18.08.2022
Avaliação
0
(0)
ambiente casacor mg 2022
CASACOR Minas Gerais 2022 traz ambientes com produtos Portobello (Projeto: Ana Bahia / Foto: Natasha Pirfo- CASACOR)
0

5 ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022 com produtos da Portobello

Mais de 50 projetos estão na CASACOR Minas Gerais 2022, em um espaço importante da capital. Confira ambientes com produtos Portobello e inspire-se
minutos de leitura

A CASACOR Minas Gerais 2022 chega à sua 27ª edição com o que o estado representa: hospitalidade, natureza, arte e boa mesa. Tudo isso com um sotaque característico e irresistível.

Usando como tema central o “Infinito Particular”, 70 profissionais criaram 50 espaços que fazem referência a casas biográficas.

O resultado são ambientes aconchegantes, que priorizam o conforto e elevam o bem-estar físico, mental e espiritual, além da harmonia e do equilíbrio.

Como este é um dos eventos de arquitetura e decoração mais importantes, a Portobello está presente, levando seus revestimentos para compor diferentes espaços.

Saiba mais sobre a CASACOR Minas Gerais 2022 e confira ambientes com nossos produtos nas linhas a seguir!

Local da CASACOR Minas Gerais 2022 reúne história e cultura

De 9 de agosto a 25 de setembro, a CASACOR Minas Gerais 2022 acontece no Palácio das Mangabeiras.

Inaugurado em 1955, o projeto do edifício foi pensado para ser a residência oficial dos governadores do estado.

O local é uma soma de toda a tradição mineira com o rico patrimônio histórico, paisagístico e arquitetônico.

Para começar, ele conta com mais de 12 mil m² de área externa, onde está a maior parte dos ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022.

O projeto inicial do palácio é de autoria do arquiteto modernista Oscar Niemeyer. Já os jardins são assinados por Roberto Burle Marx, grande nome do paisagismo.

A escolha do local não foi à toa. Desde 1995, quando aconteceu a primeira CASACOR Minas Gerais, diversas edições aconteceram em prédios tombados, cheios de história.

O propósito é jogar luz sobre a importância desses espaços, já que eles contribuem para a memória e a identidade cultural do estado.

Sem falar que a CASACOR Minas Gerais ajuda a tornar esses locais acessíveis ao público e contribui para a preservação das estruturas.

Para visitar todos os ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022, é necessário agendar dia e horário.

Ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022 com produtos Portobello

Produtos da Portobello aparecem em diferentes ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022, mostrando uma parte do portfólio rico e inovador da marca. A seguir, confira esses espaços e descubra quais revestimentos foram usados em cada um.

1. Varanda do Encontro

(Projeto: Flávia Roscoe / Foto: Jomar Bragança / CASACOR MG 2022)

No projeto de Flávia Roscoe, a inspiração foi a letra de Vinícius de Moraes, que diz que “a alegria é a melhor coisa que existe”.

E para levar essa sensação à Varanda do Encontro foram usadas cores, como no sofá e na obra de arte na parede.

Já o conforto e o bem-estar aparecem em outros elementos do projeto. O teto de madeira maciça, as texturas do mobiliário e o verde das plantas são só alguns exemplos.

O que também torna o espaço relaxante e ótimo para gerar bons encontros é a iluminação indireta, tanto no teto quanto pelo abajur na mesa de centro.

O projeto ganha um toque especial com os produtos produzidos em parceria entre a Portobello e um dos mestres da arquitetura brasileira, Ruy Ohtake.

Reproduzindo concreto, Oh!take Forest tem cor atemporal e suave. No entanto, é marcante pela força da sua escala. 

Para esse ambiente da CASACOR Minas Gerais 2022, foram usados o formato 120x120 cm no piso e a Lastra 120x270 cm na bancada e parede, ambos com acabamento natural.

Outro revestimento com a mesma pegada também aparece no projeto. Berliner Zement chega na dimensão 120x120 cm e com acabamento EXT.

2. Pátio do Palácio

casacor mg pátio do palácio
Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022 se integra à natureza do Parque das Mangabeiras
(Projeto: Patricia Abreu / Foto: Natasha Pirfo / CASACOR MG 2022)

Dos 50 ambientes da CASACOR Minas Gerais 2022, 11 se integram à paisagem do parque. São construções projetadas exclusivamente para a mostra, que permitem uma visitação fluida.

Uma delas é o Pátio do Palácio, projeto de Patricia Abreu que mergulha no universo mineiro. Detalhes como cores, materiais, revestimentos e mobiliário levam aconchego e bem-estar.

Entre os exemplos está a presença de muita madeira. A matéria-prima harmoniza com a reprodução de uma das pedras mais raras do mundo, encontrada nos alpes franceses.

O porcelanato Bleu de Savoie aparece na CASACOR Minas Gerais 2022 no formato 120x120 cm. Porém, o acabamento varia de acordo com o local de aplicação, podendo ser natural ou externo. Portanto, é um produto ideal para projetos in and out.

Para completar o aconchego do espaço e criar uma atmosfera de “casa de vó”, foram usados elementos como pedra sabão, chafariz de cidade colonial e luminárias que lembram bateias. Eles surgem em harmonia com móveis modernos com corda verde e pés palito.

A presença da água no projeto também tem um significado forte e especial. Afinal, ela corre, escorre, limpa e renova a alma.

3. Ninho

Folk Ice reveste parede da área externa com cortes orgânicos
(Projeto: Melo e Ker Arquitetura e Design / Foto: Jomar Bragança / CASACOR MG 2022)

O nome do projeto de Melo e Ker Arquitetura e Design entrega a intenção dos profissionais para esse ambiente da CASACOR Minas Gerais 2022.

Ninho é um espaço pensado para aguçar os sentidos por meio de uma arquitetura sensorial que proporciona proteção.

O ambiente aberto como uma varanda se integra ao entorno e conta com elementos especiais que contribuem para o aconchego, além de levarem personalidade.

Um exemplo é o mobiliário com toque macio e formas orgânicas. Já a lareira tem desenho autoral e marcante.

Além disso, o piso em pedra São Tomé orgânica e o porcelanato são aquecidos, proporcionando conforto térmico. Dessa maneira, é possível usar o espaço o ano inteiro.

Por falar nisso, o projeto traz três revestimentos Portobello. Dois deles são Dansk Cement Rope, que reproduz cimento e tem acabamento natural. Ele aparece nos formatos 120x120 cm e 120x270 cm.

Folk Ice é outra Lastra presente na CASACOR Minas Gerais 2022. Com formato 120x280 cm, ela recria Limestone e conta com acabamento natural.

Os revestimentos se coordenam com a arte pintada na parede externa, visível por um corte orgânico que forma um banco.

4. Living Sinestesia

(Projeto: Laura Baltazar / Foto: Natasha Pirfo / CASACOR MG 2022)

Se a CASACOR Minas Gerais 2022 fala sobre aconchego e bem-estar, não poderia faltar um ambiente que tem tudo a ver com sensações: o Living Sinestesia.

A proposta da arquiteta foi criar um ambiente convidativo que explorasse os planos sensoriais no lar. Para Laura Baltazar, o tom laranja predominante é visualmente estimulante e revigorante, trazendo aconchego e acolhimento.

Um mix de texturas e materiais foi aplicado no ambiente para explorar o tato. Já o olfato está presente no cheiro marcante proporcionado por difusores. Com automação e sonorização, a música oferece uma prazerosa audição. E o paladar foi estimulado na sala de jantar.

Para os revestimentos, Laura Baltazar escolheu boas opções da Portobello. Entre elas Folk Grey, que interpreta a pedra calcária Limestone.

Ela aparece em três modelos: 120x280 cm, 90x90 cm com acabamento natural e 90x90 cm com acabamento EXT.

Neotropical Black Mix é um revestimento geométrico que chega para complementar os detalhes do ambiente no formato 20x20 cm e com acabamento natural.

5. Sala Gouche

Paredes revestidas em cinza ganham mais vida com cores da decoração
(Projeto: Ana Bahia / Foto: Natasha Pirfo)

Na Sala Gauche, de Ana Bahia, o revestimento da Portobello Gouache Fumee aparece nas paredes. Assim, ganha protagonismo e dá o mood do ambiente.

Além da aplicação em proposta fora do contexto tradicional, o produto confere uma base neutra e dramática do cinza.

Ele é envolvido pelo preto e pelo verde, que aparecem no mobiliário e em outros elementos, como tapetes, quadros e no revestimento Posto 07 (120x120 cm natural).

O conforto e o aconchego surgem, sobretudo, por meio do paisagismo. Além, claro, de toda a natureza no entorno desse espaço da CASACOR Minas Gerais 2022.

A Sala Gauche transita entre o moderno e o muito moderno. Para isso, combina peças atuais com outras especiais, dos anos 1950.

Assim, fica clara a intenção de valorizar tanto o mobiliário quanto as obras de arte, que trazem cores que se expressam de um jeito sensível.

Além de Minas Gerais, a Portobello está presente em outros eventos pelo Brasil e pelo mundo. Confira os destaques da CASACOR São Paulo 2022!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.