28.02.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Mármore calacata inspira coleções de porcelanato, como Opus, lançamento da Portobello (Foto: Portobello)

Mármore calacata: conheça porcelanatos que interpretam esse material atemporal

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.02.2024
Sofisticado e atemporal, mármore calacata ganha versões em porcelanato e Lastras na Portobello. Conheça lançamento da marca que recria o material
minutos de leitura

O mármore calacata exala sofisticação em qualquer ambiente. Ele remete a dinamismo e tranquilidade, o que faz com que seja uma ótima opção para revestir banheiros, salas e até ambientes de saúde, como clínicas médicas.

Apesar de seu visual nobre ter conquistado o mundo, é considerado um item de luxo. Por isso, vale a pena conhecer alternativas que reproduzem os seus veios acinzentados ou dourados, em produtos como o porcelanato.

Com os porcelanatos e Lastras da Portobello, você pode contar com a beleza do mármore calacata em seus projetos com mais durabilidade e melhor custo-benefício. Continue a leitura para conferir a versatilidade deste material exótico!

O que é o mármore calacata?

Superfície com porcelanato calacata da Portobello e um copo
Item de luxo em projetos, mármore calacata ganha versões em porcelanato como na linha Opus, da Portobello (Projeto: Portobello)

O mármore calacata é uma rocha metamórfica. Com fundo claro, pode ter veios acinzentados ou até detalhes que remetem ao dourado. 

Essa estética consagrada é resultado de uma transformação físico-química que ocorre quando o calcário entra em contato com alta pressão e temperatura.

Os veios surgem naturalmente neste processo e, por isso, são únicos.

Suas cores e seus detalhes conquistaram espaço no mundo todo, justamente pela versatilidade e beleza desta matéria-prima nobre. 

Delicado e elegante, o mármore calacata dialoga tanto com projetos em estilos clássicos quanto contemporâneos.

Na hora de combinar com os demais elementos de um projeto, ele é um verdadeiro curinga. Cai muito bem em composições com concreto, madeira e metais, por exemplo.

Qual é a origem do mármore calacata?

Escritório com revestimento calacata nas paredes, mesa, poltrona e prateleiras
Calacata adiciona sofisticação a qualquer ambiente (Projeto: Portobello)

O mármore calacata tem origem na Itália. As principais pedreiras ficam nas encostas dos Alpes Apuanos, no norte da Toscana.

A matéria-prima nobre foi extraída pela primeira vez nas pedreiras de Borghini, na região de Carrara, durante o Império Romano. Muitos séculos depois, essa ainda é uma das maiores fontes do material.

É de lá, aliás, que também é extraído o mármore carrara, que conquistou espaço em projetos que primam pela elegância.

A beleza do mármore calacata atravessa gerações. Além de ser a escolha perfeita para dar um toque de requinte, ele ainda aparece em grandes obras desde a antiguidade.

O artista italiano Michelangelo (1475 - 1564), por exemplo, utilizou mármore calacata em detalhes de sua famosa escultura Pietá, exposta até hoje na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Qual é a diferença entre o mármore calacata e o carrara?

Se você já pesquisou sobre as belas variações do mármore para os seus projetos, provavelmente se deparou com o carrara.

Assim como o calacata, essa matéria-prima natural também tem origem italiana. Mas a sua principal diferença está nos veios.

Enquanto o calacata exibe veios mais ousados e claros, o carrara traz traços densos e escuros. 

As cores também costumam ser distintas: o cinza-claro predomina no primeiro tipo, já o preto e o cinza-escuro dominam o segundo.

Como cuidar do mármore calacata?

Por ser uma matéria-prima natural, o mármore calacata demanda cuidados especiais no momento da limpeza.

A higienização deve ser feita somente com água fria e pano úmido. Caso seja necessário, utilize um detergente neutro. Produtos ou utensílios abrasivos não são recomendados.

No dia a dia, é preciso ter bastante atenção para manter o mármore calacata bonito por mais tempo. 

Por ser poroso, ele pode ser danificado com líquidos, como vinho ou sucos. Caso derrame algo, a dica é limpar na mesma hora, de modo a evitar manchas.

Por que o porcelanato calacata é uma alternativa ao material natural?

Sala ampla com piso e parede em porcelanato. Os móveis têm tons neutros e quentes
Versátil, porcelanato calacata funciona bem como plano de fundo para os ambientes (Projeto: Portobello)

Não há como negar: o mármore calacata adiciona sofisticação a qualquer ambiente. 

Mas há outros motivos que fazem o material natural virar artigo de luxo nos projetos além da aparência, como o valor e a fragilidade.

Felizmente, para quem não dispensa a beleza do mármore e busca um excelente custo-benefício, o porcelanato calacata surge como uma das principais alternativas. 

Listamos as vantagens deste produto em relação à matéria-prima natural:

  • sustentabilidade: além da extração da argila agredir menos o meio ambiente que a do mármore, as jazidas são facilmente recuperadas;
  • durabilidade: o porcelanato é mais resistente ao desgaste do tempo, permanecendo bonito por muitos anos;
  • resistência: é possível usar o revestimento até mesmo em áreas de alto tráfego, já que ele resiste a impactos e não risca com facilidade. Também é menos suscetível à ação de produtos químicos e a choques térmicos;
  • baixa absorção de água: o mármore é poroso. Já o porcelanato é muito mais resistente a líquidos. Por isso, você pode utilizar o produto em banheiros, cozinhas e outros locais molhados;
  • variedade de formatos: o revestimento está disponível em diferentes tamanhos, o que abre múltiplas possibilidades de paginação no seu projeto;
  • acabamentos diferenciados: há porcelanatos naturais, polidos, EXT e TACT, que podem ser usados em todos os tipos de ambientes, sempre de acordo com as indicações do fabricante.

Leia também:

Como usar o porcelanato calacata na decoração?

Viu como o porcelanato calacata consegue capturar a beleza do mármore, mas sem gerar altos custos e manutenção constante? 

O revestimento pode ser usado em diversos ambientes da casa. Acompanhe algumas ideias para inclui-lo na sua.

Pisos

Sala de estar ampla e iluminada com piso e paredes em porcelanato que recria mármore calacata
Porcelanato que recria mármore calacata dá sensação de continuidade a esta sala de estar (Projeto: Portobello)

Quer garantir aquele toque de sofisticação? Do banheiro à sala, o porcelanato calacata é a escolha perfeita para os pisos.

Para áreas molhadas, o ideal é apostar em revestimentos com acabamento natural, que são menos escorregadios. 

Projetos de quartos, corredores e salas podem incluir tanto o polido quanto o natural, de acordo com o estilo que você deseja. 

Em áreas externas, é possível apostar no EXT ou no TACT.

O porcelanato calacata também fica elegante para revestir escadas. Aqui, você pode seguir o visual do piso ou misturar com outros revestimentos, deixando-o ganhar atenção apenas nos degraus.

Paredes 

Detalhe de sala de estar com piso e parede de porcelanato. Há também um sofá branco e um vaso com planta
Esta sala foi revestida com porcelanato que reproduz mármore calacata tanto na parede quanto no piso (Projeto: Portobello)

Com fundo claro e veios discretos, o porcelanato calacata harmoniza com diferentes tonalidades e materiais, o que faz dele uma excelente alternativa para revestir paredes.

Ele funciona bem como base e também como protagonista, servindo como revestimento para superfícies verticais inteiras ou detalhes.

Painéis, cabeceiras e bancadas

Cozinha com revestimento que reproduz mármore calacata no piso e nas paredes, além da ilha. Há armários em madeira, além de uma mesa redonda e uma cadeira
Bancada de cozinha ganha sofisticação com porcelanato que interpreta mármore calacata (Projeto: Portobello)

Já pensou em trocar o painel de madeira que abriga a televisão na sala por uma versão em calacata? Ou, quem sabe, investir em uma cabeceira para a cama do quarto de casal?

Essas são algumas ideias para aqueles que não abrem mão da elegância e apreciam o apelo de materiais naturais no projeto.

O porcelanato calacata também pode ser usado para revestir bancadas, ilhas e cubas, por suportar altas temperaturas. 

Lareiras e churrasqueiras

Por ser suscetível a altas temperaturas e pouco resistente a riscos, o mármore calacata não é recomendado para áreas como churrasqueiras e lareiras. 

No entanto, é possível reproduzir o apelo estético clean e delicado da matéria-prima natural com a versão em porcelanato, que pode ser aplicada nestes locais. 

Conheça Opus, o novo porcelanato calacata da Portobello

Pessoa colocando um antúrio em um vaso sobre uma mesa. O rosto dela não aparece. A parede atrás é de mármore
Lançamento de 2024, a linha Opus, da Portobello, oferece diversas opções de porcelanato e Lastras para usar na casa toda (Projeto: Portobello)

Agora que você já conhece as múltiplas possibilidades de uso para o porcelanato calacata em seu projeto, que tal conhecer a linha da Portobello que reproduz fielmente o belo efeito do mármore?

Novidade no catálogo, Opus reflete a beleza dos mais raros calacatas. Neste lançamento, as formas orgânicas características fluem em nuances de preto e branco com suavidade.

Completa, a linha inclui opções de porcelanatos e Lastras em diferentes formatos e acabamentos. 

Há porcelanatos em dimensões como 120x120 cm, 90x90 cm e 60x120 cm, nos acabamentos polido ou natural. 

Já as Lastras estão disponíveis nos tamanhos 120x270 cm e 160x160 cm, com acabamento natural ou polido.

Há ainda uma opção no formato 120x120 cm com acabamento TACT, que pode ser usada em todos os ambientes. 

Viu como o porcelanato e as Lastras calacata podem ser a solução para um projeto com muita sofisticação 

Aproveite para conhecer também

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mármore calacata: conheça porcelanatos que ...

Mármore calacata: conheça porcelanatos que interpretam esse material atemporal

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies