09.01.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Revestimentos para lareira: saiba como escolher o ideal

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.01.2018
Quer um ambiente aconchegante? Aprenda a escolher os revestimentos para lareira de acordo com o estilo em nosso post!
minutos de leitura

Desejada por muitos, a lareira tem duas funções básicas nas residências: aquecer ambientes e trazer um toque decorativo sofisticado. É por isso que, ao construir ou reformar esse elemento, todo profissional deve se preocupar igualmente com as questões de segurança e com a qualidade estética dos revestimentos para lareira.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Nesse processo, a seleção dos revestimentos para lareira é uma das etapas que mais exigem pesquisa e cuidado. Nós sabemos disso e trouxemos dicas valiosas para que você acerte na escolha. Siga a leitura e encontre a opção ideal!

As demandas da lareira

As lareiras são bem-vindas em qualquer ambiente da casa, seja ele inspirado em um projeto simples ou na arquitetura de luxo. É claro que algumas demandas devem ser atendidas antes da instalação desse tipo de equipamento, a fim de proporcionar a segurança e o aconchego desejados. Veja quais são elas:

Layout inteligente

Existem diversos modelos de lareira: elétrica, a gás, a lenha e lareira ecológica. Independentemente da escolha, saiba que todos podem ser instalados em pontos distintos do ambiente.

As soluções mais adotadas são a de parede ou a de canto, pois não interferem na área de circulação e permitem alterações no layout.

Menos comum, a lareira central fica exatamente no meio do cômodo e pode estar rodeada de peças de mobiliário. Esse tipo de solução exige um planejamento adequado da disposição de cada elemento para não prejudicar o uso e a interação das pessoas que compartilham o local.

Linha Natura da Portobello. Um sistema belpoint com peças unidas por pontos de cola, proporcionando reducão no tempo de assentamento e regularidade nas juntas

Ventilação adequada

O espaço escolhido para a instalação da lareira deve ser devidamente arejado e conter aberturas suficientes para manter a oxigenação. Esse cuidado é essencial, visto que as chamas consomem oxigênio e a queima de diferentes combustíveis tende a acumular fumaça dentro da residência.

Piso frio

Especialmente na lareira a lenha, a queima da madeira gera fagulhas que, em contato com tecidos e materiais inflamáveis, pode dar início a incêndios. Já existem telas de proteção a fim de evitar esse tipo de acidente, mas é possível reduzir o perigo investindo em pisos frios. Peças de cerâmica e porcelanato, por exemplo, são ideais para revestir o ambiente porque não aquecem e nem propagam chamas.

Os melhores revestimentos para lareira

Pedras naturais — como mármore e granito —, azulejos, metal, aço inoxidável, concreto, cerâmica e até mesmo o drywall compõem a lista de materiais que podem ser usados como revestimentos para lareira. Apesar da variedade de opções, existe um produto que é perfeito para essa finalidade: o porcelanato. Veja os motivos:

Alta resistência ao calor

O porcelanato possui alta resistência ao calor. Tal característica permite que ele seja usado como revestimento de lareira sem que sofra nenhum dano na sua estrutura ou aparência. Mas cuidado! De modo geral, pode assentar a lareira com porcelanato, exceto dentro da lareira onde tem contato com a chama. A recomendação é que tenha tijolo refratário internamente. Por fora, para revestir o porcelanato, tem que ser aplicado argamassa colante ultra flexível bicomponente.

Linha Steel da Portobello, com nova cor de aço oxidado. Inspirado na reação química que gera o aço cortem e mistura com outras substâncias possibilitando novas escalas cromáticas

Facilidade de limpeza

O porcelanato polido ou com acabamento acetinado tem baixíssima absorção de pó e de água. Por isso, dificilmente apresenta manchas ou riscos em sua superfície, além de ser um produto bastante durável e fácil de limpar.

Variedade de modelos

Além de ser conhecido pela durabilidade e resistência, o porcelanato também é o preferido de arquitetos e designers que valorizam a diversidade de cores, estampas e texturas. Entre os modelos de destaque, estão as peças que reproduzem a aparência de outros materiais, como madeirapedrametal e concreto.

A Linha Pietra Lombarda, por exemplo, é como uma pedra cinza com pedaços de outras rochas marcada pela elegância e personalidade em três tons naturais. A natureza impressiona ao compor grandes seixos em tom sobre tom na Pietra Lombarda, um material particular que combina sobriedade, arrojo e espírito contemporâneo. Na imagem abaixo, o produto compõe ambiente de lareira moderno e sofisticado.

lareira_1
Pietra Lombarda Grigio emoldura lareira

Estilos de decoração que combinam com o ambiente

A lareira pode se adequar a qualquer estilo de decoração, contanto que a cor ou a estampa de seu revestimento tenha a ver com o tema presente no ambiente. Para provar isso, trouxemos três exemplos de vertentes que harmonizam bem com uma lareira, e também dicas de materiais e acabamentos.

Rústico

O primeiro estilo que vem à mente quando pensamos em ambientes com lareira é o rústico. O tema traz a lembrança de cabanas de madeira em dias de frio, decoradas com tons quentes e terrosos, tecidos e peças artesanais. Nesse caso, uma lareira revestida com porcelanato canjiquinha ou com efeito de madeira é perfeita.

Industrial

O estilo industrial traz o charme urbano à decoração de interiores. Uma lareira nesse tipo de composição é a chave para trazer calor e quebrar a sobriedade do concreto e dos metais. Ao revesti-la, você pode optar pelo concreto em porcelanato ou peças em cores vivas — vermelho, amarelo, roxo — que destacam o equipamento.

Moderno

Cores neutras e design minimalista compõem o estilo moderno. Para criar um contraste com os tons de base, você pode apostar em uma lareira revestida com mármore ou com peças metálicas. Outra opção é usar o porcelanato com aparência de metal oxidado ou inspirado na beleza do aço corten.

O estilo moderno dá um ar sofisticado ao ambiente

Itens de decoração que ajudam a compor o ambiente

O local preferido para a instalação da lareira é a sala de estar. Por se tratar de um ponto de encontro de amigos e familiares, esse ambiente deve trazer itens de decoração que proporcionem beleza, conforto e praticidade. Veja o que incluir no projeto:

Tapetes e cortinas

Tecidos de todas as cores, tamanhos e espessuras trazem texturas ao ambiente com lareira. Sabendo disso, invista em belos pares de cortinas e jogos de tapetes. Passadeiras felpudas e macias, inclusive, são ótimas para aquecer a superfície do piso frio escolhido para o local.

Apenas tome o cuidado de posicionar os tecidos a uma distância segura das fagulhas da lareira. Moradores que fizerem questão de manter tapetes e cortinas próximos do local devem priorizar a lareira elétrica, que não libera chamas.

Você também pode incluir mantas no sofá e investir em diferentes capas de almofadas. Assim, o morador tem a opção de trocar as cores e estampas sempre que desejar um novo visual.

Pufes e poltronas

É praticamente impossível imaginar uma sala com lareira sem um belo par de poltronas ou um grande sofá confortável. Para complementar essas peças e oferecer mais opções de assento às visitas, a dica é incluir pequenos pufes no cômodo.

E, já que estamos falando de mobiliário, procure pensar também em peças funcionais para armazenar a lenha que servirá de combustível. Elas podem ser projetadas na forma de nichos de parede ou até mesmo de baús e caixas sob medida.

A presença de poltronas perto da lareira pode deixar o ambiente ainda mais aconchegante

Quadros e plantas

Quadros, plantas e flores são itens básicos que nunca perdem o valor na decoração das áreas sociais. O fato de serem leves e pequenos facilita a instalação e permite que sejam transportados de um ponto a outro sem dificuldade.

As folhagens cultivadas em vasos ou floreiras devem ser mantidas sobre prateleiras ou suportes fixados diretamente na parede. Já os quadros podem ser distribuídos de acordo com o gosto do morador e combinados com espelhos emoldurados.

Viu só como é possível harmonizar os revestimentos para lareira com diferentes estilos e itens decorativos? Para mais dicas de materiais e ideias inspiradoras, siga a página da Portobello no Twitter, no Facebook e no Instagram!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimentos para lareira: saiba como escolh...

Revestimentos para lareira: saiba como escolher o ideal

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lindos os revestimentos,mas ainda tenho uma dúvida: poderia ser usados para revestir a lareira ecológica na parte interna sem haver danos como trincas ou fraturas do porcelanatos; visto que com o aquecimento e resfriamento pode haver dilatação e contração das mesmas. Grata.

  2. Percebi que a brasa de uma fagulha queimou o porcelanato (liso, brilhante), deixando um ponto escuro. Pergunto: existe algum tipo de porcelanato que seja resistente à queimadura por brasa?

  3. OLÁ, GOSTARIA DE IDÉIAS PARA ARMAZENAR A LENHA E AO MESMO TEMPO, DAR UM TOQUE CHARMOSO E MODERNO NO AMBIENTE
    AGUARDO

  4. Olá Sandra, tudo bem?

    Realmente, os porcelanatos são incríveis e tornam os ambientes ainda mais encantadores, não é mesmo?!

    Agradecemos a sua visita, volte sempre!
    – Equipe Archtrends Portobello

  5. Olá, tudo bem?

    Uma opção é você organizar a lenha em um nicho próximo a lareira.

    Obrigada pelo seu contato.
    – Equipe Archtrends Portobello

  6. Olá Sandro!

    Tudo bem?

    Não é comum acontecer isso, até porque o produto passa por um forno com alta temperatura. Você poderia encaminhar uma foto para [email protected]? Por favor!

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  7. Olá! Vamos à resposta para a sua dúvida?
    As argamassas colantes usadas para assentar os produtos só conservam suas propriedades em ambientes com temperaturas até 70°C. Como a parte interna das churrasqueiras e lareiras atingem temperaturas superiores a essa, a Portobello não recomenda a utilização de nenhum produto, uma vez que as peças (mais cedo ou mais tarde) irão descolar. Para mais informações sobre as especificações, acesse nosso Especificador Virtual: http://especificadorvirtual.portobello.com.br. Nele, já estão considerados todos os requisitos técnicos dos ambientes, inclusive a temperatura média de utilização.
    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies