23.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bancada de cozinha executada em Travertino Navona Grigio (Projeto: Portobello)

Principais dúvidas sobre bancadas de porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.08.2023
Especialista em revestimentos, Lilian Santos responde às questões mais comuns que especificadores e clientes finais costumam ter sobre bancadas de porcelanato
minutos de leitura

Não importa quantas bancadas de porcelanato já se tenha visto de pé, sempre tem quem duvide da segurança e da durabilidade desse material para  uso em mobiliário. Sempre digo que um bom arquiteto e designer de interiores é aquele que compreende as necessidades e consegue sempre esclarecer todas as dúvidas do seu cliente. 

E, quando pensamos em bancadas de porcelanato, o que mais dificulta é se apegar a diversos mitos que foram criados e não de fato conhecer a forma certa de especificar.

Todo material tem características únicas e, quando entendemos isso, fica bem mais fácil e assertiva a escolha.

Se você ainda se sente perdido no assunto, a seguir, respondo às principais dúvidas que escuto quase diariamente sobre bancadas de porcelanato.

Pode usar bancada de porcelanato no banheiro e na cozinha?

Sim! Em termos de absorção e resistência, o porcelanato é considerado um dos melhores materiais que existem para o seu banheiro ou cozinha. Os porcelanatos e algumas pedras industrializadas, lideram a lista de materiais menos porosos. Isso significa que, dificilmente, você terá manchas de umidade na sua bancada. 

A alta resistência mecânica do porcelanato permite que ele seja cortado na máquina, com quinas perfeitas. Isso é importante na hora de estruturar a bancada, garantindo o melhor acabamento possível. 

Na cozinha, além da resistência à água, a bancada precisa ser resistente a altas temperaturas, utensílios pesados, riscos e manchas por alimentos pigmentados, como vinhos. Existem muitos porcelanatos adequados para este uso, mas não são todos. Por isso, antes de especificar um porcelanato para a bancada, é fundamental conferir as recomendações do fabricante: a massa precisa ter a mesma cor da superfície, sendo possível dar acabamento biselado na borda, se tornando mais resistente a lascamentos.

E outro cuidado com bancadas de cozinhas são as cubas. É importante manter as quinas internas protegidas e é recomendado cuba de sobrepor ou com sistema flush, que é uma solução de instalação que deixa a cuba perfeitamente alinhada com a sua bancada.

Bancada de banheiro executada em Nero Venato, sobre estrutura de serralheria (Projeto: Officina Portobello) 

Bancada de porcelanato sempre tem emenda? 

Há alguns anos, um dos maiores preconceitos que rondavam a bancada de porcelanato eram as emendas. Afinal, além de comprometerem o visual estético, os rejuntes são conhecidos por dificultarem a limpeza de superfícies, ganhando um aspecto sujo e encardido com o tempo. 

Contudo, com a popularização das Lastras, porcelanatos de grandes formatos, executar bancadas ficou ainda mais fácil. É possível trabalhar, por exemplo, com placas de 3mx1m para compor uma peça única. O resultado é uma superfície contínua e uniforme, sem emendas. O efeito traz sofisticação e contribui para um visual clean. 

Como é feita a instalação da bancada de porcelanato? 

Muitos profissionais ainda acreditam que a bancada de porcelanato é feita de alvenaria e apenas revestida com porcelanato. Na realidade, o porcelanato e o reforço são suficientes para manter a estrutura de pé. 

Geralmente, a fixação na parede é feita por mão-francesa ou grapas engastadas. Em cozinhas e banheiros, é muito comum que as bancadas sejam sustentadas pelos próprios armários. Se a bancada for muito extensa ou pesada, é fundamental ter uma estrutura metálica para apoiá-la, além da marcenaria. 

E, como tudo na obra, a execução também tem prazos longos. Após fechar o pedido, é necessário que os pontos de água e esgoto estejam definidos, para a realização da medição técnica, projeto executivo e, só depois, a produção da bancada. Dependendo da empresa e da complexidade do projeto, os prazos variam bastante e aí que está a importância de você ter uma obra bem planejada, prevendo os prazos de execução e entrega de todos os itens que vão em um projeto.

Bancada de banheiro executada em Dansk Cement White (Projeto: Officina Portobello) 

Precisa de mão de obra especializada? 

Um erro muito comum é acreditar que o mesmo pedreiro que assenta o piso pode realizar os cortes das bancadas. Para um resultado seguro e esteticamente agradável, é fundamental a contratação de uma mão de obra especializada. 

Uma das maiores dificuldades são as quinas, que precisam ser feitas com um acabamento de meia esquadria ou corte em 45 graus nos banheiros e ambientes sociais; ou biselado nas cozinhas. Esta execução demanda muita técnica!

Qual o melhor porcelanato para bancadas?

O melhor porcelanato para bancadas é aquele que o fabricante indica para este uso específico. No geral, os porcelanatos polidos são mais suscetíveis a riscos, motivo pelo qual preferimos especificar porcelanatos naturais para bancadas. Mas, se houver um mau uso intenso, não há porcelanato que sobreviva. 

Recentemente, a Portobello desenvolveu um tipo de porcelanato ideal para bancadas, chamado Color Body. Sua tecnologia permite que a massa tenha a mesma cor da superfície. Assim, é possível dar o acabamento biselado na borda, tornando a bancada da cozinha mais resistente aos lascamentos, sem prejudicar a estética final. 

Bancada de porcelanato trinca?

Lascas e trincas estão entre os maiores receios dos clientes com relação a bancadas de porcelanato. Vale reforçar que toda quina viva corre o risco de lascar, seja em uma bancada de pedra natural, de porcelanato ou de qualquer outro material. Mas com a execução em uma empresa especializada, essa chance é bem menor.

Costumo dizer que o mais importante é considerar o cuidado do morador com a bancada. Uma bancada, de porcelanato ou não, não é feita para subir em cima, pular, arrastar cerâmicas não-esmaltadas, jogar panelas de um lado pro outro… Não há garantias quanto ao mau uso. 

Em 2023, a Officina Portobello e a Doma Arquitetura criaram DOMATECA, um sistema de design para personalização inteligente de cozinhas (Projeto: Officina Portobello)

Conheça a Domateca:

Quanto custa uma bancada de porcelanato? 

O que determinará o custo da sua bancada é o valor da mão de obra e do material escolhido. Quando falamos em porcelanatos, temos uma grande variação no mercado, que vai de R$70 a R$1500 o metro quadrado. Esse preço é determinado pelo padrão, pelo formato e pela tecnologia envolvida na fabricação do revestimento. 

O valor de uma peça de 60x120cm é bem inferior ao de uma Lastra de 120x280cm. Por isso, não há uma ciência exata para calcular quanto custará a sua bancada de porcelanato ou sequer comparar o valor ao de uma bancada de pedra natural. Só quem pode resolver essa equação é a empresa especializada na execução de bancadas de porcelanatos e a Officina Portobello é referência nesse assunto.

Como limpar bancada de porcelanato? 

O porcelanato é conhecido por ser um revestimento muito fácil de limpar, especialmente, as versões com acabamento polido ou natural. Considerando que muitas bancadas são produzidas a partir de Lastras, reduzindo juntas, o processo de higienização se torna ainda mais prático. Dessa forma, não haverá preocupações com o acúmulo de poeira e outras impurezas em áreas de rejunte.

No dia a dia, para limpar a bancada de porcelanato de forma prática, remova a poeira que se acumula sobre a bancada e passe um pano umedecido em solução de 1 colher de sopa de detergente neutro para 5 litros de água. Prossiga com um enxágue comum e finalize com um pano seco para evitar manchas. 

Atenção: algumas substâncias químicas corroem a estrutura do porcelanato e podem danificá-lo permanentemente. Por isso, não aplique ceras, impermeabilizantes e ácidos sobre o material. Também evite utilizar materiais abrasivos como escovas duras e palhas de aço, que podem riscar o revestimento. 

E você já usou bancadas de porcelanatos?

Conta para mim (;

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Principais dúvidas sobre bancadas de porcela...

Principais dúvidas sobre bancadas de porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obrigada Lilian Santos pelo esclarecimento, tinha muitas dúvidas sobre o assunto.

  2. Obrigada Lilian Santos pelo esclarecimento, tinha muitas dúvidas sobre o assunto. Vc é maravilhosa!!!!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies