14.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O mezanino é um elemento que dá um diferencial a um projeto (Projeto: Fabiana Garcia)

Casa com mezanino: ideias, dicas e modelos para inserir em seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.12.2022
Descubra todo o potencial desse elemento para otimizar espaços residenciais e valorizar os imóveis
minutos de leitura

Geralmente encontrados em lofts, ambientes corporativos e de comércio, os mezaninos vêm ganhando espaço em diversos projetos residenciais. A solução é proposta por arquitetos para ampliar ambientes e otimizar o espaço de casas com o pé direito alto.

Ele se assemelha a uma sacada dentro de casa e pode ser projetado para servir de quarto, sala de TV, escritório, biblioteca, enfim qualquer ambiente. Um mezanino cria efeitos visuais com funções práticas na decoração da casa e proporciona um local de moradia bonito e confortável.

Se você quer saber mais sobre as vantagens estéticas e funcionais de construir uma casa com mezanino, continue a leitura.

O que é mezanino?

É um ambiente que se localiza entre o térreo e o pavimento superior de uma construção. A origem da palavra explica bem o significado, pois vem do italiano “mezzanino”, que remete a “mezzo”, ou seja “meio”. O acesso a esse espaço costuma ser feito por uma escada exclusiva ou comum aos demais andares da edificação. Nas residências, o ambiente fica muito bem em salas com pé-direito alto.

Sala ampla com sofás e poltronas, escada em L e mezanino
Aproveite o mezanino para dar destaque em certas partes da decoração (Projeto: Giovanna Caruso)

Qual a altura ideal para fazer um mezanino?

É importante respeitar a medida padrão do pé-direito para residências, mas com uma altura extra de 2,10m já é possível criar um mezanino agradável — que permita a passagem das pessoas e tenha abertura mínima para instalar uma porta convencional. Dessa forma, a altura total do ambiente que irá receber o mezanino deve ter um mínimo de 5,00 metros.

Escada com guarda-corpo de vidro com acesso ao mezanino de uma sala
Planeje bem o posicionamento da escada para acessar o mezanino (Projeto: Sandra Moura)

Modelos de mezaninos residenciais para se inspirar

Um mezanino pode ser uma biblioteca, escritório, atelier, sala de TV ou um ambiente qualquer que cumpra a função necessária em uma casa. Confira alguns projetos para se inspirar.

Sala com mezanino em estilo moderno e escada com degraus transparentes.
O estilo de decoração do mezanino deve combinar com o restante do projeto (Projeto: Portobello Shop Catalão)

Sala no mezanino

A sala de estar é uma das formas mais tradicionais de se utilizar o mezanino. É possível criar um ambiente tranquilo e relaxante para passar um tempo com a família. Basta escolher móveis de qualidade, sofás confortáveis e pensar nos detalhes de decoração como um tapete e um papel de parede.

Se os moradores gostam de assistir filmes e séries, o mezanino pode ser equipado com uma tela gigante e um sistema de som para curtir sessões de cinema no conforto de casa.

Quarto no mezanino

Essa solução é ideal para quem tem casa pequena e quer otimizar o espaço. Para usar o mezanino como quarto pode ser necessário alguns ajustes para garantir a privacidade e regular a luminosidade para a hora de dormir. O mais comum é utilizar vidro e cortinas, mas é possível fechar o ambiente com painéis de madeira que vão dar um charme autêntico no ambiente.

Escritório no mezanino

Um escritório no mezanino é uma ideia interessante para aproveitar essa área da casa e ter um espaço reservado para os dias de trabalho, sem interferir na produtividade das funções. O ambiente pode contar com uma decoração ampla e intimista com mesa de trabalho, cadeira confortável e móveis com design funcional.

Sala de jogos no mezanino

O mezanino pode ser um espaço para promover a confraternização dos moradores e dos visitantes da casa. Um lugar de descontração com mesa de sinuca, tênis de mesa, espaço para jogar baralho e jogos de tabuleiro. Se você ou alguém da casa curte videogames, você adicionar um espaço com cadeiras gamers e TV. Não esqueça de poltronas confortáveis e mesas de apoio para servir petiscos durante as maratonas de competição.

Mezanino de madeira

O mezanino pode ser todo planejado em madeira de demolição. Essa é uma ótima alternativa para casas que já estão prontas, pois a construção é seca, uma reforma sem bagunça e rápida. Além disso, a beleza desse material pode ser explorado na sua essência e fornecer um toque minimalista e contemporâneo ao ambiente.

Mezanino metálico

O mezanino metálico pode ser adaptado em qualquer local e suportar grandes pesos. Ele é de fácil instalação e é possível utilizar diversos tipos de acabamentos. Um modelo autêntico de mezanino mistura a estrutura metálica com a base de vidro.

Essa escolha traz um visual moderno e autêntico para a casa. Para completar um estilo industrial, o corrimão da escada e a proteção lateral podem contar com cabos de aço presos na posição horizontal.

Mezanino em concreto

O mezanino de concreto deve ser projetado junto com a construção da casa e seu formato pode variar. Alguns projetos seguem por padrões arredondados, que lembram uma charmosa sacada, dentro de casa, com uma escada suspensa de acesso.

As vantagens do mezanino residencial

O mezanino é um elemento arquitetônico capaz de criar belos efeitos visuais e de agregar novas funções ao espaço construído. Por isso, sempre que tiver a oportunidade, é interessante que você aproveite o potencial desse ambiente em seus projetos. Nos próximos tópicos, listamos vantagens que também são bons motivos para investir cada vez mais nos mezaninos.

Sala com decoração em tons neutros e de madeira e com escada em U
Um mezanino combina com projetos de diversos estilos (Projeto: Lana Rocha)

Otimização de espaço

Ocupar o espaço vertical é a primeira estratégia adotada por quem quer tirar total proveito da área útil de uma residência. É por isso que elevar um pavimento e mantê-lo entre dois andares funciona muito bem. A solução é ainda mais interessante para casas pequenas e chama a atenção de quem gostaria de ter um cômodo adicional no próprio lar.

Em um mezanino, é possível abrigar um escritório, um ateliê, uma sala de cinema e até mesmo um quarto. Essa escolha vai depender das necessidades dos moradores.

Grande apelo estético

O mezanino, por si só, já é um elemento moderno e arrojado. Se for trabalhado conforme o estilo da residência, consegue valorizar ainda mais os ambientes internos.

O olhar do arquiteto é muito importante no momento de incorporar a estrutura ao ambiente. Linguagem, design, materiais e outros aspectos precisam estar em equilíbrio para a obtenção de um bom resultado.

Maior integração dos ambientes

Uma casa com mezanino tende a apresentar ambientes integrados e harmônicos. Isso porque o pavimento intermediário muitas vezes atua com um elo que conecta cômodos localizados em diferentes níveis.

O efeito de integração é potencializado quando o mezanino surge em pontos centrais, que dão acesso a vários ambientes. Isso também acontece se ele trouxer pisos e revestimentos com a mesma tonalidade trabalhada nas áreas próximas.

Como projetar um mezanino em casa?

Um mezanino pode ser construído com a casa ou incorporado a edificações prontas. No segundo caso, é preciso que o pé-direito do imóvel seja, no mínimo, duplo. Caso contrário, há risco de os espaços (sobre e sob a plataforma) ficarem muito baixos, o que causaria desconforto aos usuários.

Amplie a área de convívio de seu projeto com um mezanino (Projeto: Márcia Rosane Ebert)

Etapas da construção

Há uma infinidade de materiais para compor uma casa com mezanino. A plataforma pode ser metálica, de concreto ou de madeira. A escolha do modelo deve considerar a estética desejada no ambiente e também o uso futuro, a fim de prever as cargas e evitar que o peso excedente comprometa a estrutura. Em residências prontas, a inserção de um mezanino também envolve questões estruturais.

É preciso o auxílio de um engenheiro civil, que irá avaliar o layout do ambiente, as condições de apoio, as fundações e o posicionamento das aberturas, de modo a compatibilizar o que é novo ao local existente.

Após análises, o profissional descobrirá se a construção comporta o mezanino e de que maneira essa plataforma será afixada: no piso ou diretamente nas paredes. Fatores de segurança também precisam ser pensados, como a proteção do pavimento superior.

Decoração do mezanino

A composição do mezanino deve ser feita de modo a torná-lo compatível com o restante dos espaços. É preciso considerar que se trata de um local inserido dentro de outro maior. Ter atenção a esses aspectos é fundamental para escolher os acessórios, selecionar os materiais e harmonizar as cores no projeto.

Se o mezanino vai abrigar uma sala de jogos, pode ficar integrado ao ambiente inferior. Por outro lado, se o objetivo é utilizá-lo como dormitório ou home office, vale adicionar recursos que permitam obter privacidade em determinados momentos. Bons exemplos são as cortinas e painéis móveis.

Materiais transparentes são interessantes para compor o guarda-corpo porque deixam a luz natural entrar e passar por diferentes níveis. A solução é valiosa principalmente em mezaninos que não têm acesso a janelas ou aberturas no teto (como claraboias).

Quanto aos revestimentos, procure aplicar o mesmo tipo de produto em todos os espaços. Peças claras são boas pedidas em pisos e paredes por manterem um visual atemporal e fácil de combinar com qualquer estilo decorativo. Nesse caso, funciona unir móveis coloridos, tecidos com diferentes texturas e acessórios decorativos.

Para finalizar, não se esqueça da superfície que mais chama a atenção nesse tipo de projeto: o forro. Afinal, quem chega a um cômodo com pé-direito alto que abriga um mezanino logo leva o olhar para cima. Por isso, invista em belas luminárias pendentes ou em sancas trabalhadas para criar um teto decorado e diferenciado.

Ficou com vontade de incluir uma casa com mezanino em seu portfólio? É possível sair do comum e aproveitar este tipo de espaço em outros locais além de lofts.

Aproveite as oportunidades para trabalhar com esse elemento incrível, seja em uma construção pronta, seja em um projeto concebido do zero e nos mínimos detalhes.

Continue acompanhando o portal do Archtrends Portobello para mais dicas de reformas e inspira

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa com mezanino: ideias, dicas e modelos pa...

Casa com mezanino: ideias, dicas e modelos para inserir em seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, Marne,

    Sancas são molduras de gesso usadas para dar um acabamento no ponto de encontro entre as paredes e o teto de um cômodo.

    Abraços,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies