Mesa de porcelanato: transforme seu mobiliário com o revestimento
Um bom revestimento faz toda a diferença em um projeto. Quando é de qualidade, pode durar por décadas e ajudar a ditar a personalidade da casa. Mas você já pensou em usar revestimentos no mobiliário e ter, por exemplo, uma mesa de porcelanato?
Durável, resistente, fácil de limpar e com diferentes reproduções em sua superfície, o porcelanato leva para os móveis toda a sua versatilidade. Saiba a seguir como ter a sua mesa e alguns dos revestimentos que combinam com o móvel.
Como ter uma mesa de porcelanato?
Veja o que é essencial na composição da sua mesa:
Comprar ou fazer?
Você pode tanto criar uma mesa de porcelanato quanto adquirir uma já pronta. Na Officina Portobello, você encontra peças criadas por grandes nomes do mercado do design e da arquitetura, como Ruy Otake e Guilherme Wentz.
Acabamento nas bordas
Uma mesa ou bancada de cozinha não deve ter borda tipo canto vivo, que exige uso mais delicado do móvel — deixe para locais mais apropriados, como banheiros e lavabos.
O ideal é proporcionar o máximo de resistência possível, então escolha acabamento bisel ou bisotê com chanfro de 3 mm.
Aqui também o ideal é usar porcelanatos Color Body, tecnologia exclusiva da Portobello em que a superfície tem a mesma cor da massa. Assim, é possível dar o acabamento sem prejudicar a parte estética da sua mesa de porcelanato.
Estrutura dos pés
Embora uma peça de porcelanato tenha uma fina espessura, ela é altamente resistente, podendo ser grande e pesada — principalmente se o tampo não for apenas feito, mas revestido pela superfície cerâmica.
Uma Lastra, por exemplo, pesa entre 40 kg e 45 kg por placa. Portanto, os pés precisam ser firmes e fortes o suficiente para aguentar o tampo.
Outro detalhe importante é harmonizar essa estrutura com o estilo do projeto, seja ele clássico, moderno ou minimalista. Como o porcelanato pode reproduzir diferentes superfícies, ele acaba roubando toda a atenção.
Por fim, eles também podem ter estrutura metálica (como o aço inoxidável) para aumentar a durabilidade do móvel.
Mão de obra especializada
O porcelanato é um revestimento extremamente resistente, mas suas peças são também de espessura fina. As Lastras, por exemplo, são superfícies de grandes proporções e podem ter 6 a 7 mm. Por isso, necessita de mão de obra especializada para manuseio, cortes e acabamentos.
Apesar de suas bordas exigirem pouquíssimo rejunte — se a peça for muito grande, pode não ser necessário rejuntar — e proporcionarem a impressão de continuidade, elas necessitam de cuidado para assentar e colar.
Portanto, é essencial contar com mão de obra especializada nesse tipo de móvel.
Leia também:
- Cuba de porcelanato: inspirações para cozinha e banheiro
- 14 Ideias de decoração para a casa: faça você mesmo
- Principais dúvidas sobre bancadas de porcelanato
Quais as vantagens de uma mesa de porcelanato?
Um móvel cerâmico não é apenas bonito e diferente do que você costuma ver por aí no mercado — ele traz uma série de benefícios que vão além da parte estética.
Com cuidados simples, sua mesa de porcelanato vai durar décadas intacta (e não, não estamos exagerando). Confira só:
Alta durabilidade
Você pode até pensar que vale mais a pena investir no mármore ou em outro material nobre. Contudo, o porcelanato não conta apenas com beleza, mas com altíssima resistência.
Para se ter uma ideia, a superfície tem uma vida útil superior a 50 anos. Se bem cuidada, sua mesa de porcelanato pode virar uma peça vintage exclusiva daqui a 20 anos.
Essa durabilidade também permite que sua mesa seja adequada a qualquer tipo de local, mesmo aqueles de uso mais intenso, como a cozinha.
Capacidade de reproduzir superfícies
Outra vantagem da mesa de porcelanato é que o material pode reproduzir o que você quiser, inclusive o já citado mármore. Madeira, granito, pedras das mais diferentes cores; tudo isso é possível ver reproduzido com alta fidelidade em uma peça cerâmica do tipo.
Superfície impermeável
A mesa de porcelanato é ideal para qualquer ambiente porque sua superfície é praticamente impermeável.
Isso significa que, se molhada, ela não vai absorver o líquido nem virar ambiente para a proliferação de microrganismos, incluindo bactérias e vírus. Com isso, nada de manchas pretas com o passar do tempo.
Outro ponto importante é que a mesa de porcelanato também não adere manchas de vinho, molho de tomate, café e gordura. Basta fazer a limpeza e seu móvel estará novo de novo!
Resistente ao calor
Sua mesa de porcelanato vai ficar na sala de jantar? Não tem problema. A superfície é preparada para suportar panelas quentes.
Além disso, o móvel não mancha com a exposição ao sol.
Fácil limpeza
A manutenção da sua mesa de porcelanato será muito tranquila: o material não precisa de ceras, polimento ou impermeabilizantes. Para limpar o porcelanato, basta um pano úmido com detergente.
Superfície sustentável e segura
Sua mesa de porcelanato é segura para você e sua família. O material é livre de PVC (resina usada em outros revestimentos) e formaldeído, o popular formol (que, quando inalada em grandes quantidades, provoca risco de câncer).
Além disso, o revestimento é sustentável, pois a extração da argila é muito menos agressiva ao solo do que a de outras matérias-primas, como mármore e madeira.
Quais tipos de porcelanato podem ser usados em uma mesa?
Depende da utilização da mesa. No geral, todos os tipos de porcelanato estão liberados para a confecção de sua mesa.
Quando falamos de uma bancada ou mesa de porcelanato voltada para a cozinha, porém, é provável que você utilize instrumentos cortantes em cima dela, como a faca.
Portanto, o porcelanato precisa ter uma superfície mais resistente a arranhões. Se o uso desse talher for grande, prefira o tipo natural, que é mais difícil de riscar. Também prefira cores claras, que disfarçam melhor qualquer resquício do tipo.
Bianco Covelano
O revestimento Bianco Covelano faz parte da linha Timeless — que, como o nome indica, é formado por revestimentos atemporais. Sua superfície clara e com sulcos acinzentados remete ao tradicional mármore.
Apesar de polido, ele surge na mesa da cozinha por sua beleza e facilidade de combinar com diferentes decorações.
Outro aspecto importante é que Bianco Covelano está disponível em Lastras (que podem ter até 120 x 270 cm), que permitem a criação de mesas longas para jantar sem a necessidade de rejunte.
Além disso, conta com acabamentos natural e polido — você escolhe aquele que mais combina com o objetivo da sua decoração.
Linha Ohtake
As mesas Sambinha 2 e Frevo 4 foram desenvolvidas por Ruy Ohtake (1928 - 2021) para a linha Ohtake, parceria com a Portobello e disponibilizada pela Officina.
Suas linhas arredondadas fazem parte do conceito-chave da coleção: transgredir as formas planas do porcelanato.
Na época do lançamento, Ruy Ohtake declarou:
Na minha arquitetura eu uso muito a curva, uma linguagem brasileira da arquitetura. Eu sei que o porcelanato é uma placa plana. Então estudamos formas de como fazer algumas curvas, alguns objetos que acho que nunca foram feitos em nenhum lugar do mundo. Acho que essa ambição a gente tem que ter, fazer uma coisa inovadora. E, para isso, precisa-se de um pouco de ousadia.
Nero Venato
Ainda no mármore, o porcelanato Nero Venato reproduz o mármore negro, com sulcos dourados e acobreados que transformam sua mesa numa peça exclusiva.
O revestimento também está disponível no formato de Lastras (90 x 180 cm) e tem peças de acabamento (20 x 120 cm), o que permite a construção de grandes móveis, como uma mesa de porcelanato para escritório.
Pronto para construir sua mesa? Ainda no assunto decoração, veja como usar um aparador de sala na decoração.