10.05.2022
Avaliação
()
As plantas na varanda dão vida ao apartamento (Projeto: Amanda Miranda)
0

Varanda com plantas: como dar um up na decoração dessa área externa?

minutos de leitura
São inúmeros os benefícios de investir em uma varanda com plantas e flores. Ela se destaca pela beleza, pela funcionalidade e pelo conforto, além de promover saúde e bem-estar. Quer saber como montar a sua?
minutos de leitura

Muitas pessoas querem uma varanda com plantas para aumentar o conforto de seu lar e criar um ponto mais natural, principalmente em varandas de apartamentos de grandes centros urbanos. E esse ambiente pode ganhar muito mais charme com as plantas e a composição correta.

Sabendo disso, preparamos esse conteúdo sobre os estilos de varandas, espécies de plantas adequadas para esse ambiente e outros cuidados que precisará ter para deixar esse espaço de seu lar mais bonito, confortável e funcional.

Estilos de varandas com plantas

Para uma decoração de varanda com plantas, é preciso ficar atento ao estilo que o ambiente possui e, dessa forma, definir quais materiais, cores e formatos serão utilizados. Veja algumas inspirações que separamos

Varanda de descanso

Essas são as varandas que possuem apenas o objetivo de se tornar um local para reunião entre os moradores da residência ou aquele cantinho que você vai para descansar ao fim de um longo dia de trabalho. Por isso, é indispensável que esse local tenha móveis confortáveis para se sentar ou até uma rede para deitar enquanto aproveita a vista e relaxa o corpo e a mente.

Adicionar plantas na varanda aumentará a sensação de aconchego e bem-estar do ambiente, além de tornar a decoração ainda mais interessante. Uma sugestão válida é optar por um revestimento que representa pedras naturais, resgatando ainda mais essa presença da natureza. E não se esqueça de acrescentar pontos de luz para que este ambiente continue funcional e bom de se aproveitar mesmo ao anoitecer.

Dessa forma você poderá ter momentos tranquilos e reconfortantes nesse espaço especial de sua casa!

varanda de descanso com plantas e balanço
Com as plantas, o espaço de descanso fica ainda mais acolhedor (Projeto: Fernanda Eicke)

Varanda de home office

Com o aumento dos empregos remotos, viu-se a necessidade de montar um espaço para home office e as varandas com plantas podem ser uma opção ideal para tornar mais relaxante o ambiente que escolheu para produzir.

Com algumas prateleiras, uma mesa na altura certa, uma cadeira confortável e a iluminação adequada, você pode aproveitar esse local para aumentar sua produtividade e bem-estar enquanto trabalha.

Um dos principais cuidados desse tipo de área é que seus materiais de trabalho precisam sempre estar bem protegidos, então o ideal é que tenha algo que não deixe fenômenos naturais como chuva e vento chegar à estes objetos.

Vale também ressaltar que, para manter o local organizado e criar um espaço vertical com plantas, o uso de prateleiras nas paredes é importante.

Se desejar um visual mais clean para favorecer a concentração durante o expediente, nossa sugestão são os porcelanatos mais neutros, lisos e sem detalhes, seja para a parede ou para o piso. A aparência delicada dessas peças ficam bem quando compostas com vasos minimalistas. Prateleiras ou mesas de madeira clara como Pinus ou então uma mobília inteira preta também combinam bem com esses elementos.

Plantas na varanda do home office dão mais tranquilidade ao ambiente (Projeto: VIVA Arquitetura)

Varanda gourmet

As varandas gourmet são aquelas que possuem um espaço destinado ao preparo e consumo de refeições especiais. É o espaço gourmet, na varanda, podendo contar com churrasqueira, adega e outros equipamentos sofisticados. Essa opção é a ideal para quem possui um pequeno apartamento ou uma casa com pouco quintal, mas gosta de se reunir com a família ou amigos para cozinhar e relaxar.

Nesse tipo de varanda é interessante acrescentar alguns vasos com plantas para trazer mais frescor ao ambiente e ainda enriquecer a decoração do local. Você pode optar também por misturar peças rústicas como bancadas, bancos ou meses, com espécies de pequeno porte, para gerar um contraste ao visual. Apostar em um jardim vertical também é uma excelente opção.

O jardim pode ainda ser transformado em mini horta, com o plantio de plantas comestíveis, como manjericão, pimenta e orégano. Assim, você consome plantas cultivadas em seu próprio lar – uma delícia!

O piso de porcelanato que reproduz madeira e o revestimento na parede dão um toque diferenciado nesta varanda da área gourmet (Projeto: Bibiana Menegaz)

Varanda pequena

Engana-se quem pensa que apenas varandas grandes podem receber o verde da natureza. Uma varanda pequena também pode ficar aconchegante com a presença de plantas. A dica, nesse caso, é ficar atento ao tamanho do espaço, aos móveis para varanda e jardim e também aos vasos e plantas escolhidos.

Optar por uma mobília inteligente te ajudará a poupar alguns metros quadrados e melhorar a mobilidade dentro desse ambiente. Busque peças multifuncionais e retráteis para poder escolher quando deixar o local com mais elementos e quando é melhor guardá-los. Você ainda pode compor o ambiente com um sofá de canto para ganhar mais lugares para se sentar e enfeitar tudo isso com almofadas coloridas.

Invista também em vasos suspensos de planta ou em um jardim vertical feito por espécies de pequeno porte presas à parede para que elas não atrapalhem quem precisar andar nesse espaço. O verde das plantas trará um bom contraste com as almofadas e o restante da decoração, e ainda estará garantindo que os moradores ou quem visitar a casa fique mais confortável.

Jardim vertical em varanda pequena
Otimização de espaço com o jardim vertical (Projeto: Leonardo Tulli)

Quais os melhores tipos de plantas para varanda?

Para escolher quais plantas para varanda irá comprar para sua casa, é preciso levar em conta alguns fatores importantes como: a quantidade de sol que cada espécie necessita, quantas vezes precisa ser regada semanalmente, se precisa estar em um clima específico para crescer etc.

Sendo assim, separamos algumas dicas de espécies que poderá utilizar em sua varanda ou sacada caso deseje usá-las na decoração!

Plantas para varandas com sol

varanda com sol e vasos de plantas
As plantas na varanda aproveitam o sol direto (Projeto: Cristina Ferraz)

Se sua casa possui uma varanda que tem incidência direta dos raios solares, é importante escolher plantas com boa resistência ao calor e que não precisam de tanta água para sobreviver. Afinal, qualquer espécie mais sensível morrerá em pouco tempo se estiver exposta ao sol por tantas horas.

Separamos cinco opções de plantas para sacada ou varanda que pega muito sol que não serão prejudicadas por esse ambiente. Confira!

1. Cacto

Os cactos são um tipo de planta muito versátil para utilizar na decoração tanto de espaço internos, quanto externos. No caso das varandas, essas plantas podem ser aplicadas tanto em vasos médios no piso – preferencialmente espécies de médio a grande porte como o Mandacaru –, quanto em pequenos vasos pendurados na parede, dispostos nas prateleiras ou até enfeitando a mesa de home office.

Essa opção combina muito com o estilo minimalista, pois não possui folhagens e nem grandes copas. O único cuidado é lembrar de manter crianças e animais de estimação longe dessa planta, para evitar quaisquer acidentes!

2. Yucca

O oposto dos cactos, a Yucca é uma espécie que possui folhas grandes e alcança uma altura de média a grande. Portanto, essa é uma opção ideal para varandas mais espaçosas e preferencialmente integradas ao restante da área de lazer da casa. Elas também podem ser usadas na área da piscina, posicionada em um canto do jardim.

Essa espécie está na lista por necessitar de uma manutenção baixa e crescer melhor quando sua terra fica molhada pelo menor tempo possível.

3. Lança de São Jorge

A Lança de São Jorge ou Espada de São Jorge é uma opção de pequeno à médio porte que pode ser usada em vasos no piso para compor a decoração de sua varanda com plantas. Ela é resistente ao sol e precisa estar em um recipiente com boa drenagem, pois suas raízes apodrecem com facilidade se passarem muito tempo molhadas.

Como é uma opção que não possui grandes folhagens, ela combina com espaços com decoração minimalista e até um pouco industrial, sendo um contraponto ao estilo que usa predominantemente concreto e metal.

4. Barba de Moisés

Uma ótima opção de planta para varandas de apartamento ou casas pequenas é a Barba de Moisés, pois essa é uma espécie pendente – portanto, deve ser usada em vasos suspensos ou que fiquem em prateleiras e lugares altos. Apesar de ser bem resistente ao sol, o ideal é que não fique em um lugar com incidência o dia todo, então mesmo que a utilize em sua casa, você deve deixá-la um pouco longe do final da cobertura do espaço.

5. Crássula

A Crássula está em nossa lista por ser uma espécie que se adapta a qualquer tipo de ambiente. Ela é resistente ao sol e precisa de pouca manutenção de rega. Sua folhagem não se espalha muito, portanto pode ser colocada em vasos no piso diretamente, sem que seu crescimento seja prejudicado.

Plantas para varandas com sombra

Varanda de apartamento com plantas e sombra
Varandas com sombra também podem abrigar plantas (Projeto: Amanda Miranda)

Algumas espécies se desenvolvem melhor quando não ficam em contato direto com a luz solar, pois suas folhas são mais sensíveis e podem acabar morrendo. Então, se você possui um ambiente assim, pode escolher entre algumas dessas opções para compor a decoração de sua varanda com plantas e deixá-la ainda mais bonita.

1. Maranta

Existem mais de 30 variações de Maranta, pois elas são folhagens que possuem vários padrões diferentes. Essa espécie se desenvolve melhor quando fica em ambientes com sombra e sendo regada regularmente. Elas podem ser colocadas tanto em vasos no piso, quanto pequenas mudas em cima de prateleiras, sendo uma ótima opção de planta para varanda.

2. Samambaia

Uma espécie popular em todo o país, a Samambaia é uma opção que precisa de baixa manutenção, mas que precisa estar sempre com o solo úmido. Apesar de funcionar muito bem quando aplicada em decorações de varandas com plantas em jardins verticais ou pendentes, é preciso tomar cuidado para que a grande quantidade de água que esse tipo de vegetação necessita não estrague um móvel abaixo dela.

3. Zamioculca

A Zamioculca é uma opção de planta para varanda que necessita de poucas regas semanais, mas chega até um tamanho mediano. Por isso, ela é excelente para compor um conjunto de vasos de piso junto com espécies de outras alturas. Você verá que essa escolha trará uma decoração mais charmosa e interessante para o ambiente.

4. Orquídeas

As orquídeas são uma opção de planta com flores que é ideal para ficar em ambientes com muita sombra e ainda trazer um toque natural lindo para a decoração. Existem inúmeras versões dessa flor, com as mais diversas cores e tamanhos. No entanto, todas elas precisam ser aguadas com cerca frequência e possuem uma alta sensibilidade ao sol.

5. Jiboia

A mais popular espécie de planta pendente funciona muito bem para locais com sombra e pode ser a escolha certa para você é daquelas pessoas que não querem ter que regar os vasos muitas vezes ao dia. Coloque sua muda em vasos nas prateleiras ou suspensos em um local que ela encontre apoio para crescer, e tome cuidado para não acumular água em sua raiz.

Como organizar as plantas na varanda para que fique bonita e funcional

Varanda de apartamento com jardim vertical
O jardim vertical na varanda de apartamento garante um espaço bonito e funcional (Projeto: Nicole Finkel)

Confira algumas ideias para organização a decoração de sua varanda com plantas da melhor maneira, combinando cada elemento do espaço!

Vasos de plantas de parede

Eles são as melhores alternativas para varandas pequenas com plantas ou espaços gourmets. Trazendo verticalidade ao projeto, os elementos naturais que poderiam prejudicar a movimentação em um ambiente diminuto acaba se tornando uma forma de incrementar a decoração das paredes.

Você pode optar por pequenos vasos dispostos de maneira aleatória com cactos, jiboias etc. Ou então montar um jardim vertical com algumas plantas comestíveis, tornando sua residência ainda mais auto sustentável. Para as varandas usadas como home office, essa é uma escolha para liberar mais espaço para a mesa e a cadeira que utilizará no trabalho.

Vasos de plantas suspensos

Os vasos suspensos são charmosos e trazem um dinamismo maior para a decoração. Eles funcionam bem para espaços mais elegantes como as varandas gourmets ou as de descanso com um estilo mais refinado. As samambaias são ótimas opções para se plantar em um desses e você ainda pode brincar com as alturas dos pendentes, criando uma composição moderna apenas utilizando os vasos.

Evite colocá-lo muito próximo à prateleiras, pois pode ser que esses dois elementos juntos acabem sobrecarregando a área e atrapalhe a movimentação por estarem à altura da cabeça.

Vasos de plantas de piso

Essa é a opção mais tradicional de vasos e que pode ser usada em conjuntos de diferentes tamanhos, com espécies de tons diferentes. Posicione esse grupo de plantas próximo a um canto de relaxamento, como um sofá, e veja como os elementos naturais ficam bem quando contrastados à mobília.

Para varandas pequenas esses podem não ser os melhores vasos para se escolher. No entanto, se optar por apenas um grande desses, você poderá complementar o visual com os de parede.

Cuidados com o revestimento para varanda com plantas

O piso e o revestimento de parede da varanda precisam se escolhidos com cuidado. O ideal é que ele seja fácil de limpar e resistente à água, que pode escoar da rega das plantas ou mesmo ocorrer por conta da chuva. Considere também a circulação de pessoas, pois quanto mais for usado, mais precisará ser duradouro.

Analise também o tipo de uso do espaço, já que há várias opções de pisos e revestimentos para varanda. O porcelanato é o mais resistente, por ser totalmente impermeável. No piso, deve ter acabamento EXT (externo) em varandas descobertas e NAT (natural) em varandas cobertas A madeira e as pedras naturais, por sua vez, trazem um ar mais rústico e são mais indicadas para varandas cobertas, exigindo manutenção periódica.

Em contrapartida, o porcelanato é sinônimo de durabilidade e resistência, com inúmeras opções de acabamento. Ele pode ser uma opção para substituir qualquer uma das texturas que citamos acima, pois existem porcelanatos que representam madeira, pedras naturais, mármore e muitos outros materiais.

O maior cuidado que precisará ter ao aplicar porcelanato em sua casa é decidir qual deles combina melhor com sua decoração!

Você está preparado para montar sua varanda com plantas? É claro que sempre será importante consultar um profissional para planejar o melhor para seu projeto de reforma ou de construção. No entanto, saber quais os principais pontos que precisa considerar no momento de montar um espaço de relaxamento da sua casa não fará mal, certo?

Acompanhe outros conteúdos do Archtrends Portobello e tenha acesso a mais dicas para deixar sua casa ainda mais bonita e funcional!

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2023- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies