23.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Versátil, o painel decorativo traz impacto para o visual da casa (Projeto: Portobello)

Painéis decorativos: explore as opções com revestimentos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.10.2023
Já pensou em usar revestimentos para mudar a parede ou até construir uma divisória? Veja como o material ajuda na construção de painéis decorativos
minutos de leitura

Quadros, fotos, pratos e até mapas podem decorar a parede e transformá-la numa espécie de museu pessoal. Mas para quem gosta de usar materiais diferentes ou não liga para mudanças mais duradouras, criar painéis decorativos pode ser um exercício de criatividade.

A seguir, vamos mostrar por que os painéis decorativos fazem tanta diferença em casa. E ainda vamos te apresentar Pi, novidade da Portobello perfeita para esse tipo de criação. Confira!

painéis decorativos
Painel decorativo pode ser aplicado nas paredes, mas é preciso olhar as especificações da superfície (Projeto: Portobello)

O que é um painel decorativo?

É um grande painel voltado para a decoração de ambientes. Ele costuma ser feito de um material diferente do restante das paredes e pode ter uma cor ou textura mais chamativa.

O painel decorativo pode decorar parte da parede, como um quadro; cobri-la por completo ou até mesmo revestir parte do teto.

Ele também pode dividir ambientes, pois dependendo do material, pode ter resistência e espessura suficientes para ser uma espécie de parede.

Em quais ambientes usar painéis decorativos?

Qualquer ambiente da casa pode ter um painel decorativo. O ideal é que o material seja adequado ao ambiente.

Por exemplo: a madeira não é a matéria-prima mais propícia para o banheiro, mas ela pode ficar ótima na sala. Já o concreto natural pode ser usado em paredes internas de ambientes úmidos.

Leia também:

painéis decorativos
Atrás do espelho, ele funciona como moldura e se destaca (Projeto: Portobello)

Como usar painéis decorativos em casa?

Veja a seguir inspirações para criar painéis decorativos em diferentes ambientes:

No banheiro

O banheiro pode, sim, ter um painel de impacto. Aqui, o ideal é que ele fique em uma parede onde possa ser visto.

Na imagem acima, ele foi utilizado atrás do espelho, como uma "moldura" maior e mais moderna. Assim, qualquer pessoa que entrar já vai visualizá-lo.

O painel decorativo na parede pode ser feito de revestimento em relevo e, ao mesmo tempo, contrastar com outro formato de revestimento, como um de superfície plana, destacando a parede.

Com a mesma cor de revestimento

painéis decorativos
É possível criar um painel decorativo usando o mesmo tom de revestimento (Projeto: Portobello)

Você também pode criar painéis decorativos com o mesmo tom de revestimento já usado na parede.

No exemplo acima, a superfície côncava azul contrastou com a plana também na cor azul, criando um painel elegante e moderno. O resultado parece visualmente mais discreto, mas oferece uma textura interessante à parede.

Na sala

Em muitos casos, o painel é feito para servir como "base" de uma televisão. Mas também é possivel destacar outras paredes como a que fica atrás do sofá, por exemplo.

Por ser o cartão de visitas da casa, vale a pena investir na decoração da sala com algum painel decorativo, afinal, é o ambiente ideal para ganhar cores e texturas com a personalidade do morador.

As salas de recepção de áreas comerciais também podem ser decoradas com painéis de revestimentos para deixar o espaço mais convidativo e aconchegante.

Dividindo ambientes

painéis decorativos
O painel separa os ambientes sem interferir na integração (Projeto: Portobello)

Se você prefere um ambiente integrado, que traz aquela sensação de residência maior, o painel decorativo é uma excelente opção para substituir paredes.

Por ter espessura e comprimento menores, ele só traz uma pequena divisão entre os ambientes, mas sem que isso interfira no objetivo de integrar espaços.

No quarto

Painéis decorativos em relevo são um toque de modernidade na cabeceira da cama (Projeto: Portobello)

Aqui, é bem comum que o painel fique por trás da cama, substituindo ou não a cabeceira. O importante é que ele traga harmonia para o quarto.

Se ficar em uma área "escondida" da sua visão enquanto estiver dormindo (como o exemplo da cabeceira), é possível ousar um pouco mais.

Mas se ele estiver nas paredes laterais, o ideal é que seja de um tom mais claro e neutro. Assim, não interfere no seu descanso.

Na cozinha

Também é possível usar painéis decorativos na cozinha. Neste caso, além de saber se o material é adequado para ambientes úmidos, certifique-se de que seja fácil de limpar e bactericida.

Como a cozinha é um local com muito contato com líquidos e gordura, a atenção a esses detalhes permite que a decoração permaneça bonita por décadas.

PI: a matemática pura em painéis decorativos

painéis decorativos
Pi é o lançamento Portobello ideal para a criação de painéis decorativos (Projeto: Portobello)

A matemática pura. Um número, Pi, que expressa as proporções e relações das partes do círculo, traduzidas em uma forma esculpida que parte de dois círculos. A força da simplicidade, da figura essencial.

Feito em concreto natural, o revestimento Pi representa a constante inovação que a Portobello procura trazer em seu portfólio.

Enquanto uma de suas superfícies é oblonga e côncava, a outra é reta. É a união de arte, design e arquitetura diretamente para a sua casa.

Com uma paleta mate de tons neutros e frios, influenciada por nuances de cinzas, verde e azul, Pi é uma proposta para combinar os mundos da razão e do olhar lúdico.

Uma ferramenta para criatividade com cores e formas de uma elegância particular para projetos que ousam ir além.

Por ser um produto natural, Pi tem uma variação tonal dentro de sua paginação. Resumindo: cada peça traz um layout que só você vai ter.

Pi está disponível nos formatos plano e côncavo, que permite que você possa criar painéis decorativos como quiser. No formato 10cm x 30cm, é possível combinar cores e paginações para um painel único.

Assim como os outros revestimentos da coleção Authentic, Pi é um convite ao toque, a sentir sua casa de uma forma totalmente diferente.

Pronto para usar painéis decorativos na sua residência? E para continuar no assunto decoração, confira agora 7 grandes vantagens da bancada de porcelanato para banheiro!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Painéis decorativos: explore as opções com...

Painéis decorativos: explore as opções com revestimentos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies