04.11.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Home improvement, renovation - construction worker tiler is tiling, ceramic tile floor adhesive

Reforma de casa para renovar no fim de ano

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.11.2019
Que tal aproveitar o espírito de renovação do ano novo e reforma a sua casa? Veja nossas dicas para deixar ambientes com a decoração dos seus sonhos!
minutos de leitura

Se você deseja morar em um ambiente mais moderno, funcional e com a decoração dos seus sonhos, saiba que, com uma reforma de casa, é possível começar o ano novo com o pé direito, praticidade e economia.

Fazendo uma reforma de casa, você poderá contar com um espaço renovado, harmonioso, repleto de móveis e acessórios modernos e que combine com a personalidade da sua família, trazendo ainda mais conforto e satisfação.

Planejamento de uma reforma de casa

Para fazer reforma de casas, é importante elaborar um planejamento inicial. Isso dará uma visibilidade do que será preciso fazer e quando e como cada passo será executado, evitando imprevistos.

Por isso, é preciso ter em mente principalmente a data de início da reforma e a previsão de término, calculando o tempo gasto no processo. É importante também definir os detalhes de cada etapa da reforma; se você pretende trocar o piso da sala, por exemplo, deverá considerar como isso será feito, assim como a troca de móveis para o home office ou os móveis para banheiro.

Tudo deve ser avaliado antes de começar a obra, incluindo o orçamento total, do qual fazem parte material e mão-de-obra. Nesse sentido, vale avaliar a ocorrência de situações em que a reforma poderá sair mais cara, como quando é preciso derrubar paredes, por exemplo.

O que fazer em casa para a reforma de final de ano?

Há reformas rápidas, que podem ser feitas para preparar a casa e renovar a decoração para a chegada do novo ano. Uma ótima opção é pintar as paredes dos cômodos com tintas de cores mais vivas e alegres ou mesmo neutras e sóbrias, conferindo elegância e modernidade aos espaços.

É possível também aproveitar para trocar pisos e revestimentos, de forma a valorizar os ambientes, corrigindo problemas estruturais que podem ocorrer com o tempo, ampliando o cômodo, no caso de utilizar a mesma cor no chão e nas paredes, e ajudando a modernizar a decoração, deixando o espaço mais bonito e elegante.

Trocar o piso

Para fazer a troca do piso, é preciso remover as peças antigas, utilizando marreta, talhadeira, cinzel e raspador de rejunte. Feito isso, basta limpar e preparar a superfície, retirando resquícios de argamassa com um formão e uma marreta, passando uma escova macia para eliminar o excesso de poeira e certificando-se de que a área está plana e regular.

reforma de casa
Porcelanato interno que reproduz madeira Portobello

O próximo passo é fazer o projeto de paginação, dispondo as placas e definindo o desenho que será formado. Por fim, é preciso aplicar o piso novo: basta preparar a argamassa, espalhá-la na superfície com uma desempenadeira e assentar as peças com as mãos, deixando os códigos no verso das placas virados para o mesmo lado. Limpe as peças instaladas, aguarde cerca de 72 horas e, depois, aplique o rejunte adequado.

Piso sobre piso

Outra alternativa é a instalação de piso sobre piso, que permite aplicar um piso novo sem remover o antigo, reduzindo a sujeira e os custos da reforma. Para isso, analise se há peças soltas ou quebradas e certifique-se de que o nivelamento da superfície está perfeito - caso contrário, basta aplicar massa autonivelante para regularizá-lo.

Para quem deseja um ambiente ainda mais charmoso e diferenciado, vale optar por pisos de porcelanato, que oferecem alta resistência mecânica, durabilidade e conforto térmico, ou pisos cerâmicos, que costumam ter um custo mais baixo e oferecem resistência, dilatação térmica e variedades de modelos.

reforma de casa

Troca de revestimento de parede

Outra renovação simples que pode ser feita é a do revestimento de parede. É possível aplicar adesivos decorativos, papéis de parede, pastilhas, porcelanatos ou outros materiais que atendem às necessidades do cômodo e às suas expectativas.

Assim, faz-se uma reforma rápida e prática, renovando os ambientes com eficiência, agilidade e charme.

Outras reformas rápidas para a casa 

Vale observar ainda as instalações elétricas, pois, em caso de fios descascados, aquecimento de tomadas e interruptores, cheiro de queimado e disjuntores desarmando com frequência, deve haver mudanças. A utilização de materiais elétricos de qualidade garante segurança e durabilidade e evita problemas como choques e oscilações de energia.

Além disso, é importante pensar também na reforma de esquadrias, portas e janelas, que estão disponíveis em diversos modelos e materiais e devem ser escolhidas conforme o estilo da decoração e as necessidades dos cômodos.

reforma de casa

Quanto ao telhado, é preciso analisar se ele está danificado, pois isso pode gerar infiltrações, que comprometem não apenas a cobertura mas também os demais elementos estruturais da casa. 

Em alguns casos, é possível aproveitar a reforma para investir, por exemplo, em um modelo de telha de vidro (telha transparente), que valoriza a iluminação natural e contribui para a decoração do ambiente.

Renovação da decoração com móveis

Para deixar a casa do jeito que você sempre sonhou, uma das formas mais práticas e fáceis é comprar móveis novos, investindo em itens ainda mais funcionais e modernos.

Os móveis para sala, por exemplo, devem harmonizar entre si, garantindo um ambiente aconchegante e preparado para acomodar as visitas. Você pode escolher entre diversos modelos de sofá e ainda fazer um conjunto com poltronas. 

reforma de casa

Os painéis de TV, assim como os racks ou aparadores, são funcionais e contribuem para a organização e o estilo do cômodo.

Entre os móveis para banheiro, vale apostar em armários modulares e também em gabinetes de banheiro, que contribuem para acomodar itens de higiene e cosméticos, além de garantir que fiquem fáceis de acessar.

Quanto aos móveis de cozinha, podem ser escolhidos armários modulados, que são opções modernas, criadas a partir de módulos com medidas pré-definidas e montadas de acordo com as necessidades do ambiente.

Uma alternativa interessante para os mais diversos cômodos é investir em móveis planejados, que são móveis sob medida, construídos para atender às necessidades específicas de cada ambiente, garantindo funcionalidade, praticidade e conforto.

Escolha eletrodomésticos novos

Os eletrodomésticos também devem ser considerados na hora de reformar a casa. Isso porque os aparelhos novos oferecem funcionalidades extras e tecnologias inovadoras, que garantem mais economia e eficiência.

reforma de casa

Por isso, vale investir em uma geladeira que ofereça as funcionalidades necessárias, um fogão novo ou cooktop que seja mais adequado para os seus hábitos, que ainda pode ser complementado por um forno eficiente, e um micro-ondas prático e moderno para combinar com sua casa nova.

Aproveite todas as dicas e reforme agora mesmo a sua casa para a chegada do ano novo!

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Reforma de casa para renovar no fim de ano...

Reforma de casa para renovar no fim de ano

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou um profissional e estou precisando de uma oportunidade de uma parceria ,faço serviços de pedreiro, ladrilheiro, pintor, gesseiro, eletricista, bombeiro hidráulico e gasista,

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies