03.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Formato 160×160 ajuda a ampliar espaços (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

Revestimento 160×160 é exclusivo da Portobello no Brasil

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.07.2023
Entenda como surgiu o maxiquadrado de revestimento 160x160, saiba quais são as vantagens, entenda como cuidar e conheça opções!
minutos de leitura

O porcelanato tem o poder de tornar as superfícies uniformes e elegantes. Em grandes formatos, esse efeito se potencializa, levando a sensação de amplitude ao reduzir emendas. Foi pensando nisso que a Portobello trouxe uma novidade ao mercado: o revestimento 160×160.

Essa nova proporção permite superfícies contínuas e sofisticadas, seja para projetos residenciais ou comerciais. 

A variedade de estilos também é grande, com a reprodução de mármore, concreto e outros elementos que complementam a decoração. Saiba mais sobre essa novidade a seguir.

Entenda como surgiu o revestimento 160×160

Há mais ou menos quatro anos, a Portobello revolucionou o porcelanato ao lançar o formato 120×120. Ele chegou como uma opção ainda mais imponente do que o já conhecido 90×90.

O novo formato ganhou adeptos rapidamente, representando um grande sucesso. Objeto de desejo de muitas pessoas, o formato 120×120 se consolidou no mercado e passou a ser a escolha em projetos arrojados.

Agora, a Portobello traz mais uma novidade: o formato 160×160. A marca é a única no mercado a oferecer um revestimento com essa nova escala, o que a coloca em uma posição de inovação com design.

Durante os testes no laboratório, foi possível comprovar que o porcelanato não parece tão grande, e que o desenho se comporta de uma maneira incrível na superfície.

Afinal, ele ganha um nível de detalhe que só a Portobello consegue nessa nova escala de grandes formatos.

revestimento 160x160
Grandes formatos revelam detalhes do revestimento (Projeto: Ana Lara Vanoni Martins)

As vantagens do formato 160×160

  • Sustentabilidade, já que a extração da argila para a fabricação do porcelanato é superficial. Sem falar que grande parte do que é extraído pode ser reaproveitado no processo de produção. Sendo assim, torna-se uma opção mais sustentável a materiais como madeira e mármore.
  • Elegância típica do porcelanato ganha uma escala ainda maior com o revestimento 160×160. As peças podem reproduzir materiais nobres, como mármore, além de serem mais finas, levando sofisticação e delicadeza ao projeto.
  • Amplitude ao ambiente tanto pelo pouco uso de rejunte quanto pela ideia de continuidade que as peças no formato 160×160 causam. Sobretudo se tiverem poucos recortes.
  • Resistência para garantir que o projeto permaneça intacto por mais tempo, apesar do grande formato.
  • Potencializa o desenho da peça, como o aspecto de pedra ou concreto, por exemplo.
  • Diversidade na reprodução de superfícies como mármore, madeira e concreto.
  • Versatilidade, pois a aplicação pode ser tanto em pisos quanto em paredes.

Por que investir no revestimento 160×160?

Levando em consideração as vantagens listadas acima, é possível perceber que há muitos motivos para incluir o revestimento 160×160 no projeto residencial ou comercial. Separamos alguns dos principais nas linhas a seguir.

Superfície proporciona sofisticação ao ambiente

Além de reproduzir diferentes materiais, o maxiquadrado leva sofisticação aos espaços. Isso acontece tanto pela sensação de amplitude quanto pela qualidade dos produtos da Portobello. Afinal, trazem design primoroso e muita resistência.

Espaços com menos emendas

Também é possível ter menos linhas de rejunte. Portanto, há menos emendas na superfície com porcelanato 160×160. Isso contribui para a elegância, sobretudo em projetos de alto padrão.

Revestimento 160×160 retificado usa menos rejunte

Geralmente, o revestimento 160×160 conta com bordas retificadas. Significa dizer que elas são ajustadas após a queima, para que fiquem praticamente iguais.

Com esse processo, é possível assentar o revestimento com juntas menores. Portanto, é necessário usar menos rejunte entre as peças.

Isso proporciona superfícies mais bonitas, e também contribui com a limpeza. Afinal, há menos espaço para o acúmulo de sujeira e limo, por exemplo. Ótimo para ambientes com maior umidade, como cozinhas e banheiros.

Leia também:

Cuidados necessários e assentamento do revestimento 160×160

Apesar de ser bastante resistente, o formato 160×160 requer alguns cuidados básicos. Para começar, verifique todas as medidas para saber se haverá espaço suficiente para manusear o porcelanato.

Também é interessante checar se ele passa nas portas e elevadores até o destino final. Isso sem falar no transporte, que precisa ser feito por pelo menos duas pessoas.

É necessário cautela para que as peças não sofram danos. 

Assentamento de maxiquadrado

O assentamento deve seguir as mesmas recomendações de fixação de porcelanatos em formatos menores como 120×120 ou 90×90.

Para começar, é necessário ter pessoas especializadas. Invista também em argamassa colante específica para o tipo de revestimento que você escolheu.

No caso do formato 160×160, o ideal é que haja a dupla colagem, ou seja, que a argamassa seja aplicada tanto no porcelanato quanto no contrapiso.

Os cordões devem ser retos e paralelos. Fique de olho na seta indicativa no verso do porcelanato para não errar na paginação.

Se o assentamento for em parede, a consistência da argamassa colante não pode ser fluida. Já no caso da aplicação em madeira, é possível usar silicone.

A fixação deve acontecer de maneira suave, sem o uso de força bruta. Ferramentas, como martelo, também devem ficar longe do superquadrado.

Uma dica de paginação para aproveitar melhor a característica do formato 160×160 é tentar posicionar as emendas para baixo de móveis, de maneira que não apareçam.

Instalação feita, agora é hora de esperar secar a argamassa para aplicar o rejunte. Com tudo seco, use protetor de piso para não danificar a superfície durante o restante da obra.

Conservação de revestimento 160×160

Para conservar o revestimento 160×160 e evitar porcelanato riscado e outros danos, siga essas dicas:

  • Mantenha o ambiente limpo usando vassoura macia, pano úmido e, se necessário, detergente neutro.
  • Tenha um capacho na entrada para que as pessoas depositem a sujeira do sapato.
  • Use tapetes emborrachados nos locais em que crianças pequenas costumam ficar.
  • Coloque tapetes em áreas de grande circulação.
  • Proteja com feltro os pés de mesas e cadeiras.
  • Evite arrastar móveis.

Conheça opções de revestimento 160×160

A Portobello traz diversos revestimentos 160×160 para você escolher. Há sempre novidades no portfólio, para usar em projetos de todos os tipos. Conheça algumas opções.

Ms. Barcelona

porcelanato portobello em grande formato
Antracita é uma das cores da linha Ms. Barcelona disponível no formato 160×160 (Projeto: Portobello)

No formato 160×160, a linha Ms. Barcelona traz opções de cores como Cristal, Antracita e Acero.

A inspiração é no Pavilhão Alemão, feito para a feira mundial de Barcelona. Por lá, o conceito minimalista “menos é mais” foi reproduzido pelo grande nome da arquitetura, Mies van der Rohe.

No revestimento 160×160, a reprodução é uma fusão de materiais como limestones, cimentos e basaltinas. O resultado é uma superfície marcante, mas minimalista.

Ela revela veios de pedras naturais, texturas de cimento com agregados, formando um equilíbrio cromático que se traduz em um novo produto, sintético.

No formato 160×160, Ms. Barcelona tem acabamento natural, sendo ideal para áreas internas, inclusive banheiros e cozinhas, e áreas externas cobertas.

Contudo, outras formas trazem também acabamento polido e EXT, indicado para pisos de áreas externas descobertas.

Entre eles estão 90×180, 90×90 e 60×60. Sem falar nos acabamentos como rodapés, bordas e cantos que permitem um projeto sofisticado, com unidade visual.

Bleu de Savoie

porcelanato que reproduz pedra
Reprodução de materiais naturais torna ambientes elegantes e sustentáveis (Projeto: Fabio Mingoti)

Outra peça com acabamento natural é Bleu de Savoie, porcelanato inspirado em uma das pedras mais raras do mundo. Ela é proveniente de uma cava em Aime na Savoie, na região dos Alpes Franceses.

Portanto, a ideia é oferecer um revestimento 160×160 que seja capaz de reproduzir toda a beleza da pedra natural, sem extinguir fontes naturais.

O destaque dessa peça é a variação de tons de cinza azulado com veios claros que levam fluidez à superfície. O resultado é um toque contemporâneo.

Como está disponível em outros formatos, e com outros tipos de acabamento, é possível usar a linha em toda a casa.

Or de Cacau

porcelanato que reproduz mármore
Em opções natural e polido, Or de Cacau é mármore marrom e elegante (Projeto: Portobello)

Para quem busca por ambientes sofisticados, Or de Cacau é uma ótima opção. É um porcelanato marmorizado marrom, com veios dourados que passeiam sobre a superfície em tom de chocolate.

A intensidade das cores é uma característica marcante dos mármores espanhóis, que inspiram esse revestimento 160×160. Inclusive, ele está disponível em outros formatos.

Com as opções de acabamento natural e polido, é possível aproveitar a beleza dessa Lastra em todos os ambientes internos. Assim, a sofisticação e o aconchego do tom terroso se espalham pela casa.

Onyx Unique

revestimento 160x160
Revestimento 160×160 é versátil e pode ser usado tanto em projetos comerciais quanto residenciais (Projeto: Portobello)

Para quem prefere o charme do porcelanato marmorizado, Onyx Unique pode ser a melhor escolha.

Seu desenho clássico em cor clara é uma boa pedida para fazer com que os ambientes pareçam maiores e mais sofisticados.

No formato 160×160, tem acabamento polido, que é aquele brilhoso e bem característico dos porcelanatos. 

Contudo, também aparece em opção natural, que é sem brilho e menos escorregadia, ideal para áreas como banheiros e cozinhas, mantendo tanto a segurança quanto a continuidade do projeto.

Vale ressaltar que outros formatos também estão disponíveis, assim como rodapés, para um acabamento impecável.

Charleston

porcelanato 160x160
Revestimento 160×160 pode ser usado tanto no piso quanto na parede (Projeto: Giullia Gabrielli)

Para quem prefere um porcelanato marmorizado sem brilho, Charleston é uma alternativa interessante. Sua superfície clara é clássica e elegante. Remete aos anos do estilo Art Déco, que inspiraram todas as artes com seu mood transgressor.

Esse também é o nome de uma dança irreverente que surgiu em New Orleans, nos Estados Unidos. Portanto, traz um novo olhar para o clássico mármore branco italiano.

O produto também pode ser encontrado em outros formatos, que contam inclusive com acabamento que pode ser natural ou polido.

Palissandro

revestimento 160x160
Acabamento polido e maxiquadrado levam ainda mais sofisticação aos ambientes (Projeto: Portobello)

Mais uma opção clássica, com fundo e veios claros, é Palissandro. A reprodução de mármore leva ainda mais elegância ao porcelanato com acabamento polido no formato 160×160.

Para quem preferir, há opções menores tanto polida quanto natural. Isso sem falar nos formatos pensados especialmente para a aplicação em paredes.

A linha também conta com rodapés que seguem a mesma padronagem.

Fuso Viking

piso com porcelanato que reproduz concreto
Reprodução de concreto em grande formato proporciona superfície arrojada (Projeto: Portobello)

Já para quem prefere a reprodução de concreto, contar com uma opção minimalista, mas não simplista, pode fazer toda a diferença no projeto.

Assim é Fuso Viking, ideal para ambientes arrojados, com memórias das aventuras vikings impressas na matéria.

Esse é um revestimento 160×160 com acabamento natural. Também disponível em outros formatos, também pode ser encontrado na versão EXT, perfeita para áreas externas.

Oh!Take

revestimento 160x160 criado por ruy ohtake
Marca de Ruy Ohtake, reprodução de concreto aparece em revestimento 160×160 (Projeto: Portobello)

A linha Oh!Take traz os últimos produtos desenvolvidos pelo mestre da arquitetura Ruy Ohtake. Sendo assim, é um deleite para os amantes do design.

Ao longo de sua carreira, Ohtake ficou conhecido pelo uso das cores e do concreto. Essas características se traduzem na cocriação com a Portobello, que traz reprodução de concreto colorido no formato 160×160.

Os produtos disponíveis nessa proporção são Oh!Take City, Oh!Take Moon e Oh!Take Mountain. Eles contam com tons neutros, para permitir o uso em diferentes ambientes, em composições com outras peças da linha, como o revestimento Soul.

A Portobello está sempre em busca de inovação e parcerias com grandes nomes, incluindo Ruy Ohtake e Paulo Mendes da Rocha.

Além do revestimento 160×160, há outras novidades para descobrir e se inspirar. Acesse o site da Portobello e confira!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento 160×160 é exclusivo da Por...

Revestimento 160×160 é exclusivo da Portobello no Brasil

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies