Loft decorado: 6 dicas para um ambiente bonito e funcional
O loft é um modelo de moradia excelente para quem gosta de ambientes amplos e descolados - mas sua decoração pode ser desafiadora.
Esse tipo de imóvel geralmente ultrapassa a área de 50 m² e tem planta integrada, ou seja, quarto, sala e cozinha dividem um espaço aberto, sem divisórias. Em alguns casos, o loft conta ainda com pé direito duplo, que permite a construção de um mezanino.
Diante dessas características, a boa disposição dos móveis e pequenos truques, como painéis e biombos, podem fazer a diferença, propiciando uma decoração individualizada para cada canto.
Leia também:
- Loft, flat, coliving... Qual o tipo de imóvel ideal para você?
- Loft industrial: saiba como acertar na decoração
- O que é um loft e por que ele é diferente de kitnet, studio e flat?
A estrutura do loft permite a inovação e tem, portanto, muito espaço para irreverência e criatividade. Veja a seguir nossas dicas de decoração:
1 - Pense em um estilo para o loft decorado
Um dos desafios do loft decorado é manter a unidade na decoração sem cair na monotonia. Além disso, esses espaços costumam ser amplos e ter o pé direito duplo. Ou seja, se você não decorá-lo de forma adequada, o ambiente pode parecer vazio e sem vida.
Para resolver esses problemas, o primeiro passo é escolher um estilo que direcione sua decoração. Nessa hora, pode ir do Bauhaus ao minimalista, do industrial ao rústico, ou ser recheado com referências art nouveau. O importante é sempre respeitar a linha de decoração e a personalidade do proprietário.
No projeto acima, de toque contemporâneo, foi priorizada uma paleta de cores enxuta, que percorre por todo o imóvel, ajudando a criar essa unidade na decoração.
2 - Opte por móveis sob medida
No loft, os móveis desempenham um papel importante, uma vez que são os maiores limitadores de ambiente. Com alguns sofás, se faz uma sala. Assim como uma mesa ampla próxima à bancada da cozinha pode definir uma aconchegante sala de jantar.
Por isso, pode ser uma boa ideia optar por móveis planejados especialmente para o seu espaço. O investimento, inclusive, pode valer a pena financeiramente, já que você compra exatamente aquilo que precisa.
3 - Escolha bem as peças decorativas
Como o loft não tem divisórias, a utilização de peças decorativas deve ser feita com cuidado. Colocar muitos vasos e quadros, por exemplo, pode sobrecarregar o ambiente.
Se quiser criar espaços mais privados, você pode escolher também biombos e painéis, que fazem a vez de divisórias. Dessa forma você alia beleza e funcionalidade para o seu loft decorado.
4 - Aproveite os espaços de armazenamento
Outro desafio do loft é manter a organização e a privacidade, mesmo em um espaço todo aberto. Assim, para a casa não parecer desarrumada, é importante pensar em armários que guardem os objetos do dia a dia.
Camas com baú, armários embutidos e outras formas de ter mais armazenamento são excelentes truques. Além disso, estantes são boas saídas para a criação de ambientes como escritórios e bibliotecas.
5 - Dê preferência aos móveis compactos
Outra questão importante é o tamanho dos móveis. Móveis muito grandes ou em excesso podem atrapalhar a circulação e diminuir a percepção de amplitude. Por isso, opte por móveis compactos e adequados à quantidade de moradores.
Assim, escolha móveis multifuncionais. Adquira um sofá pequeno, de dois lugares, e complete o ambiente com poltronas.
A quantidade de cadeiras e o tamanho da mesa de jantar também devem ser adequados ao estilo de vida dos moradores. Se você não costuma receber muitas visitas, não há motivo para ter uma grande mesa.
6 - Aposte em cores e revestimentos irreverentes
Para dar mais personalidade para o loft decorado, aposte em cores e revestimentos irreverentes. Você pode optar por uma tonalidade específica nas paredes ou em um ponto focal do ambiente. Quem sabe, escolher um revestimento diferente para o balcão e uma parte do piso que você queira destacar.
Os revestimentos, aliás, dão um toque especial para o loft decorado. No estilo industrial, os porcelanatos que interpretam o cimento queimado ou madeira são ótimas opções.
Mas atenção, se o espaço for reduzido, uma boa ideia é apostar em espelhos e paredes claras, que dão a sensação de ampliar o ambiente. Portas e esquadrias pintadas em cores claras também ajudam.
Gostou das nossas dicas para o seu loft decorado? Veja também nosso conteúdo sobre reforma de apartamento e planeje a sua.
[…] O cobogó original feito com materiais vazados é ótimo para espaços pequenos que precisam de um pouco de privacidade ou merecem uma divisão para organizar o ambiente, como é o caso dos lofts. […]