21.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala aconchegante integrada
Vista da área social, marcada por ângulos que integram living, sala de jantar e cozinha. Na parede à esquerda do hall de entrada, revestimento Terracotta Muro Lava, da Portobello, com visual de tijolos. Mesa de jantar com vasos da OH Land Botânica (Foto: Renata Salles/Divulgação)

Criatividade para conciliar ideias

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.12.2022
Unir diversos estilos em um único projeto foi o desafio da arquiteta Isadora Foresti nesta reforma de um apartamento em Curitiba
minutos de leitura

Uma planta antiga, merecendo repaginação para os novos tempos. Uma família com filhos universitários repleta de referências de decoração e, claro, expectativas. Este foi o cenário encontrado pela arquiteta Isadora Foresti na reforma do apartamento de 110 m², em Curitiba, no Paraná. Pensado para ser local de moradia de dois jovens rapazes e também ponto de descanso dos pais quando vão à capital paranaense, o projeto deu conta de unir não apenas desejos estéticos de todos os envolvidos, como também uma profunda atualização. De alvenarias, tubulações elétricas e hidráulicas até revestimentos, tudo foi trocado. “O piso original, que era bem antigo, foi nivelado e colocamos um piso vinílico por cima dele. Era a forma mais fácil, pensando no todo da reforma”, afirma Isadora.

Graduada em Arquitetura em Santa Catarina, Isadora é sócia do arquiteto Maurício Zabot, no escritório que leva seu nome. Como  a obra foi realizada em Curitiba, Isadora e Maurício cuidaram do desenvolvimento e execução, enquanto Camila Motter foi a arquiteta responsável pela administração e o acompanhamento das obras de forma presencial, prestando atendimento aos clientes.

Camila Motter, Isadora Foresti e Maurício Zabot
Os arquitetos Camila Motter, Isadora Foresti e Maurício Zabot (Retrato: Kacio Lira)

>>>> Veja mais projetos da arquiteta Isadora Foresti em seu perfil no Archtrends

“A primeira coisa que a gente faz é a reunião de briefing com os clientes, para entender o estilo que eles gostariam e ajudar nas respostas. Pensamos também na funcionalidade do imóvel, com o estudo de layout. Para isso, investigamos a rotina dos moradores, entendemos como será o uso do espaço no dia a dia, a fim de traduzir isso por meio de um desenho adequado”, conta a arquiteta.

sala de jantar, estante revestida de lâmina natural de pau ferro e laca chumbo
Na sala de jantar, estante revestida de lâmina natural de pau ferro e laca chumbo, da Ive. Ao fundo, revestimento Terracotta Muro Lava, da Portobello (Foto: Renata Salles/Divulgação)

O estilo dos clientes era bem peculiar: inspirações inglesa e retrô, juntas. Assim, chegaram a um consenso para a área comum. Um dos acordos, entre todos eles, era o tom de verde escolhido para a cozinha e também a área de estar. Esta, por sua vez, ganhou uma lareira ecológica, emoldurada por uma composição de revestimento cerâmico e marcenaria. A arquiteta conta que optou pelas referências naturais, como madeira, tijolo e concreto porque não saem de moda: “São elementos atemporais”, afirma.

sala de estar, um painel laqueado com boiseries recebeu o tom de verde
Na sala de estar, um painel laqueado com boiseries recebeu o tom de verde escolhido pelos moradores. Abaixo da TV, lareira ecológica emoldurada pelo porcelanato Still Now Sand, da Portobello (Foto: Renata Salles/Divulgação)

Reformulada em relação ao projeto original, a cozinha beneficiou-se da iluminação natural vinda da área de serviço – esta, devidamente isolada por vidro translúcido, garantindo luminosidade, ventilação e privacidade ao mesmo tempo. "Antes parecia tudo um pouco enclausurado”, diz. “Na cozinha há uma releitura do estilo inglês, um pouco mais contemporâneo, com detalhes retrô bem trabalhados no mobiliário", explica a arquiteta. 

cozinha com churrasqueira elétrica
Na cozinha, à esquerda, churrasqueira elétrica com revestimento Still Now Sand, no entorno. Na parede oposta, revestimento Liverpool Matt White. Ambos são da Portobello. Uma porta feita em serralheria, com metal e vidro canelado, dá privacidade à área da lavanderia e ao mesmo tempo privilegia a entrada de iluminação natural (Foto: Renata Salles/Divulgação)

A personalidade individual de cada morador foi trabalhada nos dormitórios. “Um dos filhos tem a referência bem do colorido. Gosta do contraste de cores”, conta Isadora. Uma criativa solução de pintura, aplicada nas paredes, garantiu a presença novamente do tom verde tão característico do projeto. A mesma marcenaria de Pau Ferro, presente na área comum, permanece em acabamentos, como a porta. 

guarda-roupa com portas de correr em lâmina natural pau ferro e palha natural
Em um dos dormitórios, guarda-roupa com portas de correr em lâmina natural pau ferro e palha natural. Na parede, elementos de cor garantem a personalidade do projeto (Foto: Renata Salles/Divulgação)

O revestimento do banheiro da suíte tem uma prateleira de vidro embaixo: “É cem por cento Portobello. Tem o estilo bem minimalista, ao contrário do irmão que tem o estilo bem colorido. Usamos preto, branco, cinza e trabalhamos com materiais atemporais”, explica a arquiteta.

efeito óptico e monocromático no banheiro
No banheiro, revestimentos Bleu de Savoie e Gouache Charbon, da Portobello, combinados ao espelho, promovem um efeito óptico e monocromático (Foto: Renata Salles/Divulgação)

Como toda obra tem surpresas, Isadora lembra que enfrentou dificuldades, mas que contou com a ajuda da Portobello para encontrar soluções. “Um dos imprevistos eles me ajudaram a resolver: demos a orientação técnica para a colocação do revestimento e usamos o tijolo Terracotta Lava, que tem essa proposta mais queimado propositalmente. De um dia para o outro, o pedreiro havia colocado os tijolos no lado oposto, alegando que ‘o lado correto estava queimado’. É um revestimento que tem um valor agregado maior, então tivemos de contornar essa situação. A loja providenciou um estoque de última hora e com rápida entrega. Foi uma situação que ninguém esperava, mas deu tempo de resolver tudo”, relata.

Painel em círculo na cor terrosa no quarto
Painel em círculo na cor terrosa, em mdf laqueado e meia parede com tinta verde da marca Suvinil. Acabamento com rodameio em marcenaria  (Foto: Renata Salles/Divulgação)

Ao falar da Portobello, Isadora relembra o início da carreira e conta porque prefere indicar a marca: “Sempre procuro oferecer a Portobello ao cliente porque é a marca que tem a melhor reprodução dos materiais: a melhor reprodução de pedra, de mármore etc. Há muitos revestimentos que seguem essa linha atemporal, o que valorizo muito. Não gosto de seguir modinhas."

closet com marcenaria ripada de lâmina natural pau ferro
No closet, o espelho à esquerda reflete a marcenaria ripada de lâmina natural pau ferro. O restante do mobiliário em mdf laqueado é da marca Ive  (Foto: Renata Salles/Divulgação)

Nem sempre é fácil concluir um projeto que atenda a tantas especificidades. Mas a experiência, aliada ao estudo e à determinação em resolver problemas, produz resultados positivos. “Cada projeto que surge é um desafio diferente porque as pessoas são diferentes, as tipologias dos apartamentos, casas ou estabelecimentos comerciais são diferentes. O importante é ter sempre um novo desafio. Com o passar dos anos, a gente percebe que a experiência traz mais facilidade de traduzir o cliente, de enfrentar os novos desafios de forma mais ágil e empática”, conclui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Criatividade para conciliar ideias...

Criatividade para conciliar ideias

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mariana Mello
Colunista

Mariana Mello (@marimello80) é jornalista especializada em conteúdo de marca. Lidera a Alma Content...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies