10.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
recepção de ambiente comercial com filetes metálicos
Versáteis, os filetes metálicos podem aparecer compondo bancadas, paredes, pisos e inúmeras possibilidades (Projeto: Portobello S.A.)

Filetes metálicos: acabamentos para projetos modernos e elegantes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.03.2022
Entenda o que são os filetes metálicos, para que servem, onde eles podem ser usados na decoração e quais são os lançamentos da Portobello!
minutos de leitura

Os filetes metálicos são novidades no universo da decoração, mas já ganham a preferência de arquitetos e outros profissionais do setor.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Sofisticados, eles podem aparecer na finalização de alta costura de pisos e paredes, além de nichos, degraus, rodapés, meia parede e muito mais.

Ainda não conhece os filetes metálicos? Veja as informações que reunimos a respeito deles e descubra por que você deveria investir!

O que são e para que servem os filetes metálicos?

Basicamente, os filetes metálicos são acabamentos longilíneos em metal que ajudam a personalizar os espaços.

Eles podem ser usados em pisos, paredes, fachadas, escadas, piscinas, nichos, meia parede e rodapés, entre inúmeras outras possibilidades de aplicação.

O principal uso desses filetes é como acabamento, proporcionando um resultado esteticamente mais agradável.

Além disso, eles geram uma transição suave entre revestimentos. Por exemplo, quando você for usar dois produtos diferentes na mesma superfície.

Também protegem bordas e quinas e fazem detalhes em pisos e paredes.

Você ainda pode utilizar os filetes metálicos para criar composições ousadas, como recortes criativos, deixando as áreas personalizadas.

Como usar os filetes metálicos na decoração?

Versáteis, os filetes metálicos têm inúmeras aplicações. Vamos ver algumas em detalhes para você se inspirar?

Na decoração de paredes internas ou fachadas

As paredes podem ficar muito mais charmosas com os filetes metálicos. Ao criar um painel, por exemplo, ao invés da sensação chapada e inteiriça dos revestimentos, você poderá adicionar esses acabamentos, brincando com as formas geométricas.

Filetes metálicos, sala de jantar e estar
As paredes ganham destaque com os filetes, como essa aplicação com Via Durini Off White e Met Plan Black
(Projeto: Portobello S.A.)

Na decoração de pisos internos

Os pisos também podem ganhar aplicações de filetes.

Você pode usá-los tanto para fazer uma transição entre revestimentos diferentes ou iguais — mas em ambientes distintos — quanto para compor uma decoração ousada.

Os filetes ajudam a criar um ponto focal e adicionam um toque de sofisticação, porém sem pesar visualmente e nem quebrar a sensação trazida pelo porcelanato.

Filetes metálicos, cozinha
Os pisos também podem ganhar destaque e modernidade com o uso dos filetes (Projeto: Denise Barreto)

Com um filete retro iluminado

Que tal uma fonte de luz para o seu projeto? Os filetes retro iluminados são ótimos para dar impacto, combinando perfeitamente com detalhes escuros e decorações modernas.

Nesse caso, além de criar um destaque focal, o produto ajuda a valorizar o revestimento usado na superfície escolhida para ele.

Filetes metálicos, lavabo
O filete retro iluminado é ainda mais potente para criar impacto, valorizando os revestimentos e as texturas, como essa ideia com Segments Small Plus e Met Lumi (Projeto: Portobello S.A.)

Como ponto de luz

Mas você não precisa, necessariamente, usar um filete retro iluminado para criar um ponto de destaque na sua parede.

Afinal, os filetes metálicos conseguem refletir a luz do espaço de maneira discreta. Assim, proporcionam um toque suave, clean e contemporâneo a qualquer ambiente.

Em escadas

Os filetes metálicos podem ser usados tanto nos acabamentos dos degraus das escadas quanto nas paredes que acompanham essa estrutura.

O resultado dá um toque extra de personalidade. Caso queira, você ainda poderá usar a versão retro iluminada, o que reforça a segurança.

Filetes metálicos, escada
As escadas ganham charme extra com a aplicação do filete, tanto no degrau quanto na parede. No exemplo, parede com Via Durini Dark Grey e detalhe com Met Lumi (Projeto: Portobello S.A.)

Como meia parede

Uma tendência no universo da decoração é o uso da meia parede.

Basicamente, ela consiste em revestir apenas metade da parede com um tipo de revestimento e o restante com pintura ou um produto distinto.

Para fazer a transição, você pode adicionar o filete metálico — que é capaz tanto de acompanhar a cor de um dos revestimentos quanto ser totalmente diferente deles, criando contraste.

Lembrando que a meia parede não precisa ser exatamente na metade; é possível brincar com esse jogo de alturas, dependendo do efeito estético desejado para o ambiente.

Os filetes metálicos são grandes aliados na meia parede, criando uma divisão entre os diferentes revestimentos, como essa ideia com Dansk Plan Black no detalhe (Projeto: Portobello Shop Cascavel)

Dicas importantes

Já deu para notar que os filetes metálicos são bastante democráticos, não é?

Contudo, é fundamental ficar atento à indicação de uso de cada produto, assegurando que o material escolhido é, realmente, o adequado para o espaço que você tem em mente.

Os filetes em alumínio, por exemplo, podem ser usados em paredes internas de áreas molhadas, como banheiros com chuveiros.

Por sua vez, os fabricados em aço inox estão liberados para utilização em pisos internos e externos, paredes internas, fachadas e piscinas.

A Portobello oferece mais facilidade aos seus clientes ao especificar o local de uso indicado para cada filete por meio das siglas:

  • FA: fachadas e piscinas;
  • RE: pisos residenciais;
  • RI: paredes internas.

Como instalar filetes metálicos?

O mais bacana é que, além de versáteis, os filetes metálicos são fáceis de instalar. Veja as dicas que reunimos a respeito.

Ferramentas

Antes de começar a instalação, é importante separar as ferramentas necessárias, que são:

  • serra manual para corte de metais ou serra mármore com disco para metais;
  • desempenadeira com cobertura de borracha;
  • desempenadeira dentada;
  • lápis de carpinteiro;
  • mangueira de nível;
  • esquadro metálico;
  • colher de pedreiro;
  • trena ou metro;
  • régua metálica;
  • linha de nylon.

A argamassa colante usada é a mesma recomendada para a aplicação do porcelanato ou da cerâmica.

Para prepará-la, use um balde de plástico. Despeje toda a quantidade de água indicada na embalagem e acrescente cerca de metade do pó contido.

Com o auxílio de uma haste helicoidal acoplada a uma furadeira com rotação inferior a 500 rpm, comece a misturar. Misture até formar uma massa homogênea.

Adicione o restante do pó e continue a misturar, até obter uma consistência pastosa e sem grumos, o que costuma acontecer entre 3 e 5 minutos.

Depois, deixe a argamassa descansar de 10 a 15 minutos, sempre de acordo com as instruções do fabricante.

Durante o assentamento, lembre-se de realizar algumas remisturas com a própria colher de pedreiro — porém, jamais acrescente água após a mistura inicial.

Os filetes metálicos podem ser usados em diversos ambientes, inclusive nos banheiros.
Na imagem, paredes em Oro Bianco e detalhe em Dansk Plan Gold (Projeto: Portobello Shop Palmas)

Assentamento

Para assentar o filete metálico, siga o passo a passo a seguir:

  • posicione o perfil no local onde será assentado, sem ter aplicado a argamassa colante na base de assentamento. Se for necessário mais de um, posicione-os lado a lado com a junta seca, ou seja, sem espaçamento entre um e outro;
  • caso seja preciso cortar, marque a localização exata com um lápis de carpinteiro e faça o corte usando uma serra ou esmerilhadeira com disco apropriado para metal;
  • aplique argamassa colante suficiente para assentar as peças metálicas e a próxima placa cerâmica;
  • remova a película protetora que envolve o metal e coloque o filete de maneira que a superfície fique alinhada ao revestimento. Pressione a base perfurada, para que a argamassa saia pelas perfurações;
  • após o posicionamento do perfil no lugar correto, assente o restante das placas cerâmicas. A junta de assentamento entre o filete e o revestimento precisa seguir a indicação do produto. No caso dos porcelanatos retificados, por exemplo, deve ser de 1,5 mm;
  • remova o excesso de argamassa que possa ter ficado sobre o perfil e as peças cerâmicas usando uma esponja ou um pano de algodão umedecido em água;
  • aguarde a cura inicial da argamassa colante, conforme as instruções do fabricante. Só depois aplique o rejunte.

Uma dica muito importante é limpar o filete metálico com um pano úmido imediatamente após a instalação. Se você deixar secar a argamassa colante ou o rejunte, eles poderão estragar a peça.

A manutenção é crucial para que o filete mantenha a sua beleza por mais tempo (Projeto: Portobello Shop Palmas)

Limpeza e manutenção

O cuidado certo com os filetes metálicos é muito importante, pois assegura que o produto manterá suas características iniciais. A limpeza depende do material em que eles são produzidos.

Para os filetes de alumínio, a limpeza deve ser periódica, com um pano de algodão.

Os filetes de aço inoxidável precisam ser limpos com detergente neutro diluído em água, de modo a eliminar sujidades e possíveis impressões digitais.

Os acabamentos brilhantes podem ser limpos com limpador de vidros ou de cristais e os perfis de aço inox devem ser enxaguados e secos totalmente, para não ficarem manchados.

Nunca use na limpeza de qualquer filete metálico:

  • limpadores de aço comum, no caso da limpeza de filetes de aço inoxidável;
  • ácido clorídrico ou limpadores de ferro;
  • lã de aço, pois pode riscar a superfície;
  • materiais que contenham cloreto.

Conheça a linha Metallica, os filetes metálicos da Portobello

Ouvindo as necessidades do mercado e os desejos dos arquitetos, a Portobello lançou recentemente uma nova linha de filetes metálicos, a Metallica.

São acabamentos longilíneos em metal que personalizam ainda mais os projetos. A coleção conta com diversas soluções para finalizações de alta costura na arquitetura.

Filetes metálicos, parede
Os filetes metálicos criam um ponto focal na decoração, como essa parede com Antracita e Met Plan Silver Inox
(Projeto: Portobello S.A.)

Metallica está disponível em quatro modelos:

  1. Lumi: alternativa para soluções retro iluminadas de paredes, pisos e tetos. São focos de luz que ajudam a realçar os ambientes. Uma finalização impecável para projetos contemporâneos;
  2. Plan: perfil de forma quadrada que proporciona mais sofisticação aos espaços. É o acompanhamento ideal para porcelanatos retificados;
  3. Valley: quando usado em móveis, esse filete agrega singularidade. Em paginações, possibilita o respiro e personaliza os projetos;
  4. Line: suavidade e discrição. Perfeito para projetos que demandam leveza, mas com identidade.
bancada com filete metálico iluminado
Filetes da linha Metallica criam um design contemporâneo no ambiente junto às superfícies contínuas das lastras (Projeto: Portobello S.A.)

Essa é uma coleção robusta de filetes de aço e alumínio, em inúmeras cores. As peças estão disponíveis no formato 1,6x120 cm. As espessuras variam, com opções das mais finas (desde 1,5 mm) até as mais chamativas, assegurando a variedade de uso.

Gostou de conhecer a versatilidade dos filetes metálicos? Então, acesse o site da Portobello e encontre o produto ideal para o seu projeto!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Filetes metálicos: acabamentos para projetos...

Filetes metálicos: acabamentos para projetos modernos e elegantes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótimo a informação sobre os filetes e sua utilização. Estou com problema na obra. Preciso fazer um acabamento de parede de banheiro. É o encontro de 2 azulejos numa mesma parede. Acho q os filetes possa ser uma indicação.
    O problema é q a parede está pronta. Eu pergunto :
    Posso assentar o filete em cima da linha de encontro dos 2 azulejos, com Silicone PU?

    1. Olá, Tânia,

      Inicialmente gostaríamos de agradecer a escolha Portobello.

      O ideal é que os filetes metálicos sejam instalados durante o assentamento, pois possuem um encaixe na lateral que ficará embaixo do revestimento junto com argamassa, o qual garantirá aderência e melhor acabamento.

      Os mesmos podem ser aderidos com silicone PU.

      Convidamos a visitar uma das nossas lojas Portobello Shop, verificar se os nossos modelos atendem a situação a qual nos descreveu, será um prazer recebê-la. Aproveite para tomar um café com a gente.

      Esperamos ter ajudado, dúvidas ficamos à disposição.

      Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies