheiro marcante proporcionado por difusores. Com automação e sonorização, a música oferece uma prazerosa audição. E o paladar foi estimulado na sala de jantar.

Para os revestimentos, Laura Baltazar escolheu boas opções da Portobello. Entre elas Folk Grey, que interpreta a pedra calcária Limestone.

Ela aparece em três modelos: 120×280 cm, 90×90 cm com acabamento natural e 90×90 cm com acabamento EXT.

Neotropical Black Mix é um revestimento geométrico que chega para complementar os detalhes do ambiente no formato 20×20 cm e com acabamento natural.

5. Sala Gouche

Paredes revestidas em cinza ganham mais vida com cores da decoração
(Projeto: Ana Bahia / Foto: Natasha Pirfo)

Na Sala Gauche, de Ana Bahia, o revestimento da Portobello Gouache Fumee aparece nas paredes. Assim, ganha protagonismo e dá o mood do ambiente.

Além da aplicação em proposta fora do contexto tradicional, o produto confere uma base neutra e dramática do cinza.

Ele é envolvido pelo preto e pelo verde, que aparecem no mobiliário e em outros elementos, como tapetes, quadros e no revestimento Posto 07 (120×120 cm natural).

O conforto e o aconchego surgem, sobretudo, por meio do paisagismo. Além, claro, de toda a natureza no entorno desse espaço da CASACOR Minas Gerais 2022.

A Sala Gauche transita entre o moderno e o muito moderno. Para isso, combina peças atuais com outras especiais, dos anos 1950.

Assim, fica clara a intenção de valorizar tanto o mobiliário quanto as obras de arte, que trazem cores que se expressam de um jeito sensível.

Além de Minas Gerais, a Portobello está presente em outros eventos pelo Brasil e pelo mundo. Confira os destaques da CASACOR São Paulo 2022!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

5 ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022 com ...

5 ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022 com produtos da Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies