09.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sacada de prédio
Casa com sacada contam com espaço extra para lazer (Fonte: Pixabay)

7 dicas para decorar casa com sacada

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.01.2023
Espaços podem ser bem aproveitados e virar pontos de conforto e beleza
minutos de leitura

Uma área repleta de oportunidades, a sacada pode receber atenção na decoração e se tornar um espaço para receber amigos e familiares com frescor. Além de charmosa, essa área externa também ajuda a valorizar o imóvel. 

Afinal, é um ambiente descontraído para receber visitas, aproveitar o ar livre e o sol. Geralmente, esses são os interesses comuns de pessoas que buscam casa com sacada para alugar ou comprar.

Pensando nisso, a Westwing preparou 7 dicas para ter uma casa com sacada decorada, aconchegante e cheia de personalidade. Confira abaixo: 

Sacada com poltronas e puffs
Mobiliário compacto ajuda a deixar espaço mais aconchegante (Fonte: Unsplash)

Sacada ou varanda, qual a diferença entre eles?

Sacada é uma estrutura que não toca no chão e é construída a partir do 1º andar de casas ou apartamentos, muitas vezes ligadas a portas e janelas. É uma superfície exterior, que é projetada sempre para fora da casa, e pode ser vista em diversas edificações, como mansões, sobrados ou prédios altos.   

Sacada de edifício enfeitada com flores
Decoração de sacada é incrementada por flores (Fonte: Pexels)

Já a varanda é uma parte da estrutura do edifício ou casa, ou seja, ela é projetada como extensão e partilha a mesma cobertura que o resto da construção. É um projeto arquitetônico que dá abertura externa a um cômodo interno da casa. Hoje, muitas casas são projetadas assim.

Um pouco mais sobre a sacada gourmet

Nos últimos anos criou-se o termo varanda gourmet, conhecida também como sacada gourmet. A diferença para a convencional é a adaptação da churrasqueira, forno ou cooktop, tornando o local ideal para confraternizações.  

Pensando em uma casa com sacada decorada, procure entender a funcionalidade dos espaços dentro do imóvel. É muito comum haver sacadas em dormitórios, que criam um espaço mais íntimo e aconchegante para o morador. 

Agora, se o espaço para a sacada for amplo, como em apartamentos, dá para pensar em muitas propostas de decoração para criar um ambiente funcional. Já pensou em colocar uma churrasqueira na sua sacada gourmet?

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a iluminação. Se for utilizar a sacada gourmet no período noturno, uma iluminação bem estruturada deixa o ambiente confortável e seguro. 

Como decorar uma sacada pequena?

Ter uma área limitada não é motivo para você deixar de decorar. Primeiro, é claro, é preciso observar e medir o espaço antes de adquirir mobiliário ou criar um planejamento. 

Sacada de apartamento com poltrona de estofado claro e mesinha ao lado com luminária
A sacada pequena pode ser um lugar para leitura e descanso (Fonte: Unsplash)

Trouxemos 7 dicas que podem te ajudar na escolha da decoração da sua casa com sacada. Inspire-se: 

  1. Jardim Vertical 

Uma ótima opção para decorar as sacadas é utilizar o jardim vertical. Essa estrutura aproveita o espaço restrito e insere o verde na parede.

  1. Plantas

Aposte em plantas em vasos e cachepots. Se preferir pendentes, adquira samambaias e jibóias, que podem tirar proveito da luz direta. 

  1. Janelas

Para as janelas, vale o cuidado com a proteção e iluminação. As estruturas de vidro permitem melhor entrada de luz natural. 

Em alguns casos, será preciso investir em redes de proteção, principalmente em casas com crianças e animais. 

Para quem busca discrição, aposte em cortinas, que podem deixar o espaço aconchegante, privado e íntimo para os moradores. 

  1. Móveis sob medidas 

Para escolher os móveis da decoração sacada pequena, pense nos planejados, pois esses ajudam a otimizar o espaço. Armários, poltronas, puffs e mesas são itens indispensáveis para uma decoração funcional. 

  1. Cultive uma horta

Ter uma horta na sacada pode trazer mais vida e frescor para o ambiente, além de oferecer ervas e hortaliças frescas para o preparo de alimentos. Aproveite alguma parede da sacada e coloque vasos pendurados ou em prateleiras.

  1. Cantinhos especiais 

Que tal um espaço pequeno e charmoso para um café, leitura ou descanso? Em sua sacada, você pode colocar chaises, espreguiçadeiras e rede de descanso

  1. Aposte em peças versáteis

Mesmo sendo uma sacada pequena, os itens de decoração completam o lugar. Quadros decorativos dão um charme especial.

Móveis para sacada: dicas e inspirações

A escolha de móveis para a área externa pode parecer difícil, mas após definir a finalidade do espaço, essa decisão será mais tranquila. 

Se você quer um ambiente para receber amigos e socializar, os móveis para sacada devem oferecer conforto. Nesse caso, vale investir numa bancada com várias banquetas, por exemplo. 

Se for uma sacada pequena e mais íntima, para servir de canto de leitura, apenas uma mesa e poltronas atendem a necessidade. 

Mesa para sacada

A mesa para sacada também tem que ser compatível com o tamanho do lugar. Ela pode ser ficar no canto ou centro. Considere finalizar o décor com um caso de planta, que ajuda a colorir espaço. 

Sacada de estilo oriental, com tapete, sofás e mesinhas de centro
A mesa de centro é perfeita para servir de apoio ao ambiente (Fonte: Unsplash)

Se a sacada é uma continuidade da sala e o espaço permite, vale colocar uma mesa de jantar grande para servir refeições e dividir o espaço com a churrasqueira ou pia. 

Mesa para sacada pequena

A sacada é muito comum em apartamentos e esses, geralmente, não têm tanta metragem. Nesse caso, o ideal é ter uma mesa compacta ou buscar móveis planejados. 

Um exemplar de mobiliário diminuto é a mesinha de canto, que permite a circulação sem interferir na sua funcionalidade. No entanto, a mesa para sacada gourmet pode ser comprida, de madeira ou redonda com quatro cadeiras. 

A mesa dobrável também é uma boa ideia pois pode ser retirada, armazenada em outro espaço, e devolvida ao local. 

Mesinhas e cadeiras de estilo bistrô em sacada de madeira
A mesa com duas cadeiras valoriza a decoração (Fonte: Unsplash)

Cadeira para sacada

Cadeiras para sacada precisam ser bem resistentes e adequadas ao meio externo. Hoje, existem muitos modelos de cadeiras, como as de metal, plástico, madeira, fibra e até aço. 

Sacada com diferentes tipos de cadeiras e poltronas
Cadeiras são perfeitas para reunir amigos e familiares (Fonte: Unsplash)

A dica é buscar opções que sejam confortáveis e com estofados que sejam leves e fáceis de combinar com a decoração da sacada. 

Mesa para sacada de apartamento

O lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo quando vamos nos reunir é a mesa, sendo assim, esse espaço merece atenção. 

Em lojas de decoração, é possível encontrar diversos modelos que vão te inspirar na mudança. Confira alguns tipos abaixo: 

  • Mesa para sacada de apartamento gourmet: com diversos lugares, modelos maiores são ótimos para quem possui uma família grande
  • Mesa de madeira com vidro: permite que o ambiente fique minimalista e moderno 
  • Mesa redonda: ela ajuda na circulação do ambiente e pode ter duas, três ou até quatro cadeiras
  • Mesa de bistrô: modelo pequeno, ela pode servir para leituras, a hora do café ou o momento de jogos entre amigos
Mesa e cadeiras com estrutura de aço e madeira
Função destinada para sacada influencia no tamanho dos móveis (Fonte: Pexels)

Poltrona para sacada

Investir em uma poltrona para sacada é uma boa quando você busca um lugar de descanso ou de leitura, no entanto, é preciso considerar o tamanho do móvel, que muitas vezes o torna inviável para essa área. Opção mais acessível e adaptável é o puff.

Sacada de madeira com cadeira de palha e almofada bege
Cadeiras e poltronas não podem atrapalhar na circulação da sacada (Fonte: Pexels

Outro modelo em alta é o da poltrona suspensa, que é uma grande aposta para as áreas externas. Ela pode ser presa no teto, como um balanço, ou em suportes especiais.

Cortina para sacada

Uma cortina para sacada, além de enfeitar, confere privacidade e controla a entrada de luz. Se você prefere espaços mais claros, com cores suaves e discretas, opte por uma cortina de tecido natural, como gaze de linho ou algodão. 

Já se você deseja uma cortina rolô para sacada (ou persiana rolô), saiba que esse tipo possui a utilidade de escurecer os ambientes, contando com opção blackout, uma grande aliada para bloquear totalmente os raios solares e garantir privacidade. 

Sala de estar com sofá e mesa. Vista breve para sacada, com cortina entre dois ambientes
A cortina divide as áreas internas e externas da casa (Fonte: Pexels)

Agora, se você quer inovação, a cortina de vidro é uma das mais procuradas para proteger os ambientes das intempéries e serve como opção inovadora e moderna, e podem apresentar tonalidades diferentes como fumê, verde ou azulado. 

Sofá para sacada

Um sofá para sacada não deixa de ser essencial para garantir conforto e beleza. Ele pode deixar o espaço mais aconchegante e torná-lo ideal para recepcionar. 

Eles podem ser encontrados com estruturas em madeiras, pallets, ferro, entre outros. Seu estofado pode ser estampado, para quem deseja uma decoração mais alegre, ou um estofado liso e neutro, para uma sacada mais clássica e moderna. 

Explore essa área externa, deixe alguns puffs e banquinhos como opções de assento extra e arremate com uma mesa de centro e rede de descanso, criando um ambiente amigável para reuniões informais ou mesmo para curtir momentos a sós.

Plantas para sacada: saiba quais são as melhores para o ambiente

As plantas são uma excelente opção para decorar o nosso lar, trazendo mais vida, beleza e frescor aos ambientes. Quem mora em apartamento com sacada tem a grande vantagem de poder cultivar plantas e flores, transformando essa área externa em um pequeno jardim.

Seja em uma sacada ampla ou pequena, com pouca ou muita incidência solar, as plantas podem ser exploradas na decoração de sacada. 

Cadeira de fibra natural entre diferentes vasos de plantas
As plantas vão trazer verde para sua decoração ficar ainda mais agradável (Fonte: Unsplash)

Antes de escolher as plantas, verifique a quantidade de luz solar que a sua sacada recebe diariamente e invista nas melhores plantas para esse ambiente. 

Selecionamos algumas espécies para você utilizar de acordo com a incidência solar. Inspire-se:

Para sacadas com bastante sol:

  • Cacto
  • Clúsia
  • Jasmim amarelo
  • Gerânio

Plantas para sacada com pouco sol e muita sombra são: 

  • Samambaia
  • Pacová
  • Hera Variegata
  • Jiboia

Plantas para sacada podem servir uma decoração despojada e clássica. Colocar vasos de plantas sobre a mesa de centro ou em prateleiras deixam a decoração com muita harmonia. 

Sacada de madeira com flores
Crie um jardim com flores e plantas proporcionando beleza e modernidade para o seu lar (Fonte: Pixabay)

Para trazer mais beleza e sofisticação, nossa dica é investir em floreira externa. Esse acessório vai complementar e organizar diversos vasos e cachepots ao mesmo tempo. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

7 dicas para decorar casa com sacada...

7 dicas para decorar casa com sacada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies