09.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
area de jardim com decorção de plantas
As técnicas de paisagismo auxiliam a criar um jardim aconchegante (Projeto: IDEA Arquitetura)

Decoração de jardim: ideias para renovar seu espaço verde

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.05.2022
Um jardim é a representação da natureza no seu lar. Aprenda como deixá-lo lindo e bem cuidado com soluções simples e funcionais
minutos de leitura

A decoração do jardim é essencial para criar um lugar aconchegante e agradável em seu lar, que possibilite o plantio de flores, espécies frutíferas, entre outros. Seja em casa ou em apartamento, ter um jardim pode ser uma ótima opção para você aproveitar um tempo ao ar livre para reunir a família.

As técnicas de paisagismo auxiliam no planejamento do projeto e, independente do tamanho, é preciso pensar em quais elementos vão compor a decoração da área. Plantas, grama, pedras, vasos, deques... as opções são diversas e pode ser um desafio combiná-las.

Diante de tantas possibilidades de estilos, hoje o Archtrends Portobello vai dar diversas dicas de como decorar um jardim.

Ideias para renovar o jardim

Confira algumas ideias de decoração para jardim para você se inspirar e deixar a área verde da sua residência incrível:

Crie um jardim vertical

Se você mora em apartamento, um jardim vertical é ideal para este ambiente. Como o próprio nome diz, este tipo de jardim ocupa a parte vertical, sendo uma ótima forma de maximizar um espaço. Você pode adicionar prateleiras nas paredes para dispor os vasos com plantas ou suspender alguns com cordas para criar um efeito de movimento. Lembre-se que você irá precisar regar as plantas e fazer as podas necessárias, então elas devem ficar acessíveis para que os usuários possam fazer o cuidado adequado.

Jardim vertical de um sobrado com piscina, com iluminação.
Criar um jardim vertical é uma ótima forma de maximizar um espaço (Projeto: Patricia Ieno)

A varanda do apartamento é ideal para fazer um jardim vertical, um espaço aberto, arejado que permite que as plantas tenham contato com o sol e vento. Outro lugar para montar um jardim simples desse tipo é o fosso de luz, um espaço que algumas casas possuem para a entrada de luz natural. Uma decoração verde nesses ambientes deixam o clima mais fresco nos dias de calor e proporcionam uma nova experiência aos moradores.

Incremente o espaço com uma boa iluminação

Durante o dia a luz natural do sol ilumina com maestria as plantas! Mas e quando anoitece? A iluminação do jardim é uma parte extremamente importante do projeto. Os pontos de luz devem estar localizados estrategicamente de forma a exaltar a beleza deste ambiente externo, além disso, esses itens trazem maior segurança no local durante a noite.

Fachada interna de uma casa com piscina, detalhes e chão de madeira, com muitos pontos de luz e plantas.
Os pontos de luz estrategicamente localizados exaltam a beleza do ambiente (Projeto: Revisite.me)

Você pode utilizar arandelas nas paredes, mini postes no chão ou balizadores com luzes direcionadas para iluminar passagens, rampas ou escadas. Uma opção charmosa e delicada para os jardins que possuem pergolados são os cordões de luz, que também podem ser pendurados entre as plantas para deixar o ambiente mais personalizado. Uma boa iluminação pode deixar o seu jardim simples muito mais encantador!

Aproveite o ambiente com móveis

Os móveis deixam um ambiente muito mais acolhedor, além de influenciarem diretamente no estilo de decoração do local. Para compor o jardim, é muito importante escolher uma mobília com materiais que sejam resistentes ao sol e a chuva. Felizmente existem muitas opções de cadeiras, poltronas, espreguiçadeiras produzidas com fibra sintética e tecidos impermeáveis para compor um ambiente aconchegante na área verde da sua casa.

piscina em um jardim de cores neutros, sobrado de paredes brancas, cadeiras e guarda-sol cinza.
Os móveis em cores neutros deixam o ambiente com um charme especial (Projeto: Jonas Afonso)

Para lembrar ainda mais a natureza, você pode explorar peças de madeira no ambiente, como bancos de diferentes tamanhos, pergolados e até um aparador para dispor equipamentos de jardinagem de forma elegante. Outra opção de móveis que podem ser usados neste ambiente são as mesas e cadeiras de ferro. Algumas têm um charme todo especial cheio de detalhes, que fornecem um estilo vintage ao ambiente externo.

Brinque com plantas e vasos diferentes

Existem vasos com diferentes tamanhos, formatos e materiais. Assim como diversos tipos de plantas com folhagens verdes, coloridas, flores ou frutíferas. Você já imaginou a infinidade de combinações que é possível fazer para criar um jardim, seja ele pequeno ou grande? Por isso, é importante conseguir criar uma harmonia entre as plantas e vasos.

Área externa de um apartamento com bancos de madeira e decoração com vasos e plantas.
Harmonização de vasos e diversas plantas são ótimas de usar num apartamento (Projeto: Camila Pereira)

Uma das ideias para jardim é mesclar vasos pequenos com vasos grandes. Você pode até mesmo personalizar alguns itens para usar na decoração. O mais legal é que aqui você pode reaproveitar materiais que não servem mais para uso ou que seriam descartados. Um bule de ferro, uma xícara, potinhos de vidro podem servir para abrigar uma plantinha e dar uma graça a mais entre o verde.

Crie caminhos pelo jardim

Fazer um caminho utilizando porcelanatos, pedras ou outros materiais é uma dica para criaruma decoração simples e minimalista. Aqui a criatividade pode rolar solta, pois as opções vão desde as mais simples às mais sofisticadas. O caminho pode levar a uma plantinha mais especial, a um banco de madeira, uma rede de descanso pendurada em um pergolado, ser cercado por flores, grama ou pedras de outras cores.

jardim de uma casa com caminhos em bloco de cemento
Os caminhos no jardim ajudam a decorar e aproveitar o espaço (Projeto: Bruno Brandini)

Revista com pisos ideais para ambientes externos

O revestimento é importante tanto para a segurança quanto para a decoração do jardim. Para escolher o piso certo para essa área devemos considerar que este é um ambiente externo, que fica exposto às condições climáticas como a chuva. Assim o material deve ter resistência, durabilidade e não absorver água.

Da mesma maneira, esses materiais devem ser antiderrapantes para evitar qualquer acidente por conta da umidade natural desse ambiente.

Área externa de uma casa revestida com porcelanato, cadeiras de madeira, plantas e iluminação.
Revestimento de um ambiente externo ideal para decoração do jardim (Projeto: Sophia Romcy de Oliveira)

Os porcelanatos são ótimos opções que apresentam estas características, possuem diversos tamanhos e formatos que podem ser escolhidos para revestir a área externa. Mas a principal vantagem desse material é a sua versatilidade no estilo, algumas versões reproduzem materiais naturais como madeira e pedra natural que vão ficar incríveis na decoração do seu jardim.

Escolha as plantas certas

Não basta colocar as plantas no vaso ou plantá-las no jardim para fazer o seu jardim. É preciso ter o cuidado de escolher cada uma considerando alguns fatores básicos. A localização, a quantidade de água e sol devem ser levados em conta na hora de escolher as plantas. Algumas plantas não gostam de sol, já outras precisam de muita luz natural para se desenvolverem e essas informações devem influenciar em sua escolha.

área externa de uma casa, jardim com piscina e dois cadeiras de praia embaixo de um guarda-sol.
O tipo de plantas e sua localização é muito importante na hora de escolher o jardim. (Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores)

Outro ponto importante é a escolha do vaso que vai abrigar a planta. É necessário verificar se o vaso que você escolheu irá proporcionar o espaço necessário para que ela cresça e se desenvolva. Algumas plantas são bem comuns nos jardins por precisarem de pouca manutenção e se adaptarem fácil ao nosso clima tropical, são elas Suculentas, Lança-de-São-Jorge, Buxinhos, Antúrio, dentre outras.

Dê espaço para as árvores frutíferas

As árvores frutíferas não são exclusividades somente dos pomares. Saiba que você pode ter um pé da fruta que você gosta aí em seu jardim e aumentar a beleza do local. É preciso considerar o tamanho da planta e onde ela será plantada. Se você quer plantar em um vaso, algumas espécies de pequeno e médio porte se desenvolvem bem nesse meio, como a jabuticabeira, o limoeiro, o pé de romã, de mexerica, de mirtilo e de pitanga.

área externa de uma casa com piscina e uma árvore frutífera.
Uma árvore frutífera pode ser uma ótima opção para decorar o jardim (Projeto: Bruno Brandini)

Considere ter um jardim de inverno

O jardim de inverno pode ser projetado em uma área interna da casa como em um fosso de luz ou embaixo da escada. O ideal é o ambiente receber luz natural para que as espécies plantadas ali se desenvolvam. É uma ótima forma de agregar a natureza na sua casa de forma sofisticada. Você pode combinar vasos, pedras e adicionar uma iluminação mais aconchegante para compor o ambiente.

espaço externo de uma casa projetado como interno com plantas do lado da escada
Um jardim de inverno é perfeito para manter o ambiente sofisticado (Projeto: Sidney Quintela)

Agora que você já conferiu diversas ideias para jardim, que tal escolher as soluções preferidas e que se encaixam aí no seu espaço? Coloque logo o projeto em execução com as dicas do Archtrends Portobello e deixe esse ambiente da sua casa mais bonito e confortável para você e sua família aproveitarem os momentos de lazer.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de jardim: ideias para renovar se...

Decoração de jardim: ideias para renovar seu espaço verde

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies