Feng Shui é uma filosofia de origem chinesa cujo significado literal é “vento e água”. Ficou conhecida no mundo inteiro pelos princípios usados para harmonizar os ambientes internos e trazer boas energias.
Portanto, mais do que contribuir com a decoração, ela ajuda a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.
Quer saber como aplicar os conceitos chineses na sua casa? Então, continue a leitura!
O que é e para que serve o Feng Shui?
Por meio da mistura entre sabedoria milenar, técnica e arte, o Feng Shui permite equilibrar os espaços não apenas residenciais, como também corporativos e comerciais.
Mas saiba que é preciso ir muito além do uso das plantas ou do minimalismo para compor um ambiente equilibrado.
O Feng Shui explora os cinco elementos chineses — fogo, terra, metal, água e madeira — para reconhecer quais são as condições do espaço e como elas interferem no Chi, a energia vital que existe em tudo.
A ideia é garantir que essa vitalidade circule pelos ambientes.
Por meio de algumas ferramentas que vamos apresentar a seguir, o Feng Shui permite preservar as boas influências, reduzir os impactos negativos de possíveis interferências, alcançar a harmonia e trazer equilíbrio para todas as pessoas que moram ou circulam por um espaço.
Qual é a origem do Feng Shui?
A filosofia nasceu na China Antiga, há mais de 4 mil anos. Na época, havia uma crença de que a energia vital, Chi, mudava de acordo com o ambiente, pois cada um teria uma energia própria.
Com base nos conhecimentos da chamada “Escola da Bússola” e do taoísmo, estudiosos chineses desenvolveram algumas técnicas para equilibrar os espaços.
A partir do mapeamento das características energéticas de áreas naturais, imóveis ou ambientes, seria possível identificar energias que afetam o corpo e a mente humana, seja de forma positiva ou negativa.
Então, por meio da associação com as formas energéticas da natureza, foram desenvolvidos conceitos para dispor cores, materiais, móveis e objetos e chegar ao equilíbrio entre Yin e Yang.
Leia também
- Arquitetura chinesa: quando passado e futuro se encontram
- Chu Ming Silveira: conheça a arquiteta que criou o orelhão
O que é o Baguá?
Baguá é o nome dado ao mapa em formato octogonal usado sobre a planta baixa de um imóvel ou cômodo para identificar o que precisa ser harmonizado, antes de começar a trabalhar as energias vitais.
Portanto, funciona como uma espécie de bússola do Feng Shui.
Está dividido em oito partes, que representam as áreas (ou guás) que influenciam a vida das pessoas. Além de cada uma ter um significado, elas têm cores, elementos, formas, pedras e plantas associadas.
Trabalho
Representa as atividades profissionais e cotidianas, o que explica por que a ideia de continuidade e movimento regem essa área.
- cor: preto e azul-escuro;
- elemento: água;
- forma: sinuosa;
- pedra: turmalina negra;
- planta: jasmim e tomilho.
Espiritualidade ou sabedoria
Está ligada não só às crenças religiosas, mas também aos valores, ao crescimento interior e ao desenvolvimento intelectual. Uma área em que o autoconhecimento, a intuição e os estudos são cultivados.
- cor: azul e verde;
- elemento: terra;
- forma: quadrada;
- pedra: lápis-lázuli;
- planta: arruda.
Família
Representa a relação com a família, desde os antepassados até os parentes próximos. Assim, marca as nossas origens — às quais recorremos, sobretudo, durante os períodos mais difíceis da vida.
- cor: verde;
- elemento: madeira;
- forma: oval;
- pedra: amazonita;
- planta: hortelã.
Prosperidade
Está ligada à riqueza e à abundância em todos os campos da vida. Seu equilíbrio depende de saber agradecer os frutos colhidos e lidar com o dinheiro de forma saudável.
- cor: púrpura
- elemento: madeira;
- forma: retangular;
- pedra: malaquita;
- planta: manjericão.
Sucesso
É a área que representa a sua autoimagem e a sua reputação perante as outras pessoas. Algo que depende de uma postura sincera para expressar qualidades e se sentir realizado.
- cor: vermelho;
- elemento: fogo;
- forma: triangular;
- pedra: ágata e granada;
- planta: alecrim e louro.
Relacionamento
Esta área diz respeito a como cada um se relaciona consigo mesmo e com os outros. Para construir relacionamentos harmoniosos, é preciso ser verdadeiro com as emoções, cultivar a confiança e a receptividade.
- cor: tons de rosa;
- elemento: terra;
- forma: quadrada;
- pedra: quartzo rosa;
- planta: hibisco.
Criatividade
Com inspiração e alegria, podemos usar a criatividade para gestar ideias e construir projetos para o futuro, seja na vida particular ou em contextos mais amplos.
- cor: pastel e branco;
- elemento: metal;
- forma: circular;
- pedra: brancas;
- planta: salsa e zínia.
Amigos
Área que corresponde ao círculo de amizades, ou seja, a todas as pessoas que, de alguma maneira, contribuem para a vida de alguém.
- cor: cinza e branco;
- elemento: metal;
- forma: oval e esférica;
- pedra: ametista;
- planta: margarida.
Conhecer os aspectos dessas diferentes áreas da vida permite ativá-las nos ambientes da casa, atraindo a energia que você deseja.
Quais são os princípios do Feng Shui para decorar e harmonizar os ambientes da casa?
Quer seguir o Feng Shui para decorar a casa e potencializar as boas energias em cada ambiente? Então, veja alguns princípios básicos dessa filosofia milenar.
Deixe a entrada de casa bem organizada
Do ponto de vista do Feng Shui, a entrada da casa é por onde as energias entram. Portanto, evite qualquer tipo de bagunça, para não acumular energia.
Evite também preencher o espaço com móveis. Dê ainda preferência às cores claras para inspirar a fluidez.
Não coloque espelhos de frente para portas
Espelhos nunca devem estar virados para as portas, pois são capazes de bloquear a entrada de boas energias.
O melhor é posicioná-los nas laterais, para favorecer a luminosidade e fazer a energia fluir para dentro dos ambientes.
Descarte ou arrume itens quebrados
Objetos quebrados podem estar impregnados de emoções negativas, representar um certo desequilíbrio ou remeter a questões do passado que não foram processadas.
Sendo assim, o Feng Shui acredita que o melhor é jogá-los fora ou consertá-los, em vez de deixá-los guardados em casa.
Mantenha a porta do banheiro fechada
No Feng Shui, o banheiro é o ambiente mais delicado. Por ser um espaço de descarte de dejetos, estaria carregado de energias que não devem circular pela casa.
Por isso, não só a porta, como também o vaso sanitário e os ralos, precisam ser mantidos fechados quando não estiverem em uso.
Evite pendurar objetos na parede acima da cama
Além do risco de caírem se forem mal instaladas, peças pesadas sobre a cabeceira podem causar preocupação e ansiedade, sensações que não favorecem uma boa noite de sono.
Espelhos também não devem ser colocados na parede acima da cama, pois refletem a energia para longe.
Tire aparelhos eletrônicos do quarto
Por ser um ambiente para descanso, não faz bem manter televisão, computador e outros eletrônicos no quarto.
Isso porque eles criam um campo eletromagnético que causa agitação e, consequentemente, prejudica o sono saudável.
Mantenha a cozinha limpa
Na cultura chinesa, os encontros com a família são muito valorizados. E a cozinha tem um papel importante nisso, pois é onde as refeições são preparadas.
Como cozinhar exige energia e vitalidade, manter esse ambiente limpo e bem organizado é fundamental.
Cuide bem do seu fogão
Além de lidar diretamente com o elemento fogo, o fogão simboliza abundância no Feng Shui. Isso explica a importância de mantê-lo limpo, de modo a atrair boas energias durante o preparo da comida.
Ocupe espaços vazios com plantas
Para o Feng Shui, as plantas representam vida, otimizam o fluxo de energia e atraem abundância nas diversas áreas.
Assim, um dos princípios é colocar vasos nos espaços vazios da casa, dando preferência para aquelas associadas à sorte, como árvore-da-felicidade, lírio-da-paz e espada-de-São-Jorge, entre outras.
Coloque água corrente na área da prosperidade
Aquários, fontes, cascatas e peças que envolvam água acalmam, trazem movimento e fazem a energia fluir.
Por isso, manter peças com água corrente em locais como a sala ou o escritório ajuda a trazer prosperidade.
Arrume imediatamente torneiras que pingam
Assim como a abundância vem com a água, o elemento também é capaz de levá-la embora. Caso tenha alguma torneira pingando, conserte-a o quanto antes, para evitar má sorte na vida.
Inclua os cinco elementos em todos os cômodos da casa
Procure colocar objetos que representem cada um dos elementos naturais — água, ar, terra, metal e madeira — nos ambientes da casa.
Juntos, eles trazem equilíbrio e harmonia, além de deixarem os espaços mais aconchegantes.
Por meio desses princípios, é possível perceber a influência dos diversos elementos no fluxo de energia em cada ambiente.
Além de deixar a sua casa mais equilibrada energeticamente, o Feng Shui permite compor um visual agradável e acolhedor.
Quer conferir outras dicas para trazer bem-estar e qualidade de vida para o seu lar? Descubra o que é a arquitetura da felicidade!