12.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
É preciso garantir que pisos e paredes estejam planos para o assentamento (Projeto: Portobello S.A.)

Nivelamento de lastras: como garantir o melhor alinhamento?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.03.2021
Entenda como fazer o nivelamento de lastras para assentamento em pisos e paredes e descubra por que essa etapa é tão importante!
minutos de leitura

As lastras são superfícies contínuas de porcelanato que podem ser usadas em pisos, paredes, fachadas, móveis etc. Cada vez mais presente em projetos diferenciados, é comum existirem dúvidas sobre o material, como acerca do nivelamento de lastras.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Esse é um tema bastante importante, uma vez que o nivelamento adequado oferece maior uniformidade à aplicação e é ainda mais essencial quando o assentamento é feito sobre um material já existente. Portanto, saiba mais no artigo de hoje!

As lastras são superfícies contínuas de porcelanato que podem ser aplicadas em diferentes ambientes, trazendo sofisticação e amplitude
As lastras são superfícies contínuas de porcelanato que podem ser aplicadas em diferentes ambientes, trazendo sofisticação e amplitude (Projeto: Portobello S.A.)

O que são lastras e por que usá-las?

As lastras são superfícies contínuas de porcelanato, que podem ser usadas para revestir paredes inteiras ou grandes áreas de pisos, trazendo uma sensação de unidade e amplitude aos ambientes.

Versáteis, as lastras também podem ser usadas em diferentes detalhes dos seus projetos além dos pisos e das paredes, como fachadas, móveis, detalhes nos tetos, painéis de TV e muitos outros.

A fábrica da Portobello, em Tijucas (SC), é a única no Brasil capaz de fazer a lastra no tamanho 180 × 360 cm. .Suas principais dimensões já disponíveis no mercado são: 90 x 180 cm, 120×240 cm, 120×260 cm, 120×270 cm, 300×100 cm, 120×278 cm e 160 x 320 cm.

A diferença entre as lastras e os porcelanatos de grandes formatos está, justamente, no tamanho. Afinal, esses últimos têm medidas máximas de 120×120 cm.

Além do grandíssimo formato, as lastras ainda têm espessuras mais finas: 6 mm para uso como revestimento e 10 mm para uso como porcelanateria.

O nivelamento de lastras é uma etapa crucial do assentamento, garantindo beleza e uniformidade na aplicação em pisos e paredes
O nivelamento de lastras é uma etapa crucial do assentamento, garantindo beleza e uniformidade na aplicação em pisos e paredes (Projeto: Portobello S.A.)

O que é o nivelamento de lastras e como fazer?

O nivelamento de lastras é uma etapa importantíssima do assentamento. Por isso, deve ser muito bem observada, tanto para aplicação em pisos quanto em paredes.

Isso ajuda a igualar o revestimento, garantindo um acabamento de alta qualidade e reduzindo as chances de surgirem imperfeições.

Verificação de paredes antes do assentamento

Para assentar as lastras em paredes, é fundamental realizar a verificação da planicidade da superfície. Comece apoiando uma régua de 2 m no local que receberá o produto — a variação máxima deverá ser de 2 mm.

Use um espaçador de 2 mm para fazer a verificação ao longo da régua. Depois, repita o procedimento em toda a superfície.

É importante que o espaçador não caiba entre a régua e a parede.

Verificação de pisos antes do assentamento

Para verificar a planicidade do piso, use uma régua de 2 m e a apoie no contrapiso onde a lastra será assentada.

A variação máxima também deverá ser de 2 mm. A recomendação é usar o espaçador de 2 mm para fazer a verificação ao longo da régua.

Proceda da mesma maneira como foi feito na parede, garantindo que o espaçador não caiba entre a régua e a superfície. Repita a verificação em todo o piso.

Se você encontrar alguma irregularidade com mais de 2 mm, sinalize o local com um lápis para posterior correção.

Uso de niveladores durante o assentamento

Os niveladores são ferramentas indispensáveis no assentamento de porcelanatos e também devem ser usados para assentar as lastras. Esses itens facilitam o alinhamento entre as peças, o que proporciona mais qualidade estética ao ambiente e maior produtividade à equipe, que realiza um trabalho perfeito e rápido.

Os kits de niveladores são compostos por cunha, base niveladora (clipe) e alicate. Para usá-los, comece inserindo os clipes com a argamassa ainda fresca. O espaçamento máximo deve ser de 45 cm. A distância para a ponta das placas é de 5 cm.

É muito importante que as bordas das placas estejam limpas e sem excesso de argamassa. Ao instalar a peça vizinha, ela estará desnivelada — é nesse momento que entram as cunhas, que devem ser posicionadas dentro dos clipes.

Aperte as cunhas usando um alicate e, então, verifique se as placas ficaram niveladas.

Além do nivelamento de lastras, não se esqueça de conferir se a parede ou o piso está corretamente nivelado antes de começar o assentamento com as dicas que demos antes e de limpar muito bem essa superfície, a deixando lisa e seca, sem manchas de óleo ou tinta.

Com essas orientações, a sua obra ficará ainda mais incrível, aproveitando todo o charme das lastras.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para acessar o nosso conteúdo completo com todas as orientações fundamentais para o correto assentamento de lastras!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Nivelamento de lastras: como garantir o melho...

Nivelamento de lastras: como garantir o melhor alinhamento?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies