29.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Uma boa cobertura para área externa combina funcionalidade e beleza (Projeto: Portobello)

Cobertura para área externa: 8 ideias para proteger e embelezar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.08.2023
Conheça diferentes tipos de cobertura para área externa e escolha a ideal para o seu projeto. Proteção e beleza ao ar livre e em diferentes estilos
minutos de leitura

Uma cobertura para área externa desempenha papéis muito importante na proteção de áreas ao ar livre, como jardins, piscinas, varandas e espaços de lazer. Ela oferece proteção contra o sol e a chuva. 

Uma cobertura para área externa bem pensada pode, inclusive, se tornar protagonista do seu projeto. 

Neste texto, iremos explorar os diversos tipos de cobertura que são frequentemente utilizados em áreas externas e, com isso, te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu projeto de área externa.

Área externa com cobertura de madeira e piscina
A escolha de uma cobertura de área externa adequada tornará sua área de lazer o ponto central do projeto (Projeto: Amanda Miranda)

Tipos de cobertura para área externa

Apresentaremos alguns dos diferentes tipos de cobertura que podem ser utilizadas em áreas externas, destacando suas principais características. 

Com uma ampla variedade de opções disponívels, é essencial entender os diferentes tipos de cobertura e suas características para tomar a decisão mais acertada para o seu projeto. 

Coberturas de madeira

As coberturas de madeira são muito utilizadas nas áreas externas, especialmente em áreas de varanda e decks de piscina. Este tipo de cobertura confere um ar mais natural e um aspecto rústico, ao mesmo tempo que demonstra sua resistência e durabilidade quando realizadas manuntenções periódicas.

Cobertura para área externa, pergolado de madeira com vidro temperado
Uma cobertura para área externa pode trazer um aspecto clean e contemporâneo ao ambiente (Projeto: Hr Arc Arquitetura e Interiores)

Coberturas de bambu

O bambu é um excelente material, uma ótima opção para quem busca uma solução sustentável, além de ser uma escolha mais econômica quando comparada à cobertura de madeira. 

Cobertura de vidro temperado

Esta cobertura é uma escolha contemporânea e que traz um ar sofisticado para áreas externas. Com o vidro é possível desfrutar de uma vista panorâmica do ambiente enquanto se beneficia da proteção contra chuva e vento. 

Cobertura Metálica

A cobertura metálica é uma opção resistente e durável para sua área externa. O metal oferece proteção contra intempéries, é fácil de limpar e requer pouca manutenção.

Cobertura de Alvenaria

Uma opção mais permanente para áreas externas, geralmente feita em concreto, essa cobertura tem um processo construtivo mais complexo e demorado, o que demanda um investimento financeiro maior.

Pergolado

O pergolado é uma opção versátil e elegante para áreas externas. Essa estrutura pode ser de metal ou madeira e consiste em vigas que podem ser cobertas por plantas ou tecidos, criando ambientes agradáveis e aconchegantes. 

8 Inspirações de cobertura para área externa

Confira a seguir inspirações de cobertura para área externa, destacando algumas de suas características principais para te ajudar a escolher a referência mais adequada para a sua área externa.

1. Cobertura externa com alvenaria

A cobertura em alvenaria oferece proteção contra a chuva e o sol, além de agregar valor à propriedade. No exemplo abaixo, a cobertura protege uma área de lazer com espaço gourmet e piscina. 

Cobertura de alvenaria, área de lazer com piscina e área gourmet
As coberturas de alvenaria são as mais tradicionais, mas demandam mais tempo e gastos (Projeto: TALP ARQUITETURA)

2. Cobertura com bambu

A cobertura de bambu é uma opção mais acessível e sustentável em comparação com a madeira. O bambu é um material resistente e flexível, capaz de suportar ventos e chuvas fortes. 

cobertura de bambu para área externa
Cobertura de bambu deixa área externa com aspecto natural (Projeto: Luiza Mayr Arquiteta)

3. Cobertura com vidro temperado

Uma opção moderna e elegante para áreas externas. A cobertura de vidro temperado é fácil de limpar e requer pouca manutenção. Além disso, para quem deseja privacidade, há opções de vidros translúcidos ou instalações de persianas de pano para esse tipo de cobertura.

Cobertura em madeira com vidro temperado para área de piscina
Área de piscina com cobertura em vidro temperado, ideal para utilizar a piscina em qualquer época do ano (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

4. Pergolado branco

O pergolado oferece proteção contra o sol, permitindo a passagem de luz e ar. Importante dizer que o pergolado não oferece proteção contra chuva.

Cobertura de pergolado branca ao lado da piscina, cobrindo mesa
A cobertura de pergolado ao lado da piscina garante a proteção ideal em um dia do sol, sem tirar a sensação de estar ao ar livre (Projeto: Cardoso Chouza Arquitetos / Foto: Pemón Chouza)

Leia também:

5. Pergolado preto

O pergolado também pode transmitir um aspecto menos rústico e mais sofisticado, como neste projeto, onde a cor preta trouxe contemporaneidade e sofisticação para a cobertura.

Pergolado preto cobrindo área externa
O pergolado preto traz sofisticação e elegância para um elemento normalmente associado à rusticidade (Projeto: Bruno Brandini Arquitetos / Foto: Daniel Santo)

6. Pergolado de madeira

Quando na madeira natural, o pergolado transmite rusticidade e pode ser utilizado como suporte para trepadeiras, aumentando a sensação de contato com a natureza.

Pergolado de madeira natural na área de piscina
Pergolado de madeira natural traz um aspecto rústico para a área de lazer (Projeto: Frederico Bicalho)

7. Pergolado de madeira com vidro temperado

O pergolado não oferece proteção contra chuva, a menos que seja associado com outro tipo de cobertura, como no caso deste projeto em que o vidro temperado foi utilizado.

Pergolado em área de lazer externa com vidro temperado
Para proteger da chuva, o pergolado pode ser associado à cobertura de vidro temperado (Projeto: Heignne Jardim)

8. Cobertura metálica

A cobertura metálica pode ser encontrada em diversos acabamentos, como alumínio, aço galvanizado, entre outros, o que permite adaptá-las ao estilo do ambiente. Também é possível complementar seu fechamento com vidro temperado ou madeira.

Cobertura metálica em área externa com piscina e área de churrasqueira
As coberturas metálicas são uma opção de fácil manutenção e fácil instalação (Projeto: Idea Arquitetura)

Retomando os pontos principais de cada cobertura:

  • Coberturas de madeira: proporcionam um aspecto natural e rústico, sendo ideais para varandas e decks de piscina. São resistentes e duráveis;
  • Coberturas de bambu: opção sustentável e econômica em comparação com a madeira. O bambu é resistente e flexível, suportando ventos e chuvas fortes;
  • Coberturas de vidro temperado: escolha contemporânea e sofisticada, oferecendo uma vista panorâmica do ambiente e do céu. São coberturas fáceis de limpar e requerem pouca manutenção;
  • Coberturas de alvenaria: alternativa permanente, geralmente em concreto. Possuem um processo construtivo mais complexo e demandam maior investimento financeiro;
  • Pergolados: estruturas versáteis e elegantes, feitas de metal ou madeira. Podem ser cobertos por plantas ou tecidos, criando ambientes agradáveis e aconchegantes.
Cobertura de área externa com piscina
Ao escolher a cobertura para sua área externa, leve em consideração suas necessidades e o estilo do projeto (Projeto: Marco de Stella e Beatriz Ribeiro Arquitetura e Interiores / Foto: Felipe Cuine)

A escolha adequada da cobertura para área externa desempenha um papel fundamental no projeto de áreas externas. 

Com uma variedade de opções disponíveis, como coberturas de madeira, vidro temperado, bambu e pergolados, é possível personalizar seu projeto de acordo com as preferências individuais e necessidades específicas. 

Uma cobertura adequada certamente criará um ambiente deslumbrante e funcional, proporcionando proteção contra as intempéries e agregando valor estético ao espaço. 

Se você se interessou por coberturas de área externa, vai gostar de ler o post sobre piscina coberta: 7 inspirações para curtir em qualquer clima

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cobertura para área externa: 8 ideias para p...

Cobertura para área externa: 8 ideias para proteger e embelezar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies