11.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
loft estilo industrial
O loft industrial é um projeto cheio de personalidade (Projeto: Jessica Fernanda Rodrigues)

Loft industrial: saiba como acertar na decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.01.2023
Confira como decorá-lo, dicas e projetos para se inspirar
minutos de leitura

O loft industrial é um estilo de moradia que tem atraído a atenção por apresentar um jeito prático e criativo de aproveitar espaços. Esse estilo teve início no século XX e vem se transformando ao longo do tempo.

Com tantas características importantes, acaba se tornando um desafio criar um projeto cheio de detalhes e que traduza o estilo e a identidade dos moradores. Por isso, nós fizemos esse conteúdo para desmistificar o assunto e te mostrar tudo o que você precisa saber para criar um projeto sofisticado.

O que é loft?

Um loft estilo industrial é um espaço sem divisões e com um piso elevado bem próximo do teto, que se assemelha a um mezanino. Esse estilo de moradia surgiu em Nova York, em meados de 1970, quando galpões de fábricas e frigoríficos que passavam por um processo de desindustrialização estavam abandonados e sem chances de entrar no mercado imobiliário.

Com o passar do tempo, esses espaços transformaram-se em moradias, e pessoas que não tinham condição de bancar o aluguel em outras regiões foram se apropriando e transformando-os. Entre essas pessoas, havia muitos artistas e/ou pessoas relacionadas à arte.

O resultado foi a concepção de loft que vemos hoje, além do estilo industrial que faz sucesso entre os projetos arquitetônicos. Mais do que uma moradia, o loft industrial é praticamente um estilo de vida para pessoas que preferem um espaço mais despojado.

Quais são as características principais de um loft?

Quando falamos em decoração em lofts no estilo industrial, existem algumas características marcantes que dão vida ao estilo. Entre as mais básicas estão a planta livre, sem divisórias e o pé direito duplo, com geralmente 6 metros de altura. Quanto ao tamanho, ele pode ser um loft industrial pequeno ou grande, não existe um padrão.

Um loft industrial mais tradicional possui um mezanino, que geralmente é transformado em um quarto, mas existem lofts que são conjugados em apenas um nível. Para trazer à tona a aparência das fábricas, os tijolos e tubulações costumam ser aparentes.

Num geral, em uma arquitetura industrial residencial você vai encontrar:

  • espaços com aparência inacabada;
  • parede de tijolos aparentes;
  • tubulações e instalações à vista;
  • cores mais neutras e sóbrias;
  • luminárias grandes e trilhos de luz;
  • objetos mais vintages.

Dicas para projetar um loft industrial

Loft industrial moderno traz um ar de modernidade para o ambiente (Projeto: Portobello Shop Catalão)

Ao pensar em um projeto de loft existem duas possibilidades: trabalhar com grandes terrenos, com maior amplitude de espaço e aqueles espaços menores, em que a ideia de loft industrial vem para otimizar o ambiente de uma maneira funcional e criativa. Independente do espaço, a característica principal é o espaço interno sem divisões, o que dá maior liberdade para os profissionais de arquitetura.

Uma boa dica é começar pela escolha dos móveis, privilegiando opções mais funcionais e inteligentes como sofá-cama, mesa retrátil e outras soluções. A disposição e a estética são fundamentais nestes projetos.

Você pode utilizar os móveis para demarcar onde começa e termina cada ambiente da casa, por exemplo, usar espelhos ajudam a dar uma maior sensação de amplitude. É importante escolher também os pisos e revestimentos adequados para lofts, para dar a cara que você deseja ao projeto.

Nas paredes você pode aplicar elementos decorativos que traduzem a personalidade dos moradores da casa. A seguir, falamos um pouco mais sobre elementos que não podem faltar na hora de criar um projeto de loft estilo industrial e algumas dicas de como aplicá-los na decoração.

Tijolos aparentes

Os famosos tijolos aparentes são a primeira coisa que nós pensamos quando falamos em estilo industrial, não é mesmo? É, sem dúvida, uma característica marcante e que não pode faltar no seu projeto.

Entretanto, os tijolos precisam de cuidados especiais para não perderem a qualidade e resistência com o passar do tempo, além de demandarem uma manutenção constante em relação a sujeiras e manchas.

Uma alternativa é apostar em revestimentos que reproduzem os tijolos. Existem opções com diversas cores, além do tradicional laranja. A linha All Bricks é um exemplo disso, com peças que reproduzem tons diferentes de tijolo, desde os mais claros, até cores mais intensas.

Já a linha Taylor Made Bricks tem opções com aquela aparência "inacabada", que combina muito bem com o estilo.

Elementos metálicos

Assim como nos antigos galpões, o loft industrial atual traz na decoração elementos metálicos, principalmente na cor preta. Eles estão presentes em móveis mais modernos, luminárias, escadas, molduras de janela e também em tubulações, usadas para esconder os fios de eletricidade.

Cimento queimado

O cimento queimado é um outro elemento encontrado na arquitetura industrial residencial, remetendo ao chão e parede dos galpões de antigas construções. Por ser em uma cor neutra, o cinza é um tom fácil de combinar com outras cores e elementos decorativos, então você terá maior liberdade criativa nesses casos.

Vale prestar atenção, pois, esse tipo de material pode ter um custo mais elevado ao projeto e necessita de um maior número de juntas de dilatação, o que pode alterar o resultado final. Uma boa saída é apostar em revestimentos que reproduzem o cimento queimado, que têm um ótimo custo benefício, fácil manutenção e são resistentes a impacto e às ações do tempo.

A linha Essencial tem peças que representam o cimento queimado em diferentes tons, ampliando a possibilidade de usar a criatividade nos projetos, assim como a linha Nord que além das peças lisas, tem opções com design ripado, para aplicar tanto em bancadas quanto nas paredes.

Móveis em madeira

Outra característica marcante em um loft industrial são os móveis de madeira, já que o uso de materiais brutos faz uma forte referência ao passado e ao estilo mais rústico, trazendo à tona o aconchego buscado pelas pessoas que queriam transformar os galpões industriais em um espaço mais acolhedor.

Uma dica final: para criar um espaço aconchegante e harmônico visualmente vale a pena seguir a linha do "menos é mais", para não sobrecarregar demais os espaços com muitos objetos.

Projetos de lofts industriais para se inspirar

Loft industrial com detalhes coloridos dão uma a aparência mais despojada a casa (Projeto: Lenilda)

Na hora de criar um projeto de loft industrial é importante pensar em quem é o público alvo. Geralmente são pessoas mais jovens, solteiras ou casais sem filhos, que têm um dia a dia agitado e apreciam uma decoração marcante e criativa. Além disso, uma característica comum entre os interessados neste estilo: são pessoas que apreciam decoração, artes no geral e estão ligadas à arquitetura. Então, como criar algo para fazer brilhar os olhos deste público? Veja a seguir algumas ideias.

Loft industrial moderno

Você pode criar um projeto de loft industrial nada convencional, com um visual mais moderno, usando elementos em preto e branco, deixando as cores para os itens decorativos como quadros, plantas e livros. Os tijolos aparentes na cor branca trazem a modernidade para o espaço e o piso segue em harmonia com as cores neutras.

Loft industrial com detalhes coloridos

Se uma das características dos lofts industriais são cores neutras e a aparência mais despojada e inacabada, você pode sair da curva e propor um estilo de decoração mais atual e apostar em móveis coloridos.

A cor da madeira e os detalhes à mostra na cor preta dos lofts mais tradicionais continuam, já os outros tons, neste caso, ficam mais evidentes e dão um ar mais alegre e descontraído para o ambiente. Vale apostar também em revestimentos coloridos, para quebrar o padrão das cores neutras.

Loft industrial com tijolos aparentes

O clássico estilo industrial com os tijolinhos aparentes não poderia faltar na nossa lista de projetos de loft. Em ambientes maiores é possível criar uma casa estilo galpão bem elaborada e cheia de elementos decorativos que remetem ao estilo.

Loft industrial com referências clássicas

É possível criar um loft com um toque industrial sem deixar de lado as referências de quem gosta de um estilo mais clássico. O preto e branco, cores bem recorrentes no estilo mais clássico dividem espaço com tons amadeirados e a parede de tijolos brancos é um charme especial que não pode faltar. Os espelhos ajudam a aumentar a sensação de amplitude em casos em que o imóvel é compacto.

Os revestimentos da linha Liverpool são ideais para aplicar na parede, criando a textura de tijolos aparentes, além de serem bem práticos para a limpeza e ter baixa absorção de água, muito útil para usar em ambientes úmidos.

Loft industrial sofisticado

Criando uma ótima harmonia entre os móveis e acessórios, de maneira bastante funcional, um loft industrial sofisticado pode combinar elementos de outros estilos. Outra característica marcante são os espaços bem iluminados com spots embutidos e em trilhos que dão destaque aos objetos decorativos, além da iluminação geral ser bem ampla.

Loft industrial sofisticado combina com vários estilos de decoração (Projeto: GEBARA & FILÁRTIGA ARQUITETOS)

Esses são apenas alguns exemplos de projetos de loft industrial para abrir sua caixa de ideias e inspirar a criação de outros projetos ainda mais incríveis. Não deixe de conferir nosso conteúdo completo sobre decoração no estilo industrial para aplicar agora mesmo.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Loft industrial: saiba como acertar na decora...

Loft industrial: saiba como acertar na decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies