Mármore calacata: conheça porcelanatos que interpretam esse material atemporal
O mármore calacata exala sofisticação em qualquer ambiente. Ele remete a dinamismo e tranquilidade, o que faz com que seja uma ótima opção para revestir banheiros, salas e até ambientes de saúde, como clínicas médicas.
Apesar de seu visual nobre ter conquistado o mundo, é considerado um item de luxo. Por isso, vale a pena conhecer alternativas que reproduzem os seus veios acinzentados ou dourados, em produtos como o porcelanato.
Com os porcelanatos e Lastras da Portobello, você pode contar com a beleza do mármore calacata em seus projetos com mais durabilidade e melhor custo-benefício. Continue a leitura para conferir a versatilidade deste material exótico!
O que é o mármore calacata?
O mármore calacata é uma rocha metamórfica. Com fundo claro, pode ter veios acinzentados ou até detalhes que remetem ao dourado.
Essa estética consagrada é resultado de uma transformação físico-química que ocorre quando o calcário entra em contato com alta pressão e temperatura.
Os veios surgem naturalmente neste processo e, por isso, são únicos.
Suas cores e seus detalhes conquistaram espaço no mundo todo, justamente pela versatilidade e beleza desta matéria-prima nobre.
Delicado e elegante, o mármore calacata dialoga tanto com projetos em estilos clássicos quanto contemporâneos.
Na hora de combinar com os demais elementos de um projeto, ele é um verdadeiro curinga. Cai muito bem em composições com concreto, madeira e metais, por exemplo.
Qual é a origem do mármore calacata?
O mármore calacata tem origem na Itália. As principais pedreiras ficam nas encostas dos Alpes Apuanos, no norte da Toscana.
A matéria-prima nobre foi extraída pela primeira vez nas pedreiras de Borghini, na região de Carrara, durante o Império Romano. Muitos séculos depois, essa ainda é uma das maiores fontes do material.
É de lá, aliás, que também é extraído o mármore carrara, que conquistou espaço em projetos que primam pela elegância.
A beleza do mármore calacata atravessa gerações. Além de ser a escolha perfeita para dar um toque de requinte, ele ainda aparece em grandes obras desde a antiguidade.
O artista italiano Michelangelo (1475 - 1564), por exemplo, utilizou mármore calacata em detalhes de sua famosa escultura Pietá, exposta até hoje na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Qual é a diferença entre o mármore calacata e o carrara?
Se você já pesquisou sobre as belas variações do mármore para os seus projetos, provavelmente se deparou com o carrara.
Assim como o calacata, essa matéria-prima natural também tem origem italiana. Mas a sua principal diferença está nos veios.
Enquanto o calacata exibe veios mais ousados e claros, o carrara traz traços densos e escuros.
As cores também costumam ser distintas: o cinza-claro predomina no primeiro tipo, já o preto e o cinza-escuro dominam o segundo.
Como cuidar do mármore calacata?
Por ser uma matéria-prima natural, o mármore calacata demanda cuidados especiais no momento da limpeza.
A higienização deve ser feita somente com água fria e pano úmido. Caso seja necessário, utilize um detergente neutro. Produtos ou utensílios abrasivos não são recomendados.
No dia a dia, é preciso ter bastante atenção para manter o mármore calacata bonito por mais tempo.
Por ser poroso, ele pode ser danificado com líquidos, como vinho ou sucos. Caso derrame algo, a dica é limpar na mesma hora, de modo a evitar manchas.
Por que o porcelanato calacata é uma alternativa ao material natural?
Não há como negar: o mármore calacata adiciona sofisticação a qualquer ambiente.
Mas há outros motivos que fazem o material natural virar artigo de luxo nos projetos além da aparência, como o valor e a fragilidade.
Felizmente, para quem não dispensa a beleza do mármore e busca um excelente custo-benefício, o porcelanato calacata surge como uma das principais alternativas.
Listamos as vantagens deste produto em relação à matéria-prima natural:
- sustentabilidade: além da extração da argila agredir menos o meio ambiente que a do mármore, as jazidas são facilmente recuperadas;
- durabilidade: o porcelanato é mais resistente ao desgaste do tempo, permanecendo bonito por muitos anos;
- resistência: é possível usar o revestimento até mesmo em áreas de alto tráfego, já que ele resiste a impactos e não risca com facilidade. Também é menos suscetível à ação de produtos químicos e a choques térmicos;
- baixa absorção de água: o mármore é poroso. Já o porcelanato é muito mais resistente a líquidos. Por isso, você pode utilizar o produto em banheiros, cozinhas e outros locais molhados;
- variedade de formatos: o revestimento está disponível em diferentes tamanhos, o que abre múltiplas possibilidades de paginação no seu projeto;
- acabamentos diferenciados: há porcelanatos naturais, polidos, EXT e TACT, que podem ser usados em todos os tipos de ambientes, sempre de acordo com as indicações do fabricante.
Leia também:
- Guia de compras de revestimentos: produtos Portobello para vários estilos
- Textura de parede: como explorar a tendência com revestimentos
Como usar o porcelanato calacata na decoração?
Viu como o porcelanato calacata consegue capturar a beleza do mármore, mas sem gerar altos custos e manutenção constante?
O revestimento pode ser usado em diversos ambientes da casa. Acompanhe algumas ideias para inclui-lo na sua.
Pisos
Quer garantir aquele toque de sofisticação? Do banheiro à sala, o porcelanato calacata é a escolha perfeita para os pisos.
Para áreas molhadas, o ideal é apostar em revestimentos com acabamento natural, que são menos escorregadios.
Projetos de quartos, corredores e salas podem incluir tanto o polido quanto o natural, de acordo com o estilo que você deseja.
Em áreas externas, é possível apostar no EXT ou no TACT.
O porcelanato calacata também fica elegante para revestir escadas. Aqui, você pode seguir o visual do piso ou misturar com outros revestimentos, deixando-o ganhar atenção apenas nos degraus.
Paredes
Com fundo claro e veios discretos, o porcelanato calacata harmoniza com diferentes tonalidades e materiais, o que faz dele uma excelente alternativa para revestir paredes.
Ele funciona bem como base e também como protagonista, servindo como revestimento para superfícies verticais inteiras ou detalhes.
Painéis, cabeceiras e bancadas
Já pensou em trocar o painel de madeira que abriga a televisão na sala por uma versão em calacata? Ou, quem sabe, investir em uma cabeceira para a cama do quarto de casal?
Essas são algumas ideias para aqueles que não abrem mão da elegância e apreciam o apelo de materiais naturais no projeto.
O porcelanato calacata também pode ser usado para revestir bancadas, ilhas e cubas, por suportar altas temperaturas.
Lareiras e churrasqueiras
Por ser suscetível a altas temperaturas e pouco resistente a riscos, o mármore calacata não é recomendado para áreas como churrasqueiras e lareiras.
No entanto, é possível reproduzir o apelo estético clean e delicado da matéria-prima natural com a versão em porcelanato, que pode ser aplicada nestes locais.
Conheça Opus, o novo porcelanato calacata da Portobello
Agora que você já conhece as múltiplas possibilidades de uso para o porcelanato calacata em seu projeto, que tal conhecer a linha da Portobello que reproduz fielmente o belo efeito do mármore?
Novidade no catálogo, Opus reflete a beleza dos mais raros calacatas. Neste lançamento, as formas orgânicas características fluem em nuances de preto e branco com suavidade.
Completa, a linha inclui opções de porcelanatos e Lastras em diferentes formatos e acabamentos.
Há porcelanatos em dimensões como 120x120 cm, 90x90 cm e 60x120 cm, nos acabamentos polido ou natural.
Já as Lastras estão disponíveis nos tamanhos 120x270 cm e 160x160 cm, com acabamento natural ou polido.
Há ainda uma opção no formato 120x120 cm com acabamento TACT, que pode ser usada em todos os ambientes.
Viu como o porcelanato e as Lastras calacata podem ser a solução para um projeto com muita sofisticação
Aproveite para conhecer também