27.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Loft amplo com mobílias em verde e sofá moderno.
A atmosfera desse loft é atemporal, seguindo uma linguagem moderna e atual (Projeto: Mariana Maran para Mostra UNLTD Dreams)

Loft decorado: 6 dicas para um ambiente bonito e funcional

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.03.2023
Definição de estilo, móveis planejados e objetos de decoração podem ajudar a incrementar o espaço
minutos de leitura

O loft é um modelo de moradia excelente para quem gosta de ambientes amplos e descolados – mas sua decoração pode ser desafiadora. 

Esse tipo de imóvel geralmente ultrapassa a área de 50 m² e tem planta integrada, ou seja, quarto, sala e cozinha dividem um espaço aberto, sem divisórias. Em alguns casos, o loft conta ainda com pé direito duplo, que permite a construção de um mezanino

Diante dessas características, a boa disposição dos móveis e pequenos truques, como painéis e biombos, podem fazer a diferença, propiciando uma decoração individualizada para cada canto. 

Leia também:

A estrutura do loft permite a inovação e tem, portanto, muito espaço para irreverência e criatividade. Veja a seguir nossas dicas de decoração:

1 – Pense em um estilo para o loft decorado

Cozinha com área de jantar em tons de preto, branco e cinza. Com mesa em destaque em tom alaranjado.
O estilo contemporâneo do projeto e de paleta de cores enxuta se manifesta por todos ambientes  (Projeto: Monise Rosa)

Um dos desafios do loft decorado é manter a unidade na decoração sem cair na monotonia. Além disso, esses espaços costumam ser amplos e ter o pé direito duplo. Ou seja, se você não decorá-lo de forma adequada, o ambiente pode parecer vazio e sem vida. 

Para resolver esses problemas, o primeiro passo é escolher um estilo que direcione sua decoração. Nessa hora, pode ir do Bauhaus ao minimalista, do industrial ao rústico, ou ser recheado com referências art nouveau. O importante é sempre respeitar a linha de decoração e a personalidade do proprietário.

No projeto acima, de toque contemporâneo, foi priorizada uma paleta de cores enxuta, que percorre por todo o imóvel, ajudando a criar essa unidade na decoração. 

2 – Opte por móveis sob medida 

Ambiente iluminado de sala de estar e quarto conjugados em tons claros.
Loft tem delimitação de ambientes definida pelo posicionamento dos móveis (Projeto: Luciana Gibaile)

No loft, os móveis desempenham um papel importante, uma vez que são os maiores limitadores de ambiente. Com alguns sofás, se faz uma sala. Assim como uma mesa ampla próxima à bancada da cozinha pode definir uma aconchegante sala de jantar.

Por isso, pode ser uma boa ideia optar por móveis planejados especialmente para o seu espaço. O investimento, inclusive, pode valer a pena financeiramente, já que você compra exatamente aquilo que precisa. 

3 – Escolha bem as peças decorativas

Sala de estar ampla com decoração industrial e iluminada.
Quadros, mesinhas e painéis deixam o espaço único (Projeto: Debaixo do Bloco Arquitetura)

Como o loft não tem divisórias, a utilização de peças decorativas deve ser feita com cuidado. Colocar muitos vasos e quadros, por exemplo, pode sobrecarregar o ambiente. 

Se quiser criar espaços mais privados, você pode escolher também biombos e painéis, que fazem a vez de divisórias. Dessa forma você alia beleza e funcionalidade para o seu loft decorado. 

4 – Aproveite os espaços de armazenamento

Sala com móveis de ângulos diferentes.
Estantes e armários são grandes aliados para quem quer morar em um loft decorado (Projeto: Mariana Pesca)

Outro desafio do loft é manter a organização e a privacidade, mesmo em um espaço todo aberto. Assim, para a casa não parecer desarrumada, é importante pensar em armários que guardem os objetos do dia a dia. 

Camas com baú, armários embutidos e outras formas de ter mais armazenamento são excelentes truques. Além disso, estantes são boas saídas para a criação de ambientes como escritórios e bibliotecas. 

5 – Dê preferência aos móveis compactos

Cozinha decorada com tons escuros e ilha central.
Pufes e poltronas são ótimas opções para substituir móveis maiores (Projeto: Casatrix)

Outra questão importante é o tamanho dos móveis. Móveis muito grandes ou em excesso podem atrapalhar a circulação e diminuir a percepção de amplitude. Por isso, opte por móveis compactos e adequados à quantidade de moradores. 

Assim, escolha móveis multifuncionais. Adquira um sofá pequeno, de dois lugares, e complete o ambiente com poltronas. 

A quantidade de cadeiras e o tamanho da mesa de jantar também devem ser adequados ao estilo de vida dos moradores. Se você não costuma receber muitas visitas, não há motivo para ter uma grande mesa. 

6 – Aposte em cores e revestimentos irreverentes 

Sala de estar com cores sóbrias e com um ponto de cor azul.
Escolher um ponto de cor pode ser uma ótima opção para os espaços menores (Projeto: 3P Studio)

Para dar mais personalidade para o loft decorado, aposte em cores e revestimentos irreverentes. Você pode optar por uma tonalidade específica nas paredes ou em um ponto focal do ambiente. Quem sabe, escolher um revestimento diferente para o balcão e uma parte do piso que você queira destacar. 

Os revestimentos, aliás, dão um toque especial para o loft decorado. No estilo industrial, os porcelanatos que interpretam o cimento queimado ou madeira são ótimas opções. 

Ambiente de sala de jantar e cozinha com parede vertical viva.
As paredes claras fazem o espaço parecer maior e podem ser incrementadas com alguns pontos coloridos (Projeto: Cardoso Chouza Arquitetos)

Mas atenção, se o espaço for reduzido, uma boa ideia é apostar em espelhos e paredes claras, que dão a sensação de ampliar o ambiente. Portas e esquadrias pintadas em cores claras também ajudam. 

Gostou das nossas dicas para o seu loft decorado? Veja também nosso conteúdo sobre reforma de apartamento e planeje a sua.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Loft decorado: 6 dicas para um ambiente bonit...

Loft decorado: 6 dicas para um ambiente bonito e funcional

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies